Colocado por: Luis K. W.Se pretende aumentar o conforto (térmico e acústico) da casa, invista :
1. nos vãos exteriores: caixilhos, vidros e caixas de estore (palpita-me que o que lá tem são autênticos passadouros);
2. no pavimento da sala (e, já agora, do hall).
3. elimine a "lareira".
Pelo tipo de azulejos e torneiras, o apartamento deve ter mais de 20 anos. Se a canalização ainda for em ferro galvanizado, aproveite para substituí-la.
Se não vai mudar a posição das portas, pinte-as a branco (em vez de as substituir).
Colocado por: Tiago GasparNo pavimento da sala e do hall pretendo colocar soalho flutuante, já agora tem alguma sugestão?Colocar o pavimento flutuante sobre o mosaico existente é, talvez, a solução mais prática possível. E económica. Mas não esqueça que isto obrigará a "rampear" os desníveis entre este pavimento e os outros, e a substituir os rodapés por uns novos pintados a branco (ou a colocar um remate em 1/4 de círculo sobre os existentes).
Colocado por: Tiago GasparA casa tem 13 anos;Em princípio as canalizações já são em PPR, ou Pex, ou etc., pelo que não precisarão de ser substituídas.
Colocado por: Tiago GasparEliminar a lareira? O que sugere em alternativa? Eu tenho pensado em modernizar a lareira, ou seja, embutila em pladur, por exemplo.Vista daqui, aquela lareira parece nunca ter sido utilizada. O que até se compreende. Um apartamento numa zona urbana a cheirar a lenha queimada é um contra-senso.
Colocado por: Tiago GasparAs portas têm que ser substituídas porque os antigos proprietários partiram-nas.Nesse caso, manteria as aduelas e guarnições, pintando-as.
Colocado por: Luis K. W.Vista daqui, aquela lareira parece nunca ter sido utilizada. O que até se compreende. Um apartamento numa zona urbana a cheirar a lenha queimada é um contra-senso.
Além disso, para que uma lareira funcione é preciso que entre ar do exterior (frio) para compensar o ar (fumo, ar quente) que sai. Isto é, uma lareira até pode ter um rendimemto térmico negativo!
Por outro lado, mesmo com recuperador de calor e uma entrada directa do exterior para a zona de queima, fica sempre um cheiro a madeira queimada.
Colocado por: becas... e não cheirava a madeira queimada - cheirava a conforto. .LOL!
Colocado por: Luis K. W.Só na zona da Catedral da Luz, em Lisboa, apliquei uns 100 recuperadores de calor, de diferentes marcas. Onde são usados, CHEIRA a madeira queimada, ponto final.
Mas, claro. Se as pessoas gostam do cheiro a madeira queimada, de ver os tectos ficarem amarelos, e de assar chouriços na lareira da sala de estar, porque não mantê-la?
Colocado por: Luis K. W.Colocar o pavimento flutuante sobre o mosaico existente é, talvez, a solução mais prática possível. E económica. Mas não esqueça que isto obrigará a "rampear" os desníveis entre este pavimento e os outros, e a substituir os rodapés por uns novos pintados a branco (ou a colocar um remate em 1/4 de círculo sobre os existentes).Não, tenho que a solicitar ao banco, se é que a tem.
Em princípio as canalizações já são em PPR, ou Pex, ou etc., pelo que não precisarão de ser substituídas.
Vista daqui, aquela lareira parece nunca ter sido utilizada. O que até se compreende. Um apartamento numa zona urbana a cheirar a lenha queimada é um contra-senso.
Além disso, para que uma lareira funcione é preciso que entre ar do exterior (frio) para compensar o ar (fumo, ar quente) que sai. Isto é, uma lareira até pode ter um rendimemto térmico negativo!
Por outro lado, mesmo com recuperador de calor e uma entrada directa do exterior para a zona de queima, fica sempre um cheiro a madeira queimada.
Eu eliminava-a, rapava até onde fosse possível, e aproveitava a parede para colocar uma estante.
Exatamente, a lareira nunca foi utilizada. A mante-la irei colocar um recuperador sem dúvida,mas ainda é um caso a estudar.
Nesse caso, manteria as aduelas e guarnições, pintando-as.
Já agora, acrescente uma porta blindada à lista.
Tem uma planta da casa?
Colocado por: becasSe onde foram aplicados os recuperadores os tetos ficam amarelos e cheira a madeira queimada é porque as chaminés foram mal construídas e os recuperadores mal aplicados. Não me parece que um recuperador que funciona sem cheiros nem fumos na Guarda (não era só o meu, evidentemente) passe a ter esses defeitos porque se deslocou para Lisboa.Becas.
Colocado por: Luis K. W.Está a chamar de incompetentes os técnicos que só constroem lareiras e os instaladores certificados que só instalam recuperadores de calor? :-)
Colocado por: Luis K. W.Para uma pessoa que viva no apartamento e que sai de casa com a roupa a cheirar a lareira, é natural que ela nem repare que o apartamento cheira a incêndio florestal.
Colocado por: becasPessoalmente, preferia manter a lareira e colocar um recuperador, mas é uma questão de analisar depois de utilizar a lareira.
Não sei se o facto de só construirem lareiras ou de terem certificados faz desses técnicos, obrigatoriamente, o supra sumo da competência. Nâo me cabe avaliar, como é óbvio. Mas se as casas onde instalam lareiras cheiram a incêndio florestal, muito bons não devem ser. Ou antes, não os queria para instalar o recuperador da minha casa. Já vou em duas experiências com recuperadores e ambas excelentes, ou estou cega ou perdi o olfacto. Duvido, sabe quem me conhece que tenho este último sentido muito apurado (muitas vezes, para mal dos meus pecados).
Quanto a isto, só me posso disponibilizar para oferecer a minha roupa à prova do olfacto :-) Supunho que não acredita se lhe disser que o pladur imaculadamente branco da minha sala continua imaculadamente branco quatro invernos e várias toneladas de lenha depois...
Bem, mas tudo isto para dizer ao Tiago que se a lareira estiver bem construída, pode usá-la sem receio de cheirar a...provinciano...ou de ter uma sala cinza-fumo. Experimente acendê-la por estes dias, para ver como se porta e tome uma decisão depois.
Colocado por: Tiago Gasparao que devo fazer nas divisões mencionadas de forma a modernizar o apartamento.
Colocado por: Tiago GasparEm relação, há remodelação do meu T3 recebi um orçamento no valor de 4000€ para as seguintes obras:
Colocado por: Tiago GasparQueria a vossa opinião acerca deste orçamento, se está caro ou não se está dentro dos valore praticados?
Colocado por: Tiago GasparQueria a vossa opinião acerca deste orçamento
Colocado por: Tiago GasparSim, o valor é para incluir um móvel.