Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos.

    Vivo actualmente num apartamento T3, faltam 30 anos para acabar de o pagar, devo ao banco 80000€.

    Pretendo comprar uma casa maior, tenho uma em vista.

    Fiz simulações num banco, e caso não tivesse o corrente empréstimo, conseguia sem fiadores, um financiamento de 165000€, o valor que precisava para adquirir a nova casa.

    A minha questão, é caso arrende a minha actual casa, com um valor que dê para pagar integralmente as despesas que tenho com a mesma e sobrem ainda 50 ou 60€, situação para a qual tenho pessoas conhecidas interessadas,se o crédito é possível na mesma, e o valor da renda pode ser considerado na taxa de esforço.

    Já a tentei vender, mas é complicado.

    Se tiverem outra ideia para conseguir levar o negócio avante agradeço.

    Desde já obrigado a todos

    Os melhores cptos.
  2.  # 2

    se tem um credito habitação NÃO pode arrendar sem o conhecimento do banco, pelo menos de forma legal,

    se informar o banco alteram-lhe logo as condições contratadas e com agravamento do spred,

    veja bem se compensa tudo isto,

    e repare que fazendo as coisas pela porta das traseiras e se por acaso o arrendatário deixar de lhe pagar renda, as despesas são suas e nem sequer pode intentar uma acção para o despejar, pode ser muito complicado e com a conjectura actual eu deixava-me estar e adiava isso para daqui a mais uns tempos esperemos que melhores.
  3.  # 3

    É demasiado arriscado! arisca-se a ficar com dois créditos em mãos... arrisca-se a perder ambas as casas. Não pode alugar o apt sem informar o banco... tem crédito por 30 anos, vai conseguir mante-lo arrendado por esse tempo todo ? Não se meta em apertos. Temos que aprender a viver conforme as nossas possibilidades, parece que não aprendemos nada com esta crise.
    •  
      FD
    • 15 abril 2013

     # 4

    Como já disseram, é complicado mas, tudo depende dos números.
    Por exemplo, a casa que quer comprar, é de algum banco?
    Se não conseguisse arrendar, conseguia pagar as duas prestações durante quanto tempo?
    Se for um casal, e um dos elementos ficar desempregado, na situação indicada na linha anterior, conseguia pagar a prestação durante quanto tempo?
    Tem dinheiro de parte para dar de entrada na nova casa ou vai contar com 100% de financiamento?
    • azvd
    • 15 abril 2013

     # 5

    Os meus 2 cents,
    Estou nesta situação, mudei de casa há 3 anos adquiri uma moradia com um periodo de carência de 3 anos para vender o apartamento antigo. Tive a casa inicialmente há venda durante quase um ano, e percebi que só tinha hipoteses de vender "perdendo" no minimo 25k€. Decidi alugar e assim continua, tendo mudado 1 vez de inquilino, tenho tido sorte (não se chama outra coisa).
    Não informei nada ao banco, nem vou informar. Sei que podem subir o spread, etc, etc, mas tenho alguma informação de que não existe no momento interesse nos bancos em ver esta situação, sim porque não tenho dúvida alguma que ela está à vista. Se inclusive no banco mudei a morada para outra casa, não pode ser mais explicito que isto ou pode?

    Do apartamento com crédito de 80000€, por quanto pensa ser possivel vender?

    As diferenças para o seu caso são, não precisei de fiadores, e tenho em ambos os empréstimos spreads baixos, algo que hoje seria impossivel, ainda assim dadas as chatices e os impostos que são altos, devia ter vendido a casa mesmo perdendo "tanto" dinheiro.

    O risco é elevado, a realidade é outra... O negócio do arrendamento está na minha opinião minado, completamente desprotegido e com rentabilidade dúvidosa.
    A sua solução passa (na minha opinião) por trocar de casa e dar a outra à troca, não faltam casas, não sei a zona em particular... Mas pode conseguir um construtor que lhe interesse realizar pelo menos uma parte do dinheiro.
    •  
      FD
    • 15 abril 2013 editado

     # 6

    Colocado por: azvde com rentabilidade dúvidosa

    Isto é verdade sim, em muitos casos. Especialmente naqueles em que a prestação ao banco é superior ao que se recebe de renda.
    Mas, é o menor dos males, entre estar fechada e pagar 100 e estar arrendada e pagar apenas 20...

