Iniciar sessão ou registar-se
    • kanyna
    • 11 abril 2013 editado

     # 1

    Olá a todos gostaria se possível que alguém me ajuda-se.

    Passa-se o seguinte, sou estudante universitária e aluguei uma casa juntamente com 3 colegas meus. A nossa entrada seria em Setembro de 2012 mas fomos "obrigados" a pagar um mês de caução como é habitual, um mês de sinal (para comprovar que queríamos a casa e era também 1 mês adiantado), informamos o senhorio com um mês de antecedência que iríamos sair da casa ao que ele nos respondeu que teríamos de pagar o ultimo mês que estivesse-mos na casa. Não o fizemos e acabamos por abandonar a casa (foram-nos trocadas as fechaduras). O contrato por nós assinado foi apenas um documento feito pelo senhorio que não foi visto por um notário, nem nada foi declarado às finanças, nem tínhamos recibos. Acontece que (n vou entrar em pormenores) sem querer/obrigada acabei por pagar.

    A minha duvida é... isto é legal este tipo de contrato?? que posso fazer para reaver o meu dinheiro? apresentar o contrato às finanças??

    Agradecia que alguem me ajuda-se se possivel :)
    •  
      FD
    • 11 abril 2013

     # 2

    Colocado por: kanynaA minha duvida é... isto é legal este tipo de contrato??

    Não vi o contrato mas, um contrato de arrendamento não precisa de ser visto por um notário nem ser apresentado às finanças para ser legal.

    Colocado por: kanynaque posso fazer para reaver o meu dinheiro?

    Não conheço o contrato, não sei se o dinheiro é devido ou não.
    É que uma caução pode ser para muita coisa, inclusive, para situações em que as pessoas (os arrendatários) avisam que vão "sair" (denunciam o contrato) com um mês de antecedência.

    Colocado por: kanynaapresentar o contrato às finanças??

    As finanças cobram impostos, não fiscalizam contratos nem resolvem supostas "injustiças".

    Colocado por: kanynaestivesse-mos

    Colocado por: kanynaajuda-se

    http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica.aspx?DID=779
    Concordam com este comentário: eugedson31
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kanyna
  1.  # 3

    Então significa que qualquer papel escrito com assinaturas é contrato?
    No contrato está escrito que pagamos o ultimo mês tal e qual como diz que o contrato é valido por 5 anos e temos de dar 120 dias para sair. Mas o que nos foi dito foi que aqueles 5 anos estavam lá apenas porque a maioria dos contratos era assim, ficávamos na casa até querermos, e que os 120 dias era apenas necessário dar-mos 1 mês de atencedencia. Visto que pagamos Sinal, Caução e 1 Mês adiantado pensamos ter toda a razão para reclamar e que nos seja devolvido o nosso dinheiro.
    O que nós pensamos foi, ou nos devolve o dinheiro ou denunciá-los às finanças mas com o contrato eles poderão ir para tribunal certo? e o que conta é o que está escrito?

    Atenciosamente
    •  
      FD
    • 11 abril 2013

     # 4

    Colocado por: kanynaEntão significa que qualquer papel escrito com assinaturas é contrato?

    Sim, normalmente é assim.

    Colocado por: kanynaMas o que nos foi dito foi que aqueles 5 anos estavam lá apenas porque a maioria dos contratos era assim

    "Olhe, assine aqui onde diz que vai matar alguém mas, não ligue que só é assim porque todos são assim."
    Faz-lhe algum sentido isto? É mais ou menos o que está a dizer...

    Colocado por: kanynaVisto que pagamos Sinal, Caução e 1 Mês adiantado pensamos ter toda a razão para reclamar e que nos seja devolvido o nosso dinheiro.

    Para "reclamar", devem contratar um advogado e recorrer a um tribunal.

    Colocado por: kanynaO que nós pensamos foi, ou nos devolve o dinheiro ou denunciá-los às finanças mas com o contrato eles poderão ir para tribunal certo?

