Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    isolamento misto (pelo exterior no pavimento e pelo interior na parede e tecto):
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Interrogativo
      Screenshot-2013-04-09_09.50.39.jpg
  2.  # 22

    Colocado por: fernandoFerreiraisolamento misto (pelo exterior no pavimento e pelo interior na parede e tecto):

    Bom dia.
    Efectivamente parece-me esta a solução melhor para mim, quer financeira, quer esteticamente.
    Para implementar a solução integral exterior, mesmo que conseguisse a parte financeira, teria o problema da janela lateral (WC) e das portadas...

    Neste momento, e pelos contributos atrás descritos, estou a puxar pela cabeça como fazer o isolamento exterior por baixo do pavimento de modo a que não se abram fendas entre a construção original e a nova, e de modo a que esta seja duradoura (e efectiva).

    Obrigado a todos por todos os contributos!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: backlash
    •  
      alv
    • 9 abril 2013

     # 23

    Vivam!
    Parabéns ao Fernando pela paciência com o CAD. Basicamente são essas as duas hipóteses em questão.Se não for pedir muito, acrescente as soluções para a dúvida do Interrogativo, ou seja o remate do tecto ou revestimento horizontal no caso de não revestir a totalidade das paredes exteriores, ou seja um pequeno dente recuado uns centímetros ou uma forra que faça uma alheta ou dente.
    Já agora, como ele tem as lajetas, aproveite e coloque-as no sítio com as necessárias rectificações ou seja, assentes em espaçadores ou numa tela pitonada.
    "Fassam" parte.
    •  
      alv
    • 9 abril 2013

     # 24

    Vivam!

    Ó homem de Deus, percebo o que mostra, mas se numa parede plana lhe vai acrescentar cinco ou dez centimetros à face e se não vai fazer nenhum revestimento total das duas superfícies, a existente e a nova, isto é se vai emendar , na emenda, quer queira quer não vai haver uma fissura. Esta pode e deve ser disfarçada com uma junta de dilatação, um recuado, com selantes, silicones, o que quiser mais disfarçada menos disfarçada, mas vai aparecer, por isso o disfarce.
    Quanto à pingadeira que mostra é um dos sistemas que refiro e sim pode ser isso ou outra qualquer, mas tem de levar e é isso que digo.
    Fiquemos assim entre nós e esperemos que o interrogativo tenha percebido o que pode ou deve fazer e que cuidados deve exigir a quem lhe fizer o trabalho.
    "Fassam" parte.
    •  
      alv
    • 10 abril 2013

     # 25

    Vivam!
    Declaração de vencido:
    Fico-me por aqui. Já pouco ou nada acrescento.
    Assim nem vale a pena, desconversamos em vez de aprendermos, uns e outros.
    "Fassam" parte.
  3.  # 26

    Bem... voltando à carga (uma série de questões pessoais obrigaram-me a adiar o solucionar destes problemas) para além do quarto tenho por corrigir um janelão (?) que está por cima das escadas do R/C para o 1º, ao nível do sótão, que transmite luz para o 1º piso (este janelão dá para o exterior ao nível do terraço que está em questão...)

    (*) Na primeira página desta discussão, nas imagens das plantas, este janelão está no quadrado entre "sótão" e "terraço", virado para sul.

    Ora este janelão apresenta fungos / bolores à volta e por cima.
    Pensei em colocar um segundo janelão no interior, à beira da pedra, para criar o efeito de "caixa de ar" (diminuir a diferença de temperatura entre o interior e o exterior, de modo a não se formarem zonas húmidas por condensação e assim tentar evitar bolores; mas mesmo assim, existe uma zona que tem fungos na viga (?) por cima do janelão.

    Não sei como resolver / melhorar / ...


    Obrigado por qualquer dica!

    Image Hosted by ImageShack.us

    Image Hosted by ImageShack.us

    Image Hosted by ImageShack.us
    •  
      alv
    • 26 agosto 2013

     # 27

    Vivam!
    Depois de ser chamado à atenção, em minha opinião o que tem aí são as malfdadas pontes térmicas do talão de viga. Se reparar também, o tecto também já denota alguma falta de isolamento evidenciada por algum bolor nele. Portanto nestas zonas o inevitável isolamento vai resolver, seja por fora seja por dentro.
    Numa análise rápida, um tecto falso em PGL com um isolante com uma BPV, que traduzindo se resume a um tecto falso com placas de gesso e uma manta de lã de vidro com papel kraft, resolve-lhe o problema da viga e do tecto.
    Restam-lhe essas, também malfadadas, ombreiras e aí a coisa já se complica, uma vez que não percebo se essas paredes laterais são de compartimentação interior ou de envolvente exterior. Ainda assim ainda aí tem uns centimetros de espessura que podem ser tratados pelo interior, ou se puder e o pano interior da janela não for muito grande, isolar todo o pano pelo interior também com SCPGL, se não o puder fazer pelo exterior.
    Outra coisa que tem de fazer é resolver o problema da janela, e sim uma de abrir ou de correr pelo interior com o necessário e já quase indispensável corte térmico e vidro duplo, isto por questões de limpeza e manutenção do espaço entre as janelas.
    Espero ter ajudado e "fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Interrogativo
  4.  # 28

    Boa tarde alv.

    Muito obrigado pela sua opinião, que me parece muito interessante.
    A minha solução de colocar um segundo janelão no interior à frente do já existente não iria tratar de proteger termicamente a viga, apenas o "rebordo" da actual janela (lateral e superior), pelo que a sua dica é claramente muito interessante.
    As parede laterais são ambas interiores (sótão de ambos os lados).
    Fiquei a pensar no novo janelão interior... visto que já existe uma janela, vidro duplo e ruptura térmica não é um exagero? (também não quero dar sorte ao azar e não remediar a coisa à primeira...!!!

    Ah! e se o novo janelão fôr de parede a parede (lateralmente) e até à viga (por cima), será que neste rebordo da janela actual é na mesma de colocar pladur? É que são tão poucos cms...

    Peço desculpa pelas perguntas chatas...
    Mais uma vez, muito obrigado!
    •  
      alv
    • 27 agosto 2013

     # 29

    Vivam!
    Depende da forma como colocar a janela. Parece-me que de lado vai resolver, para baixo, se não tem problemas está resolvido, mas a janela vai encostar no fundo da viga, deixando a lateral desprotegida e essa lateral é uma autoestrada de "frio", logo local obrigatório para condensar. É essa porção que lhe vai causar problemas.
    Outra solução, que não sei como resultaria, seria fazer essa tal janela por forma que fosse até ao tecto, portanto à frente da parede existente, mas isso parece-me que ficaria uma aberração, embora talvez resolvesse.
    Mas não, deixemo-nos de invenções, e trate de fazer um tecto ou uma courete apenas sobre a janela e resolve. Por outro lado, quanto à segunda janela ter corte térmico e vidro duplo, em minha opinião, numa só janela e com essa dimensão a diferença de preço deve jusificar o efeito.
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Interrogativo
  5.  # 30

    Muito, mas mesmo muito obrigado!
 
0.0182 seg. NEW