Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Surgiu-me há uns tempos uma ideia de em vez de comprar nova casa, ampliar uma outra onde vivem familiares meus na zona do Estoril. É uma moradia com R/C e 1º andar e a minha ideia era de construir um outro piso, ou seja, subir as paredes e consequentemente o telhado e colocar duas placas (uma para sustentar o andar e outra para sustentar o telhado que não tem qualquer placa.
    As minhas dúvidas prendem-se no seguinte:
    1- irá a estrutura da casa aguentar (aqui obviamente que terei de contratar profissionais que estudem o assunto)
    2 - Irá a câmara de Cascais autorizar esta mexida, uma vez que vai mexer com a traça original da casa (aqui é que tenho muitas dúvidas)?
  2.  # 2

    ... independentemente da questão estrutural... mais importante é a questão urbanisitica.
    Dependendo da zona onde tem implantado o edificio, poderá, ou não construir mais um piso.
    Aconselho-o a deslocar-se à sua Câmara municipal e marcar uma reunião com um técnico camarário para ver esclarecidas, informalmente as suas dúvidas...
  3.  # 3

    Já agora, ainda relativamente a este assunto, poderão haver várias propostas apresentadas à câmara para a realização de um projecto como este? Ou seja, falando com o arquitecto da câmara ele poderá dizer que "você se fizer assim não dá, mas se fizer assim já dá", ou ele poderá logo dizer que não definitivamente?
    A minha questão prende-se com o facto de se eu quisesse aproveitar a área do sótão, podia fazê-lo, embora não conseguisse criar um espaço "habitável" como eu quero, mas de qualquer maneira teria essa área aproveitada de qualquer maneira. Da forma como eu quero fazer, levantando as paredes em 1,5m, por exemplo, vai de facto alterar a estrutura da casa, mas será para habitar o mesmo espaço que eu teria se não as fizesse (a diferença é que eu só poderia colocar-me em pé no meio do sótão - tenho 1,80m). A outra questão é a colocação das janelas, porta e escada para o exterior, mas isso já não terá a ver com a área.

    Ou seja, as questões que apresentaram como fazendo deste projecto algo impossível (área, pdm) podia ser também (minimamente) contornadas se eu não quisesse elevar as paredes da casa.
    Assim, haverá alguma hipótese de poder negociar a situação com a câmara? Quem o poderá fazer mais facilmente, eu, um empreiteiro, um arquitecto, um engenheio civil...?
  4.  # 4

    estas dúvidas e questões são um motivo para marcar uma consulta num gabinete de arquitectura, ou mais uma vez, ir à Câmara que lhe esclarecem o assunto de "borla".
 
0.0072 seg. NEW