    Colocado por: azvdos impostos que são altos

    Não esquecer isto! O escalão do IRS pode subir e pode muito bem pagar 45% sobre as rendas recebidas...
    No caso de se enquadrar em escalões mais elevados, convém que opte pela tributação autónoma (taxa liberatória de 28%).
  4.  # 7

    Colocado por: azvdO negócio do arrendamento está na minha opinião minado, completamente desprotegido e com rentabilidade dúvidosa.


    em poucas palavras a verdade nua e crua
  5.  # 8

    "Do apartamento com crédito de 80000€, por quanto pensa ser possivel vender?"
    Estou a tentar vender por 95000€.

    Tenho um spread baixo, 0,4%, a prestação não chega aos 250€.

    Na zona onde moro, há bastante procura por casas para arrendar Está mto bem localizado. Facilmente consigo 450€ de renda (é bastante abaixo dos preços praticados na zona). Por 400€ alugam-se os t2 cá na zona, e têm bastante procura. A minha casa é um T3.

    Pensei em alugar, porque no limite, se eu alugar por 350€, que é um preço irrisório cá na zona, irrisório mesmo, tinha de pôr do meu bolso 50€ ou 60€ mensais para sustentar a despesa anual da casa. Prestação, condominio, seguro vida, seguro multirriscos e IMI. Apesar dessa despesa, ficava com um património..
    Daqui por 30 anos, tenho o T3 pago, a contribuir para a prestação da nova casa.

    O que me vai na ideia, é conter as minhas despesas, e amealhar 7 ou 8 mil € o mais depressa possível. Situação que me vai permitir sustentar a casa sem inquilino
    durante aproximadamente 1 ano.

    Alugando-a por 450€, vou libertar todos os meses perto de 40 a 50€, que posso amealhar para o caso de ficar sem inquilino tb.


    Como pago tão pouco de prestação parece-me um negócio apetecível... Para não falar da dificuldade de vender a casa...
    •  
      FD
    • 15 abril 2013

     # 9

    Não se esqueça de inlcuir o IRS nessas contas...
  6.  # 10

    e as despesas de manutenção da casa...
  7.  # 11

    Tenho duas situações em cima da mesa:

    a) Comprar uma casa, dar a minha como permuta, tenho de contraír um empréstimo de 200000€, prestação mensal aproximadamente 780€
    Prós: Vejo-me livre dos encargos da minha casa, a casa nova é impecável.
    Contras: Quando tiver 60 anos vou pagar um seguro de vida de 200 e muitos euros, e quando a euribor subir, ou negoceio spread ou a prestação pode rossar os 1000€.

    b) Compro uma casa de 165000€, consigo uma prestação mensal de 650€, alugo a minha actual casa
    Prós: Caso tenha inquilino, faço uma poupança mensal de 100€, e fico com um património, que a longo prazo dará para ajudar a pagar o empréstimo da nova casa. Posso até fazer um arrendamento com opção de compra...
    Contras: Ficar sem inquilino, situação para a qual me posso precaver, amealhando o valor equivalente a 1(?) ano de rendas..
    • azvd
    • 15 abril 2013

     # 12

    Colocado por: YackaryTenho duas situações em cima da mesa:

    a) Comprar uma casa, dar a minha como permuta, tenho de contraír um empréstimo de 200000€, prestação mensal aproximadamente 780€
    Prós: Vejo-me livre dos encargos da minha casa, a casa nova é impecável.
    Contras: Quando tiver 60 anos vou pagar um seguro de vida de 200 e muitos euros, e quando a euribor subir, ou negoceio spread ou a prestação pode rossar os 1000€.

    b) Compro uma casa de 165000€, consigo uma prestação mensal de 650€, alugo a minha actual casa
    Prós: Caso tenha inquilino, faço uma poupança mensal de 100€, e fico com um património, que a longo prazo dará para ajudar a pagar o empréstimo da nova casa. Posso até fazer um arrendamento com opção de compra...
    Contras: Ficar sem inquilino, situação para a qual me posso precaver, amealhando o valor equivalente a 1(?) ano de rendas..


