Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Pretendo remodelar o meu apartamento T3, e gostaria de contar com a ajuda de foristas de modo a fazer melhores escolhas...

As obras que pretendo sao as seguintes:

- Substituição de 5 portas interiores em branco;
    - Colocar soalho flutuante na sala e hall de entrada;
    - Afagar e envernizar 3 quartos;
    - Remodelação cozinha;
    - Remodelação de 1 WC.

Em anexo envio imagens das divisões a intervencionar.

Aceito sugestões/opiniões
      Cozinha.jpg
      Casa de Banho.jpg
      Sala.jpg
      Sala1.jpg
      Hall entrada e quartos.jpg
  2.  # 2

se quer valorizar, invista na cozinha e casa-de-banho. o resto, com uma pintura fica aceitável.
  3.  # 3

Se pretende aumentar o conforto (térmico e acústico) da casa, invista :
    1. nos vãos exteriores: caixilhos, vidros e caixas de estore (palpita-me que o que lá tem são autênticos passadouros);
    2. no pavimento da sala (e, já agora, do hall).
    3. elimine a "lareira".

Pelo tipo de azulejos e torneiras, o apartamento deve ter mais de 20 anos. Se a canalização ainda for em ferro galvanizado, aproveite para substituí-la.

Se não vai mudar a posição das portas, pinte-as a branco (em vez de as substituir).
  4.  # 4

Colocado por: Luis K. W.Se pretende aumentar o conforto (térmico e acústico) da casa, invista :
    1. nos vãos exteriores: caixilhos, vidros e caixas de estore (palpita-me que o que lá tem são autênticos passadouros);
    2. no pavimento da sala (e, já agora, do hall).
    3. elimine a "lareira".

Pelo tipo de azulejos e torneiras, o apartamento deve ter mais de 20 anos. Se a canalização ainda for em ferro galvanizado, aproveite para substituí-la.

Se não vai mudar a posição das portas, pinte-as a branco (em vez de as substituir).

No pavimento da sala e do hall pretendo colocar soalho flutuante, já agora tem alguma sugestão?
    A casa tem 13 anos;
    Eliminar a lareira? O que sugere em alternativa? Eu tenho pensado em modernizar a lareira, ou seja, embutila em pladur, por exemplo.
    As portas têm que ser substituídas porque os antigos proprietários partiram-nas.
  5.  # 5

Colocado por: Tiago GasparNo pavimento da sala e do hall pretendo colocar soalho flutuante, já agora tem alguma sugestão?
    Colocar o pavimento flutuante sobre o mosaico existente é, talvez, a solução mais prática possível. E económica. Mas não esqueça que isto obrigará a "rampear" os desníveis entre este pavimento e os outros, e a substituir os rodapés por uns novos pintados a branco (ou a colocar um remate em 1/4 de círculo sobre os existentes).

Colocado por: Tiago GasparA casa tem 13 anos;
    Em princípio as canalizações já são em PPR, ou Pex, ou etc., pelo que não precisarão de ser substituídas.

Colocado por: Tiago GasparEliminar a lareira? O que sugere em alternativa? Eu tenho pensado em modernizar a lareira, ou seja, embutila em pladur, por exemplo.
    Vista daqui, aquela lareira parece nunca ter sido utilizada. O que até se compreende. Um apartamento numa zona urbana a cheirar a lenha queimada é um contra-senso.
    Além disso, para que uma lareira funcione é preciso que entre ar do exterior (frio) para compensar o ar (fumo, ar quente) que sai. Isto é, uma lareira até pode ter um rendimemto térmico negativo!
    Por outro lado, mesmo com recuperador de calor e uma entrada directa do exterior para a zona de queima, fica sempre um cheiro a madeira queimada.

Eu eliminava-a, rapava até onde fosse possível, e aproveitava a parede para colocar uma estante.

Colocado por: Tiago GasparAs portas têm que ser substituídas porque os antigos proprietários partiram-nas.
    Nesse caso, manteria as aduelas e guarnições, pintando-as.

Já agora, acrescente uma porta blindada à lista.

