Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    olá a todos.
    farto que estou de perder o meu pouco tempo livre a limpar a casa, estou a pensar contratar uma empregada ou empresa. nunca contratei este tipo de serviço, nem tenho ninguém na minha família que o tenha feito. moro em Lisboa.

    perguntas:
    - eu preferia contratar um trabalhador freelancer pagando apenas um valor por hora, sem qualquer vínculo ou despesa extra. isto é possível? como é que se enquadram estes acordos em termos de lei do trabalho? que responsabilidades tenho, ou o que preciso fazer para me desresponsabilizar?
    - quanto custam hoje em dia, em média, estes serviços? (i.e. valor/hora para Lisboa).
    - moro num T1 pequeno, e penso que 4h semanais são suficientes. o que fica mais barato? contratar uma pessoa individual ou pedir orçamento aquelas empresas de limpeza?
    - existe algum site de referências?

    espero que possam perder algum tempo a esclarecer-me. obrigado. : )
  2.  # 2

    Bom dia eu tenho uma empregada em minha casa de 6 anos, che faz u trabalho de ela muito bem, posso dar u nr de ela para vosse falar com ela ,muito obrigado
  3.  # 3

    968324925 senhora daniela
  4.  # 4

    agradeço que se mantenham ao esclarecimento solicitado em vez de colocar publicidade.
  5.  # 5

    Pode contratar uma empresa ( tipo mollymaid) ou arranjar uma empregada. Neste ultimo caso lembre-se que tem de arranjar um seguro contra acidentes, pois ela pode magoar-se e depois a responsabilidade é sua. Em Lisboa por menos de 7 euros penso que não arranjara ninguém. 4 horas semanais penso ser muito pouco. Dará para uma limpeza da casa, mas pouco mais do que isso . O importante é arranjar alguém de confiança. Pergunte no seu prédio, talvez uma empregada de um vizinho queira ficar com mais umas horas. E não se esqueça do seguro. É muito importante, as também é barato.
    Boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: palmstroke
  6.  # 6

    Está sujeito também ao pagamento de Segurança Social. Existe uma modalidade que é conhecida como "regime horário" que é o que você parece precisar: paga sobre as horas trabalhadas. Retenção na fonte de IRS não tem, bastando fazer em Janeiro uma declaração para efeitos fiscais daquilo que a pessoa recebeu.
  7.  # 7

    Colocado por: ClioIIEstá sujeito também ao pagamento de Segurança Social. Existe uma modalidade que é conhecida como "regime horário" que é o que você parece precisar: paga sobre as horas trabalhadas. Retenção na fonte de IRS não tem, bastando fazer em Janeiro uma declaração para efeitos fiscais daquilo que a pessoa recebeu.


    não entendi. porque é que tenho de pagar a segurança social à empregada se as próprias empresas que contratam trabalhadores a recibos verdes não precisam de o fazer? a prática não é as empregadas cobrarem no preço/hora o valor que depois elas próprias entregam na SS?

    eu quero pagar por um serviço, e não trocar um trabalho por outro...
  8.  # 8

    A melhor coisa a fazer é, como sugeriram, falar com amigos e conhecidos, porque nesta altura quase todas as empregadas domésticas têm horas de sobra, já que a maioria das pessoas, se não as dispensou completamente, pelo menos reduziu as horas.
    Quanto ao valor, não conheço os preços praticados em Lisboa, mas acredito que tenha baixado dos 7 euros, isso eram os valores pré-crise.
    Seguro convém ter, o resto tem de acertar diretamente com a pessoa.
    Quanto às horas, se é só para limpar o T1, 4h chegam perfeitamente, se também quiser que trate da roupa é que pode ser pouco.
  9.  # 9

    uma coisa é uma empregada legal, outra é ter ilegal (como a maioria esta)
  10.  # 10

    Colocado por: palmstroke

    não entendi. porque é que tenho de pagar a segurança social à empregada se as próprias empresas que contratam trabalhadores a recibos verdes não precisam de o fazer? a prática não é as empregadas cobrarem no preço/hora o valor que depois elas próprias entregam na SS?

    eu quero pagar por um serviço, e não trocar um trabalho por outro...


    Se arranjar alguém que esteja colectado a recibos verdes, óptimo. A pessoa passa-lhe o recibo, você dá-lhe o dinheiro. Pronto.

