Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Eis que peço-lhes que me orientem para o que segue: Herdei terrenos rústicos que ainda não foram partilhados e estou indo para Portugal para cuidar deles, ou seja, investir. A Partilha será amigável, então, pergunto: antes de haver partilha, posso dispor de um deles para implantar um projeto? para esse tipo de partilha necessito de um advogado? após a partilha, o que posso fazer com os terrenos? há imobiliárias que negociam estes terrenos, ou seja, posso faze uma troca ou permuta? Como consigo apoio financeiro para implantar projeto de agricultura biológica? preciso de formação a nível superior para conseguir realizar um curso na área?

    Desculpem tantas dúvidas....

    Grata desde sempre,

    PatPaiva
  2.  # 2

    >posso dispor de um deles para implantar um projeto?

    se todos os outros herdeiros estiverem de acordo, sim.

    para esse tipo de partilha necessito de um advogado?

    creio que não é obrigatório, mas é melhor e liberta-a de muitos problemas e chatices.

    após a partilha, o que posso fazer com os terrenos?

    o que lhe apetecer e a câmara municipal autorizar.

    há imobiliárias que negociam estes terrenos, ou seja, posso faze uma troca ou permuta?

    sim.

    Como consigo apoio financeiro para implantar projeto de agricultura biológica? preciso de formação a nível superior para conseguir realizar um curso na área?

    isto é que não sei.
  3.  # 3

    Não, não necessita de curso superior nenhum. No máximo, se quiser, pode frequentar um curso de 2 ou 3 meses para adquirir competencias na área. O IEFP tem cursos desses todos os anos e não lhe custam nada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: patpaiva
    •  
      FD
    • 15 abril 2013

     # 4

    Colocado por: patpaivaantes de haver partilha, posso dispor de um deles para implantar um projeto?

    Pode mas, não convém.
    Imagine que hoje faz investimentos avultados num terreno. E amanhã um dos comproprietários diz que o "seu" terreno vale mais que aquilo que se pensava. O que é que vai acontecer, consegue descobrir?
    Vai acontecer chatice.

    Colocado por: patpaivaapós a partilha, o que posso fazer com os terrenos?

    Tem que ver o PDM da câmara municipal e perceber qual a afectação do terreno.
    Em Portugal existe um documento que se chama PDM (Plano Director Municipal) que dita as regras do que se pode ou não fazer num terreno.
    Há terrenos em que pode construir, outros em que não pode, outros que são literalmente da natureza e nos quais não se pode fazer nada...
    É uma ferramenta complicada de utilizar mas, é a que melhor lhe diz o que pode fazer no terreno: http://www.dgotdu.pt/channel.aspx?channelID=6B6C3143-F168-4944-A20C-0439EA10EF70&listaUltimos=1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: patpaiva
  4.  # 5

    Olá FD,

    grata pelos comentários. tenho uma dúvida: no caso, não tenho moradia, posso dispor de um terreno para requer moradia familiar ou trocar por uma casa/moradia? quem pode auxiliar nesse assunto?

    sempre grata a todos
    •  
      FD
    • 22 abril 2013

     # 6

    Colocado por: patpaivanão tenho moradia, posso dispor de um terreno para requer moradia familiar ou trocar por uma casa/moradia?

    Terá que explicar melhor a situação, não estou a compreender o que está a perguntar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: patpaiva
  5.  # 7

    Pretendo dar inicio a um projeto de horta natural
  6.  # 8

    Ou trocar um terreno por uma moradia. Posso fazer uma doação a uma imobiliaria? ou trocar com alguém q tenha interesse em cultivar a terra? Posso doar/vender minha parte desta forma?
  7.  # 9

    se tem menos de 40 anos pode desenvolver o projecto como jovem agricultor. proder.pt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: patpaiva
    •  
      FD
    • 30 abril 2013

     # 10

    Colocado por: patpaivaPosso fazer uma doação a uma imobiliaria?

    Penso que as imobiliárias estão proibidas da actividade de compra e venda de propriedades.
    As imobiliárias fazem a mediação de negócios que envolvem imóveis, não podem participar nos mesmos.
    Na prática isso não se passa mas...

    O ideal é vender primeiro o que não quer e depois com o dinheiro da venda comprar o que quer.
    Vender uma quota num imóvel (compropriedade) é complicado porque é difícil e, normalmente, perde-se dinheiro.
  8.  # 11

    Olá a todos! grata pela participação. respondendo: tenho 41 e agora já não dá....então posso procurar um banco e fazer negocio?hipoteca, dação, financiamento....
 
0.0144 seg. NEW