Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa noite,

Após uma enorme saga na procura de imóveis, cheguei a um ponto em que tenho o meu interesse reduzido a dois, um T2 novo e um t3 usado, gostava de obter feedback das pessoas que frequentam este forum pois poderão talvez apresentar-me prós ou contras que eu não tenha ainda considerado, vamos entao por partes:

t2 novo por 165000
    zona de lisboa muito pacata, com todos os tipos de serviços, escolas transportes etc
    Area de cerca de 85m2 utéis, com duas frentes a norte e sul, ambas com varandas ( todas as divisões da casa com acesso as varandas)
    muito bons acabamentos com:
    janelas oscilobatentes
    estores electricos
    alarme (apesar de ser um segundo andar)
    detector e alarme de gas e incêndio
    cozinha equipada e com electrodomesticos embutidos
    pre instalação de AC e aquecimento central
    paineis solares mais caldeira
    tectos falsos em todas as divisões, com projectores
    Box para 1,5 carros (o construtor afirma que cabem dois,lol)
    Arrecadação junto a box

T3 duplex usado 11 anos, menos de 130000€
    Cerca de 135m2 úteis
    Tipologia t3 com quartos em cima sala cozinha e hall de entrada em baixo
    A zona não e tão boa quanto a outra em serviços e transportes mas fica próximo e tb é pacata
    Em termos de acabamentos claro que não tem muita coisa que a outra tem, mas com o dinheiro que sobra posso fazer obras a meu gosto, pensava refazer a cozinha os soalhos e os wc (tem 1 wc de serviço em baixo, 1 suite, 1 no hall superior dos quartos) por janelas oscilobatentes(tem deslizantes)
    Se bem que as obras e vontade minha pois o estado actual e muito bom, esta pronta a habitar
    Parqueamento para dois carros (cabem mesmo) e arrecadação

Posto isto no t2 tenho como prós ser novo, a qualidade de acabamentos e extras que o t3 não tem e em grande parte a localização, ter duas varandas com churrasqueira, como contras o preço, ser t2 e as areas que podiam ser maiores.

No t3 como prós principalmente o preço muito mais baixo, as areas maiores, ser duplex, e claro mais um quarto
    Como contras não ser novo, nao ter aquelas coisas que o outro tem como paineis solares, estores electricos etc.

Sendo vocês a escolher qual era o eleito?

Obrigado
    • RMMA
    • 2 abril 2013 editado

# 2

Olá!
    Eu escolheria o maior, sempre (não diz se o T3 tem varandas, nem a orientação solar do mesmo?) Da maneira como estão as coisas, comprar um apartamento é um investimento a longo prazo, e basta haver filhos para imediatamente o T2 se tornar pequeno.

Mas depende muito das suas prioridades. Qdo comprámos, as nossas incluíam ter varanda e uma orientação solar sem nenhuma frente a norte. O bónus foi lugar de estacionamento para 2 carros, soalho de madeira, pré-instalação de aquecimento central (este foi o ponto que mais pesou na decisão final, até pq não tínhamos possibilidade de comprar apartamento novo) e janelas de abrir. De resto, o apartamento tem mais de 15 anos. Mudámos há pouco tempo todos os estores, e optámos por continuar com estores de fita. Nunca gostámos de tectos falsos, preferimos candeeiros.

Nunca procurámos T2 pelos motivos acima indicados e porque quisemos pensar numa casa para os próximos 10 anos (imagino que agora, tenhamos de pensar nela para muitos mais anos).

Mas não conhecendo a sua situação, é difícil opinar. Só o Ricardo poderá saber aquilo a que dá mais valor.
  2.  # 3

O t3 tem apenas uma pequena varanda na cozinha, no entanto todas as janelas têm um vão que chega ao chão, mas não têm varanda, apenas uma grande para a pessoa não se descuidar e mandar da janela a baixo :)

Eu também tenho a opinião que quanto maior melhor, mesmo que um quarto fique para escritório não se perde nada, agora estou bastante indeciso porque não sei até que ponto só o facto de ter mais um quarto e maior areas compensa não ser novo e ter tudo aquilo que referi, que garante concerteza um conforto maior no dia a dia, e talvez economia de energia.
  3.  # 4

Se é pelo conforto, eu diria que pode sempre melhorar o T3 em termos de conforto mas não poderá melhorar o T2 em termos de área.
    Agora a questão da localização, serviços e acessibilidades é que poderiam ter algum peso na minha decisão.
    Concordam com este comentário: RMMA
  4.  # 5

Com o T3, mesmo sendo maior, o valor patrimonial será mais baixo, logo o IMI tambem é mais generoso.
  5.  # 6

Qual é a orientação solar do t3 ?

E quais são as zonas em Lisboa?
    •  
      FD
    • 4 abril 2013

# 7

Para mim, tem mais peso a localização que a casa em si.
    Na casa posso mudar muita coisa para ficar à minha medida, na localização não posso mexer.