    Na verdade, vai ser difícil encontrar alguém nesse regime. Existe um decreto-lei (veja anexo) que define de forma simplificada este tipo de contratos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: palmstroke
  11.  # 11

    Como sou um gajo porreiro, aqui vai o que diz a Segurança Social:
  12.  # 12

    Vamos ser realistas ! 90 por cento das empregadas domesticas não fazem qualquer desconto , seja para a segurança social seja padrão irs. O mais pratico é, tal como disse anteriormente, arranjar alguém que lhe possa dar referencias de alguém, idealmente que trabalhe no prédio ou para conhecidos. O seguro é imprescindível para o caso de algum acidente. Nenhuma empregada quererá pagar segurança social trabalhando apenas 4 horas, mesmo que trabalhe mais noutra casa. Quanto ao pagamento vale mais pagar 7 euros e ter a casa limpa em condições do que pagar uma bagatela e sujeitar-se a que desapareçam objectos, outros se partam, etc.
    Concordam com este comentário: kostta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: palmstroke
  13.  # 13

    entretanto pedi um orçamento de uma empresa prestadora de serviços e não compensa, face ao preço/hora de uma empregada doméstica. vou tentar pedir referências a pessoas conhecidas e ver no que dá.

    só para conhecimento geral, o orçamento que recebi foi:
    Bom Dia Sr xxxx.

    Não possuimos serviço de engomadoria.
    Seguem abaixo os nossos valores para as limpezas:

    2 Horas de trabalho / semana = 35 € ( Cada Vez )
    2 Horas de trabalho 3 ou mais vezes por semana = 25 € (cada vez)
    2 Horas de trabalho 2 vezes por semana 30 € (cada vez)
    4 Horas de trabalho / semana = 60 € ( Cada Vez )
    4 Horas de trabalho 2 vezes por semana = 50 € ( Cada Vez )
    4 Horas de trabalho 2 vezes por semana 50€ (cada vez)
    2 Horas de trabalho / Quinzena = 40 € ( Cada Vez )
    4 Horas de trabalho / Quinzena = 70 € ( Cada Vez )

    Valores Ocasionais / A usar Conforme
    4 Horas de trabalho 90 €
    6 Horas de trabalho 140 €
    8 Horas de trabalho 170 €
    8 Horas de trabalho com 3 colaboradoras 270 €

    Aos valores apresentados acresce o IVA á taxa em vigor.
    Lembro, que sempre com duas colaboradoras, e todos os produtos e utensílios necessários para executar o trabalho.



    obrigado a todos!
  14.  # 14

    Se contratar uma empregada que não consiga limpar a sua casa em 4h, das duas uma, ou tem muita tralha para a senhora desviar, ou então é uma empregada alentejana.

    Para ter uma ideia, uma empregada com 4h semanais, numa moradia com 3 wc's, 3 Quartos, uma sala e uma cozinha, são +/- 225m2. Para além disto ainda passa alguma roupa, e coloca uma máquina de roupa a lavar, limpa as cinzas do recuperador e às vezes ainda o acende.
  15.  # 15

    Colocado por: pedro.peixotoou então é uma empregada alentejana.


    Comentário perfeitamente desnecessário, pelo caráter preconceituoso (nem sempre a piadinha sobre alentejanos tem graça).

    Colocado por: pedro.peixotouma empregada com 4h semanais, numa moradia com 3 wc's, 3 Quartos, uma sala e uma cozinha, são +/- 225m2. Para além disto ainda passa alguma roupa, e coloca uma máquina de roupa a lavar, limpa as cinzas do recuperador e às vezes ainda o acende.


    Bem, agora sou eu que comento que, se faz tudo isto em 4 horas, ou é excecional (leia-se, tem capacidades muito fora do comum) ou o Pedro não tem padrões de exigência muito elevados. É possível fazer tudo isto, claro que sim, se for a chamada "limpeza à gato"...ou se tiver muito jeito para limpar apenas (e só apenas) o que está mais à vista...
    Pedir o impossível é meio caminho andado para sermos enganados (eu não gosto de o ser).
    Concordam com este comentário: Alice Gonçalves, maria carolina, pom, Picareta, jccr
  16.  # 16

    Colocado por: palmstrokeentretanto pedi um orçamento de uma empresa prestadora de serviços e não compensa, face ao preço/hora de uma empregada doméstica. vou tentar pedir referências a pessoas conhecidas e ver no que dá.


    Realmente, o que mais choca nesses valores é que as empregadas que essas empresas contratam ganham, na melhor das hipóteses, o ordenado mínimo, mas o mais provável é receberem apenas pelas horas prestadas à empresa (não mais que 3/4 euros por hora).
    Faz bem em contratar alguém diretamente, se quiser posso mandar-lhe referências por MP.
    • pom
    • 4 abril 2013

     # 17

    Colocado por: pedro.peixoto Para ter uma ideia, uma empregada com 4h semanais, numa moradia com 3 wc's, 3 Quartos, uma sala e uma cozinha, são +/- 225m2. Para além disto ainda passa alguma roupa, e coloca uma máquina de roupa a lavar, limpa as cinzas do recuperador e às vezes ainda o acende.


    Também gostei muito dessa série...'casei com uma feiticeira'...
  17.  # 18

    O preconceito não está nas mãos de quem escreveu mas sim nos olhos de quem leu.

