Colocado por: Sergio Rodrigues.
Colocado por: Sergio Rodriguesqual deles?
Colocado por: callinassim uma caldeira a estilha!
Que equipamento é esse? Uma caldeira?
1407
Colocado por: boxmesmo sabendo que são múltiplos os factores que determinam o consumo de lenha destes equipamentos, alguém me sabe dizer quantos m3 de lenha (eucalipto) poderão aproximadamente ser necessários para aquecer uma moradia de 200m2 com PRH durante um mês (temp. interior ~20º / exterior ~8º)?
Colocado por: euUm dos fatores mais importantes que determina o consumo é o isolamento da casaseguido pelo rendimento da caldeira e da instalação associada.
Colocado por: boxSim era nesse contexto de bom isolamento e instalação bem dimensionada. Então acham que 10m3 (com tolerância) seriam suficientes para um inverno?
Colocado por: Sergio Rodrigues.
Colocado por: Sergio Rodriguesé um nicho de mercado que nao lhes interessa!!! mas hoje em dia basta ir á net e encomendar o que se quer!!!
Colocado por: Sergio Rodrigueshoje em dia basta ir á net e encomendar o que se quer!!!
Colocado por: euDe facto, no caso das caldeiras, compensa largamente comprar online na Europa.é a nossa signa de sermos tugas, na net encontra de tudo, ate ja vi uma froling S4 "usada" por 3000 e poucos euros!! eu proprio mando vir bastante coisas la de fora bem mais baratas que aqui!!
Não sei porquê, mas o preço das caldeiras em Portugal está hiper inflacionado. Já vi caldeiras à venda em Portugal por 2800 euros, que custam online no centro da Europa 1500 euros. O custo do transporte não explica tudo, pois anda na casa dos 300 euros.
Colocado por: Sergio Rodriguesé a nossa signa de sermos tugas, na net encontra de tudo, ate ja vi uma froling S4 "usada" por 3000 e poucos euros!! eu proprio mando vir bastante coisas la de fora bem mais baratas que aqui!!idem.
Colocado por: SkinkxSim, é verdade, não é propriamente difícil encontrar até no Ebay alemão, mas é pena que um grupo com uma presença tão forte em Portugal (Bosch) tenha um catálogo imenso de produtos de linha Buderus (é mais virado para o sector terciário, parece-me, mas era um catálogo com centenas de páginas de produtos...) e a única máquina para queima a lenha é uma caldeira básica, com rendimento de 75%, ao mesmo tempo que lá fora têm produtos do calibre do postado.pois sabe que a bosch por aqui tem a vulcano e a junkers ja bem instaladas no sector domestico e pode nao fazer sentido para eles ter mais uma marca do grupo a fazer "concorrencia" nesse sector, se bem que alguma tecnologia e know how seja partilhada entre todos! as maquinas a pellets da buderus por exemplo acho que é uma outra marca que a fabrica, ja as de lenha têm varias umas mais viradas pro mercado russo e outras fabricadas por outra marcas como o caso da ETA
Colocado por: SkinkxTudo é um nicho de mercado até ao dia em que se aposta nele. O solar térmico era nicho de mercado, as bombas de calor eram nicho de mercado, etc etc etc, e agora é ver como estão ambos os mercados.pois mas temos que ter em mente que buderus é sinonimo de alta qualidade e alta qualidade = € logo pode nao fazer sentido para eles esse nicho de mercado em portugal
Colocado por: SkinkxA lenha é um segmento com um potencial enorme, tanto como matéria combustível como pela manutenção de propriedades e prevenção de fogo, já que se tiramos riqueza de determinado terreno, é natural que ele esteja mais cuidado. Ainda por cima, a lenha permite uma compatibilidade sazonal absolutamente perfeita com o solar térmico, funcionando em períodos completamente opostos numa base anual e permitindo a compatibilização de dois sistemas de baixo custo de operacionalidade e de manutenção.o factor conforto ainda conta alguma coisa na equação!
Colocado por: SkinkxE uma coisa que ninguém fala: a utilização de lenha permite substituir o solar térmico, desde que produza a mesma energia numa base anual. Se um recuperador de calor não o permite, porque como está instalado dentro de casa só trabalha cerca de metade do ano (+/-), uma caldeira em zona técnica permite a produção de AQS o ano inteiro, em substituição do solar térmico. Mas notem que com isto não estou a dizer que é uma solução que eu defendo, mas sim que é possível.eu ja tenho dito, com um terreno com agua corrente eu era capaz de climatizar uma casa tanto aquecimento como arrefecimento sem recurso a maquinas, mas isto ja teria que ser em condições muito especificas