Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Acho quase inacreditavel a quantidade de pessoas desprovidas de sentido estético aqui. Uma casa que foi adquirida em banda, todas iguais foi comprada porque a pessoa gostou do conceito. Pintar uma de amarelo pode ser um atentado a um futuro negócio/venda. Eu por exemplo não compraria lá. Esteticamente é mais bonito ver tudo em harmonia...Não entendo o ataque à autora do post que tem toda a razão e a lei do lado dela...Ninguém quer dar-se mal com os vizinhos, está certo. Mas quem aqui começou com a guerra foi o tal vizinho...Ora caros opinadores, se o vosso vizinho decidisse pintar a fachada do seu clube de coração vocês diriam "eh pah deixem lá o Homem fazer o que quer" Eu chamo a isso outra coisa....
    Concordam com este comentário: Paramonte, maria rodrigues, thekillerpt
  2.  # 22

Sinceramente concordo com a "queixosa", até porque comprei uma moradia há uns anos nas mesmas condições (ainda estava tudo em construção e o aspecto das ruas era bonito e homogeneo), e agora cada casa tem as suas alterações!

A minha opinião é: se esse sr. é o único com alterações, faça queixa (anónima ou conjunta se possível) e tente que isso seja reposto!

Se já há muitas moradias com alterações, faça você também o que lhe apetecer e esqueça isso! Perdido por 100, perdido por 1000 :P

Infelizmente já me habituei a tentar remar contra a maré quando ainda vale a pena, mas quando vejo que é inútil deixo-me levar na maré :P

Eu próprio, após saber que um juiz que mora aqui mudou AINDA EM OBRA alguns aspectos da casa (quando me tinha sido negada qualquer alteração ao projecto na mesma altura da construção) subi a vedação da casa quando me andaram a cheirar cá dentro do quintal (o muro tinha originalmente 1 metro de altura e era fácil de saltar), e após isso ouvi muita gente a criticar que eu tinha feito uma gaiola. Agora há montes de muros e vedações subidas, para criação de privacidade em cada moradia.

Aqui são 200 casas todas iguais, mas ao fim de 10 anos já há anexos, marquises, muros e vedações diferentes, cores diferentes, garagens abertas transformadas em salas (fechadas), janelas de sótãos... enfim...

Só quando vejo as fotos dos 1ºs anos consigo ter uma ideia da imagem limpa e harmoniosa que a urbanização tinha :(
    Concordam com este comentário: Rodri12
  3.  # 23

Colocado por: susanalvesboa tarde, resido numa moradia de casas em banda. o meu vizinho da casa do topo resolveu remodelar a casa, alterando-a em relação ás restantes. alterou a pintura de amarelo para cinzento e os portões e grades de branco para inox, também colocou pedra numa das paredes laterais e por cima das janelas. a minha questão é se estas alterações são legais, caso não seja o que é que se pode fazer?

Existe uma coisa que se chama "direitos de autor" que infelizmente pouca gente liga. Dependendo da situação o projetista poderá impedir a alteração.
    Vou dar-lhe um exemplo: moro num edifício com 9 andares. Ao nível do 4º andar os apartamentos dispõe de terraços com uma área considerável. Um dos proprietários pretendia transformar o seu T3 num T5, ocupando grande parte do terraço. Levou o projeto e a maqueta a uma assembleia de condomínio e a maioria dos condóminos ficou-se pelo "nim". O que valeu foi o arquiteto que não prescindiu dos direitos de autor. Salvou-se assim o aspeto da edificação e evitou-se que outros seguissem o exemplo.
  4.  # 24

É ilegal se as alterações colidirem com o projecto inicial.

Tira valor à urbaninazão poque geralmente estas alterações são estéticamente erradas algumas horrendas

As pessas que defendem estas alterações são as mesmas que dizem que cada um tem o direito estender roupa em estendais exteriores, e depois os prédios perdem valor parecem de um país de terceiro mundo...
  5.  # 25

Eu também não concordo com a alteração das fachadas, principalmente em apartamentos ou moradias em banda.
  6.  # 26

Colocado por: ParamonteÉ ilegal se as alterações colidirem com o projecto inicial.

