Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Muito boa noite

    Moro actualmente num T2 com 100 m2 que comprei há cerca de 2 anos e meio por cerca de 120 000 euros.
    Actualmente devo ao banco cerca de 40 000 euros de um empréstimo que fiz a 10 anos de 55000 euros. Pago cerca de 490 euros por mês de prestação e apenas 45 euros são juros.

    Por baixo do meu apartamento, que é num primeiro andar, tive o azar de abrir um restaurante que me incomoda muito porque tanto eu como a minha esposa trabalhamos por turnos.
    Já tentei resolver ou minorar a situação com o proprietário e com a câmara municipal sem sucesso. Como não me aptece nem quero uma batalha nos tribunais a arrastar-se durante anos estou a pensar mudar de cas fazendo uma permuta por uma moradia.
    A permuta por uma moradia sempre esteve nos planos mas para daqui a 7 anos. Seria portanto uma antecipação.

    Tenho possibilidade de fazer uma permuta por uma moradia t4 bem localizada que custa cerca de 175000 euros. Neste negócio o meu apartamento valeria em principio (ainda não está bem definido) cerca de 110000.
    Para concretizar este negócio preciso de pedir ao banco cerca de 100000 euros.
    Estou indeciso se devo ou não avançar para este negócio. Por um lado tenho uma situação de um crédito bom com pagamento de poucos juros e muita amortização de capital, com isenção de imi por mais 5 anos etc. Por outro lado eu e a minha esposa no actual imovel estamos a perder a sanidade mental... Pesando tudo isto parece-me que a saúde mental é mais importante...
    A outra solução seria alugar o meu apartamento e alugar outro imovel para mim mas também acho arriscado pois se não receber a renda fico com 2 encargos....

    Posto isto gostaria de pedr a vossa sábia opinião acerca do melhor caminho a seguir... e já agora o que acham do crédito de 100000 nos tempos que correm que sei não serem os melhores para este tipo de operação...

    Desde já muito obrigado a todos
  2.  # 2

    Um conselho.... que vale o que vale.

    Leia este documento da página 30 à 35. Para abrir o apetite.
    Veja este video:
    http://www.youtube.com/watch?v=MBUs8sUVa7M

    Depois decida se quer aumentar os empréstimos para casa nesta altura. O tempo das casas que valorizam sempre já lá vai....
    Concordam com este comentário: Vitor Azevedo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Azevedo
  3.  # 3

    Boa noite,eu no seu lugar tentava arranjar solução para a situação do barulho do restaurante,para já o restaurante só pode abrir com a autorização dos moradores do prédio,tente chegar a acordo com o dono do restaurante,caso contrário faça uma reunião com os restantes moradores e faça um abaixo assinado,penso que a câmara não pode passar um alvará para o restaurante sem a autorização dos condomínios do dito prédio,alguém aqui mais entendido lhe possa dar melhores informações que eu,mas meter.me em outro empréstimo neste momento de crise estava fora de ideia, e pense um pouco melhor antes de se meter em empréstimos,penso como está está bem assim.Boa sorte.
  4.  # 4

    Discorey,

    Em relação á isenção do IMI esqueça, agora é só de 3 anos, para casas até 125.000 eur e depende ainda dos rendimentos anuais que não podem execeder um valor que não sei precisar.

    Poderia arrendar o apartamento atual e adquirir a moradia, mas nesse caso o emprestimo seria superior e corria o risco de o arrendamento correr mal e ter de suportar 2 encargos, o que poderá ser imcomportável.

    A hipotese de permuta poderá ser a melhor solução se realmente lhe derem os 110.000 eur pelo seu apartamento o que com o mercado atual poderá ser dificil.
    •  
      FD
    • 18 abril 2013

     # 5

    Colocado por: discoverypor cerca de 120 000 euros

    Colocado por: discoveryuma moradia t4 bem localizada que custa cerca de 175000 euros. Neste negócio o meu apartamento valeria em principio (ainda não está bem definido) cerca de 110000.

    Colocado por: discoveryPesando tudo isto parece-me que a saúde mental é mais importante...

    Avance!
    Eu também mudei em parte por causa da minha sanidade mental e foi das melhores decisões que tomei, apesar de ter perdido dinheiro...

    O dinheiro paga muita coisa mas, há coisas que não têm valor.
  5.  # 6

    Obrigado a todos pelas opiniões... A isenção do IMI eu sei que perco se fizer o negócio... Tenho que discutir bem o negócio para ver o valor certo a pagar de diferença entre os imoveis e depois discutir com o banco os valores do novo empréstimo... Com todos esses dados mais concretos é que poderei decidir.
 
0.0103 seg. NEW