Iniciar sessão ou registar-se
    • M
    • 16 abril 2013

# 1

Boa tarde

Ando em processo de compra de casa e fui atraído por um imóvel declarado no site de uma agencia imobiliária a um preço e, quando tratei de marcar visita levaram-me ao tal apartamento e no fim foi-me dito que aquele apartamento era 10 mil euros acima do valor do site, quando falei sobre isso disseram-me que esse tal apartamento de que eu estava a falar era um outro noutro local que ja se encontrava reservado, mas que me conseguiam vender aquele que fui visitar por menos 4 mil euros que o que informaram, ou seja, 6 mil euros acima do valor anunciado no site. Eu vi que isto era tudo uma jogada para angariar clientes e que o valor real do apartamento nao era o anunciado no site, pois já tinha pesquisado bastante e noutras imobiliárias o apartamento estava à venda por 15 mil euros acima, mas mesmo assim aceitei o valor, pois no fundo era uma boa compra.

Hoje telefonaram-me a dizer que o processo no banco podia avançar, mas que o construtor nao aceitava a baixa de preço que me foi prometida pelo mediador, mas que mesmo assim podia seguir com o processo no banco, que depois de aceite seria negociado com o construtor, ao que eu respondi que dentro de três dias passaria na agencia para conversar melhor.

Ora, o que eu tenho como certo é o seguinte: tenho print screens dos anuncios na internet tirados na altura em que detectei a discrepância e tenho uma proposta de compra em papel no tal valor 4mil euros abaixo do informado pelo mediador em que consta que o imóvel que me propus a comprar era o que está no site com o valor inferior (os tais 10mil).

Gostaria que me ajudassem, de modo a ficar informado sobre o que posso fazer nesta situção. Agradeço desde já qualquer ajuda
  1.  # 2

Não posso ajudar... mas não acha que vender algo por um preço, e depois pedir um preço mais alto, quando as coisas já estão a andar, são más práticas de negocio?
    Quem lhe garante que depois de o processo no banco estiver já concluído, o construtor baixa o preço? Se calhar, ainda vai gastar dinheiro para nada!

E no estado em que está o mercado de construção/imobiliário não acha que tem mais poder de negociação?
    Aos poucos e poucos, vai pagar os mais "10 mil em cima do preço anunciado" que falou.
  2.  # 3

Colocado por: Mquando tratei de marcar visita levaram-me ao tal apartamento e no fim foi-me dito que aquele apartamento era 10 mil euros acima do valor do site

Deveria ter imediatamente ter dado meia volta, e procurar outro apartamento com outra imobiliária. Foi enganado/a e ainda manteve o negócio com essas pessoas!!!Eu não percebo, há pessoas que gostam de ser enganadas.
    Concordam com este comentário: marco1, danobrega
    • M
    • 16 abril 2013

# 4

Pois bem, ainda estou a tempo de dar meia volta, e por outra imobiliária qualquer compro o mesmo apartamento pelo valor que os construtores pedem. Sei que tenho mais poder de negociação e não vou avançar com o processo no banco a não ser que sejam mantidos os valores que me prometeram. E tambem é certo que eu compraria o apartamento pelos tais 10 mil euros acima do publicitado, pois é na realidade um bom valor, e os construtores não parecem ter conhecimento da "tramóia". Bastava terem sido honestos comigo que eu avançava para o negócio na mesma.

A minha questão é: o que posso fazer com a informação que detenho, ou seja, das provas de publicidade enganosa, de modo a que a situação seja benéfica para mim?
  3.  # 5

Se acha um bom negócio mesmo c\ os 10k euros acima do valor publicitado, entre calmamente na jogada da imobiliária, diga que aceita a baixa de 4k euros e vai pedir o valor correspondente ao banco (avise o banco de q isso pode não acontecer etc), Depois sente-se e espere...

Outra coisa que eu faria era ir às outras imobiliárias e propror comprar esse apartamento por menos 10k...diga que viu esse preço noutros sites...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: M
    • M
    • 16 abril 2013

# 6

Colocado por: ParamonteSe acha um bom negócio mesmo c\ os 10k euros acima do valor publicitado, entre calmamente na jogada da imobiliária, diga que aceita a baixa de 4k euros e vai pedir o valor correspondente ao banco (avise o banco de q isso pode não acontecer etc), Depois sente-se e espere...

