Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

O que acham?
  2.  # 2

Acho que precisamos de mais dados... :-)

Localização, pontos cardeais, implantação, condicionantes....
  3.  # 3

Ponto Cardeais: Olhando de frente para o pdf, norte em cima, sul em baixo, este à direita e oeste à esquerda
    Impantação: Lote de terreno com cerca de 1660m2 - área de impantação com cerca de 330m2
    Condicionantes: ?

Obrigado.
  4.  # 4

Uma casa grande ;)
    Na IS, que serve dois quartos (será para dois irmãos, certo?), retirava a banheira e reformulva a disposição do duche.
    Havendo tanta área para a IS, eu optaria por formalizar duas IS... quando houver duas familias, entradas directas para dois quartos, é preferível garantir a privacidade de ambos.

Formalmente e funcionalmente, dúvido da solução das janelas com bandeira superior... e das janelas tipo Inglês... ainda por cima em convivio com umas míseras janelas das IS.
    Formalmente, parece haver um convivio de uma planta de raizes tradicionais anglo-saxónicas com a nossa tradicional/ corrente construção. Do meu ponto de vista não funciona.
    Mas são opiniões.
  5.  # 5

Obrigado Pedro,

De facto na IS que serve os dois quartos (duas irmãs com pouca diferença de idade), a banheira/duche já foi reformulado... Ainda não fiz pdf da alteração - optei por eliminar a banheira e fazer um duche grande com uma área de "secagem" (é o que eu lhe chamo...)

Muitos parabéns por ter olhado tão pouco tempo para a planta e ter visto de facto que o que nós pretendíamos é um modelo "adaptável" das casas americanas/canadianas...

Obrigado pela sua sinceridade.
  6.  # 6

A respeito da planta em si:

- IS social com sanita por baixo de uma janela e na parede exterior => evitava colocar a sanita na parede exterior, colocava-a na parede onde está o lavatório e colocava o lavatório na parede oposta
    - Colocava uma porta deslizante na entrada antes da IS social/escritório => "escondia" a IS social e tornava o escritório mais isolado
    - Sala de estar com muitas janelas e muitas aberturas => pouco isolamento acústico, possibilidade dos cheiros/barulhos da cozinha, aquecimento da sala pode ser oneroso.... => colocava umas portas deslizantes nas entradas para a sala estar
    - Portas na entrada do hall das Salas: retirava-as ou tornava-as deslizantes
    - Acesso à sala de jantar por um corredor: não gosto :-) e colocava uma porta (deslizante por ex.) para isolamento térmico/acústico
    - Despensa só com uma parede para prateleiras: dispensava-a e tornava-a em armários
    - IS quartos gémeos: no meu projeto inicial também tinha essa ideia "americana" em partilhar a mesma IS com dois quartos (tenho duas filhas) e ter um roupeiro/vestuário minúsculo.... ponderei e decidi tornar duas ISs independentes e reformular os quartos para ter um roupeiro decente.... as razões foram: hoje é muito bonito partilharem a IS, daqui a uns anos... cada uma quer o seu espaço e as suas coisas... daqui a muitos anos :-) se pensar em vender a casa, estaria a limitar o meu publico alvo :-)
    - IS quartos gémeos: banheira ou duche, nunca as duas.... optava apenas por duche; dois lavatórios para mim é desnecessário, um chega; evitava a sanita na parede exterior; evitava portas deslizantes no acesso ás IS :-)
    - IS suite pequena: evitava a sanita e bidé na parede exterior
    - Suite grande: a parede com as janelas é muito "americano" :-) não sei se ganha algo com essa área extra; o vestuário pode ficar mais estreito ficando o quarto maior; dois lavatórios para mim é desnecessário, um chega; banheira ou duche, nunca as duas.... optava apenas por duche;
    - jardim interior: é giro, dá luz, dá trabalho, dá manutenção :-) - preveja uma torneira, esgoto, caixa com tomada elétrica... o que vai colocar no teto nessa zona? Nada/aberto/janela/.....
  7.  # 7

mafgod,

Muito obrigado pelos comentários.

Respondendo à questão do jardim interior: é aberto, e será mais um pátio, portanto impermeável.
  8.  # 8

Não tenho conhecimentos de arquitetura, mas vou dar a minha opinião...

