Iniciar sessão ou registar-se
  1. .
      123.jpg
  2. .
      124.jpg
  3. Colocado por: Sergio Rodrigues.
      123.jpg

    Que equipamento é esse? Uma caldeira?
    1407
  4. qual deles?
  5. .
      125.jpg
  6. Colocado por: Sergio Rodriguesqual deles?

    1407
    • box
    • 25 setembro 2016
    mesmo sabendo que são múltiplos os factores que determinam o consumo de lenha destes equipamentos, alguém me sabe dizer quantos m3 de lenha (eucalipto) poderão aproximadamente ser necessários para aquecer uma moradia de 200m2 com PRH durante um mês (temp. interior ~20º / exterior ~8º)?
  7. Colocado por: callinas
    Que equipamento é esse? Uma caldeira?
    1407
    sim uma caldeira a estilha!
    • eu
    • 25 setembro 2016 editado
    Colocado por: boxmesmo sabendo que são múltiplos os factores que determinam o consumo de lenha destes equipamentos, alguém me sabe dizer quantos m3 de lenha (eucalipto) poderão aproximadamente ser necessários para aquecer uma moradia de 200m2 com PRH durante um mês (temp. interior ~20º / exterior ~8º)?


    Um dos fatores mais importantes que determina o consumo é o isolamento da casa. Se for uma casa bem isolada, eu diria que 2 m3 chegam e sobram para um mês...

    Mas isto é obviamente um palpite... não é fácil alguém dar uma resposta segura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: box
  8. Colocado por: euUm dos fatores mais importantes que determina o consumo é o isolamento da casa
    seguido pelo rendimento da caldeira e da instalação associada.

    existem alguns relatos de utilizadores conseguem ter aquecimento durante 1 mês com recuperador de calor a debitar para PRH com 2 m3 (aprox 1,5ton) de lenha seca.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: box
    • box
    • 25 setembro 2016
    Sim era nesse contexto de bom isolamento e instalação bem dimensionada. Então acham que 10m3 (com tolerância) seriam suficientes para um inverno?
    • eu
    • 25 setembro 2016
    Colocado por: boxSim era nesse contexto de bom isolamento e instalação bem dimensionada. Então acham que 10m3 (com tolerância) seriam suficientes para um inverno?

    Eu diria que sim, desde que não abuse nas temperaturas...
  9. Colocado por: Sergio Rodrigues.
      124.jpg


    O problema é encontrar linha Buderus por cá... segundo me disseram, na Vulcano, é possível encomendar estas máquinas, mas a pedido, não há catálogo da marca na linha de lenha.
  10. é um nicho de mercado que nao lhes interessa!!! mas hoje em dia basta ir á net e encomendar o que se quer!!!
  11. Colocado por: Sergio Rodriguesé um nicho de mercado que nao lhes interessa!!! mas hoje em dia basta ir á net e encomendar o que se quer!!!


    Sim, é verdade, não é propriamente difícil encontrar até no Ebay alemão, mas é pena que um grupo com uma presença tão forte em Portugal (Bosch) tenha um catálogo imenso de produtos de linha Buderus (é mais virado para o sector terciário, parece-me, mas era um catálogo com centenas de páginas de produtos...) e a única máquina para queima a lenha é uma caldeira básica, com rendimento de 75%, ao mesmo tempo que lá fora têm produtos do calibre do postado.

    Tudo é um nicho de mercado até ao dia em que se aposta nele. O solar térmico era nicho de mercado, as bombas de calor eram nicho de mercado, etc etc etc, e agora é ver como estão ambos os mercados.

    A lenha é um segmento com um potencial enorme, tanto como matéria combustível como pela manutenção de propriedades e prevenção de fogo, já que se tiramos riqueza de determinado terreno, é natural que ele esteja mais cuidado. Ainda por cima, a lenha permite uma compatibilidade sazonal absolutamente perfeita com o solar térmico, funcionando em períodos completamente opostos numa base anual e permitindo a compatibilização de dois sistemas de baixo custo de operacionalidade e de manutenção.

    E uma coisa que ninguém fala: a utilização de lenha permite substituir o solar térmico, desde que produza a mesma energia numa base anual. Se um recuperador de calor não o permite, porque como está instalado dentro de casa só trabalha cerca de metade do ano (+/-), uma caldeira em zona técnica permite a produção de AQS o ano inteiro, em substituição do solar térmico. Mas notem que com isto não estou a dizer que é uma solução que eu defendo, mas sim que é possível.
    • eu
    • 26 setembro 2016
    Colocado por: Sergio Rodrigueshoje em dia basta ir á net e encomendar o que se quer!!!