Dito isto e imaginando que estão os dois no mesmo prédio, escolhia o T3 duplex:
    - mais espaço
    - mais uma divisão para o que der e vier
    - espaço para dois carros
    - mais barato
    - quase tudo o que o novo tem, o usado pode ter
    Concordam com este comentário: palmstroke, Maria Luísa, Sabrina
  6.  # 8

O fundamental é o espaço disponível e a localização.
    Prefiro mil vezes uma casa maior e antiga que pode ser remodelada a nosso gosto ao invés de uma casa nova e mais pequena. Ainda para mais o t2 tem uma parte virada para norte o que é de fugir na minha opinião . Tem também a vantagem de ser mais barata. A menos que a localização seja menos muito má eu não hesitaria. Aliás o que não faltam em Lisboa são bairros com prédios cheios de charme que não são de forma alguma comparáveis às novas urbanizações limítrofes .
  7.  # 9

Pensando a longo prazo, 11 anos não é assim tanta diferença. Se optar pela casa usada deve é melhorar logo de início a eficiência energética, porque tenho ideia que há 11 anos atrás os construtores não davam tanta atenção a isso.

Portanto, eu eliminava a variável da idade da casa como factor de decisão. O que pesaria mais seria a localização, e qual das casas conseguiria vender mais facilmente (o que está muito dependente da localização!).
  8.  # 10

Boa tarde,eu penso que se o T2 está numa zona melhor e ser novo eu antes queria o T2 sempre tinha mais facilidade em um dia se pensasse em querer vender era mais fácil a venda visto que daqui a uns anos era ainda um imóvel relativamente novo e melhor local,mas só o próprio é que sabe boa sorte.e aliás as condições da casa conta muito,novo é novo.
  9.  # 11

Estou decidido e seguir com a compra do t3, so uma questão, porquê evitar fachada a norte?
  10.  # 12

Colocado por: Ricardo_R5porquê evitar fachada a norte?

Fachadas orientadas a Norte recebem baixa incidencia solar no inverno, em contra partida no verão a incidencia solar é elevada.
    O resultado traduz-se em elevados consumos energéticos em aquecimento no inverno e arrefecimento no verão.

Vi que já fez sua escolha e desejo-lhe boa sorte.
    É bom pedirmos opiniões a terceiros pois é possível escapar-nos algo importante ao equacionarmos o porque da nossa escolha,
    Quantas pessoas é que lá vão viver?
    Se não tenho filhos, pretendo ter, quantos?
    Localização.
    Fazer um levantamento dos tipos de materiais que foram usado na obra.
    Um apartamento novo tem garantia
    Inspecionar areas comuns, conversar com condominos.
    O edificio de 11anos precisa de obras a nível de areas cumuns, fachada ou cobertura?

Antes de mais é preciso saber se a localização, o novo vs usado e os acabamentos justificam a diferença de preço.
    T2 - €1.940/mt2
    T3 - €960/mt2

Cumps.
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
  11.  # 13

Caro Ricardo,

Uma fachada virada a norte não recebe luz solar. Tornar-se-á uma zona mais escura e fria. Pessoalmente , considero que a melhor exposição solar são as casa com fachadas nascente/poente. Uma casa virada a Sul recebe sol durante uma boa parte do dia, mas infelizmente a parte virada a norte não recebe directamente luz solar.
  12.  # 14

Colocado por: fernandoRFachadas orientadas a Norte recebem baixa incidencia solar no inverno, em contra partida no verão a incidencia solar é elevada.

LOL
  13.  # 15

Uma coisa é certa...moderno é sempre que quisermos e podermos...agora a area não dá...nem a localização....
  14.  # 16

Pelo que estive a ver no google maps o t3 tem a fachada voltada a este, com duas janelas que tem um ângulo diferente na cozinha e um quarto voltadas a sul.
  15.  # 17

Colocado por: PicaretaLOL

A orientação Sul permite uma maior penetração do sol de Inverno e uma reduzida penetração do sol de Verão. Desta forma, as janelas de um alçado orientado a Sul conseguem proporcionar ao interior do edifício um acréscimo de conforto térmico, tanto no Inverno, quando o calor do sol é bem-vindo, como no Verão, quando os ganhos solares não são desejados, nem necessários. Esta medida tem um potencial de melhorar em até 30% as necessidades energéticas de um edifício, relacionadas com o conforto térmico, sobretudo quando é associada a outras medidas passivas. Trata-se de uma medida condicionada pelos instrumentos de planeamento urbano, sempre que se defina a orientação dos edifícios. Nem sempre é possível determinar, em áreas urbanas consolidadas, a orientação dos edifícios nos quais intervimos, porque o meio edificado já foi definido à partida. Nestes contextos, é importante considerar a incidência dos raios solares em todas as orientações existentes, para optimizar o conforto nos respectivos espaços interiores.
  16.  # 18

eu costumo dizer q o q é novo é sempre melhor, claro q n s aplica a td..:)

neste caso o t2 é mt pequeno e o t3 n é assim tão velho e é mt maior q o t2..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo

0.0227 seg. NEW