Colocado por: Sergio RodriguesJá existe fogões com eficiências de 90%
Colocado por: Sergio RodriguesE o facto de falarem em potências pequenas deve também estar ligado às necessidades reduzidas de uma cada por ex passiva, logo menor potência menor serão as emissões
Colocado por: Sergio RodriguesIsso so vai ter sentido em Portugal quando as necessidades para aquecer uma casa forem mínimas
Colocado por: Skinkxeu falo em minimas na ordem dos 30w m2
Nas casas novas já estamos muito perto disso, dificilmente tenho necessidades de aquecimento superiores a 10 kW em projectos ao abrigo da nova regulamentação e a maior parte dos casos é mesmo inferior a 8 kW e sem qualquer recuperação de calor. Estamos a falar de casas com ETICS 6 cm nas paredes, pisos com 6 cm de isolamento, coberturas com 10 cm e caixilharias de alumínio 45 mm, com corte térmico e vidro baixo emissivo.
Ou seja, um padrão de qualidade, mas com materiais/sistemas absolutamente banais em termos de mercado, coisas que se encontra em qualquer esquina, não estamos propriamente a falar de caixilharias passivas com vidro triplo ou ETICS com 30 cms, vigas térmicas e por aí fora... e isto com pontes térmicas lineares obtidas de catálogo/tabela, logo majoradas face à realidade...
Colocado por: SkinkxJá andamos facilmente abaixo dos 60 W/m2 com essas coisas corriqueiras que falei, o que não falta é margem para melhorar o desempenho com materiais que mesmo assim não são difíceis de encontrar no mercado.sim mas ainda nao é norma!!
Colocado por: SkinkxUma casa com necessidades de aquecimento de 4 kW, supríveis por biomassa, acho que é mesmo o ex-líbris da ecosustentabilidade. Por muito eficientes que as bombas de calor possam ser, lenha é lenha, o processo produtivo é do mais limpo que pode haver.falta ainda a energia primaria, dar mais incentivos para quem quer instalar fotovoltaico, aeolicas, limpezas de matos e aproveitamento da biomassa para produção de energia electrica, mais aproveitamento dos residuos domesticos por ex aproveitamento do gas metano existentes nos ramais de saneamento!!
Colocado por: SkinkxO grande problema é mesmo a questão do frio, que só as BC permitem fazer (de modo activo).resolvido =) https://www.youtube.com/watch?v=TGQPYxln6Og
Colocado por: Skinkxtem muitas soluçoes, ate soluçoes de aquecimento com emissoes zero,
Uma casa com necessidades de aquecimento de 4 kW, supríveis por biomassa, acho que é mesmo o ex-líbris da ecosustentabilidade. Por muito eficientes que as bombas de calor possam ser, lenha é lenha, o processo produtivo é do mais limpo que pode haver.
Colocado por: SkinkxO grande problema é mesmo a questão do frio
Colocado por: Sergio Rodriguestem muitas soluçoes, ate soluçoes de aquecimento com emissoes zero,
Colocado por: SkinkxNão há tal coisa como emissões zero, não gosto nada dessa expressão.nao estou a falar de bombas de calor nem nada do genero
E por exemplo, se houver uma ligeira fuga do gás numa bomba de calor, isso corresponde a quantos quilos de emissões de gases?
Colocado por: Skinkxse houver uma ligeira fuga do gás numa bomba de calor, isso corresponde a quantos quilos de emissões de gases?se o fluido for CO2 representa 0
Colocado por: jorgealvesse o fluido for CO2 representa 0
Colocado por: Sergio Rodriguesnao estou a falar de bombas de calor nem nada do genero
Colocado por: SkinkxEntão não estou a verele está falar de geotermia passiva,
Colocado por: jorgealvesele está falar de geotermia passiva,tou nada pah estou a falar em aquecimento!! nao de arrefecimento