Iniciar sessão ou registar-se
    • gvibes
    • 18 abril 2013 editado

     # 1

    Boas a todos

    Registei me propósito aqui e ate porque não encontrei nenhum caso igual ao meu na internet , apenas de burlas de indivíduos a passarem se de funcionários da adra de aveiro para vender filtros da agua etc ,mas nada assim como o meu caso !

    Deixaram me uma carta em casa sem morada e nome ,penas com o suposto código de residência da adra com a obrigatoriedade de minha parte em ter de celebrar contrato para a colocao de agua e saneamento !! VEm também uma ameaça de pagamentos de coimas se não proceder a celebração do contrato e de ter de ser eu a pagar a instalação da agua da rua para minha casa !

    Isto so pode ser uma tentativa de burla certo? Ainda por cima a carta foi entregue por alguém que andava na rua (provavelmente a passar se por funcionário deles ) não veio pelos ctt e sem nome nada !!!!!

    Ora vendo eu tanta gente a rescindir contratos de agua e saneamento porque nao precisam (como o meu caso) e querem me obrigar a assinar um contrato de um serviço contra a minha vontade ????

    Era o que faltava se agora a PT ,edp etc nos obrigassem a todos a terem internet ,televisão e electricidade na casa contra a nossa vontade !

    Alguem recebeu algo parecido !Se fosse alguma taxa por causa de terem colocado os canos na via publica encostado a minha casa ,ainda se compreendia ,agora para assinar um contrato ?
  1.  # 2

    Há poucos anos os meus familiares em Aveiro foram obrigados a pagar a instalação de saneamento básico e penso que água também. É uma questão de telefonar para as autoridades (in)competentes e saber.
  2.  # 3

    Na minha opinião, mesmo não sendo burla, só se deverá começar a preocupar com isso no dia que receber uma carta registada com aviso de recepção. Até lá não perca sono a pensar nisso.
  3.  # 4

    penso que houve uma alteração recente na lei, que obriga a ter contador de agua, e quem nao tiver o contador os esgotos da casa podem ser tamponados.

    Isto em Setubal está a acontecer, as Aguas do Sado andam a tamponar os esgotos das casas que nao tem contador. Pode ate nem utilizar agua da rede mas pelos vistos é obrigado a ter contador!
  4.  # 5

    va-se informar....
  5.  # 6

    Colocado por: loverscoutpenso que houve uma alteração recente na lei, que obriga a ter contador de agua, e quem nao tiver o contador os esgotos da casa podem ser tamponados.

    Isto em Setubal está a acontecer, as Aguas do Sado andam a tamponar os esgotos das casas que nao tem contador. Pode ate nem utilizar agua da rede mas pelos vistos é obrigado a ter contador!

    Certissimo. Mas o tipo de informação recebida com ameaças de coimas tem de ser tratada de outra forma. Para todos os efeitos legais, o colega forista OFICIALMENTE ainda não foi informado ou notificado por qualquer entidade. Isto de me aparecer um tipo á porta a entregar uma carta não vale de nada pois oficialmente não ficou qualquer registo da entrega da mesma.
    Para alem do mais acho muito estranho a falta de informação de contactos ou departamento descritas pelo colega. Já para não falar que esse género de documentação regra geral é sempre enviada por correio registado com aviso de recepção e em papel timbrado.
    Eu pessoalmente não deixaria de me ir informar junto da autoridade competente e posteriormente sem uma notificação oficial da mesma nem sequer pensava mais nisso.
    Se isto não fôr uma trafulhice então é que este Pais entrou de vez na bandalheira total!!
  6.  # 7

    tenha cuidado.
    Pode não ser uma carta registada, é verdade, mas pode ser "cortesia" deles. Podem estar efectivamente a avisar que tem n dias para celebrar o contrato sem coimas. A proxima carta poderá ser registada e trazer a coima.
    Telefone para a adra a confirmar se reconhecem a carta e se confirmam a informação.

    Efectivamente, pelo que sei, a lei obriga a celebração de contratos onde o serviço está disponível. Estando então a rede concessionada a privados, são piores que vampiros. A lei já foi feita para isso mesmo....
    Agora se usa os esgotos tem a obrigação MORAL do contrato. Não me cabe a mim subsidiar a remoção da sua me#$%#$"! O contrato de água inclui a taxa de esgotos.

    OBRIGATORIEDADE DE LIGAÇÃO - SABIA QUE...existindo rede pública de abastecimento de água é obrigatória a ligação à mesma, devendo ser abandonadas as soluções privativas (furos e outras captações).
    A obrigação de ligação é afirmada, como princípio geral, n.º 2 do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 379/93, de 5 de Novembro, conjugado com o disposto no n.º 3 do art. 42.º do Decreto-Lei n.º 226-A/2007, de 31 de Maio e n.º 1 do art. 69º do Decreto-Lei n.º 194/2009 de 20 de Agosto,
  7.  # 8

    Colocado por: adias
    Telefone para a adra a confirmar se reconhecem a carta e se confirmam a informação

    Sem duvida!!
  8.  # 9

    Colocado por: Joao Dias
    Sem duvida!!

    Mas continuo a achar que algo não bate certo...
  9.  # 10

    Colocado por: adias
    Efectivamente, pelo que sei, a lei obriga a celebração de contratos onde o serviço está disponível. Estando então a rede concessionada a privados, são piores que vampiros. A lei já foi feita para isso mesmo....


