Iniciar sessão ou registar-se
    • casela
    • 31 março 2013 editado

# 1

Boas e a primeira vez que me pronunçio neste forum para ver se me podem dar ideias em como resolver o meu problema.
    Restaurei e ampliei uma casa antiga em adobe so aproveitei tres paredes por azar a maior virada a norte as paredes em adobe foram revestidas somente por pladur ficando somente uma caixa de ar sem algum tipo de isolamento o problema agora sao as humidades nas paredes interiores novas que encostam nas de adobe,junto ao chao .tenho dois quartos onde tenho essa parede virada a norte onte se nota humidade em alguns moveis e roupeiros.que posso fazer?
  1.  # 2

Colocado por: caselaBoas e a primeira vez que me pronunçio neste forum para ver se me podem dar ideias em como resolver o meu problema.
    Restaurei e ampliei uma casa antiga em adobe so aproveitei tres paredes por azar a maior virada a norte as paredes em adobe foram revestidas somente por pladur ficando somente uma caixa de ar sem algum tipo de isolamento o problema agora sao as humidades nas paredes interiores novas que encostam nas de adobe,junto ao chao .tenho dois quartos onde tenho essa parede virada a norte onte se nota humidade em alguns moveis e roupeiros.que posso fazer?

Espero que alguem se tenha lembrado de nessas paredes colocar placas de gesso cartonado hidrofugas pelo menos....
    As paredes de caixa de ar quando a baixas temperaturas sem isolamentos são muito boas para fazerem condensação no seu interior pois o ar arrefece quando as temperaturas são baixas, dai serem otimas para desenvolverem humidades e fungos.

Por acaso as paredes em adobe exteriores foram rebocadas e pintadas? que tipo de tinta levaram?

Outra origem do problema e dependendo como foi efetuada a obra é as placas estarem encostadas a betonilha do chão num R/C e as placas estarem a receber humidade da betonilha, não sei se será o caso...
  2.  # 3

Colocado por: Anonimo16062021
    Como se isso resolvesse alguma coisa,ora veja aqui algo parecido de um user cá do fórum que usou umas tintas ditas "especiais" ..
    https://forumdacasa.com/discussion/29036/revestimento-da-fachada/#Item_14Após tentar resolver a falta de impermeabilidade numa fachada da minha casa com pintura com tinta de alta elasticidade há cerca de 2 anos o problema voltou.

As vezes a atitude de desprezar as ideias das outras pessoas alimenta o ego, não é o meu caso, não sou dono do conheciemnto absuluto.

O que queria questionar com a questão Sr. Anonimo16062021 era apenas se pelo fato de terem utilizado uma pintura de menbrana que não fosse transpiravel pelo exterior, se fosse esse o caso, iria contribuir para a inexistencia de transpirabilidade da parede de abode o que como o Sr. deverá concerteza saber, contribuirá para o aumento da humidade no interior dessa parede e provocar a degradação da 2º parede em gesso cartonado.

Era uma questão tecnica apenas.

A solução que aponta para fazer uma 3ª parede não me parece ser a melhor, para isso era melhor refazer a 2 parede criando uma barreira a humidade da parede exterior.
  3.  # 4

Desde já muito obrigado por terem respondido a minha questão ,a casa por fora levou reboco novo e foi pintada com membrana o piso foi todo novo com caixa de ar sei que a placa nessa zona ao ser feita levou uma tela ao encostar na parede velha .eu penso que o problema estará na humidade que sobe pelas paredes e ao ter a membrana a parede nao seca ficando a humidade na caixa de ar e passando para o interior.como poderei isolar a parede velha para colocar por ex. la de rocha antes do pladur ,pensei em tela de aluminio para colocar por detras da estrutura do pladur .
  4.  # 5

Colocado por: caselaDesde já muito obrigado por terem respondido a minha questão ,a casa por fora levou reboco novo e foi pintada com membrana o piso foi todo novo com caixa de ar sei que a placa nessa zona ao ser feita levou uma tela ao encostar na parede velha .eu penso que o problema estará na humidade que sobe pelas paredes e ao ter a membrana a parede nao seca ficando a humidade na caixa de ar e passando para o interior.como poderei isolar a parede velha para colocar por ex. la de rocha antes do pladur ,pensei em tela de aluminio para colocar por detras da estrutura do pladur .

