Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Recebi uma chamada na Anacom procurando saber qual minha disponibilidade para realizarem uma vistoria ao ITED da minha moradia, o mais caricato é que já estou a viver nela a um ano já tenho licença de habitação e ate já paguei o IMI , porque meu pedido de isenção foi deferido , gostava de saber se ésta vistoria é legal ?? Nao deveria ser antes da licença de utilização ??
  2.  # 2

Supostamente sim. Mas há muitas malabarices nestas lides da construção.

Primeiro, veja se o nº que lhe ligou é realmente alguém da Anacom, no caso de se confirmar com toda a certeza, fale com o construtor e exponha a situação e se este lhe disser que a sua habitação já foi vistoriada, peça-lhe um documento que comprove isso mesmo.

No pior das hipóteses é um engano da Anacom e no final tudo fica bem.
  3.  # 3

Eu não abria as portas a ninguém sem a polícia estar lá, e com um mandato. Não vai ganhar nada com abrir a porta, só tem a perder.
    Concordam com este comentário: eu, pedro.peixoto, Dj_C
  4.  # 4

Colocado por: danobregaEu não abria as portas a ninguém sem a polícia estar lá, e com um mandato. Não vai ganhar nada com abrir a porta, só tem a perder.
    Concordam com este comentário:pedro.peixoto

Nesse caso seria com mandado, não mandato... :)
    Concordam com este comentário: Sabrina
    • eu
    • 4 abril 2013 editado

# 5

Diga que não tem disponibilidade nos próximos anos... ;)

Já agora, essas vistorias são legais e podem trazer muitos dissabores ao instalador, caso algo não esteja conforme... as multas têm valores inacreditáveis!
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • r.v
    • 4 abril 2013

# 6

todas as intalacoes sao obrigadas a ter certifcado de instalaçao.quer seja feito pelo instalador ou projetista ou outra empresa.sem esse certificado nao tem licença de hablitabelidade. a anacom esta a contactar alguns propriatarios para efectuar testes as intalaçoes quando desconfiam de certos certificadores de instalaçoes que andaram por ai a passar certificados em troca de uns euros.va o site da anacom que la tem os contactos,exponha a sua situaçao
    • r.v
    • 4 abril 2013

# 7

multas no minimo 4000€
  5.  # 8

Colocado por: celc22Recebi uma chamada na Anacom procurando saber qual minha disponibilidade para realizarem uma vistoria ao ITED da minha moradia

Até podia ser o Papa, por telefone não tem disponibilidade para ninguém. Se a Anacom quiser fazer uma vistoria, vai ter que escrever uma carta.

Colocado por: euJá agora, essas vistorias são legai

Até podem ser legais, mas não se marcam por telefone.
    • eu
    • 4 abril 2013 editado

# 9

Uma coisa que sempre me irritou é a quantidade de regras, restrições e certificações que são necessárias para as casas particulares novas. Porra, uma casa não é nenhuma central nuclear !

E ainda por cima, deixam o mais importante de fora: a estrutura! Sim, a estrutura não precisa de ser certificada!
    Concordam com este comentário: PacoSoft, jorgealves, Cadinha
  6.  # 10

Colocado por: Rui A. B.Nesse caso seria com mandado, não mandato... :)

Ops... :-)
  7.  # 11

Se ja tem licenca de habitacao a partida e porque garantidamente teve vistoria Ited. Se nao teve vistoria pelo menos o certificado alguem teve de arranjar porque senao nao havia licenca de habitacao para ninguem.
    O mais certo e ser um esquema para lhe darem uma marretada na cabeca e lhe assaltarem a casa.
    Concordam com este comentário: Dj_C
  8.  # 12

Colocado por: Joao DiasSe nao teve vistoria pelo menos o certificado alguem teve de arranjar porque senao nao havia licenca de habitacao para ninguem.

Tem a certeza?
    • eu
    • 4 abril 2013

# 13

Colocado por: Joao DiasSe ja tem licenca de habitacao a partida e porque garantidamente teve vistoria Ited

Não é assim que funciona.

Não há qualquer vistoria durante a construção: o instalador passa um termo de responsabilidade. Depois a ANACOM faz algumas vistorias aleatórias de vez em quando...
  9.  # 14

Colocado por: euo instalador passa um termo de responsabilidade.

...mas não é preciso para obter a autorização de utilização.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  10.  # 15

Colocado por: r.v... nao tem licença de hablitabelidade.

Não tem o quê? :)
  11.  # 16

Fui ontem buscar a minha à Câmara e por estas bandas ainda lhe chamam licença de utilização, alvará de licença de utilização. O termo mais chique: autorização de utilização ainda não chegou aqui...
  12.  # 17

Colocado por: Sabrinapor estas bandas ainda lhe chamam licença de utilização

E é isso que lá está escrito?

Colocado por: Sabrinaautorização de utilização ainda não chegou aqui...

O regime jurídico da urbanização e da edificação, Decreto-Lei n.º 26/2010 de 30 de Março, é para aplicar em todo o país, e diz no seu artº 4, ponto 5 — "Está sujeita a autorização a utilização dos edifícios ou suas fracções, bem como as alterações da utilização dos mesmos."

Se na sua câmara chamam "licença de utilização", é porque são incompetentes que nem a legislação conhecem.
  13.  # 18

Licença de habitação ou outra designação qual o mal ate legislação foram buscar lol isto nao és minha duvida
  14.  # 19

A senhora que me ligou disse que iam mandar a carta mas gostaria de saber a disponibilidade. Era mesmo da ANACOM a minha casa respeita o projecto de ited e já foi entregue a Anacom a certificação . Gostava de saber se depois de ter a licença a cerca de um ano tenho mesmo ke receber estes senhores n minha casa ???? Tou fartos desta gente toda ke só me tiraram noites de sono e dinheiro da carteira !!!! Se negar a vistoria deles quais sãos as conseguencias??????
  15.  # 20

Penso que estas vistorias tem de ser anteriores a emissão da licença de utilização ...

0.0222 seg. NEW