Iniciar sessão ou registar-se
    • tulipa
    • 12 abril 2013 editado

     # 1

    Bom dia,
    Tudo està no titulo! os meu pais, que imigraram no estrangeiro hà mais de 60 anos, compram um apartamento hà 45 anos que alugaram .
    hoje, os meus dois pais faleceram e eu quero vender este apartamento porque nao vivo em portugal.
    O inquilino està interressado em comprar mas por um preço muito baixo....quer comprara ao préço de 45 anos atràs ?!!!?
    Ele tem 62 anos e nao tem filhos.

    Se outro comprador fez me uma proposta mais interressante, como fazer para que o meu inquilino deixa o apartamento?
    Obrigada pela resposta.
    Dona tulipa
  1.  # 2

    É muito mais fácil vender um apartamento desse tipo hoje, do que há um ano atrás.
    Se o valor de mercado dessa casa - vazia - for 100, acredito que com um inquilino nessas condições vai conseguir vender a casa por mais de 50, dependendo sempre muito do rendimento desse inquilino e de eventuais deficiências físicas inferiores a 60%.
    A casa tem licença de utilização? Se não tiver, aquilo que eu disse atrás perde toda a validade.
    Quanto paga hoje de renda o inquilino?
    Qual é o VPT (valor patrimonial tributário) da casa? Foi avaliada recentemente?
  2.  # 3

    bom dia,
    obrigada Jocor pela resposta.
    o inquilino paga hoje em dia 84 euros para de aluguel ( so com um vizinho em baixo com patio e garagem) para um andar de 90 m2.
    Sim a casa tem licença de utilizaçao e foi avaliada recentemente por 83 000 euros.
    O inquilino està pronto a comprar por 50 000 euros ?!?? Caso nao encontrarmos accordo tenho de renovar o contrato de aluguel que posso ( pelo que li no internet aumentar com à nova lei até 350 euros )
    Mas quero vender sem me chatear com o inquilino...
    •  
      FD
    • 15 abril 2013

     # 4

    Colocado por: tulipaSim a casa tem licença de utilizaçao e foi avaliada recentemente por 83 000 euros.
    O inquilino està pronto a comprar por 50 000 euros ?!??

    Avaliada por quem? Pelas finanças? Ou por um avaliador?

    50.000€ pode ser um bom preço ou um mau preço, depende muito da localização e do tipo de casa.
    Se a localização for boa, é pouco dinheiro, se a localização for má, é capaz de ser justo.
    As casas em Portugal têm baixado muito de valor nos últimos anos...

    Colocado por: tulipaMas quero vender sem me chatear com o inquilino...

    Faça o que fizer, tem que o fazer antes do arrendatário (inquilino) fazer 65 anos. Se o fizer depois de ele completar 65 anos já não pode, em circunstância alguma, o despejar da casa.
    E nessa altura é que a casa vai desvalorizar imenso...

    Pessoalmente, gastaria 150€ a pedir uma avaliação a um avaliador profissional.
    Sabendo que actualmente é algo difícil vender casas, se o valor dado pelo avaliador for até 10%~20% superior ao valor proposto pelo arrendatário, venderia ao mesmo.
    Se o valor do avaliador for superior em mais de 10%~20% ao proposto pelo arrendatário, inicie imediatamente o processo de actualização da renda.
    Depois do processo de actualização da renda iniciado, quando já estiver definida a nova renda, pergunte novamente ao arrendatário por quanto está disposto a comprar a casa.
    Nesse momento, ele já deverá estar a pagar mais de renda e, em princípio, deverá subir a proposta.
    Se não subir, coloque a casa à venda quanto antes - há sempre investidores à procura deste tipo de negócios, desde que a casa tenha valor.