Eu faria de outra forma no seu caso, retirava as placas de gesso cartonado existente e aproveitava a estrutura, colocava placas de lâ rocha de elevada densidade na caixa de ar e forrava novamente a parede a gesso cartonado hidrofugado, poderia ainda previamente tratar a parte posterior dessas placas aplicando uma menbrana liquida de impermeabilização tipo Sikagard 570 W antes da fixação das placas a estrutura (isto no parte interior das placas obviamente).
    Penso que dessa forma terá o problema resolvido. No entanto poderá ainda melhorar a respirabilidade dessa parede se remover a menbrana que foi aplicada e voltar a pintar com uma tinta de elevada transpirabilidade, isso irá fazer com que essa parde liberte a humidade (respire).
  5.  # 6

Fotos,fotos..não tem?

Sr. Anonimo16062021, se um dos problemas dessa parede de adobe é precisamente a pouca ou nula transpirabilidade iria lhe colocar ETICS em cima? não faz sentido isso.

Tirava um saco plastico que o estava a asfixiar, da cabeça para colocar outro saco ainda de plastico mais grosso? (percebe a analogia?)

Eu sou um defensor do sistema ETICS mas não para este caso.
  6.  # 7

Bom,então na sua maneira de pensar as paredes feitas em betão também não se lhe coloca ETICS..

E o caro empenho acha que se aplicar o"saco plástico" pelo interior não será ainda pior?

Das duas uma,ou vc conhece muito pouco os materiais hoje existentes para ETICS ou então esta a querer brincar comigo...

De caixa de ar só mesmo o nome,eu diria caixa de gesso cartonado preenchida com isolamento e BPV..isto sim que se pode chamar um tipo de saco plástico para a asfixiar..

Tem razão Anonimo16062021 eu não percebo mesmo nada de ETICS, o meu amigo como aplicador da STO na Alemanha é que é a autoridade maxima da materia.

Eu defendo o principio da tranpirabilidade das paredes em adobe porque estas pelas suas caracteristicas de construção devem ser permeaveis a libertação de humidade que por capilaridade é absorvida pelas prorias fundações.

Se o Senhor estive-se em Portugal iria aconselhar a frequentar seminarios ou encontros independentes como por exemplo a PATORREB e não apenas a se focalizar em absorver informação comercial de um fabricante com o unico proposito de aplicar produtos desse mesmo fabricante de forma a aumentar a faturação dele.
  7.  # 8

Aplicador de varias marcas,isso sim..Sto,Weber Brilux,Knauf,Baumit,Sakret,e muitas mais..sabe que por cá o cliente a que escolhe (exige) a marca dos materiais a ser aplicado e não a firma que o aplica..

Agradeço o convite,disso (palestras) por cá estou eu farto,no mínimo 2 x por ano tenho que levar com eles,menos mal que pagam o dia com direito o comes e bebes.-))

Pois, sabe modestia é sempre bom, eu pelo contrario com a idade que tenho (não deve andar muito longe da sua caro Anonimo16062021) estou todos os dias a aprender com outras pessoas. Nunca serei sabio, pois existirá sempre alguem que saiba um pouco mais do que eu.

O que se confunde é seminarios ou apresentações comerciais de empresas aonde eles vão divulgar e defender as suas proprias ideias, sai-se desses encontros ou seminarios com uns "oculos de Penafiel" só olhando numa direção ( proporcionar faturação a essa empresa), com seminarios independentes de organismos e entidades independentes.

Dou exemplos, Patorreb ( http://patorreb2012.coag.es/pt/conclusions.htm ) LNEC ( http://www.lnec.pt/congressos ) Universidade do Minho ( http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/17601 )...

A ideia de ir apenas por ter o dia pago e pelo comes e bebes reflete o que referi acima...
  8.  # 9

Não só em Portugal como é claro, mas eu dei exemplos do que se faz por cá pois sou Portugues e estou em Portugal, as pessoas que pedem opnião neste forum são Portuguesas e vivem em Portugal, querem soluções para as suas habitações em Portugal.

Será que é tão dificil perceberem o conceito da minha ideia?

Se os usuarios deste site fossem Alemães, wurden in deutschen schreiben und in eine website wie diese in Deutschland.

Mas ainda felizmente pelo menos para mim sou Portugues e tenho orgulho disso.

0.0162 seg. NEW