Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

E para outro tipo de projectos

http://www.engetecno.com.br/
  2.  # 42

Lembram-se deste tópico?

Pois aqui vai mais um link para um supermercado de projectos:

http://www.centraldeprojectos.com
  3.  # 43

.... nunca pensei que a Central de projectos fosse enverdar por este caminho.... De qq maneira qq desses projectos assim como está não serve para "nada"
  4.  # 44

Colocado por: Dr Alter Egopara um supermercado de projectos:

Não é um supermercado de projectos. É um gabinete de projectos com um grande portefólio, mas se calhar com a crise procuraram outras fontes de rendimento.
    O Boss, Engº João Catarino, foi meu professor e é dos melhores projectistas de estruturas que por aí andam.
    Concordam com este comentário: electrao
  5.  # 45

E os projectos de execução são dos tipos S, M, L e XL?
  6.  # 46

O que acho sinceramente desprestigiante, é que os "projectos".. referem-se a Projectos Arquitectura, inlcusivé de uma pequena ponte...

Estou em querer que estes "esquemas comerciais" se destinam ao mercado dos paises africanos ( PALOP)...

De qualquer maneira, havendo Arquitectos pelo meio a dar a cara!!! Considero deplorável e condenável do ponto de vista ético e deontologico...
  7.  # 47

Colocado por: Pedro BarradasConsidero deplorável e condenável do ponto de vista ético e deontologico...

Fiquei curioso. Pode explicar melhor? É que não vejo mal nenhum haver um "IKEA" de projectos de arquitectura.
  8.  # 48

Poderá ser uma maneira de reduzir muito os custos com o projecto. Boa idéia!
  9.  # 49

Colocado por: treker666Fiquei curioso. Pode explicar melhor? É que não vejo mal nenhum haver um "IKEA" de projectos de arquitectura.

Não não me choca haver "ikeas"... só que não é compráve a comprar um movel préfabricado...

60€ a 110€ por um "projecto" de arquitectura... Inclui IVA, não inclui?, há factura?,. qual o conteúdo... fala em peças desenhadas em pdf... com os campos de legenda para serem preenchidos!!?
    De qq maneira qq Arquitecto português não pode utilizar aqueles projectos, pois o arq.º autor tem sempre direitos de autoria sobre os mesmos...
    Havendo sempre que adaptar o pojecto ao terreno, verificar as condicionantes e premissas urbanisiticas para o mesmo, conciliar com topografia, etc....

Depois o pessoal que quiser seguir com os mesmo... devem levar com a "ripa", na fase de adaptação do projecto e nas adjudicação das especialidades... Duvido que saia realmente mais barato... mas isso agora já sou eu a especular.
    Mas gostava de ler relatos de pessoas que tenham experimentado o "serviço".
    Concordam com este comentário: Keepper
  10.  # 50

Colocado por: treker666

Fiquei curioso. Pode explicar melhor? É que não vejo mal nenhum haver um "IKEA" de projectos de arquitectura.

Colocado por: Pedro Barradas

Não não me choca haver "ikeas"... só que não é compráve a comprar um movel préfabricado...>

Nas minhas intervenções neste tópico já tinha explicado:

Colocado por: Mk Pt

Depois desta afirmação chego à conclusão que há colegas que julgam que por serem arquitectos podem chamar de 'arquitectura'.. uma escultura.
    Faz-se uns desenhos, um 3d bonito.. e não é um desenho ou uma escultura, é 'arquitectura'. É arquitecto, faz uns rabiscos ou modelos 3d e é 'arquitectura'.

Se antigamente era desenhadores e engenheiros a fazer arquitectura.. agora temos pretensos arquitectos a vender modelos 3d como se fosse arquitectura.

Claramente colide com aquilo que é 'arquitectura'.. por mais que repitam, uma mentira não passa a verdade, e arquitectura não é um 'boneco' [3d e desenhos] feito não se sabe para onde e nem para quem e nem a que custos.

Colocado por: Mk Pt

Só fiz a menção aos casos que referi porque acaba por ser na mesma linha da argumentação 'de defesa' apresentada aqui no tópico sobre este site de venda de 'projectos'.

Eu sei que maus profissionais há em todo o lado. Já tive que conviver com eles, tanto na arquitectura como noutras áreas.
    O que referi era apenas a indicar que o assunto deste tópico era mais um desses casos. A menção ao 'arquitectura para arquitectos' era apenas referente à falta de brio de uns quantos arquitectos - incluindo quem defende o site que o tópico é referente - que não se preocupam com dois dos mais básicos principios da arquitectura -> é para ser vivida por alguém e esse alguém é o cliente [no caso de habitação] e também haver preocupação com a execução prática do projecto - construção - que vai ser concretizada num determinado lugar, com determinada topografia.

Eu compreendo que há excesso de técnicos, alguns deles não têm mínimo brio e competência [como noutras actividades, bons e maus há em todo o lado], outros nem chegam a ter hipótese de chegar a bons técnicos por falta de oportunidades para ganhar experiência, mas há que haver um mínimo de dignidade e profissionalismo no que se faz, não ir no faz-se para ganhar a qualquer custo - como é, por exemplo, a 'assinatura de favor'..paga.
  11.  # 51

Colocado por: Pedro BarradasDe qq maneira qq Arquitecto português não pode utilizar aqueles projectos, pois o arq.º autor tem sempre direitos de autoria sobre os mesmos...
    Havendo sempre que adaptar o pojecto ao terreno, verificar as condicionantes e premissas urbanisiticas para o mesmo, conciliar com topografia, etc....