    De facto, no caso das caldeiras, compensa largamente comprar online na Europa.

    Não sei porquê, mas o preço das caldeiras em Portugal está hiper inflacionado. Já vi caldeiras à venda em Portugal por 2800 euros, que custam online no centro da Europa 1500 euros. O custo do transporte não explica tudo, pois anda na casa dos 300 euros.
  12. Colocado por: euDe facto, no caso das caldeiras, compensa largamente comprar online na Europa.

    Não sei porquê, mas o preço das caldeiras em Portugal está hiper inflacionado. Já vi caldeiras à venda em Portugal por 2800 euros, que custam online no centro da Europa 1500 euros. O custo do transporte não explica tudo, pois anda na casa dos 300 euros.
    é a nossa signa de sermos tugas, na net encontra de tudo, ate ja vi uma froling S4 "usada" por 3000 e poucos euros!! eu proprio mando vir bastante coisas la de fora bem mais baratas que aqui!!
  13. Colocado por: Sergio Rodriguesé a nossa signa de sermos tugas, na net encontra de tudo, ate ja vi uma froling S4 "usada" por 3000 e poucos euros!! eu proprio mando vir bastante coisas la de fora bem mais baratas que aqui!!
    idem.
  14. Colocado por: SkinkxSim, é verdade, não é propriamente difícil encontrar até no Ebay alemão, mas é pena que um grupo com uma presença tão forte em Portugal (Bosch) tenha um catálogo imenso de produtos de linha Buderus (é mais virado para o sector terciário, parece-me, mas era um catálogo com centenas de páginas de produtos...) e a única máquina para queima a lenha é uma caldeira básica, com rendimento de 75%, ao mesmo tempo que lá fora têm produtos do calibre do postado.
    pois sabe que a bosch por aqui tem a vulcano e a junkers ja bem instaladas no sector domestico e pode nao fazer sentido para eles ter mais uma marca do grupo a fazer "concorrencia" nesse sector, se bem que alguma tecnologia e know how seja partilhada entre todos! as maquinas a pellets da buderus por exemplo acho que é uma outra marca que a fabrica, ja as de lenha têm varias umas mais viradas pro mercado russo e outras fabricadas por outra marcas como o caso da ETA





    Colocado por: SkinkxTudo é um nicho de mercado até ao dia em que se aposta nele. O solar térmico era nicho de mercado, as bombas de calor eram nicho de mercado, etc etc etc, e agora é ver como estão ambos os mercados.
    pois mas temos que ter em mente que buderus é sinonimo de alta qualidade e alta qualidade = € logo pode nao fazer sentido para eles esse nicho de mercado em portugal



    Colocado por: SkinkxA lenha é um segmento com um potencial enorme, tanto como matéria combustível como pela manutenção de propriedades e prevenção de fogo, já que se tiramos riqueza de determinado terreno, é natural que ele esteja mais cuidado. Ainda por cima, a lenha permite uma compatibilidade sazonal absolutamente perfeita com o solar térmico, funcionando em períodos completamente opostos numa base anual e permitindo a compatibilização de dois sistemas de baixo custo de operacionalidade e de manutenção.
    o factor conforto ainda conta alguma coisa na equação!



    Colocado por: SkinkxE uma coisa que ninguém fala: a utilização de lenha permite substituir o solar térmico, desde que produza a mesma energia numa base anual. Se um recuperador de calor não o permite, porque como está instalado dentro de casa só trabalha cerca de metade do ano (+/-), uma caldeira em zona técnica permite a produção de AQS o ano inteiro, em substituição do solar térmico. Mas notem que com isto não estou a dizer que é uma solução que eu defendo, mas sim que é possível.
    eu ja tenho dito, com um terreno com agua corrente eu era capaz de climatizar uma casa tanto aquecimento como arrefecimento sem recurso a maquinas, mas isto ja teria que ser em condições muito especificas
    • Skinkx
    • 5 novembro 2016 editado
    Arcade,

    já ouviu falar nalguma coisa disto?

    https://www.sintef.no/projectweb/stablewood
    https://www.sintef.no/en/projects/woodcfd

    Li isto e lembrei-me imediatamente de si. Fogões a lenha, com potências até 4 kW, se possível modulantes até 2 kW, idealmente 1 kW. E pesquisa em termos de materiais, de modo a controlar o pico da emissão e desfasá-lo do pico de produção de calor. Muito, muito interessante.
 
0.5239 seg. NEW