    Pois,
    eu inclinava-me para a hipótese a), e tentava renegociar, ou procurava uma casa mais barata. A zona está decidida?
    No mesmo mês em que troquei de casa, a minha esposa aceitou uma proposta de emprego a 50km de casa... Hoje é tudo muito dinâmico, e não é tão fácil prever o amanhã.

    Parece-me que a sua decisão está tomada, agora está a tentar fundamentá-la... Eu lamento mas as contas não são tão faceis no arrendamento.

    Custos do arrendamento (a minha versão):

    Angariação: 1 renda (meu caso) ou 3/2 renda + IVA, ou tem disponibilidade/conhecimentos para mostrar a casa, fazer o contrato, pedir fiadores, registar contrato. Outra vantagem da angariação, é que você pode dizer que não quer determinados interessados, e também serem eles os responsáveis por pedir os Irs, fiadores, etc.

    Certificado Energético, é obrigatório, pelo que tenho lido ainda se aluga sem o Certificado, no entanto para estar como deve ser, eu paguei 230€ para um T3.

    IRS: 3 rendas e meia (28%)

    Condominio: 1 renda (meu caso)

    IMI: (não sei bem como, mas penso que por a casa estar no nosso nome em solteiros, ainda está isenta) de momento isenta, caso contrário eram perto de 400€

    O resto é disponibilidade e paciência, as coisas estragam-se e avariam, é o motor do estore, a porta da entrada que empena, um espelho, uma pintura quando muda o inquilino, o prédio que envelhece com o tempo... Depois é ao inicio do mês ver se o dinheiro caiu, passar o recibo, enviar o recibo... dá algum trabalho, despesa, e às vezes dá dinheiro.

    Metade do 1º ano que lhe mostrei já está entregue, agora com os restantes 6 meses, se receber...(?) e esta é a pior parte, penso que no meu caso devido à renda ser "alta" já recebo uma procura "filtrada"... Mas se houver problemas ficamos sempre a arder, no mínimo uns meses, no máximo até ordem de despejo, algo que oiço falar em anos.
    Boa sorte na decisão, não se comprometa excessivamente com uma casa, ou duas ;)
    • adias
    • 15 abril 2013 editado

     # 13

    Yackary

    Investir em imobliário nesta altura é pouco menos que suicidio financeiro. Se quer mudar de casa e quer mesmo comprar, livre-se da existente quanto antes, pelo menos.
    Os preços estão a cair 10 a 20% ao ano no país. Os bancos vão inundar com uma torrente de casas o mercado até 2016: levam 3 anos a vender casas executadas e até ver 2013 vai ser o ano com mais execuções, portanto chegam em 2016-17 ao mercado. As estimativas indicam que os preços médios da habitação vão cair 85% em relação a avaliações de 2008.
    As rendas já estão a seguir a tendencia e a cair, com a desvalorização das casas e entrada de muitas no mercado de arrendamento. Agora que manter as casas fechadas não "dá dinheiro" e com o aumento do IMI muitos dos açambarcadores vão colocar as ditas no mercado. Vai haver casas para "dar e arrendar"

    Olhe que vai estar a comprar uma casa por 200k que daqui a 5 anos nem 100k vale. Olhe que mesmo arrendando vai estar a esvair dinheiro a cada mês no valor da casa que já tem.
    Olhe que os tempos da casa "como valor seguro", em Portugal já foram. Estamos no rebentar de uma bolha Dantesca, como em Espanha e Grécia! Só que ninguém quer falar do monstro na sala.
  8.  # 14

    Os preços a cairem e ajustarem tá bem, agora a caírem 85% (fonte?), c´mon give me a break Adias. Jà sabemos que o Sr. ainda não comprou casa e que quer comprar um t2 ou um t3 de luxo na Lapa daqui a uns anos ao preço da "uva mijona", mas até lá chegarmos ainda vai ser preciso esperar uns bons anos (talvez daqui uns 150 a 200 anos, se entretanto a Coreia do Norte não premir o botão nuclear)...

