Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    FD: eu quando disse 'faço-te entender' enganei-me, pelo desculpa. Quis dizer 'faço-me entender?' Sim eu venho aqui contar como correu mas primeiro quero saber o que posso ou não fazer para não por o pé na poça.

    Eu confio nele, mas como disse alguem ali em cima, as pessoas mudam! E é essa salvaguarda que eu quero para mim.. Os pais dele têm problemas com bancos e dividas e fizeram coisas um pouco trapaceiras e ele como é influenciavel ainda podem querer ir viver para lá etc etc (ou o proprio filho)

    Então quer dizer que não alteram o meu nome nas finanças nem no registo predial sem ir ao banco?

    Mas não ha nenhum documento, sei lá, num notário, que eu possa fazer, que o impeça de mudar de ideias e eu simplesmente ficar sem nada?

    Obrigado pelas respostas!
  2.  # 22

    Colocado por: RubCubikMas não ha nenhum documento, sei lá, num notário, que eu possa fazer, que o impeça de mudar de ideias e eu simplesmente ficar sem nada?


    No meu caso fizemos um documento no notário quando nos divorciámos: ficou estipulado que, até partilha final, os direitos e deveres da habitação seriam meus. Demorei 2 anos até conseguir fazer a alteração da casa só para meu nome.
  3.  # 23

    Picamiolos: E quanto custou esse documento, se não é indiscrição. Se calhar é mesmo isso que vou fazer! Obrigada pela ajuda.
  4.  # 24

    Colocado por: RubCubikPicamiolos: E quanto custou esse documento, se não é indiscrição. Se calhar é mesmo isso que vou fazer! Obrigada pela ajuda.


    Esse documento foi feito e englobado no acto do divórcio. Não lhe consigo dizer quanto ficou... :(
  5.  # 25

    Mas eu ja me divorciei o ano passado. Na net tb nao consigo ver por quanto fica :/
  6.  # 26

    E não colocaram qualquer entrave relativamente a haver uma habitação comum? Pelo que me lembro, quando dei entrada do processo de divórcio pediram esses dados e até tivemos de refazer o pedido porque a habitação tinha sido adquirida fora antes do casamento.
    O meu conselho é que vá ao notário, ao balcão de partilhas, e informe-se como fazer isso agora.
  7.  # 27

    Nao colocaram porque fizemos um divorcio sem partilhas. A casa foi comprada antes do casamento e casamos com regime de bens adquiridos, portanto não entrou nas partilhas senão era mais € a sair dos nossos bolsos. Não colocaram nenhum entrave...
    Estive no site e uma certidão/documento fica à ronda de 30 euros, portanto não estou muito preocupada.

    Muito obrigada pela ajuda, já estou mais esclarecida e já como actuar.
    Quando tiver as coisas resolvidas venho dizer como correu.

    Obrigado
  8.  # 28

    Colocado por: RubCubikBoa noite!
    Tenho vindo cá tirar algumas duvidas, porém apenas hoje me registei porque não encontro nada em concreto por isso venho aqui pedir a vossa ajuda :)

    Comprei uma casa, ainda em solteira, com outro rapaz. Entretanto casámos e já estamos divorciados. Decidimos que a casa ficaria para mim, mas decidimos alugar até eu ter estabilidade financeira para ficar com o apartamento.
    Soube que ja saiu a lei que, em casais divorciados, os bancos não podem aumentar o spread, por isso estou a pensar em avançar com isto da casa.
    O que tenho que fazer para passar a casa apenas para o meu nome?
    Os antigos fiadores vão ser chamados??
    Existe a hipotese de tirar o nome dele da casa mas ele ficar no credito? Visto eu estar a receber pouco e provavelmente nao irão deixar ele sair.
    E já agora... quanto vai custar isto tudo??

    Agradeço todas as respostas

    Muito Obrigado


    BOA NOITE

    Posso explicar-lhe como, fiz, no meu caso, não tem haver com divorcio, mas com dividas ao fisco.