    Se não sabe tirar o significado de uma expressão, não as utilize. Senão vejamos, a limpeza à gato de que fala, é ser demasiado preconceituoso(a) para com este animal, que por sinal é bastante limpo e higiénico por natureza. Digo ainda que tomara muitas profissionais da limpeza, chegarem aos calcanhares de um comum gato.

    Falando agora dos meus níveis de exigência, eu como pessoa, e aqui talvez pela educação que tive, estou habituado a manter o meu lar sempre limpo e arrumado, facilitando assim a dita limpeza mais a fundo que ocorre todas as semanas. Claro está que para pessoas menos asseadas, se calhar essas 4h de que fala, não chegam nem para limpar meia sala, isto utilizando os meus níveis de exigência.

    Mais ainda, o(a) sr(a) Becas, não sabe que tipo de construção tem a minha habitação, nem tampouco se eu tive possibilidades de mobilar qualquer divisão da casa. Não sabe também o que eu quero que me limpem, nem sabe aquilo que só eu sei limpar. Mas afirma com toda a certeza que essas 4h não chegam para que as coisas fiquem limpas, ou se chegam é porque ficam mal limpas. Isso não é ser preconceituoso, isso é ser presunçoso!

    Quanto à contratação directa, estamos de acordo, fica muito mais em conta contratar directamente com uma pessoa, do que contratar uma empresa. Mas isto apenas porque estamos em Portugal, e assim desta forma foge-se a todo e qualquer imposto ao estado. Uma empregada de uma empresa, recebe sim o ordenado mínimo, mas não se esqueça que no caso de ser o proprietário a gerir essa empresa, este também tem de receber pelo trabalho de divulgação da empresa, angariação de cliente, gestão de recursos, para além disso tem de pagar segurança social, iva, irs, pagamentos por conta, alimentação, viaturas, gasóleo, todo o tipo de detergentes, máquinas próprias para limpeza, etc, etc.
    Pagar 7€/hora directamente a uma pessoa é dar-lhe um ordenado de 1232€, sendo que nenhum deste valor vai parar aos cofres do estado. Quando estas pessoas chegam à idade da reforma, queixam-se a reforma que recebem do estado não chega para os medicamentos, e a culpa é do governo por dar reformas tão baixas a pessoas que trabalharam a vida inteira.

    Mas o(a) Becas tem toda a razão, e peço desde desculpas a todos os Alentejanos que se sentiram ofendidos com as minhas palavras.
  18.  # 19

    Turbo-moça
  19.  # 20

    Colocado por: pedro.peixotoSe não sabe tirar o significado de uma expressão, não as utilize. Senão vejamos, a limpeza à gato de que fala, é ser demasiado preconceituoso(a) para com este animal, que por sinal é bastante limpo e higiénico por natureza. Digo ainda que tomara muitas profissionais da limpeza, chegarem aos calcanhares de um comum gato.


    De facto, evito a utilização de estereótipos de género, raça, região ou nacionalidade, pelo menos fora de um contexto jocoso. Tinha-me esquecido dos estereótipos de animais, as minhas desculpas aos gatos. Se algum se quiser candidatar a limpar a minha casa, prometo ser generosa com as wiskas.

    Colocado por: pedro.peixotouma empregada com 4h semanais, numa moradia com 3 wc's, 3 Quartos, uma sala e uma cozinha, são +/- 225m2. Para além disto ainda passa alguma roupa, e coloca uma máquina de roupa a lavar, limpa as cinzas do recuperador e às vezes ainda o acende.


    Colocado por: pedro.peixotonão sabe que tipo de construção tem a minha habitação, nem tampouco se eu tive possibilidades de mobilar qualquer divisão da casa. Não sabe também o que eu quero que me limpem, nem sabe aquilo que só eu sei limpar.


    Realmente não tenho o dom da adivinha. Quando diz que a sua empregada limpa 225m2, passa roupa, põe roupa a lavar, limpa e acende o recuperador, tudo em 4 horas, não estou (nem ninguém está) a contar com as exclusões, que pelos vistos são muitas... Afinal, não é bem assim como descreveu anteriormente (ainda bem para a senhora). Antes de me chamar presunçosa, perceba que a maioria das pessoas (pelo menos tão asseadas como o Pedro) contrata uma empregada precisamente para...limpar o que está sujo e arrumar o que está desarrumado. Se conseguissem ter a casa impecável sempre, era um bom dinheiro que se poupava (falo por mim, que não me tenho por porcalhona).


    Colocado por: pedro.peixotoPagar 7€/hora directamente a uma pessoa é dar-lhe um ordenado de 1232€, sendo que nenhum deste valor vai parar aos cofres do estado. Quando estas pessoas chegam à idade da reforma, queixam-se a reforma que recebem do estado não chega para os medicamentos, e a culpa é do governo por dar reformas tão baixas a pessoas que trabalharam a vida inteira.


    Já tive mais empregadas que faziam descontos do que o contrário.
 
0.0217 seg. NEW