Iniciar sessão ou registar-se
    • AnaT
    • 18 abril 2013

     # 1

    Boa noite a todos e obrigada pela ajuda que possam dar.
    Já há bastante tempo que notei que o tecto da minha casa de banho apresentava uma zona "abaulada".
    O prédio tem cerca de 60 anos e o estuque é muito mau. Qualquer furo numa parede equivale a uma mini-derrocada de areia.
    Resumindo, antes que a coisa caísse em cima de alguém, e porque o mesmo tecto vai levar um forro, resolvi retirar o estuque solto.
    Tal como previsto, a coisa desabou e deixou o ferro da placa à vista.
    O dito ferro apresenta-se com ferrugem o que suponho se deva ao facto de o estuque ter estado solto do betão num ambiente com certa humidade.
    A minha pergunta é:
    Uma vez que o tecto vai ser forrado (tecto falso a cerca de 20 cm do tecto original) devo dar algum tratamento ao ferro exposto?
    Se sim, que material devo usar?
    Será que posso dar uma camada de estuque só para aquilo não ficar "ao ar"? Ou devo aplicar um tratamento para a ferrugem tipo uma tinta ou coisa parecida?

    Desde já, obrigada pela ajuda.
    AnaT
  1.  # 2

    devia meter uma foto..
    as armaduras devem ser limpas, escovadas com escova de aço, e tratadas com um anticorrosivo.
    veja o sistema mapefer, da Mapei
    há outras marcas, como a Sika... é só pesquisar
    Concordam com este comentário: DOGMA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaT
    •  
      FD
    • 18 abril 2013

     # 3

    E, pergunto a quem nos lê, isso será bom prenúncio?
  2.  # 4

    Colocado por: FDE, pergunto a quem nos lê, isso será bom prenúncio?

    Nem bom nem mau... faz parte.
    Se começar a descascar o estuque de todos os prédios com 60 anos em todos vai encontrar o ferro com alguma facilidade e em todos o ferro terá ferrugem. Ter ferrugem não quer dizer que esteja podre.
    No meu antigo prédio tambem acontecia o mesmo... Éra de 1954.
  3.  # 5

    Acho um péssimo prenúncio, por baixo do estuque devia estar o betão de recobrimento das armaduras. Se as armaduras ali estão "à pele" onde mais estarão?. Até onde alastrou já a ferrugem?

    Se começar a descascar o estuque de todos os prédios com 60 anos em todos vai encontrar o ferro com alguma facilidade

    Acho que não e se por acaso acontecer não é nada normal
  4.  # 6

    Antes de mais nada, um engenheiro civil deveria vistoriar essas patologias para avaliar a segurança estrutural da laje em causa.
    Depois, é preciso procurar por possíveis infiltrações através de fissuras existentes no betão que atingindo as armaduras, provocam a sua corrosão. A corrosão por sua vez faz aumentar o volume ocupado pelo ferro, partindo o recobrimento deste - daí ver-se o ferro exposto.

    Só depois se poderá preescrever qual a melhor solução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaT
  5.  # 7

    Colocado por: j cardosoAcho um péssimo prenúncio, por baixo do estuque devia estar o betão de recobrimento das armaduras. Se as armaduras ali estão "à pele" onde mais estarão?. Até onde alastrou já a ferrugem?


    Acho que não e se por acaso acontecer não é nada normal

    Ai para cima não sei. Em Lisboa os prédios que conheço e nos quais presenciei este tipo de patologias, nenhum tinha o Betão de recobrimento. Seja como fôr a própria espessura das lages é na minha opinião muito curta. No meu antigo prédio por exemplo a laje entre pisos tinha uns escassos 14cm. Foi uma carga de trabalhos quando troquei a canalização pois os tipos meteram-se para lá a roçar a laje (sem eu saber) e ainda por cima a Martelo eletrico... Resultado, abriram um buraco para ai com 10cm de diametro para a casa da vizinha de baixo... Situações iguaizinhas conheço pelo menos umas 3 no meu circulo de amigos que tem casas e fez obras em prédios daquela idade.
    Concordam com este comentário: AnaT, trabalharmuitobem
    • AnaT
    • 18 abril 2013

     # 8

    Bom dia e obrigada a todos.

    Efectivamente, a placa é muito "fina".
    Tal como o João Dias disse, aqui há uns anos fizeram obras no apartamento de cima e furaram a placa para a minha cozinha.
    Em relação ao tecto, é um problema que todos os vizinhos já tiveram.
    No andar de cima, caiu o tecto da cozinha.
    No meu caso e apesar de ser uma casa de banho, não parece ter havido qualquer infiltração pois nunca apareceram manchas de humidade e o estuque estava bem seco.
    Além disso, não caiu o tecto todo. Grosso modo, talvez 1/5.
    Eu acho que tem mesmo a ver com os materiais usados na construção.
    É um típico prédio de construção barata dos anos 50 em que foram usados os materiais mais baratos que poderiam encontrar.
    Vejo isso no tipo de taco usado no chão, por exemplo. Cada taco, cada nó. O mesmo acontece nas portas e ombreiras.
    Já os rodapés estão pregados ao tijolo com cada cavilha que a placa bem pode cair mas os malditos rodapés ficam no sítio :)

    fernandoPereira, obrigada pela informação.
    Seguem algumas fotos
      0012.JPG
    • AnaT
    • 18 abril 2013

     # 9

    Mais uma:
      0022.JPG
    • AnaT
    • 18 abril 2013

     # 10

    E outra:
      0042.JPG
  6.  # 11

    Colocado por: AnaTBom dia e obrigada a todos.