Tira valor à urbaninazão poque geralmente estas alterações são estéticamente erradas algumas horrendas

As pessas que defendem estas alterações são as mesmas que dizem que cada um tem o direito estender roupa em estendais exteriores, e depois os prédios perdem valor parecem de um país de terceiro mundo...
    Concordam com este comentário:Rodri12

Nem diga nada...

Onde estou a morar são 7 moradias em banda, numa delas houve quem já coloca-se um estendal de teto no alpendre de acesso da cozinha ao jardim.
    E é logo na fachada (sul) mais bonita das casas e que tem mais visibilidade para quem está no exterior.
    É simplesmente horroroso, anda por cima têm tanto espaço na cozinha para estender a roupa.
  7.  # 27

Qual a legislação sobre os direitos de autor num projeto de arquitetura?
  8.  # 28

E é por isso que me mudei de um apartamento para uma moradia isolada.
    Dentro dos possíveis, na minha casa mando eu :)
  9.  # 29

O que também me espanta é as pessoas que estão relacionadas com a camara municipal (por exemplo os piquetes das águas, os varredores e quem arranja os espaços verdes), não relatarem estas obras ilegais!! Certamente que sabem que é preciso uma licença para as fazer! Logo se ao passarem numa obra e não estiver nada afixado ou visível, só tinham que comunicar à camara que no decorrer do seu trabalho, depararam-se com uma obra não identificada ou sinalizada!

Se por acaso eu quiser fazer queixa, fica lá o meu nome e ainda vou ter que perder tempo com o assunto e provavelmente ganho um inimigo :P
  10.  # 30

Colocado por: tiagottxO que também me espanta é as pessoas que estão relacionadas com a camara municipal (por exemplo os piquetes das águas, os varredores e quem arranja os espaços verdes), não relatarem estas obras ilegais!! Certamente que sabem que é preciso uma licença para as fazer! Logo se ao passarem numa obra e não estiver nada afixado ou visível, só tinham que comunicar à camara que no decorrer do seu trabalho, depararam-se com uma obra não identificada ou sinalizada!

Se por acaso eu quiser fazer queixa, fica lá o meu nome e ainda vou ter que perder tempo com o assunto e provavelmente ganho um inimigo :P

O "problema" é que quando não é nada com eles para quê perder tempo com queixas?!
  11.  # 31

Colocado por: zedasilvaQual a legislação sobre os direitos de autor num projeto de arquitetura?

DL 63/85 de 14 de Março, artº 2, g).
  12.  # 32

Colocado por: susanalveseu não me quero meter na vida do meu vizinho, o que eu não acho certo é ter comprado uma casa numa rua em que as casas eram todas iguais, o que tornava a rua um local bonito para se viver, e agora aparece lá uma que não tem nada a ver com as outras.

Não vejo nada de bonito nesses arruamentos de moradias em banda todas iguais... muito pelo contrário.
  13.  # 33

Colocado por: Costa Martins arqDL 63/85 de 14 de Março, artº 2, g).

Ok!
    Mas segundo creio saber, o DO pode sempre efetuar alterações ao projeto desde que tenha a aprovação do seu autor. Não sendo possível esse acordo, pode o autor repudiar a paternidade da obra modificada, ficando vedado ao proprietário invocar para o futuro, em proveito próprio, o nome do autor do projeto inicial. É certo que raramente o DO consulta o autor do projeto e neste caso por força do citado nº 2 do art. 60º, o autor tem o direito a ser indemnizado por perdas e danos. Porem tb todos sabemos que na minoria dos casos é muito difícil provar essas perdas e danos.
    Concluindo.
    A história dos direitos de autor não passa de um mito urbano.
  14.  # 34

Colocado por: susanalvesé muito fácil dizer que sou má vizinha, mas esta situação tem sido um acumular de coisas:
    - as casas têm todas nas traseiras um anexo que serve para arrumos e uma churrasqueira, o senhor achou que não lhe chegava e construiu na parte destinada a jardim mais um anexo que é uma verdadeira monstruosidade devido ás suas dimensões. Eu como aquilo não me incomodava deixei passar.
    - passado um ano o senhor resolveu colocar uma arca frigorífica no dito anexo, ora a arca tem um motor colocado no telhado, de noite o ruído provocado pelo motor é incomodativo, mas mais uma vez deixei passar.
    - agora o senhor resolve fazer obras e alterar a casa completamente, porque a casa está completamente diferente das outras. Quem vem aqui à rua comenta as obras, porque acaba por se tornar ridículo aquela casa no meio das outras.
    Eu também fiz obras de conservação o ano passado mas mantive a casa como era, mais o meu passeio à frente da casa abateu e eu coloquei uma tijoleira igual à original.