    Colocado por: adiasYackary

    Investir em imobliário nesta altura é pouco menos que suicidio financeiro. Se quer mudar de casa e quer mesmo comprar, livre-se da existente quanto antes, pelo menos.
    Os preços estão a cair 10 a 20% ao ano no país. Os bancos vão inundar com uma torrente de casas o mercado até 2016: levam 3 anos a vender casas executadas e até ver 2013 vai ser o ano com mais execuções, portanto chegam em 2016-17 ao mercado. As estimativas indicam que os preços médios da habitação vão cair 85% em relação a avaliações de 2008.
    As rendas já estão a seguir a tendencia e a cair, com a desvalorização das casas e entrada de muitas no mercado de arrendamento. Agora que manter as casas fechadas não "dá dinheiro" e com o aumento do IMI muitos dos açambarcadores vão colocar as ditas no mercado. Vai haver casas para "dar e arrendar"

    Olhe que vai estar a comprar uma casa por 200k que daqui a 5 anos nem 100k vale. Olhe que mesmo arrendando vai estar a esvair dinheiro a cada mês no valor da casa que já tem.
    Olhe que os tempos da casa "como valor seguro", em Portugal já foram. Estamos no rebentar de uma bolha Dantesca, como em Espanha e Grécia! Só que ninguém quer falar do monstro na sala.
  9.  # 15

    Colocado por: carlosj39(fonte?)


    http://novaleidosolo.dgotdu.pt/DocsRef/Documents/An%C3%A1lise%20das%20rela%C3%A7%C3%B5es%20da%20pol%C3%ADtica%20de%20solos%20com%20o%20sistema%20econ%C3%B3mico.pdf

    Que não tenho casa já o disse. Que quero comprar o quer que seja onde quer que seja, já está a colocar intenções na minha "boca". Não tente denegrir opiniões e conselhos, que o autor do tópico considerará como quiser, com intenções "ocultas" sem qualquer fundamento.

    Quanto a valores, se quiser marcar uma discussão para Abril de 2016 já teremos dados objectivos sobre a grandeza da bolha que tanto chama de "correção"
  10.  # 16

    As contas do INE podem-se baralhar no curto prazo ( não obstante a queda de natalidade, a somar à lei abortista aprovada), basta vir aí uma vaga de imigração - superior á da emigração- com algum poder de compra para as contas do imobiliário se terem de refazer. E já não falando da Banca, que pode reabrir a torneira do crédito de um momento para o outro.

    Quanto à fonte dos 85%, de onde saiu esse numero?


    Colocado por: adias

    http://novaleidosolo.dgotdu.pt/DocsRef/Documents/An%C3%A1lise%20das%20rela%C3%A7%C3%B5es%20da%20pol%C3%ADtica%20de%20solos%20com%20o%20sistema%20econ%C3%B3mico.pdf

    Que não tenho casa já o disse. Que quero comprar o quer que seja onde quer que seja, já está a colocar intenções na minha "boca". Não tente denegrir opiniões e conselhos, que o autor do tópico considerará como quiser, com intenções "ocultas" sem qualquer fundamento.

    Quanto a valores, se quiser marcar uma discussão para Abril de 2016 já teremos dados objectivos sobre a grandeza da bolha que tanto chama de "correção"
    • adias
    • 15 abril 2013 editado

     # 17

    Colocado por: carlosj39basta vir aí uma vaga de imigração - superior á da emigração- com algum poder de compra para as contas do imobiliário se terem de refazer.


    Isso e o pai Natal. Com o país a perder milhares de jovens por falta de emprego é mesmo isto que vai acontecer!
    É que nem oferta de passaportes a Chineses com dinheiro vai arranhar a superficie

    Colocado por: carlosj39E já não falando da Banca, que pode reabrir a torneira do crédito de um momento para o outro.

    Com que dinheiro? Dos anjinhos? Impresso do nada? Espero bem que não, a juntar à festa só faltava inflação galopante!!!!!
    E quem vai comprar? quem já tem duas casas e agora vê o IMI disparar? O cão? o gato?
    Volto a repetir: 2 milhões de casas vazias. Quem vai comprar para pagar IMI? Porque habitar não é preciso, arrendar vai haver q.b. e fechar para "fazer" dinheiro acabou-se.

    A fonte, da fonte?
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_de_Compensa%C3%A7%C3%B5es_Internacionais
 
0.0224 seg. NEW