    Pode mudar a casa de nome no registo, sem que o banco saiba, no entanto o banco poderá descobrir e exigir o pagamento total da quantia em divida.Mas é pouco provável que o façam, desde que mantenha as prestações em dia.O banco só pedirá uma certidão do registo Predial, caso não pague muitas prestações, mas quando o fizerem(esperemos que não), a diferença não será muita para si, pois significa que já lhe vão executar a hipoteca.

    Deverá ir ao notário, para saber os custos e deverá fazer uma divisão de coisa comum, para não pagar IRS.

    No meu caso, a minha parte da casa estava avaliada em 47000 €, paguei: cerca de 470 € de IMI, 200€ pelo trabalho do notário e + cerca de 250 € para o registo.

    Mas não se esqueça, ao fazê-lo sem a autorização do banco, está provavelmente(terá de ver o contrato) a violar a cláusulas do contracto, podendo o banco se, descobrir , resolve-lo de imediato.Pela lógica desde que mantenha tudo em dia, não haverá problemas, se descobrirem pela razão referida em cima, não fará diferença e se descobrirem e desde que tenha tudo em dia, penso que o banco não terá interesse em fazê-lo, pois o que o banco pretende é que pague o que lhes deve, além disso os interesses do banco, continuam defendidos

    Um ultima dica, fale com o notário abertamente, ele é a pessoa ideal para a aconselhar.

    Espero ter ajuda-do, se eu consegui, você também consegue
  9.  # 29

    Ahhhhh!!! Bem me parecia que se podia fazer isso!

    Muito obrigada pela resposta. Vou falar com o ex marido e ver como será melhor para nós fazer.

    Obrigada.
  10.  # 30

    Ainda bem que a consegui ajudar, fico contente.
  11.  # 31

    Boa tarde. Gostaria que me ajuda-sem numa questão. Eu e o meu marido compramos uma casa antiga dos tios dele numa aldeia onde estamos a morar. A questão aqui é que eu pedi â tia dele os papeis da casa e ela disse-me que tinha os queimado e diz que da parte dela não gasta nem mais um cêntimo. Que se a gente quizer temos que ser nós a gastar dinheiro para ir buscar os papéis. Ela pode fazer isso? Sabem-me dizer quanto é que eu vou ter que gastar mais ou menos e onde tenho que ir? Agradeço desde já a vossa resposta. Obrigado
  12.  # 32

    Colocado por: Vera EstevesBoa tarde. Gostaria que me ajuda-sem numa questão. Eu e o meu marido compramos uma casa antiga dos tios dele numa aldeia onde estamos a morar. A questão aqui é que eu pedi â tia dele os papeis da casa e ela disse-me que tinha os queimado e diz que da parte dela não gasta nem mais um cêntimo. Que se a gente quizer temos que ser nós a gastar dinheiro para ir buscar os papéis. Ela pode fazer isso? Sabem-me dizer quanto é que eu vou ter que gastar mais ou menos e onde tenho que ir? Agradeço desde já a vossa resposta. Obrigado


    E o tio não se prontifica a tratar disso ?
    Em principio a tia, terá que acordar e assinar em conjunto com o marido, a escritura de venda dessa casa. Indispensável. Por isso, todas as partes tem que se entender e aceitar o negócio. Se a tia se recusa a não colaborar ou aceitar a venda, parta para outra.
  13.  # 33

    Colocado por: Vera EstevesBoa tarde. Gostaria que me ajuda-sem numa questão. Eu e o meu marido compramos uma casa antiga dos tios dele numa aldeia onde estamos a morar. A questão aqui é que eu pedi â tia dele os papeis da casa e ela disse-me que tinha os queimado e diz que da parte dela não gasta nem mais um cêntimo. Que se a gente quizer temos que ser nós a gastar dinheiro para ir buscar os papéis. Ela pode fazer isso? Sabem-me dizer quanto é que eu vou ter que gastar mais ou menos e onde tenho que ir? Agradeço desde já a vossa resposta. Obrigado


    Vera já realizaram a escritura da casa? Que papéis pretendem? À partida quando realiza uma escritura de compra e venda de uma casa já têm que ter na vossa posse alguns papéis.
 
0.0193 seg. NEW