Outra coisa que eu faria era ir às outras imobiliárias e propror comprar esse apartamento por menos 10k...diga que viu esse preço noutros sites...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:M

Não deveria confrontar o mediador com a informação que tenho também?
  4.  # 7

Colocado por: ParamonteOutra coisa que eu faria era ir às outras imobiliárias e propror comprar esse apartamento por menos 10k...diga que viu esse preço noutros sites...

Não pode...quer dizer poder até pode mas depois vai criar uma guerra, porque a comissão é devida à primeira imobiliária.

Colocado por: MNão deveria confrontar o mediador com a informação que tenho também?

A informação que tem não vale nada.
  5.  # 8

Claro que pode e deve!

Você é o comprador, nos tempos actuais é o Rei e o Mandante, não se acobarde...

Pode fazer bluff com a imobiliária, liga-lhes e diz..."ok caros amigos temos negócio se o valor for o publicitado, caso contrário..."
  6.  # 9

Colocado por: ParamonteVocê é o comprador, nos tempos actuais é o Rei e o Mandante,

Só que o apartamento não é das imobiliárias, é do construtor, e este só vende o apartamento se for através da 1ª imobiliária, porque senão tem que pagar comissões a duas imobiliárias!!!!
    • M
    • 16 abril 2013

# 10

Não pode...quer dizer poder até pode mas depois vai criar uma guerra, porque a comissão é devida à primeira imobiliária.

Criar uma guerra porquê? Propus-me a comprar por aquela imobiliária, se o valor fosse 4k abaixo do informado, não foi aceite, não sou obrigado a comprar.. Para além disso, essa não foi a primeira imobiliária através da qual fui visitar o imóvel. Que consequências poderão advir de comprar a outra imobiliária que não aquela?
  7.  # 11

Colocado por: MQue consequências poderão advir de comprar a outra imobiliária que não aquela?

Para si nenhumas, para o empreiteiro muitas, tem que pagar comissão às duas. Só de for aldrabão é que vende. Andam aí muitos que o fazem, mas normalmente são apanhados pela imobiliária que lá levou o cliente pela primeira vez!!
  8.  # 12

Colocado por: MPara além disso, essa não foi a primeira imobiliária através da qual fui visitar o imóvel.

Avisou as imobiliárias de que já tinha visitado esse apartamento com outra imobiliária?
    • M
    • 16 abril 2013

# 13

Então, por essa lógica a imobiliaria que me levou a primeira vez nem sequer foi a imobiliaria pela qual fiz a proposta, logo é a que tem a "primeira" folha de visita, portanto posso comprar a essa sem quaisquer problemas, certo?

Ah, e para além disso, fiz as visitas a um apartamento distinto, mas de construção igual, com referência diferente.
  9.  # 14

Colocado por: Mlogo é a que tem a "primeira" folha de visita

Já viu porque é que tem que assinar essa folhinha!!!!

Colocado por: Mportanto posso comprar a essa sem quaisquer problemas, certo?

Pode comprar por qualquer uma, quem poderá ter problemas é o construtor, e regra geral, se tentar negociar uma uma imobiliária que não seja a primeira, vai dar guerra, a primeira vai saber (não sei como, mas eles sabem sempre), telefona ao construtor e avisa-o "atenção que anda aí um cliente que lhe que comprar um apartamento, mas fui eu o primeiro a mostra-lhe esse apartamento, não se esqueça da minha comissão...."
    • M
    • 16 abril 2013

# 15

Vejamos, então se comprar na primeira imobiliária não sobram problemas para ninguem, e se comprar pela segunda que me está a intrujar, podem haver problemas? É isso?
  10.  # 16

Colocado por: PicaretaAvisou as imobiliárias de que já tinha visitado esse apartamento com outra imobiliária?
    • M
    • 16 abril 2013

# 17

Avisei a que me está a intrujar
  11.  # 18

Eu, só para os lixar (f****) não comprava o imóvel a nenhuma imobiliária...
  12.  # 19

Está a meter-se numa grande embrulhada sem necessidade nenhuma.
    • M
    • 16 abril 2013

# 20

Colocado por: danobregaEstá a meter-se numa grande embrulhada sem necessidade nenhuma.

Então faço o que? Mantenho-me com a mesma imobiliária, ou volto à primeira pela qual fiz a visita? Pressiono-os e confronto-os com o que prometem e com o que estão efectivamente a dar, ou dirijo-me à primeira e compro pelo valor estabelecibo?

0.0220 seg. NEW