Iniciar sessão ou registar-se
  1. Já existe fogões com eficiências de 90%
  2. Colocado por: Sergio RodriguesJá existe fogões com eficiências de 90%


    A questão já não é a eficiência, mas sim a redução das emissões e, principalmente, o controlo sobre a produção e emissão de calor, porque em casas super-isoladas ou passivas os aparelhos de potência tradicional provocam sobre-aquecimentos e daí que a investigação tenha caminhado no sentido de fogões comk potências de 4 kW e até (idealmente) inferiores, com capacidade de modulação da potência e até com recurso a materiais que ajudam a criar esse hiato entre produção e difusão de calor.

    Ainda não li tudo, mas parece-me algo muitíssimo interessante. Como apaixonado da lenha e da eficiência energética, isto é ouro sobre azul.
  3. Sim mas com mais eficiência menor são as emissões, que é o exemplo das caldeiras de chama invertida, no caso da lenha e eficiência e emissão de poluentes andam de mãos dadas
    Concordam com este comentário: Arcade
  4. E o facto de falarem em potências pequenas deve também estar ligado às necessidades reduzidas de uma cada por ex passiva, logo menor potência menor serão as emissões
    Concordam com este comentário: Arcade
  5. Colocado por: Sergio RodriguesE o facto de falarem em potências pequenas deve também estar ligado às necessidades reduzidas de uma cada por ex passiva, logo menor potência menor serão as emissões


    O problema é que os modelos que existiam não eram de menor potência, eram de potência normal a queimar com cargas inadequadas e por períodos de tempo demasiado curtos para atingir uma combustão optimizada.
  6. Isso so vai ter sentido em Portugal quando as necessidades para aquecer uma casa forem mínimas
  7. Colocado por: Sergio RodriguesIsso so vai ter sentido em Portugal quando as necessidades para aquecer uma casa forem mínimas


    Nas casas novas já estamos muito perto disso, dificilmente tenho necessidades de aquecimento superiores a 10 kW em projectos ao abrigo da nova regulamentação e a maior parte dos casos é mesmo inferior a 8 kW e sem qualquer recuperação de calor. Estamos a falar de casas com ETICS 6 cm nas paredes, pisos com 6 cm de isolamento, coberturas com 10 cm e caixilharias de alumínio 45 mm, com corte térmico e vidro baixo emissivo.

    Ou seja, um padrão de qualidade, mas com materiais/sistemas absolutamente banais em termos de mercado, coisas que se encontra em qualquer esquina, não estamos propriamente a falar de caixilharias passivas com vidro triplo ou ETICS com 30 cms, vigas térmicas e por aí fora... e isto com pontes térmicas lineares obtidas de catálogo/tabela, logo majoradas face à realidade...
    Concordam com este comentário: eu
  8. Colocado por: Skinkx
    Nas casas novas já estamos muito perto disso, dificilmente tenho necessidades de aquecimento superiores a 10 kW em projectos ao abrigo da nova regulamentação e a maior parte dos casos é mesmo inferior a 8 kW e sem qualquer recuperação de calor. Estamos a falar de casas com ETICS 6 cm nas paredes, pisos com 6 cm de isolamento, coberturas com 10 cm e caixilharias de alumínio 45 mm, com corte térmico e vidro baixo emissivo.

    Ou seja, um padrão de qualidade, mas com materiais/sistemas absolutamente banais em termos de mercado, coisas que se encontra em qualquer esquina, não estamos propriamente a falar de caixilharias passivas com vidro triplo ou ETICS com 30 cms, vigas térmicas e por aí fora... e isto com pontes térmicas lineares obtidas de catálogo/tabela, logo majoradas face à realidade...
    eu falo em minimas na ordem dos 30w m2
  9. Já andamos facilmente abaixo dos 60 W/m2 com essas coisas corriqueiras que falei, o que não falta é margem para melhorar o desempenho com materiais que mesmo assim não são difíceis de encontrar no mercado.

