Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Dj_CBoa tarde,
    Se não estou enganado a Umbelinotem uma solução dessas para fotovoltaico
    Algo que em tempos andei a pesquisar... Mas está mais ou menos fora de questão para a remodelação que pretendo fazer devido aos custos.

Cumprimentos,
    Dj_C

Na altura recebi uma cotação para as "telhas" solesia (apenas para as "telhas" solesia) de cerca de 430€/un+iva.

Cumps,
    Dj_C
  2.  # 22

Colocado por: fernandoFerreirahá telhas ceramicas com células fotovoltaicas incorporadas... não sei é os preços...

Sim, ouvi essa várias vezes! Quando perguntei pelo custo, ou quem as vendia, ninguém me soube dizer...

Mas agora que levanta a questão, e que tenho internet à mão, fiz uma pequena pesquisa. Et voilá, dois exemplos rápidos, em português, daquilo que persigo:

http://www.wikienergia.pt/~edp/index.php?title=Companhia_vai_comercializar_a_primeira_telha_fotovoltaica_%E2%80%9Cuniversal%E2%80%9D_para_telhados
    http://www.umbelino.pt/client/documentos/downloads/guias_aplicacao/CATALOGOTECNICO_SOLESIA.pdf

Agora que não há dúvidas que a solução existe, falta a questão do preço, e se compensa ou não...

António
  3.  # 23

Sim,
    Como referi, essa tecnologia já existe na Umbelino pelo menos há uns 2 anos ( foi no ano passado que recebi o valor que apresentei).
    Se alguém arranjar a SOLESIA a melhor preço, podem mandar-me MP, pois poderei também estar interessado.

Cumps,
    Dj_C
  4.  # 24

Colocado por: Anonimo16062021
    Podem sim..
      photovoltaik-indach-system-braas.jpg
      photovoltaik-indach-system-solesia-creaton.jpg

Enquanto escrevia a resposta anterior, não vi que já havia outras respostas.

Dias,
    Estas imagens são em Portugal?
  5.  # 25

E passo eu na Tektónica, pergunto a toda a gente, e não os encontro lá. Ou será que falei com eles e nem eles sabem o que têm:

http://www.umbelino.pt/client/skins/portuguese/noticias.asp?page=763
  6.  # 26

Colocado por: antoniolxE passo eu na Tektónica, pergunto a toda a gente, e não os encontro lá. Ou será que falei com eles e nem eles sabem o que têm:

http://www.umbelino.pt/client/skins/portuguese/noticias.asp?page=763

Boa tarde Antonio,
    Mas contacte-os, eles esclarecê-lo-ão melhor. Quando os contactei o valor que me deram foi o que apresentei 430€+iva/un, mas achei um pco alto atendendo a que cada telha só tem um potencial máximo de 90w... Mas o valor pode já ter baixado, e depende sempre das quantidades...

Cumps,
    Dj_C
  7.  # 27

Colocado por: Dj_C
    Boa tarde Antonio,
    Mas contacte-os, eles esclarecê-lo-ão melhor. Quando os contactei o valor que me deram foi o que apresentei 430€+iva/un, mas achei um pco alto atendendo a que cada telha só tem um potencial máximo de 90w... Mas o valor pode já ter baixado, e depende sempre das quantidades...

Cumps,
    Dj_C

Há quanto tempo os contactou?
  8.  # 28

Colocado por: Anonimo16062021Podem sim..

Podem pois, eles não referem é as percas de rendimento por falta de ventilação.

Os módulos fotovoltaicos diminuem o rendimento com o aumento de temperatura. Um dos requisitos para um bom desempenho é ter uma distancia de pelo menos 4/5 cm do telhado para ter ventilação e diminuir as percas. Um painel fotovoltaico atinge facilmente os 60/70 graus no Verão.

Além do mais não existem medidas standard e a tecnologia encontra-se em constante desenvolvimento. Em caso de necessidade de substituição daqui a 10 anos, dificilmente se encontrará algo com a mesma dimensão/características.

Se existem soluções? Existem pois, desde que não nos importemos com a diferença de custo face a uma instalação convencional.

Um módulo de 230W standard custa 130.00 eur + IVA.

http://store.proinso.net/europe/es/policristalinos/yingli-solar-yge-230-250-29b-series-p_432.html
  9.  # 29

Colocado por: antoniolx
    Há quanto tempo os contactou?

Foi no ano passado em Junho, penso eu, só procurando nos registos do e-mail, mas penso que foi por essa altura. Por isso acho que os valores não se devem ter alterado muito.

Cumps,
    Dj_C
  10.  # 30

Colocado por: Anonimo16062021Conhece ou já ouviu falar em módulos fotovoltaicos com sistema de ventilação integrado?

Conheço pois.

Mas se quiser posso desenvolver-lhe uns módulos com as características que desejar, inclusive ventilação, deste que esteja disposto a pagar a brincadeira.

É só escolher: monocristalino, policristalino, quasi-mono ou thin film com cigs ou cdte.

Pode escolher o tipo de EVA para as versões de silício: Dupont, 3M ou DOW.

Pode ainda escolher entre versão DC ou AC com microinversor bem como o tipo de vidro e o numero de células e o tipo de "junction box".

Mas se quiser algo mais barato (ainda que caro) é só escolher uma das enumeras soluções BIPV existentes no mercado:
    http://www.pvresources.com/BIPV/Transparent.aspx

cumps
  11.  # 31

Não se esqueçam que também existem perdas de rendimento devido à sujidade, por isso deve de se facilitar o acesso para lavagem dos painéis.
    A quantidade de painéis também depende da instalação eléctrica existente.
  12.  # 32

Esqueceu os de silício monocristalino :-))

lol quase ;) monocristalinos, policristalinos ou quasimono só podem ser de silício... Aí para as suas bandas já devem totalizar há volta de uns 200 milhões instalados.
  13.  # 33

Mau,assim ninguém nos compreende,estamos a falar das percas de rendimento por falta de ventilação e vc vem-me falar de preços ?
    Eu bem sei que tudo tem o seu preço porra..

De acordo. Por acaso nunca olhei para os números dos modelos com ventilação. Mas tenho duvidas que tenham o mesmo desempenho que a solução tradicional (a não ser que seja uma solução de ventilação mecânica). É que os painéis aquecem muito mesmo.
  14.  # 34

Desenterrando um tópico com 10 anos(!)…

BIPV - Building Integrated Photovoltaic

Alguém sabe de empresas em Portugal que suportem/instalem este tipo de sistemas?

Abr.

0.0210 seg. NEW