Tem uma planta da casa?
  6.  # 6

Colocado por: Luis K. W.Vista daqui, aquela lareira parece nunca ter sido utilizada. O que até se compreende. Um apartamento numa zona urbana a cheirar a lenha queimada é um contra-senso.
    Além disso, para que uma lareira funcione é preciso que entre ar do exterior (frio) para compensar o ar (fumo, ar quente) que sai. Isto é, uma lareira até pode ter um rendimemto térmico negativo!
    Por outro lado, mesmo com recuperador de calor e uma entrada directa do exterior para a zona de queima, fica sempre um cheiro a madeira queimada.

Se a lareira (chaminé) estiver bem construída, e se tem onde armazenar lenha (garagem privada), não vejo razão para a eliminar lareira, embora precise de ser modernizada como o Tiago sugere. Se puder acrescentar um recuperador, melhor. Estive 15 anos num apartamento a usar um recuperador diariamente, de outubro a maio, e não cheirava a madeira queimada - cheirava a conforto. Claro que em Queluz as necessidades de aquecimento são extraordinariamente diferentes, mas mesmo assim não me parece inevitável acabar com a lareira, se o Tiago gosta.
  7.  # 7

Colocado por: becas... e não cheirava a madeira queimada - cheirava a conforto. .
    LOL!
    Becas,
    O "cheiro a conforto" na Guarda e em Queluz não é necessáriamente o mesmo...

Só na zona da Catedral da Luz, em Lisboa, apliquei uns 100 recuperadores de calor, de diferentes marcas. Onde são usados, CHEIRA a madeira queimada, ponto final.

Mas, claro. Se as pessoas gostam do cheiro a madeira queimada, de ver os tectos ficarem amarelos, e de assar chouriços na lareira da sala de estar, porque não mantê-la?
  8.  # 8

Colocado por: Luis K. W.Só na zona da Catedral da Luz, em Lisboa, apliquei uns 100 recuperadores de calor, de diferentes marcas. Onde são usados, CHEIRA a madeira queimada, ponto final.

Mas, claro. Se as pessoas gostam do cheiro a madeira queimada, de ver os tectos ficarem amarelos, e de assar chouriços na lareira da sala de estar, porque não mantê-la?

Se onde foram aplicados os recuperadores os tetos ficam amarelos e cheira a madeira queimada é porque as chaminés foram mal construídas e os recuperadores mal aplicados. Não me parece que um recuperador que funciona sem cheiros nem fumos na Guarda (não era só o meu, evidentemente) passe a ter esses defeitos porque se deslocou para Lisboa.
  9.  # 9

>Colocar o pavimento flutuante sobre o mosaico existente é, talvez, a solução mais prática possível. E económica. Mas não esqueça que isto obrigará a "rampear" os desníveis entre este pavimento e os outros, e a substituir os rodapés por uns novos pintados a branco (ou a colocar um remate em 1/4 de círculo sobre os existentes).

A ideia é mesmo essa colocar o piso flutuante por cima do mosaico.
  10.  # 10

Colocado por: Luis K. W.Colocar o pavimento flutuante sobre o mosaico existente é, talvez, a solução mais prática possível. E económica. Mas não esqueça que isto obrigará a "rampear" os desníveis entre este pavimento e os outros, e a substituir os rodapés por uns novos pintados a branco (ou a colocar um remate em 1/4 de círculo sobre os existentes).

Em princípio as canalizações já são em PPR, ou Pex, ou etc., pelo que não precisarão de ser substituídas.

Vista daqui, aquela lareira parece nunca ter sido utilizada. O que até se compreende. Um apartamento numa zona urbana a cheirar a lenha queimada é um contra-senso.

Eu eliminava-a, rapava até onde fosse possível, e aproveitava a parede para colocar uma estante.

Exatamente, a lareira nunca foi utilizada. A mante-la irei colocar um recuperador sem dúvida,mas ainda é um caso a estudar.

Nesse caso, manteria as aduelas e guarnições, pintando-as.

Já agora, acrescente uma porta blindada à lista.

