Iniciar sessão ou registar-se
    • Tilde
    • 17 abril 2013 editado

     # 1

    Boa tarde.
    Gostaria de obter a vossa ajuda para o seguinte, moro numa casa arrendada á 6 seis anos e como a família aumentou tenho que mudar de casa. Nesta casa onde estou nunca tive nem nunca dei qualquer problema ao meu senhorio. Alias, passaram-se anos sem nos falarmos.
    Após procurar encontrei uma casa que incluía tudo o que pretendíamos e apalavrei o negocio. Ora qual nao é o meu espanto quando ao ler a minuta do contrato vejo que o mesmo tem as seguintes clausulas:

    - o inquilino ao aceitar as chaves aceita que o estado das canalizações, esgotos, electricidade e afins se encontra como bom logo qualquer dano que decorra será da sua exclusiva responsabilidade;
    - o senhorio pode realizar obras no imóvel sem necessitar da autorização do inquilino;
    - se na decorrência do mau estado deixado pelo inquilino, após a sua saída o senhorio nao conseguir arrendar novamente o imóvel, fica o inquilino encarregue de indemnizar o senhorio durante todo esse tempo;

    Ora, eu nao pretendo destruir nenhuma casa, mas como é que eu sei que os canos e esgotos e afins tão em bom estado?
    E o que é que ele quer dizer com pode fazer obras? Um dia acorda entra-me pela casa, faz obras e eu tenho que aceitar?
    E em relação á indemnização? Nesta casa onde estou ela so precisa de uma pintura e fica como estava, mas e se ele achar que nao esta bem eu tenho que o indemnizar durante meses????
    Gostaria da vossa ajuda, uma vez que o contrato que eu tenho nao tem nada disto e nao sei muito bem o que fazer.
  1.  # 2

    Boa noite Tilde,
    Colocado por: Tildee nao sei muito bem o que fazer.


    É muito simples, ou há abertura do proprietário para negociar essas clausulas absurdas ou não assine tal contrato. Tem noção do que estaria a assinar não tem?
    •  
      FD
    • 18 abril 2013

     # 3

    Colocado por: bel99É muito simples, ou há abertura do proprietário para negociar essas clausulasabsurdasou não assine tal contrato. Tem noção do que estaria a assinar não tem?

    Exactamente.

    Não assine nada com que não concorda.
    E essas condições não são nada normais, nada.

    Uma das vantagens do arrendamento é a de não haver necessidade de gastar mais dinheiro que a renda - a manutenção deverá estar sempre incluída.
    Esse senhorio quer a renda e não quer responsabilidades.

    A única hipótese para eu aceitar essas condições seria no caso de poder inspeccionar a casa durante uma semana ou um mês e, desde que a renda fosse significativamente mais barata que as das redondezas.
    Mas, a condição das obras, eu não aceitaria mesmo assim... obras urgentes tudo bem, quaisquer obras, nem pensar.
    • Diane
    • 18 abril 2013 editado

     # 4

    A única hipótese para eu aceitar essas condições seria no caso de poder inspeccionar a casa durante uma semana ou um mês e, desde que a renda fosse significativamente mais barata que as das redondezas.

    Com a condição de pagar tudo o que eventualmente estragasse durante esse tempo e/ou repôr tudo no estado em que se encontrava.
    Essa não pega, senhor FD. Ninguém com um bocadindo de testa aceita dar a casa para que alguém faça dela o que quiser durante um certo tempo à experiência e depois devolva porque já não interessa.
    Só mesmo quem tem a corda ao pescoço, mas não exagere, a crise não deve permitir tudo.
    Há um limite de bom senso.
  2.  # 5

    Colocado por: DianeNinguém com um bocadindo de testa aceita dar a casa para que alguém faça dela o que quiser durante um certo tempo à experiência e depois devolva porque já não interessa

    Neste caso seria o mais sensato por parte do proprietário. Ou considera normais as cláusulas que ele pretende impor?

    Colocado por: DianeSó mesmo quem tem a corda ao pescoço, mas não exagere, a crise não deve permitir tudo.
    Não percebo a sua lógica. Leu isto?
    Colocado por: Tildeo inquilino ao aceitar as chaves aceita que o estado das canalizações, esgotos, electricidade e afins se encontra como bom logo qualquer dano que decorra será da sua exclusiva responsabilidade
    Para alguém aceitar responsabilizar-se não considera que deveria poder, no mínimo, verificar/utilizar antes de assinar seja o que for?

    Colocado por: DianeHá um limite de bom senso.
    Pois há, sem dúvida. Mas aqui, creio que o limite foi ultrapassado...
    •  
      FD
    • 18 abril 2013

     # 6

    Colocado por: DianeNinguém com um bocadindo de testa aceita dar a casa para que alguém faça dela o que quiser durante um certo tempo à experiência e depois devolva porque já não interessa.

    Por acaso mas, só por acaso, já propus isso a um proprietário.
    E não é que ele aceitou?

    Não foi em frente porque encontrei melhor mas, pareceu-me que tinha a testa toda.
  3.  # 7

    Boa tarde a todos.
    Obrigada pelas respostas e desculpem so hoje vir ca dar noticias. Na quarta á noite enviamos mail ao senhorio onde explicavamos quais as clausulas que nao concordavamos e o porque. Hoje obtivemos resposta da parte dele. Disse que o advogado ir "dar um jeitinho" ás clausulas mas que era normalissimo fazer aquele tipo de contrato. Amanha vou ver o que ele me apresenta.
 
0.0137 seg. NEW