Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos os utilizaqdores deste Forum, muito obrigado pela existência do mesmo. Gostaria de questionar o seguinte: A minha mãe herdou um apartamento (T4) perto de Lisboa que já se encontra arrendado desde 1976. O arrendatário está ainda a pagar uma renda de +- 60 euros. Pretendemos vender o mesmo mas em primeiro vamos questionar o atual arrendatário se está interessado na compra. Penso que vai dizer que não, mesmo eu o colocando à vontade no preço que queira oferecer. Será que eu posso colocar o imóvel em imobiliárias para estas o tentarem vender? Eu posso vender o apartamento estando ele arrendado? E o que irá posteriormente acontecer ao arrendatário? Muito obrigado pela ajuda que me possam dar. Abraço.
  2.  # 2

    Poder pode, mas um T4 arrendado por esse valor pode não interessar a investidores.
    Pode sempre tentar chegar a acordo com o inquilino de forma a este saír, recebendo a indmenização correspondente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Albapimenta
  3.  # 3

    Colocado por: AlbapimentaO arrendatário está ainda a pagar uma renda de +- 60 euros.

    Que idade tem esse arrendatário?
    Qual o Valor Patrimonial Tributário do T4? Tem licença de utilização?


    Colocado por: AlbapimentaSerá que eu posso colocar o imóvel em imobiliárias para estas o tentarem vender?

    Sim.

    Colocado por: AlbapimentaEu posso vender o apartamento estando ele arrendado?

    Sim.

    Colocado por: AlbapimentaE o que irá posteriormente acontecer ao arrendatário?

    Fica com um novo senhorio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Albapimenta
  4.  # 4

    Indemnização seria uma solução que não pretendiamos (e nem podíamos), preferível seria vender o mesmo por um preço mais baixo que no mercado.
    O valor patrimonial tributário que consta na certidão é de 52.582.45. A idade do arrendatário não tenho a certeza, mas penso que já ultrapassou os 65.
  5.  # 5

    Essas casas com esse tipo de arrendatarios é muito dificil vender..tive um caso semelhante.. a tipa pagava 92 euros disse que desejava vender e ofereceu 20000 euros,, casa avaliada por 60300 euros pelas Finanças, e por çima vim a descobrir que esse casal tinha um rendimento anual de cerca de 25000 euros..para mim a unica soluçao para esse tipo de assunto hé ver se lhe consegue aumentar a renda
  6.  # 6

    Colocado por: AlbapimentaA idade do arrendatário não tenho a certeza

    É muito importante saber a idade; se tem menos de 65 anos, a casa tem um valor e se tiver mais de 65 tem um valor significativamente mais baixo.

    De qualquer das formas e não sabendo qual o rendimento anual do agregado familiar do arrendatário, com a actual lei, se quiser, daqui a 5 anos a renda do T4 estará ém cerca de 292 euros mensais. Tenha isso em conta para uma eventual venda. Se fosse eu, por cerca de 50.000 euros vendia (se encontrasse quem comprasse). E por menos de 40.000 não vendia.
    Mas é importantíssimo saber a idade do inquilino e qual o seu rendimento anual, e TRATAR da ACTUALIZAÇÃO/AUMENTO da renda.
  7.  # 7

    JOCOR esse arrendatario nunca fara uma proposta de 50.000 euros nem 40.000 euros a maioria dessa gente com rendas muito baixas sabem perfeitamente que a casa é muito dificil de vender devido ha renda que nao vale nada..e uma grande parte dessa gente fazem propostas de compra por metade do preço..a muita gentinha que estao a espera de fazerem um excelente negocio nessa condiçoes foi o que me sucedeu..e eu disse lhe logo , por essa preço nunca eu lhe venderei essa casa ..ate que se formalizou com isso; e foi uma das soluçoes entre outras para ela sair
    •  
      FD
    • 19 abril 2013 editado

     # 8

    Colocado por: AlbapimentaO valor patrimonial tributário que consta na certidão é de 52.582.45.

    Convém saber de quando é essa avaliação.

    É que, ou é um T4 muito pequeno ou muito antigo ou numa zona má, porque essa avaliação parece baixa...
 
0.0132 seg. NEW