Tem uma planta da casa?
    Não, tenho que a solicitar ao banco, se é que a tem.
  11.  # 11

Aceito sugestões/opiniões ao que devo fazer nas divisões mencionadas de forma a modernizar o apartamento.
  12.  # 12

Colocado por: becasSe onde foram aplicados os recuperadores os tetos ficam amarelos e cheira a madeira queimada é porque as chaminés foram mal construídas e os recuperadores mal aplicados. Não me parece que um recuperador que funciona sem cheiros nem fumos na Guarda (não era só o meu, evidentemente) passe a ter esses defeitos porque se deslocou para Lisboa.
    Becas.
    Está a chamar de incompetentes os técnicos que só constroem lareiras e os instaladores certificados que só instalam recuperadores de calor? :-)
    (é que eu não fiz nada disso: apenas lhes paguei) :-)

Sejamos lógicos,
    Se ENCHER DE ÁGUA a zona de queima de um recuperador de calor e fechar bem a porta, a água mantém-se lá dentro? Não, porque a porta não é estanque à água.
    Como o AR é muito mais fino que a água, o fumo ainda mais fácilmente virá cá para fora.

Junte-lhe uma bruta de uma chaminé, muitíssimo bem feita, com excelente extracção, até ventiladores para ajudarem o fumo a subir e, MESMO ASSIM, aquilo cheirará a madeira queimada... para uma pessoa que venha da rua.
    Para uma pessoa que viva no apartamento e que sai de casa com a roupa a cheirar a lareira, é natural que ela nem repare que o apartamento cheira a incêndio florestal.
  13.  # 13

E assim é melhor a traça não pega e as melgas fogem do fumo...é só vantagens,eheheheh...
    Então na cozinha, também não se cozinha...deita cá um cheiro a comida....
    O cheiro tem sempre o sair o fumo isso já não acontece em todos...estanque não pode ser...como entrava o oxigénio para arder??? a temperatura exterior está sempre mais baixa que a do interior...logicamente...logo não vejo essa da entrada de ar frio...agora do oxigénio percebo... mas com as novidades que para aí há...já não tenho a certeza de nada...mas não sou instalador nem percebo nada de lareiras e outros...apenas a lógica...que por vezes pode estar errada...e não quero ofender ninguém...apenas a minha opinião...
  14.  # 14

Colocado por: Luis K. W.Está a chamar de incompetentes os técnicos que só constroem lareiras e os instaladores certificados que só instalam recuperadores de calor? :-)

Não sei se o facto de só construirem lareiras ou de terem certificados faz desses técnicos, obrigatoriamente, o supra sumo da competência. Nâo me cabe avaliar, como é óbvio. Mas se as casas onde instalam lareiras cheiram a incêndio florestal, muito bons não devem ser. Ou antes, não os queria para instalar o recuperador da minha casa. Já vou em duas experiências com recuperadores e ambas excelentes, ou estou cega ou perdi o olfacto. Duvido, sabe quem me conhece que tenho este último sentido muito apurado (muitas vezes, para mal dos meus pecados).

Colocado por: Luis K. W.Para uma pessoa que viva no apartamento e que sai de casa com a roupa a cheirar a lareira, é natural que ela nem repare que o apartamento cheira a incêndio florestal.

Quanto a isto, só me posso disponibilizar para oferecer a minha roupa à prova do olfacto :-) Supunho que não acredita se lhe disser que o pladur imaculadamente branco da minha sala continua imaculadamente branco quatro invernos e várias toneladas de lenha depois...

Bem, mas tudo isto para dizer ao Tiago que se a lareira estiver bem construída, pode usá-la sem receio de cheirar a...provinciano...ou de ter uma sala cinza-fumo. Experimente acendê-la por estes dias, para ver como se porta e tome uma decisão depois.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
  15.  # 15

Colocado por: becas

Não sei se o facto de só construirem lareiras ou de terem certificados faz desses técnicos, obrigatoriamente, o supra sumo da competência. Nâo me cabe avaliar, como é óbvio. Mas se as casas onde instalam lareiras cheiram a incêndio florestal, muito bons não devem ser. Ou antes, não os queria para instalar o recuperador da minha casa. Já vou em duas experiências com recuperadores e ambas excelentes, ou estou cega ou perdi o olfacto. Duvido, sabe quem me conhece que tenho este último sentido muito apurado (muitas vezes, para mal dos meus pecados).

