Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,

Tenho um apartamento num r/c com um terreno de 56m2 dos quais 8m2 apróximadamente são em pedrado.

Adjacente ao terreno encontra-se a janela do meu quarto e a porta da cozinha com um alpendre. O terreno apanha sol o dia todo e mesmo no inverno se tiver sol é raro estar frio só mesmo se tiver vento de sul (coisa rara perto da ericeira) pois estou protegido com paredes vizinhas do condominio.

A questão que se apresenta mesmo é como fazer o melhor uso deste espaço, no entanto vou expôr a minha ideia:

-Primeiro fazer um nivelamento do terreno e cobrir com cimento/argamassa/betão , o que for mais adequado.
    -Segundo cobrir o terreno em que metade seja em deck de compósite e a outra metade um misto de deck com seixo de rio ou outro tipo de cascalho.
    -Terceiro fazer uma cobertura onde tanto dê para estar aberta ou fechada consoante esteja sol , vento , chuva , frio , etc , etc...

Básicamente queria cobrir metade do terreno usando o próprio alpendre assim aproveitando o máximo de espaço e a outra metade usar para põr umas espreguiçadeiras , mesa ao ar livre aquando de não estar debaixo/dentro da cobertura e uma churrasqueira no fim do terreno.

Já ponderei bastante em fazer uma piscina pequena daquelas semi-enterradas mas o orçamento não estica para tudo , acrescento ainda que mesmo assim quando fizer o nivelamento do terreno terei que ter em conta alguma canalização e fonte de energia para futuro projeto a longo prazo.

Entretanto chegamos ao ponto mais pertinente desta discussão que são as dúvidas!

Pelo que pesquisei se pôr cortinas de vidro não preciso de apresentar projeto á câmara , só tenho que ter aprovação do condominio , certo? Sendo um espaço tão curto vale mesmo a pena dispender tanto dinheiro em vez de uma solução como uma pérgola por exemplo? Quanto custa a instalação de uma cortina de vidro para uma área destas? Deverei fazer tudo mesmo em deck?

Vou pôr fotos em breve para ser mais fácil de se perceber o projeto em questão.

Opiniões , dicas ,ajudas , links é tudo muito agradecido :)

Obrigado mais uma vez :)

João Rocha.
  2.  # 2

Fotos :)
      CIMG0020.JPG
  3.  # 3

fotos
      CIMG0019.JPG
  4.  # 4

fotos
      CIMG0021.JPG
  5.  # 5

fotos
      CIMG0022.JPG
  6.  # 6

fotos
      CIMG0023.JPG
  7.  # 7

fotos
      CIMG0024.JPG
  8.  # 8

fotos
  9.  # 9

fotos
      CIMG0025.JPG
  10.  # 10

fotos
      CIMG0026.JPG
  11.  # 11

fotos
      CIMG0027.JPG
  12.  # 12

fotos
      CIMG0028.JPG
  13.  # 13

fotos
      CIMG0029.JPG
    •  
      FD
    • 18 abril 2013

# 14

Colocado por: jazenhas-Primeiro fazer um nivelamento do terreno e cobrir com cimento/argamassa/betão , o que for mais adequado.

Isto parece-me desnecessário. Acho que pode fazer o nivelamento de forma mais barata, com areia por exemplo e compactando o terreno.

Colocado por: jazenhasPelo que pesquisei se pôr cortinas de vidro não preciso de apresentar projeto á câmara , só tenho que ter aprovação do condominio , certo?

Se forem amovíveis, acho que nem preciso de uma nem de outra. Se forem fixas, acho que precisa das duas.

Colocado por: jazenhasQuanto custa a instalação de uma cortina de vidro para uma área destas?

São caras mas, depende muito da área.
    Mas onde é que as ia colocar, é que não percebi isso muito bem...

Lá vou eu, mais uma vez, responder ao que não é perguntado mas... usa o alpendre?
    É muito comum as pessoas fazerem coisas porque acham que vão usar mas depois nunca usam.
    Gastam dinheiro desnecessariamente...

Pessoalmente, fazia um pequeno deck só para uma mesa de refeições e respectivas cadeiras.
    No resto do terreno, tentava nivelar toscamente e usava lajetas como estas:
      lajetas.jpg
  14.  # 15

Obrigado FD,

Realmente estou de acordo que as pessoas gastam dinheiro em algo que depois não usam (daí desistir pelo menos a curto-prazo de uma piscina) mas neste caso é algo que vai ser bastante usado!

O apartamento é um t2 de excelente construção e acabamento com 120m2 onde existe este "bónus" de ter terreno virado ao sol.

Já tenho usado o alpendre por várias vezes mesmo com o clima um pouco frio pois é extremamente agradável fazer umas refeições ao ar livre :)

Para se perceber melhor o contexto do terreno , o pedrado é onde acaba as garagens do condominío e do lado direito como se pode ver é a entrada para as mesmas e do lado esquerdo a vizinha do lado (que tem um pedrado praticamente do mesmo tamanho do meu terreno todo mais uma pequena parte em terra onde tem uma piscina pequena) onde também ela construiu uma cobertura em vidro!

A minha ideia era fazer uma cobertura/cortina de vidro que colmatava o espaço entre a parte da frente do alpendre , rodava junto ao muro do lado direito até a meio do mesmo e depois curvava á esquerda e vinha para cima de volta á parede da fachada , não sei se me faço entender bem...

Ou seja ficava com metade do terreno mais o alpendre coberto que deve ser algo de 2m por 3m por 2m por 4m mais ou menos e o resto livre do lado esquerdo e á frente...

Volto a referir que vai ser bastante usado pois costumo ter bastantes visitas e durante o verão tenho muito tempo disponível para usar o espaço e no inverno hei-de passar 2 semanas por mês seguidas dia e noite onde também vejo uns jantares românticos e afins a fazer ali :)

Espero assim esclarecer um pouco melhor a questão...

Ah , gostava de acrescentar que tudo o que for de jardinagem tá excluído devido aos períodos semanais/quinzenais de ausência fisíca no apartamento.

Muito obrigado e espero mais algumas ajudas.
  15.  # 16

16.  # 17

em alternativa ao vidro tem o policarbonato alveolar (mais leve e mais barato)
    cuidado com as licenças porque alguns exemplos que apresenta não parecem ser nada amovíveis
  17.  # 18

Pois , exato daí estar á procura de ajuda e opiniões.

Também já vi alguns exemplos amovíveis na empresa iberocerca.

Quanto ao policabornato alveolar vou pesquisar , muito obrigado :)
  18.  # 19

Já estive a pesquisar sobre a opção do policabornato alveolar e parece-me bem mas ainda não consegui descobrir se dá para fazer uma cobertura total com esse material ou só parcial.

Também vi o policabornato compato mas ainda não descobri bem as diferenças.
  19.  # 20

Colocado por: jazenhasJá estive a pesquisar sobre a opção do policabornato alveolar e parece-me bem mas ainda não consegui descobrir se dá para fazer uma cobertura total com esse material ou só parcial.

Dá mas não é mais barato que o vidro. Porque é muito leve em comparação com o vidro as estruturas podem ser também muito mais simples que as necessárias para este.
    O "policabornato compato", como lhe chama, não tem alveolos e pode ser transparente (como o vidro) ou em cores (muitas). É pouco usado em coberturas reservando-se geralmente para as laterais.

0.0239 seg. NEW