    Uma casa com necessidades de aquecimento de 4 kW, supríveis por biomassa, acho que é mesmo o ex-líbris da ecosustentabilidade. Por muito eficientes que as bombas de calor possam ser, lenha é lenha, o processo produtivo é do mais limpo que pode haver. O grande problema é mesmo a questão do frio, que só as BC permitem fazer (de modo activo).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  10. Colocado por: SkinkxJá andamos facilmente abaixo dos 60 W/m2 com essas coisas corriqueiras que falei, o que não falta é margem para melhorar o desempenho com materiais que mesmo assim não são difíceis de encontrar no mercado.
    sim mas ainda nao é norma!!



    Colocado por: SkinkxUma casa com necessidades de aquecimento de 4 kW, supríveis por biomassa, acho que é mesmo o ex-líbris da ecosustentabilidade. Por muito eficientes que as bombas de calor possam ser, lenha é lenha, o processo produtivo é do mais limpo que pode haver.
    falta ainda a energia primaria, dar mais incentivos para quem quer instalar fotovoltaico, aeolicas, limpezas de matos e aproveitamento da biomassa para produção de energia electrica, mais aproveitamento dos residuos domesticos por ex aproveitamento do gas metano existentes nos ramais de saneamento!!





    Colocado por: SkinkxO grande problema é mesmo a questão do frio, que só as BC permitem fazer (de modo activo).
    resolvido =) https://www.youtube.com/watch?v=TGQPYxln6Og
  11. Colocado por: Skinkx
    Uma casa com necessidades de aquecimento de 4 kW, supríveis por biomassa, acho que é mesmo o ex-líbris da ecosustentabilidade. Por muito eficientes que as bombas de calor possam ser, lenha é lenha, o processo produtivo é do mais limpo que pode haver.
    tem muitas soluçoes, ate soluçoes de aquecimento com emissoes zero,
    • eu
    • 6 novembro 2016 editado
    Colocado por: SkinkxO grande problema é mesmo a questão do frio

    Para fazer frio, parece-me que a solução ideal é mesmo o binómio < bomba de calor / painéis fotovoltaicos > . E no caso do frio, é mesmo quando há mais radiação solar que precisamos da energia, por isso, parece-me uma solução realmente ecológica e sustentável.

    Já aquela ideia de usar energia solar para apoio ao aquecimento... sou muito cético... devido à fraca radiação solar nesse períodos... A lenha /pellets parece fazer sentido, mas a poluição gerada (CO, NOX e partículas) pode inviabilizar a sua utilização em larga escala...
  12. Colocado por: Sergio Rodriguestem muitas soluçoes, ate soluçoes de aquecimento com emissoes zero,


    Não há tal coisa como emissões zero, não gosto nada dessa expressão.

    E por exemplo, se houver uma ligeira fuga do gás numa bomba de calor, isso corresponde a quantos quilos de emissões de gases?
  13. Colocado por: SkinkxNão há tal coisa como emissões zero, não gosto nada dessa expressão.

    E por exemplo, se houver uma ligeira fuga do gás numa bomba de calor, isso corresponde a quantos quilos de emissões de gases?
    nao estou a falar de bombas de calor nem nada do genero
  14. Colocado por: Skinkxse houver uma ligeira fuga do gás numa bomba de calor, isso corresponde a quantos quilos de emissões de gases?
    se o fluido for CO2 representa 0
  15. Colocado por: jorgealvesse o fluido for CO2 representa 0


    Sim, se for Co2, mas isso não é (ainda) a regra no mercado. Quando for, aí sim, concordo 100%.
  16. Colocado por: Sergio Rodriguesnao estou a falar de bombas de calor nem nada do genero


    Então não estou a ver, pelo menos em termos de equipamentos produzidos em larga escala, para o grande público.
  17. Colocado por: SkinkxEntão não estou a ver
    ele está falar de geotermia passiva,
  18. se for uma maquina que os residuos que produz é agua, ainda melhor!!!
  19. Colocado por: jorgealvesele está falar de geotermia passiva,
    tou nada pah estou a falar em aquecimento!! nao de arrefecimento
 
0.5242 seg. NEW