    "Denunciá-los" às finanças a propósito do quê? De fugirem aos impostos? Como é que sabem que fogem aos impostos?

    e o que conta é o que está escrito?

    O que é que havia de contar se não o que está escrito?
  2.  # 5

    Denuncia-lo uma vez que não nos foi passado qualquer tipo de recibo mesmo sendo pedido por nós e o próprio senhorio nos disse que não declarava nada às finanças da renda da casa. Como posso eu declarar que tive estas despesas?
    • Gaza
    • 11 abril 2013

     # 6

    Colocado por: kanynaDenuncia-lo uma vez que não nos foi passado qualquer tipo de recibo mesmo sendo pedido por nós e o próprio senhorio nos disse que não declarava nada às finanças da renda da casa.


    Boa tarde. Podem denunciá-lo às autoridades competentes, mas não me parece que vá surtir algum efeito no vosso caso. Ainda assim acho que devem denunciar.


    Colocado por: kanynaComo posso eu declarar que tive estas despesas?

    Não pode, porque não tem nenhuma prova de que essas despesas tenham realmente existido. Ficou com alguma cópia do contrato? Tem recibos? Não? Então nada feito.

    Colocado por: kanynaNo contrato está escrito que pagamos o ultimo mês tal e qual como diz que o contrato é valido por 5 anos e temos de dar 120 dias para sair. Mas o que nos foi dito foi que aqueles 5 anos estavam lá apenas porque a maioria dos contratos era assim


    Os 5 anos referidos no contrato estavam lá só para enfeitar???? Não interessa o que o senhorio ou outra pessoa qualquer vos disse "de boca", interessa o que está escrito. Para terminar: vocês nunca deveriam ter pago nem mais um centimo depois de avisarem que iriam sair. O senhorio, se não declarou o arrendamento às finanças não tinha como vos fazer nada porque se o fizesse queimava-se a ele próprio!!!

    Colocado por: kanynaAcontece que (n vou entrar em pormenores) sem querer/obrigada acabei por pagar.



    Não entendi. Foi obrigada como? Entre lá em pormenores. Foi ameaçada? Agredida? Então aí já é caso de policia...
  3.  # 7

    Tenho prova que tive despesas. As contas da luz, água e gás estão no nome do senhorio e era eu que as pagava, tenho os comprovativos de pagamento como também tenho a cópia do contrato e comprovativos das transferências bancárias.
    Entrando em pormenores... para não existirem mais confusões eu e mais duas colegas estávamos dispostas a pagar o ultimo mês, acontece que o sehorio foi à universidade armou uma barraca enorme com direito a seguranças e tudo, fez queixa ao director da universidade e encontrou a nossa colega responsável por fazer a transferência de todos, ameaçou-a dizendo que ia pôr em tribunal e "obrigou-a" a ir ao multibanco mais próximo fazer a transferência. Ela coitada estava em pânico, nervosa, e sozinha acabou por ceder. Fomos à policia mas como diz o policia "ela não lhe apontou nenhuma faca pois não?" então não adianta de nada é palavra contra palavra. É por este motivo de tamanha imoralidade que não queremos deixar que isto fique por aqui. O que foi feito à nossa colega é um acto de muitos maus princípios. Quando chegamos ao local (multibanco) a senhora ia a fugir literalmente de nós.
  4.  # 8

    Colocado por: kanynaTenho prova que tive despesas..


    As provas tem de ser um contrato carimbado pelas finanças, os seus extratos (se pagar via MB) e o mais importante os recibos de renda...

    Como já foi dito , você não pode fazer queixa as finanças...arranje um advogado e vá para tribunal...mas provavelmente será gastar tempo e dinheiro para ganhar o que? Miseres euros que irão triplicar em despesas de tribunal?

    Um conselho....se quer estar "legal" faça as coisas ilegalmente... Um contrato como foi dito em cima não precisa de notário nem de finanças...
 
0.0144 seg. NEW