Dito isto o que me indigna é que tenho deixado passar tudo e, o senhor tem feito tudo o que quer. Sem se preocupar se prejudica ou incomoda as outras pessoas, porque tenho a certeza que a rua perdeu um pouco do seu valor.

Como nota final resta-me dizer que eu nunca falei que ia fazer queixa do meu vizinho, eu apenas queria saber qual a legalidade das obras.

E ilegal, Susana. E vc não esta errada. Errado esta o vizinho. Por que comprou casa la entao?
    Em Portugal as pessoas são assim...pensam que podem fazer o que querem...fecham as varandas, retiram os azulejos, colocam porta de alumínio na entrada do prédio...e assim vai.
    Reclame na Camara.
  15.  # 35

Nem diga nada...

Onde estou a morar são 7 moradias em banda, numa delas houve quem já coloca-se um estendal de teto no alpendre de acesso da cozinha ao jardim.
    E é logo na fachada (sul) mais bonita das casas e que tem mais visibilidade para quem está no exterior.
    É simplesmente horroroso, anda por cima têm tanto espaço na cozinha para estender a roupa.

Fogo Rodri..nem parece seu..
    Um estendal no teto pode-se retirar a qualquer hora, não sei até que ponto se considera alteração de fachada..
    E entre secar roupa ao ar livre e dentro da cozinha... venha o ar livre -_-
    A não ser que todas as casas tenham espaço nas traseiras para estender a roupa...
    Concordam com este comentário: maria rodrigues, Pirite
  16.  # 36

Colocado por: zedasilvaA história dos direitos de autor não passa de um mito urbano.

Acontece frequentemente não ao nível do projeto de moradia mas principalmente de obra pública. E acontece mais vezes do que imagina. Não ao meu nível em que os meus maiores projetos foram académicos.
    Mas como referi atrás, no edifício onde moro foi o modo encontrado para desmobilizar os pretendentes a alterar a volumetria e a harmonia do conjunto.
    E mais, os direitos de autor mesmo após a morte do autor, continuam a prevalecer.
  17.  # 37

Colocado por: Tyrande

Fogo Rodri..nem parece seu..
    Um estendal no teto pode-se retirar a qualquer hora, não sei até que ponto se considera alteração de fachada..
    E entre secar roupa ao ar livre e dentro da cozinha... venha o ar livre -_-
    A não ser que todas as casas tenham espaço nas traseiras para estender a roupa...
    Concordam com este comentário:maria rodrigues,Pirite

Eu estou a falar de um caso especifico não menciono quem não tem espaço para estender roupa.
    E sim, para mim é de muito mau gosto olhar para uma fachada que por sinal é bonita e ver uma portada completamente tapada por roupa ao dependuro, não gosto. Acho feio. Que posso fazer?
    Essa mesma roupa poderia estar no mesmo sitio (exterior) num estendal de chão e a poluição visual era muito menor.
    Mas isto sou eu que nunca gostei de roupas estendidas à vista e de tapetes pendurados nas janelas/varandas...
  18.  # 38

Colocado por: Rodri12Mas isto sou eu que nunca gostei de roupas estendidas à vista e de tapetes pendurados nas janelas/varandas...

É pitoresco.
  19.  # 39

Colocado por: Costa Martins arq

É pitoresco.

Não sei se me chamou pitoresco a mim ou aos atos descritos por mim ;)

De qualquer das formas é a minha opinião e isto são hábitos do povo "latino", este eu detesto.

Nos antogos apartamentos onde eu morava as varandas janelas tinham uma espécie de peitoril largo e era ver à 6f e Sábado aquilo cheio de roupa tapetes lá estendido...
  20.  # 40

Ora aqui está um prédio onde eu não comprava apartamento:(só falta antena parabólica)
      18528717_FniYm.jpeg

0.0199 seg. NEW