    Efectivamente, a placa é muito "fina".
    Tal como o João Dias disse, aqui há uns anos fizeram obras no apartamento de cima e furaram a placa para a minha cozinha.
    Em relação ao tecto, é um problema que todos os vizinhos já tiveram.
    No andar de cima, caiu o tecto da cozinha.
    No meu caso e apesar de ser uma casa de banho, não parece ter havido qualquer infiltração pois nunca apareceram manchas de humidade e o estuque estava bem seco.
    Além disso, não caiu o tecto todo. Grosso modo, talvez 1/5.
    Eu acho que tem mesmo a ver com os materiais usados na construção.
    É um típico prédio de construção barata dos anos 50 em que foram usados os materiais mais baratos que poderiam encontrar.
    Vejo isso no tipo de taco usado no chão, por exemplo. Cada taco, cada nó. O mesmo acontece nas portas e ombreiras.
    Já os rodapés estão pregados ao tijolo com cada cavilha que a placa bem pode cair mas os malditos rodapés ficam no sítio :)

    fernandoPereira, obrigada pela informação.
    Seguem algumas fotos
      0012.JPG

    ui
    • AnaT
    • 18 abril 2013

     # 12

    E mais uma:
      0052.JPG
    • AnaT
    • 18 abril 2013

     # 13

    FD,
    efectivamente, eu acho que é um caso preocupante mas a solução, a meu ver, seria a demolição total destes "cancros" urbanos.
    O que quer que se possa fazer é apenas cosmético.
    A orientação geográfica é uma desgraça.
    A organização interna "não lembra ao Menino Jesus".
    Enfim...
    • AnaT
    • 18 abril 2013

     # 14

    j Cardoso, infelizmente, acho que este tipo de situações é mesmo demasiado normal.

    Ainda assim não tenho problemas de humidade nem de ouvir os vizinhos a tossir em casa.
    Se calhar tenho é uns vizinhos excepcionais :)
  7.  # 15

    a intervenção, passará pelo que já lhe disse.
    de qualquer forma para ficar mais descansada, veja a possibilidade de mostrar isso a um Eng. Civil, para que este fassa uma análise mais ao pormenor...
    pode haver necessidade de fazer algum reforço estrutural
    • AnaT
    • 18 abril 2013 editado

     # 16

    J Fernandes, em relação a vistoria por um engenheiro civil, vou dar-lhe só mais uma informação.
    Este é um prédio de esquina e tem uma loja na dita esquina.
    Eram originalmente duas lojas que foram transformadas numa só.
    Quando foram feitas essas obras, alguém teve a brilhante ideia de cortar parte da viga existente entre as duas lojas para poderem uniformizar o tecto e instalar um ar condicionado no mesmo.
    Algum tempo depois, apareceu uma racha horizontal na parede do apartamento por cima da loja, racha essa que corria ao longo de toda a parede e atravessava (e atravessa) de uma divisão para a outra. Foi feito pedido de vistoria à câmara municipal e protecção civil e alguém chegou à conclusão que não havia perigo eminente de derrocada...
    Já lá vão 3 ou 4 anos e o dito processo estará num qualquer arquivo à espera de... vá-se lá saber o quê.
  8.  # 17

    Colocado por: AnaTJ Fernandes, em relação a vistoria por um engenheiro civil, vou dar-lhe só mais uma informação.
    Este é um prédio de esquina e tem uma loja na dita esquina.
    Eram originalmente duas lojas que foram transformadas numa só.
    Quando foram feitas essas obras, alguém teve a brilhante ideia de cortar parte da viga existente entre as duas lojas para poderem uniformizar o tecto e instalar um ar condicionado no mesmo.
    Algum tempo depois, apareceu uma racha horizontal na parede do apartamento por cima da loja, racha essa que corria ao longo de toda a parede e atravessava (e atravessa) de uma divisão para a outra. Foi feito pedido de vistoria à câmara municipal e protecção civil e alguém chegou à conclusão que não havia perigo eminente de derrocada...
    Já lá vão 3 ou 4 anos e o dito processo estará num qualquer arquivo à espera de... vá-se lá saber o quê.

    Mais uma razão para se fazer uma avaliação estrutural por parte de quem perceba da poda.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
 
0.0200 seg. NEW