Iniciar sessão ou registar-se
    • emc
    • 18 abril 2013

     # 1

    Boa tarde a todos,

    Antes de mais gostaria de atempadamente agradecer a vossa ajuda, pois sou novo no forum e preciso mesmo da vossa experiência para ajudar a resolver o meu problema.
    Há cerca de 3 meses atrás aluguei uma moradia térrea, recentemente recuperada, com muito bom gosto, estando a habitá-la desde então.
    A moradia é de uma frente apenas e com janelas muito pequenas. As paredes são de uma enorme grossura, cerca de 80cm, talvez mais até (são as paredes antigas), o chão é de tijoleira e o tecto é de pladur com luzes embutidas e isolado em termos térmicos.
    Há cerca de 3 semanas atrás ao mudar os móveis de lugar reparei que a parte de trás dos mesmos, ou as partes da madeira que não é tratada estava com algum bolor. O estrado da minha cama, em madeira também já se encontrava assim na parte de baixo. Estranhamente (ou não) nas paredes e no tecto não encontro vestígios de nada, nem "suor" nas paredes, nem manchas de bolor ou mofo, nem salitre nas paredes, o que me leva a crer que a casa é muito bem isolada... não fossem as paredes tão largas ;).
    Embora não perceba nada disto, acredito que se trate de humidade por condensação, até porque com o desumidificador ligado, em média marca 65% a 75% de humidade (isto na ponta da casa mais a Norte, que é o quarto) mesmo estando a casa o dia todo a respirar com as janelas abertas. Esse mesmo quarto como só tem uma janela, raramente tem luz solar e eu pensei em falar com o proprietário para montar uma janela no tecto, na zona do quarto, que é onde noto mais bolor e onde praticamente nunca tenho luz do Sol. Na ponta oposta da casa o desumidificador marca muito menos humidade, acredito que seja porque tem muita luz durante o dia todo.
    Não sei se isto faz algum sentido, mas eu já pesquisei muito sobre o assunto e não conheço ninguém com um problema destes, bolor nas madeiras (não tratadas) e nada nas paredes e tectos.
    Desde já agradeço a vossa ajuda, pois não sei como tratar deste assunto.

    Atentamente,
  1.  # 2

    Boas,
    Compre vaselina e água raz... Misture 3 de vaselina por 1 de água raz e passe nos moveis com uma trincha. Alem de lhes dar um brilho espectacular e doradouro evita o acumular de pó e protege os mesmos contra os fungos tais como o bolor.
    Atenção que isto é para fazer em moveis de madeira. Se forem daqueles tipo Ikea não sei se o comportamento será idêntico.
    Boa sorte na resolução do problema.
 
0.0093 seg. NEW