Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Provavelmente já existiu um tópico ou dois com este assunto mas com a lei e os subsidios do estado a este investimento sempre a mudar fiquei com dúvidas em relação à situação actual.

Fiz uma obra em reconstrução e ampliação de uma moradia, tudo feito com licença camararia e dentro da lei mas agora dizem-me que provavelmente sou obrigado a instalar paineis solares (tenho todo o sistema de pre-instalação montado) mas tendo em conta todos os gastos que já tive com a obra e a actual situação financeira esta instalação era algo que eu planeava fazer dentro de 3 ou 4 anos e não agora.

As minhas questões para quem esteja mais informado sobre o assunto são se realmente é obrigatorio por lei a instalaçao dos paineis, se existe algum financiamento por parte do estado como penso havia no passado recente, como funciona todo o processo para esse financiamento se ele existir...

Desde já obrigado a todos
  2.  # 2

boas, se fez tudo com projectos e tal. Tem de perguntar ao autor do seu Projecto RCCTE (térmica).
    Se ficou isento de apresentação do RCCTE, não tem de se preocupar.
  3.  # 3

Se é obra de reconstrução e ampliação, teve concerteza projecto de comportamento Térmico com DCR, e portanto os painéis solares são obrigatórios. (a não ser que não tenha nenhum telhado no quadrante sul)
    nesse caso não há incentivos, porque os incentivos que há agora são para construções existentes.
  4.  # 4

Fernando, Não é bem assim, se estiver abaixo dos 25% de intervenção... podem ter pedido a dispensa.
  5.  # 5

Colocado por: Pedro BarradasFernando, Não é bem assim, se estiver abaixo dos 25% de intervenção... podem ter pedido a dispensa.

ele escreveu Reconstrução e Ampliação.... dificilmente fica abaixo dos 25%, mas...
  6.  # 6

... nunca se sabe ;)... né?!
  7.  # 7

Colocado por: Pedro Barradas... nunca se sabe ;)... né?!

Certo :)
  8.  # 8

Para esclarecer foi feito com projecto de comportamento Térmico sim :).

Então não há incentivo por ter sido feita ampliação é isso ?

Peço desculpa mas não percebi...
  9.  # 9

Mas a minha grande dúvida, além de se é obrigatório ou não, que pelo que me dizem é, seria se existem benificios fiscais ou subsidios de incentivo à instalação dos mesmos e quando acabam se é que estão com prazo para acabar...não consigo encontrar informação sobre isso na Internet...
  10.  # 10

Colocado por: fernandoFerreiraos incentivos que há agora são para construções existentes.
  11.  # 11

Mas a moradia já existia, foi so remodelada e ampliada.
  12.  # 12

foi so remodelada e ampliada.

foi feito com projecto de comportamento Térmico sim

é como se fosse uma nova construção.
  13.  # 13

Então não estou a perceber. A obra acabou, a casa está pronta, ao por paineis solares agora não estou a por numa construção ja existente ? :|
  14.  # 14

em principio no seu caso não tem direito ao incentivo/apoio
    o aviso 03-edificio eficiente diz o seguinte: São suscetíveis de apoio as operações que, visando a implementação em edifícios existentes, unifamiliares e multifamiliares, de soluções que promovam a eficiência energética, integrando despesas com: ....

pode colocar a sua questão para o seguinte email: [email protected]
    pode também colocar a sua questão junto dos instaladores solares autorizados a intervir no ambito destes apoios, ou seja, associados da APISOLAR
  15.  # 15

Viva, pois isto é então um pressuposto de que todas as novas construções terão de ter sistemas de eficiência energética pagas pelos proprietários, certo? Só o que for remodelado "para melhor" é que se ajuda...no resto pagam os do costume, pois o Estado não pode auxiliar. É muita despesa..."Novidades novidades, só no..."
  16.  # 16

A sua obra não acabou, porque para ter o Certificado energético do edifico (novo) tem de ter montado o sistema que está definido no projecto RCCTE.... ou outro equivalente ou superior ao prescrito.

Tem de pagar.... claro que sim, que seja "eu a pagar" o seu sistema....;) (vejam o que isto deu... troikas e afins), tem de pagar o seu sistema de aquecimento de aguas sanitárias, tal como pagou/ pagará os electrodomesticos da cozinha, etc...

PS: Mas já foi ler o projecto RCCTE? Falou com o autor do projecto RCCTE e/Ou com o Coordenador de Projectos? O que lhe diz o Director tecnico da Obra?
  17.  # 17

Sei que os comentários de serem os outros a pagar o meu sistema de painéis solares são piada, se foram a sério então só revelam ignorância.

Faz ideia dos valores anuais das multas a que o estado português está obrigado a pagar à CE por falta de eficiência energética do país? Faça lá as contas aos valores das multas e depois veja quanto o FEE está a "dar" no total. Não é por situações destas que a Troika cá está e o país chegou onde chegou, antes pelo contrário.

Imagino que saibam também que o dinheiro que paga essas multas é o meu e o seu e o de todos os portugueses, não é um dinheiro mágico que eles plantam numa árvore algures no alentejo.
  18.  # 18

Colocado por: geelianSei que os comentários de serem os outros a pagar o meu sistema de painéis solares são piada, se foram a sério então só revelam ignorância.

O geelian pode encaixar o facto como quiser. A verdade é simples de entender, se não é o geelian a pagar, é outro alguém. A desculpa de que se não pagarem os painéis pagam na mesma uma multa não muda o facto de serem outros a pagar.

Admitindo que não há maneira de dar a volta à multa, o estado podia sempre obrigar toda a gente a comprar painéis solares até uma data qualquer, por exemplo. Não estou a dizer que defendo esta medida, estou apenas a dizer que em teoria existem outras soluções para não serem os outros a pagar "o seu sistema".

No entanto tenho de concordar com o Rei74, é o costume. Quem já está dentro do sistemada pirâmide, recebe benefícios. Quem quer entrar no sistemana pirâmide, paga pelos que já lá estão.

Penso que esta conversa é desnecessária, mas enfim.
    Concordam com este comentário: Rei74
  19.  # 19

Colocado por: geeliannão é um dinheiro mágico que eles plantam numa árvore algures no alentejo.

Se "eles" andam a plantar, ainda não dei conta de nada por aqui !?!?
    ;)

0.0199 seg. NEW