    Se quiser adiantar a localização aproximada da casa, podemos sempre dizer, se possível, se é facilmente vendável, se está a bom preço ou não.
  3.  # 5

    O andar foi avaliado pelas finanças. é um andar tipo casa so com 2 andares( RCH e o andar) com quintal e garagem privativa em Valongo -Bela- Ermesinde; està limpo e bem conservado

    Com a crise actual imagino sim que é dificil vender "a bom preço" ...
    Acho com efeito que vous contactar um avaliador profissional por 150 euros...vou falar disso com o meu irmao...

    Muita obrigada pelos conselhos...
  4.  # 6

    Colocado por: FDFaça o que fizer, tem que o fazer antes do arrendatário (inquilino) fazer 65 anos.

    Exactamente. É muito importante.

    Colocado por: FDDepois do processo de actualização da renda iniciado, quando já estiver definida a nova renda, pergunte novamente ao arrendatário por quanto está disposto a comprar a casa.
    Nesse momento, ele já deverá estar a pagar mais de renda e, em princípio, deverá subir a proposta.

    Tal e qual.
  5.  # 7

    Colocado por: tulipaso com um vizinho em baixo com patio e garagem)

    Isto deixa-me dúvidas ...
    Está a dizer que o seu PRÉDIO é constituído por 2 fracções? Se sim, o que é que foi avaliado por 83.000 euros? O prédio todo, ou só a fracção que o inquilino ocupa e da qual paga 84 euros?
  6.  # 8

    Jocor,

    acabo de verificar e é a fracçao do inquilino que foi avaliado por 83 000 euros. Estou a pagar impostos à partir deste preço avaliado ...E sim o inquilino so paga 84 euros ...o meu falecido pai nunca aumentou mais de 2%...

    Obrigada tambem FD
  7.  # 9

    Parece que tem aí um bom negócio à vista. Faça como diz o FD no comentário nº 4.
  8.  # 10

    Muita obrigada pela ajuda!
  9.  # 11

    vou seguir o seu conselho....
    " Pessoalmente, gastaria 150€ a pedir uma avaliação a um avaliador profissional.
    Sabendo que actualmente é algo difícil vender casas, se o valor dado pelo avaliador for até 10%~20% superior ao valor proposto pelo arrendatário, venderia ao mesmo.
    Se o valor do avaliador for superior em mais de 10%~20% ao proposto pelo arrendatário, inicie imediatamente o processo de actualização da renda.
    Depois do processo de actualização da renda iniciado, quando já estiver definida a nova renda, pergunte novamente ao arrendatário por quanto está disposto a comprar a casa.
    Nesse momento, ele já deverá estar a pagar mais de renda e, em princípio, deverá subir a proposta.
    Se não subir, coloque a casa à venda quanto antes - há sempre investidores à procura deste tipo de negócios, desde que a casa tenha valor."
  10.  # 12

    Amanha estou em portugal e tem encontro marcado para segunda feira com o inquilino e o avaliador profissional...vamos là ver como as coisas vao correr....
    Mais um vez obrigada pela ajuda; eu voltarei neste forum para dizer como acabou o assunto..
  11.  # 13

    Muito bom dia,

    Para concluir o assunto: regresso de Portugal. Vendi o andar moradia ao meu inquilino por 45 000 euros depois de avaliaçao por um profissional à 50 000 euros. O andar està mesmo velhote, mal conservado pelo inquilino que là està hà mais de 40 anos.
    Acho que foi bom negocio porque se eu e o meu irmao fizessemos um novo contrato de rendamento , certo muito mais caro, tinhas muitas obras para fazer ( tolhado, caleiras, etc...)
    ele ficou contente e nos aliviados...
    Muita obrigada pelos conselhos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD, bel99
  12.  # 14

    Voce teve sorte com o seu negoçio lol, tenho o mesmo tipo de problema..dois apartamentos em bom estado avaliaçao de 60300euros zona muito ativa e se me dessem esse preço vendia ja! lol
    •  
      FD
    • 29 abril 2013

     # 15

    Ainda bem que correu tudo bem.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
 
0.0187 seg. NEW