Gosto bastante da planta, fazia apenas algumas ligeiras alterações a mais relevante seria trocar a sala de estar com a de jantar, penso que seria mais agradável ter a sala de estar junto ao jardim interior e mais prático de usar porque ficaria mais perto da cozinha. Com esta alteração, teria de reorganizar o conjunto cozinha/dispensa de forma a aumentar a area da sala de estar.

O WC social antes da entrada para o escritório também não é a solução que mais me agrade, aproveitaria provavelmente o vão da escada para o 1º piso para colocar o WC numa opsição mais central.

Em relação ao jardim interior, parece-me que é importante ter esgoto, com o que tem chovido, mesmo sendo uma zona permeável arrrisca-se a ter um aquário interior...
  9.  # 9

Boas,

Casa bonita e com muito potencial. Se fosse para mim, pensaria melhor na distribuição das áreas e disposição das divisões.

Quase 45m2 de circulação, parece-me exagerado e evidencia a dificuldade em criar uma planta harmoniosa conjugando estilos diferentes de arquitectura.

Gosto da cozinha a comunicar com a sala (eu também tenho assim), pois acho muito funcional para quem tem crianças. Conseguimos estar sempre de olho nelas.

Provavelmente na cozinha terá uma área de refeições e por motivos de conveniência fará grande parte das suas refeições nesta divisão. A localização da sala de jantar (no meu ponto de vista desadequada) irá potenciar esta situação e muito provavelmente só irá utilizá-la para receber visitas. Mais 21,50 m2 de possível área desperdiçada. A juntar aos 45m2........faça as contas ao m2 de área que irá pagar e que irá servir para muito pouco...

Penso que ganharia em funcionalidade, juntando a sala de jantar e a sala de estar numa só divisão.
  10.  # 10

Obrigado pelos comentários Quintinhas, ajudaram bastante.
  11.  # 11

Outra coisa que me esqueci de referir.

De acordo com a disposição das divisões, você terá de manhã Sol na sala e à tarde nos quartos.

Não sei se isto se adequa com o seu estilo de vida ou se sequer considerou este factor na elaboração da planta.

Por norma, quer-se Sol aonde estamos. Vulgarmente, de manhã nos quartos e à tarde na sala, para poder usufruir dos espaços

Aquele alpendre que tem na sala deveria proporcionar umas boas tardes em família, mas com a localização actual, não sei se será muito agradável pois o sol à tarde estará do lado oposto...

Relativamente ao páteo, teria algumas reservas considerando a zona (também moro bastante perto). Se a sua zona tiver tantos pinheiros como a minha, o seu páteo provavelmente irá acumular muito lixo e por esta altura, muito pó amarelo!!

Pondere as vantagens e desvantagens

Se o que pretende é luz, poderá optar por uma solução mais "clean", como por exemplo, um jardim de inverno feito como prolongamento da sala de estar ou jantar, do qual poderá usufruir independente do tempo que faça.
      Winter-Garden-Ideas.jpg
  12.  # 12

Colocado por: QuintinhasAquele alpendre que tem na sala deveria proporcionar umas boas tardes em família, mas com a localização actual, não sei se será muito agradável pois o sol à tarde estará do lado oposto...

Vai ficar com uma boa sombrinha no verão. Acha mal?
  13.  # 13

Só é pena aquele corredor enorme que vai desde o hall de entrada até a cozinha.
    Os armários dos quartos 2 e 4 acho-os pequenos. Eu colocava-os na parede de frente, ou então colocava-os em L para ter mais arrumação
    Pena também todo aquele corredor que se tem de percorrer para chegar desde a cozinha a sala de jantar.
    No entanto a cozinha é grande pelo que penso que as maiorias das refeições serão para fazer aí. Conclusão: Ficará com uma sala de jantar com 21 m2 de Imi só para visitas.
    De resto gosto... mas olhe que eu não percebo nada disto.
  14.  # 14

Colocado por: sergio_pintas
    Vai ficar com uma boa sombrinha no verão. Acha mal?

Não acho mal, mas é pena ter um telheiro tão grande que quando o tempo não ajudar, só servirá para secar a roupa e acumular lixo dos pinheiros...

0.0144 seg. NEW