Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Estou a precisar de ajuda para definir quais as despesas que posso contemplar no IRS, relativamento aos rendimentos prediais. e giostaria das vossas opiniões:

    1- No artigo que menciono em baixo, refere que o imposto de selo é dedutivel...... no entanto a que imposto de selo se referem?? é ao imposto de selo de carimbo de contrato ou ao que se paga quando se compra a casa?? de qualquer forma sendo ele qual for em que campo é que o mesmo deve ser colocado??
    SECÇÃO V - RENDIMENTOS PREDIAIS


    Artigo 41.º
    Deduções

    1 - Aos rendimentos brutos referidos no artigo 8.º deduzem-se as despesas de manutenção e de conservação que incumbam ao sujeito passivo, por ele sejam suportadas e se encontrem documentalmente provadas, bem como o imposto municipal sobre imóveis e o imposto do selo que incide sobre o valor dos prédios ou parte de prédios cujo rendimento seja objeto de tributação no ano fiscal.(Redacção dada pela lei n.º 66-B/2012, de 31 de Dezembro)

    2 - a segunda questão é se as depesas com a escritura da compra, uma vez que o imóvel foi comprado para arrendamento, investimento, podem ser dedutiveis. visto que já foi adquirido para este fim

    3 -
    as despesas com imobiliárias podem ser dedutiveis??


    Obrigado a todos
    •  
      FD
    • 15 abril 2013

     # 2

    Colocado por: sara ferreiraé ao imposto de selo de carimbo de contrato

    Este.

    Colocado por: sara ferreira2 -a segunda questão é se as depesas com a escritura da compra, uma vez que o imóvel foi comprado para arrendamento, investimento, podem ser dedutiveis. visto que já foi adquirido para este fim

    3 -
    as despesas com imobiliárias podem ser dedutiveis??

    A resposta está no artigo que citou; "despesas de manutenção e de conservação" + "imposto municipal sobre imóveis e o imposto do selo" .
    Concordam com este comentário: sara ferreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sara ferreira
  2.  # 3

    Muito Obrigado pela resposta.

    Apenas gostaria então de saber em que campo coloco a despesa do imposto de selo. no impresso do IRS só aparecem os seguintes campos: despesas de manutenção e conservação; despesas de condomínio; taxas autárquicas e IMI. Por isso pergunto onde o devo colocar?
    •  
      FD
    • 15 abril 2013

     # 4

    O impresso que está a ver é o antigo - já não é usado, o novo é este: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/5DD19E8F-8A59-4606-97A8-6694CDA259F7/0/anexo_F.pdf onde já não há essa descriminação das diferentes despesas.
    Concordam com este comentário: sara ferreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sara ferreira
  3.  # 5

    Colocado por: sara ferreiraApenas gostaria então de saber em que campo coloco a despesa do imposto de selo. no impresso do IRS só aparecem os seguintes campos: despesas de manutenção e conservação; despesas de condomínio; taxas autárquicas e IMI. Por isso pergunto onde o devo colocar?

    Some todas as despesas e no campo 401, - canto direito -, Anexo F, escreva esse valor em "Despesas".
    Concordam com este comentário: sara ferreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sara ferreira
  4.  # 6

    Muito Obrigado

    A vossa ajuda foi de fato muito importante.
  5.  # 7

    o valor pago de IMI em Abril deste ano só entra no IRS do ano que vem. certo?
  6.  # 8

    Colocado por: kosttao valor pago de IMI em Abril deste ano só entra no IRS do ano que vem. certo?

    Certo.
  7.  # 9

    Colocado por: kosttao valor pago de IMI em Abril deste ano só entra no IRS do ano que vem. certo?


    Entra para o IRS de 2012 (que está a ser apresentado agora), assim como as outras - eventuais - prestações a pagar até Novembro.
    Concordam com este comentário: El_58
  8.  # 10

    Exatamente. Este ano entra o IMI que foi pago em 2012. no ano passado.
  9.  # 11

    E o que hé pago em 3 prestaçoes? entra so o que hé pago em Abril ou a totalidade do IMI, eu vou deduzir a totalidade
  10.  # 12

    è a totaliadade do que pagou no ano de 2012, mesmo que em prestações. julgo eu. Pois como as depesas tem que estar documentadas, tem que ter os recibos do que pagou durante esse ano.
  11.  # 13

    Colocado por: de jesus mendeseu vou deduzir a totalidade

    E faz muito bem ... Deve deduzir o IMI que se pagará em 2013, relativo a 2012; claro que estamos a falar do IMI apenas dos imóveis que estão no mercado do arrendamento.


    Colocado por: sara ferreiraè a totaliadade do que pagou no ano de 2012, mesmo que em prestações

    É a totalidade do que pagará em 2013, relativo a 2012.
    Concordam com este comentário: El_58
  12.  # 14

    Boa noite,
    Se me permitem, vou aproveitar este forum para fazer uma pergunta:
    Aluguei a minha casa em Agosto do ano passado.
    Estava isenta de IMI até 2014 mas como aluguei vou deixar de estar. No entanto, até ao momento não recebi qualquer notificação/nota de cobrança das finanças.
    Devo fazer alguma coisa? Sei que a imobiliária tratou de entregar o contrato de arrendamento nas finanças e até paguei o imposto de selo, por isso penso que não tenho mais nada a fazer.
  13.  # 15

    Colocado por: GafanhotaSei que a imobiliária tratou de entregar o contrato de arrendamento nas finanças e até paguei o imposto de selo

    Sabe? Não me diga que não tem um exemplar do contrato de arrendamento depois de carimbado nas Finanças?


    Colocado por: Gafanhotapor isso penso que não tenho mais nada a fazer.

    Não sei se isso por si só bastará. Se calhar as Finanças não vão aperceber-se e poderão reparar nesse pequeno pormenor só daqui a 2 ou 3 anos; nessa altura já poderá levar com alguma multa/coima. Se quer mesmo estar descansada, é melhor passar na "sua" repartição de finanças e falar nisso.
  14.  # 16

    Olá.
    Obrigada pela resposta.
    De facto não tenho a certeza de ter recebido o contrato carimbado pelas finanças. Mas poderei pedir à imobiliária, se não o encontrar.
    •  
      FD
    • 18 abril 2013

     # 17

    Colocado por: GafanhotaDevo fazer alguma coisa?

    Mudou o seu domicílio fiscal para outra morada? Se sim, não se preocupe que a conta aparece.
    Se não, em princípio, a conta não deverá aparecer...
 
0.0204 seg. NEW