Quanto a isto, só me posso disponibilizar para oferecer a minha roupa à prova do olfacto :-) Supunho que não acredita se lhe disser que o pladur imaculadamente branco da minha sala continua imaculadamente branco quatro invernos e várias toneladas de lenha depois...

Bem, mas tudo isto para dizer ao Tiago que se a lareira estiver bem construída, pode usá-la sem receio de cheirar a...provinciano...ou de ter uma sala cinza-fumo. Experimente acendê-la por estes dias, para ver como se porta e tome uma decisão depois.
    Pessoalmente, preferia manter a lareira e colocar um recuperador, mas é uma questão de analisar depois de utilizar a lareira.
  16.  # 16

Bom dia a todos,

Em relação, há remodelação do meu T3 recebi um orçamento no valor de 4000€ para as seguintes obras:

--- Cozinha: Retirar movel para substituir por um novo, limpeza de ladrilho existente, caixote em pladur por cima dos moveis de cozinha com projectores enbutidos, pintura do tecto

---SALA, QUARTOS E AREAS COMUNS: reparação de paredes e pintura, aplicação de soalho flutuante ate 8,5€ a escolha do cliente, nos quartos afagar e envernizar o chao existente, troca de 3 portas danificadas e pintura de todas as portas do imovel

---WC`S: wc usos comuns - troca de resguardo do poliban por um novo troca de lavatorio por um mais pequeno, limpeza do ladrilho existente , pintura do tecto, e uma coluna de duche.
    Wc suite- pintura do tecto troca de rodizios no resguardo da banheira.

Queria a vossa opinião acerca deste orçamento, se está caro ou não se está dentro dos valore praticados?

Agradeço a ajuda.
    •  
      FD
    • 11 abril 2013

# 17

Colocado por: Tiago Gasparao que devo fazer nas divisões mencionadas de forma a modernizar o apartamento.

Colocado por: Tiago GasparEm relação, há remodelação do meu T3 recebi um orçamento no valor de 4000€ para as seguintes obras:

Mas, quer modernizar ou limpar o apartamento?

Colocado por: Tiago GasparQueria a vossa opinião acerca deste orçamento, se está caro ou não se está dentro dos valore praticados?

O valor inclui o "móvel" da cozinha?
    Se sim, e como é lógico, dependendo do móvel, até me parece relativamente barato...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiago Gaspar
  17.  # 18

Pretendo modernizar o apartamento, principalmente a cozinha como pode ver nas imagens colocadas.

Sim, o valor é para incluir um móvel. O móvel irá ser comprado no Leroy.
  18.  # 19

Colocado por: Tiago GasparQueria a vossa opinião acerca deste orçamento

Eu nunca aceitaria um orçamento desses, pelos seguintes motivos:

- Só tem preço global e deveria estar descriminado. Se após adjudicar o trabalho, quiser fazer uma alteração, por exemplo manter o lavatório existente, quanto é que o "empreiteiro" vai descontar ao orçamento?
    - Não diz quem fornece os projectores.
    - Se for o "empreiteiro", quais são? (de certeza que é o mais barato que encontrar)
    - Quem faz a instalação elétrica?
    - Qual o interruptor que vai ligar essa luz?
    - É necessário um interruptor novo? ou troca um simples por um duplo? quem paga?
    - Qual é atinta a utilizar na cozinha? e na restante casa?
    - Qual o verniz a aplicar no pavimento?
    - Quem compra o resguardo novo? se for o "empreiteiro" vai comprar o mais barato que encontrar
    - Quem compra o lavatório novo? se for o "empreiteiro" vai comprar o mais barato que encontrar
    - Quem compra a coluna do duche nova? se for o "empreiteiro" vai comprar o mais barato que encontrar
    - O que é que fazem aos rodapés?
    Concordam com este comentário: bmxer
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
  19.  # 20

Colocado por: Tiago GasparSim, o valor é para incluir um móvel.

O móvel já está escolhido? que é que o vai buscar ao leroy?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo

0.0229 seg. NEW