    A lei de obrigação é uma lei utilitária. Não faz sentido criar um sistema de larga escala para distribuição de água e tratamento de esgotos se não se conseguir usar a economia de escala para abater o custo. Trata-se de rentabilizar o investimento público. Se fosse permitida a utilização de sistemas privados o preço disparava para os utilizadores do sistema público.

    Penso que o racional é mais ou menos este. Se tal coisa faz sentido ou não, é outra conversa.
  10.  # 11

    Muito obrigado a todos pelas respostas !

    Entrei em contacto com as autoridades ( adra ) antes de me darem qualquer informação útil quiseram logo saber o nome ,morada e código do local !

    Ora como não existe registo oficial de que tenha recebido esta carta pois não foi enviada com aviso de recepção ,nem nome e morada optei por não me identificar , pois para todos os efeitos eles não podem provar que eu tenha recebido seja o que for !

    Como o colega acima disse ,não vou perder o meu sono enquanto não me enviarem uma carta oficial onde possa ficar provado que eu recebi e fui informado sobre a suposta obrigação ode contrato .
    • gvibes
    • 18 abril 2013 editado

     # 12

    Colocado por: adiastenha cuidado.
    Pode não ser uma carta registada, é verdade, mas pode ser "cortesia" deles. Podem estar efectivamente a avisar que tem n dias para celebrar o contrato sem coimas. A proxima carta poderá ser registada e trazer a coima.
    Telefone para a adra a confirmar se reconhecem a carta e se confirmam a informação.

    Efectivamente, pelo que sei, a lei obriga a celebração de contratos onde o serviço está disponível. Estando então a rede concessionada a privados, são piores que vampiros. A lei já foi feita para isso mesmo....
    Agora se usa os esgotos tem a obrigação MORAL do contrato. Não me cabe a mim subsidiar a remoção da sua me#$%#$"! O contrato de água inclui a taxa de esgotos.

    OBRIGATORIEDADE DE LIGAÇÃO - SABIA QUE...existindo rede pública de abastecimento de água é obrigatória a ligação à mesma, devendo ser abandonadas as soluções privativas (furos e outras captações).
    A obrigação de ligação é afirmada, como princípio geral, n.º 2 do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 379/93, de 5 de Novembro, conjugado com o disposto no n.º 3 do art. 42.º do Decreto-Lei n.º 226-A/2007, de 31 de Maio e n.º 1 do art. 69º do Decreto-Lei n.º 194/2009 de 20 de
    Agosto,



    Isso não faz sentido pois então se eu tenho ligação para electricidade ,telefone ,internet etc ,também sou obrigado a contratar esses mesmos serviços ???
  11.  # 13

    o contador de agua é obrigado a ter.....a lei assim o diz.... os outros (serviços)so tem se quiser!
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  12.  # 14

    Perca o sono. Olhe que quando a carta registada vier, já vem com coima, das jeitosas. Olhe que poupa uns trocados, porque vai ter contador queira ou não.
    A lei assim o diz. Gostemos ou não.

    http://www.egf.pt/files/162.pdf
    Segunda página canto superior direito.
  13.  # 15

    Colocado por: loverscouto contador de agua é obrigado a ter.....a lei assim o diz.... os outros (serviços)so tem se quiser!

    obrigado??eu por acaso ja faz 4 anos que acabei a minha casa e contador da agua zero!
    • gvibes
    • 18 abril 2013 editado

     # 16

    Colocado por: adiasPerca o sono. Olhe que quando a carta registada vier, já vem com coima, das jeitosas. Olhe que poupa uns trocados, porque vai ter contador queira ou não.
    A lei assim o diz. Gostemos ou não.

    http://www.egf.pt/files/162.pdf
    Segunda página canto superior direito.


    Mas entre colocar o contador e gastar mais de 400€ em colocar a ligação a minha casa ainda vai uma grande distancia certo ?E teria depois de pagar taxas todos meses mesmo sem usar a agua ???

    Que país de vampiros sanguesugas em que vivemos ,estão muito preocupados com o meio ambiente e com a minha saúde ,pois pois ... Querem é ganhar €€€€ de todas formas possíveis !!

    E não não perco o sono , porque cartas sem aviso de recepçao e com prova que foram entregues não valem, nada !!! Se depois vier coima eu provo facilmente que não recebi qualquer aviso ,afinal o marco do correio pode ser vandalizado e ser roubado por alguém !
  14.  # 17

    Colocado por: adiasEfectivamente, pelo que sei, a lei obriga a celebração de contratos onde o serviço está disponível. Estando então a rede concessionada a privados, são piores que vampiros. A lei já foi feita para isso mesmo....
    Agora se usa os esgotos tem a obrigação MORAL do contrato. Não me cabe a mim subsidiar a remoção da sua me#$%#$"! O contrato de água inclui a taxa de esgotos.



    Tenho esgoto na minha casa assim como poço ( não vivo em apartamento)e quando quero tirar a minha m..da não é ninguém da camara que ma tira de graça !!!! SOu eu que pago a alguém para a tirar e levar !!!! LOgo a obrigação moral de contrato mais uma vez não faz sentido!!!!

    Eles querem ver é se alguém menos informado caiu na asneira !
  15.  # 18

    Colocado por: gvibesSOu eu que pago a alguém para a tirar e levar

    Para onde?
  16.  # 19

    Colocado por: PicaretaPara onde?


    Antigamente servia de fertilizante natural. :P
    • mog
    • 19 abril 2013

     # 20

    gvibes,
    Justo ou não, a verdade é que se tiver rede de água e saneamento na sua rua é obrigado a proceder à ligação ao sistema.
    cumps.
    Concordam com este comentário: rnja4Real
 
0.0202 seg. NEW