Colocado por: Dr Alter Egopara um supermercado de projectos:
Colocado por: Pedro BarradasConsidero deplorável e condenável do ponto de vista ético e deontologico...
Colocado por: treker666Fiquei curioso. Pode explicar melhor? É que não vejo mal nenhum haver um "IKEA" de projectos de arquitectura.
Colocado por: treker666
Fiquei curioso. Pode explicar melhor? É que não vejo mal nenhum haver um "IKEA" de projectos de arquitectura.
Colocado por: Pedro Barradas
Não não me choca haver "ikeas"... só que não é compráve a comprar um movel préfabricado...>
Colocado por: Mk Pt
Depois desta afirmação chego à conclusão que há colegas que julgam que por serem arquitectos podem chamar de 'arquitectura'.. uma escultura.
Faz-se uns desenhos, um 3d bonito.. e não é um desenho ou uma escultura, é 'arquitectura'. É arquitecto, faz uns rabiscos ou modelos 3d e é 'arquitectura'.
Se antigamente era desenhadores e engenheiros a fazer arquitectura.. agora temos pretensos arquitectos a vender modelos 3d como se fosse arquitectura.
Claramente colide com aquilo que é 'arquitectura'.. por mais que repitam, uma mentira não passa a verdade, e arquitectura não é um 'boneco' [3d e desenhos] feito não se sabe para onde e nem para quem e nem a que custos.
Colocado por: Mk Pt
Só fiz a menção aos casos que referi porque acaba por ser na mesma linha da argumentação 'de defesa' apresentada aqui no tópico sobre este site de venda de 'projectos'.
Eu sei que maus profissionais há em todo o lado. Já tive que conviver com eles, tanto na arquitectura como noutras áreas.
O que referi era apenas a indicar que o assunto deste tópico era mais um desses casos. A menção ao 'arquitectura para arquitectos' era apenas referente à falta de brio de uns quantos arquitectos - incluindo quem defende o site que o tópico é referente - que não se preocupam com dois dos mais básicos principios da arquitectura -> é para ser vivida por alguém e esse alguém é o cliente [no caso de habitação] e também haver preocupação com a execução prática do projecto - construção - que vai ser concretizada num determinado lugar, com determinada topografia.
Colocado por: Pedro BarradasDe qq maneira qq Arquitecto português não pode utilizar aqueles projectos, pois o arq.º autor tem sempre direitos de autoria sobre os mesmos...
Havendo sempre que adaptar o pojecto ao terreno, verificar as condicionantes e premissas urbanisiticas para o mesmo, conciliar com topografia, etc....
Colocado por: J.FernandesCompro o projecto e contrato os projectistas para o adaptarem às especificidades do meu terreno. Ficar-me-á muito mais barato, em princípio - desde que as alterações não sejam radicais - e os autores, para todos os efeitos, são os projectistas que contratei.
Colocado por: PicaretaPara fazer isso não precisa de comprar estes projectos, qualquer projectista tem lá na gaveta um que lhe poderá oferecer, se depois lhe pagar as adaptações ao seu terreno, e ao seu gosto pessoal.
Colocado por: J.FernandesCompro o projecto e contrato os projectistas para o adaptarem às especificidades do meu terreno. Ficar-me-á muito mais barato, em princípio - desde que as alterações não sejam radicais - e os autores, para todos os efeitos, são os projectistas que contratei.
Colocado por: J.Fernandes
Compro o projecto e contrato os projectistas para o adaptarem às especificidades do meu terreno. Ficar-me-á muito mais barato, em princípio - desde que as alterações não sejam radicais - e os autores, para todos os efeitos, são os projectistas que contratei.
Mas claro, como sempre, aparecerão as virgens ofendidas na sua "dignidade", "ética" e "deontologia".
Colocado por: treker666Mas continuo sem perceber a parte da quebra na ética e deontologia profissional. Pode ter sido explicado mas sinceramente ainda não cheguei lá...