Compro o projecto e contrato os projectistas para o adaptarem às especificidades do meu terreno. Ficar-me-á muito mais barato, em princípio - desde que as alterações não sejam radicais - e os autores, para todos os efeitos, são os projectistas que contratei.

Mas claro, como sempre, aparecerão as virgens ofendidas na sua "dignidade", "ética" e "deontologia".
  12.  # 52

Colocado por: J.FernandesCompro o projecto e contrato os projectistas para o adaptarem às especificidades do meu terreno. Ficar-me-á muito mais barato, em princípio - desde que as alterações não sejam radicais - e os autores, para todos os efeitos, são os projectistas que contratei.

Para fazer isso não precisa de comprar estes projectos, qualquer projectista tem lá na gaveta um que lhe poderá oferecer, se depois lhe pagar as adaptações ao seu terreno, e ao seu gosto pessoal.
    Concordam com este comentário: treker666
  13.  # 53

Colocado por: PicaretaPara fazer isso não precisa de comprar estes projectos, qualquer projectista tem lá na gaveta um que lhe poderá oferecer, se depois lhe pagar as adaptações ao seu terreno, e ao seu gosto pessoal.

Mas mesmo assim posso preferir comprar um destes online, sem que tenha de cair Carmo e Trindade.
  14.  # 54

Colocado por: J.FernandesCompro o projecto e contrato os projectistas para o adaptarem às especificidades do meu terreno. Ficar-me-á muito mais barato, em princípio - desde que as alterações não sejam radicais - e os autores, para todos os efeitos, são os projectistas que contratei.

É claro.. cada um tem a liberdade para adjudicar a quem quiser. Agora o "... muito mais barato, em princípio"... falta saber esse pequeno grande pormenor.
    •  
      Mk Pt
    • 25 maio 2015 editado

# 55

Colocado por: J.Fernandes
    Compro o projecto e contrato os projectistas para o adaptarem às especificidades do meu terreno. Ficar-me-á muito mais barato, em princípio - desde que as alterações não sejam radicais - e os autores, para todos os efeitos, são os projectistas que contratei.

Mas claro, como sempre, aparecerão as virgens ofendidas na sua "dignidade", "ética" e "deontologia".

As 'virgens ofendidas' têm experiência de andar a dar espécie de consultoria ou reformular ou fazer novos projectos partindo de projectos 'préfabricados'/'modulares' de colegas que não têm preocupações com ética e deontologia, e, obviamente que nem o projecto inicial, nem depois um projecto como deve ser (ou apoio para que fique como deve ser) são gratuitos para o cliente. Se meia palavra não chega, os clientes acabam a pagar mais do que um projecto feito por quem tem preocupação com ética.

Atenção que não estou a referir directamente à central de projectos, de quem nunca vi trabalho a não ser algumas imagens do site cujo link colocaram aqui agora.
    O que relato é a experiência com projectos oriundos de outros técnicos. Alguns casos que já tinha relatado neste mesmo tópico, à mais tempo.

Se para quem não liga a ética e deontologia pode parecer bom ter mais trabalho - afinal o espírito destas é 'não olhar a meios, para atingir o fim de ganhar mais' - para quem tem ética ter colegas que prestam um mau trabalha e/ou que não ligam a ética para ganhar mais, é mau, porque tendencialmente cria uma má imagem na população sobre a 'classe'.

Mais uma vez, sublinho que não estou a referir em particular em nenhum dos sites/'gabinetes'/técnicos que o tópico menciona.
    O que refiro é da experiência profissional para com outros técnicos, que pela questão da 'ética', e também deontológica, não posso sequer mencionar quem são.

A questão é que desconfio quem não segue o básico da prática profissional - seja na minha, seja noutras profissões. Porque sou dos que seguem a 'ética' e boas práticas - quero ganhar o meu pelo trabalho, competência e conhecimentos, não quero ganhar a todo o custo sem olhar a meios.
    Sim, é provável que para eu ter uma bela berlina germânica de gama alta e full extras só se ganhar o euromilhões, enquanto outros se passeiam nestes belos carros, mas prefiro assim. São diferentes posturas na vida.
  15.  # 56

Não vejo grande diferença em relação a quem constroi numa urbanização onde as casas seguem o mesmo projecto. Acho que há espaço para todos a partir do momento em que seja legal e ao gosto do consumidor. Mas continuo sem perceber a parte da quebra na ética e deontologia profissional. Pode ter sido explicado mas sinceramente ainda não cheguei lá...
  16.  # 57

Colocado por: treker666Mas continuo sem perceber a parte da quebra na ética e deontologia profissional. Pode ter sido explicado mas sinceramente ainda não cheguei lá...

Concordo, também ainda não consegui descobrir que é para aqui chamada a ética e a deontologia, trata-se apenas de uma abordagem menos personalizada do negócio dos projectos.

0.0251 seg. NEW