Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Concordo consigo Picareta mas só até certo ponto.
    Ninguém está a dizer para não se comprar casa ou que ter casa própria não é uma boa opção para o futuro!
    O que eu disse, é que quem quer casa, deve fazer um esforço se não quiser fazer um mau negócio.
    É que há uma preocupação muito grande com o preço da casa, mas não há a preocupação com o valor REAL do que se paga no final do empréstimo! Estranho não é?
    Ora veja, basta um pequeno sacrifício de 5 anos para juntar um pé-de-meia para dar de entrada para um imóvel evitando assim pedir a totalidade do valor ao banco. Digo "pequeno" sacrifício, porque 5 anos em 30 ou 40 anos que dura um empréstimo, afinal de contas, não é nada.
    E se puder evitar pedir os 100% para pedir apenas 70% por exemplo, a diferença do que vai pagar em juros é brutal.
    Agora imagine se em vez de pagar empréstimo durante 30 ou mais anos + IMI + condomínio + manutenção + chatices, fizer um esforço durante 10 anos e poupar para pedir apenas 20% ou 30% ao banco a 20 anos, pagará uma percentagem ridícula em juros e uma prestação quase ridícula à banca e beneficiando, ainda assim, dos benefícios fiscais no IRS do empréstimo habitação! Isso os bancos não lhe sugerem!
    O problema do tuga é pensar mais no "hoje" e no imediato e menos no "amanhã".
    E o resultado está à vista de todos.
    Houve alguém mais acima que disse que o mercado imobiliário inflacionou nos últimos anos e que agora se está a pagar a factura. Não posso concordar mais. O facilitismo do acesso ao crédito fez disparar a construção e a compra de casa e, tal como mandam as leis de mercado, aumenta a procura, aumentam os preços, é básico. E as pessoas pensaram que isto ia ser sempre o paraíso. E os bancos esfregaram as mãos!
    As pessoas chegaram ao ponto de comprar casa própria + casa de férias + troca de casa própria com a primeira casa de habitação em período de carência de 2 anos e depois ficaram agarrados e afogados em empréstimos.
    Mas cada um pensa como quer; eu respeito as opiniões de todos.
  2.  # 22

Cada um, ou uma, "pensa", ou pensa que pensa (quando no fundo já tem é a opinião feita pelos mass-media, é um mero papagueador(a)), e neste caso pensa mal, quem ganhou e continua a ganhar ( e muito) sempre , ontem e hoje, com o mercado imobiliário são ... os mesmos do costume. Ah, e não deixou de haver procura, os imóveis da banca agora quase têm sempre compradores. Agora, a culpa é da banca? Não, claro q não, a banca esmifra e vai até onde a deixarem ir, a culpa é dos políticos que não a metem na ordem.
  3.  # 23

Colocado por: carlosj39Cada um, ou uma, "pensa", ou pensa que pensa (quando no fundo já tem é a opinião feita pelos mass-media, é um mero papagueador(a)), e neste caso pensa mal, quem ganhou e continua a ganhar ( e muito) sempre , ontem e hoje, com o mercado imobiliário são ... os mesmos do costume. Ah, e não deixou de haver procura, os imóveis da banca agora quase têm sempre compradores. Agora, a culpa é da banca? Não, claro q não, a banca esmifra e vai até onde a deixarem ir, a culpa é dos políticos que não a metem na ordem.

Claro! A culpa da irresponsabilidade das pessoas e da ganância da banca, é dos políticos. Sim senhor...
    Concordam com este comentário: carlosj39
  4.  # 24

Colocado por: anatrindadeAgora imagine se em vez de pagar empréstimo durante 30 ou mais anos + IMI + condomínio + manutenção + chatices, fizer um esforço durante 10 anos e poupar para pedir apenas 20% ou 30% ao banco a 20 anos, pagará uma percentagem ridícula em juros e uma prestação quase ridícula à banca e beneficiando, ainda assim, dos benefícios fiscais no IRS do empréstimo habitação! Isso os bancos não lhe sugerem!

Vejamos, estou a pensar em construir casa. Se equacionar esperar 10 anos e poupar, a minha filha tem 15 anos. Mais 3 e sai de casa, mais vale esperar 3 anos e fazer uma casa com menos um quarto. Mas passado outros 3, sai a outra filha. Mais vale esperar mais 3 e fazer uma casa só para mim e a minha mulher, e ajudar as minhas filhas.

Uma casa tipicamente é um investimento na vida familiar, ou se faz no inicio da vida familiar, ou é deitar dinheiro fora. Vejo os meus sogros, por exemplo, que finalmente fizeram a casa dos seus sonhos, quando já moram sozinhos. Agora têm uma casa de dois andares e 4 quartos onde vivem sozinhos. Boa.
    Concordam com este comentário: centaurus
  5.  # 25

Mas tem alguma dúvida? Diga diga que eu esclareço e não lhe cobro nada pela explicação.

Colocado por: anatrindade

Claro! A culpa da irresponsabilidade das pessoas e da ganância da banca, é dos políticos. Sim senhor...
    Concordam com este comentário:carlosj39
  6.  # 26

Não tenho dúvida alguma. Estou esclarecidíssima. Aliás,porque acha que eu teria alguma dúvida? A conjuntura actual é o reflexo de tudo dos actos das pessoas no passado. E já diz o velho ditado: quem não tem ovos, não faz omeletes.

Colocado por: carlosj39Mas tem alguma dúvida? Diga diga que eu esclareço e não lhe cobro nada pela explicação.

7.  # 27

Colocado por: danobrega

Vejamos, estou a pensar em construir casa. Se equacionar esperar 10 anos e poupar, a minha filha tem 15 anos. Mais 3 e sai de casa, mais vale esperar 3 anos e fazer uma casa com menos um quarto. Mas passado outros 3, sai a outra filha. Mais vale esperar mais 3 e fazer uma casa só para mim e a minha mulher, e ajudar as minhas filhas.

Uma casa tipicamente é um investimento na vida familiar, ou se faz no inicio da vida familiar, ou é deitar dinheiro fora. Vejo os meus sogros, por exemplo, que finalmente fizeram a casa dos seus sonhos, quando já moram sozinhos. Agora têm uma casa de dois andares e 4 quartos onde vivem sozinhos. Boa.

E então? Quando começar a construir, a sua filha há-de ter 15 anos sim, mas já terá dinheiro para impulsionar a construção e não ter que pedir tanto ao banco e, quando acabar a casa, ela terá 20 anos mas o senhor não terá uma dívida astronómica ao banco mas sim menor e vai ter uma margem de manobra maior para ajudar os seus filhos. É uma questão de fazer contas numa folha de cálculo. Mas lá está, é tudo uma questão de opções. E cada caso é um caso.
  8.  # 28

E como podem as pessoas juntar dinheiro se têm que pagar uma renda? Se eu puser 300 euros de lado por mês e tiver que pagar 400€ de renda ao fim de 10 anos tenho 36K mas gastei 84000€.
    Se pedir um credito a esses mesmos 10 anos e utilizando o simulador do bes, com um Spread de 5.4 (que sei que se consegue mais baixo), para um valor de 60K pagarei cerca de 650€ mes. Compensará mesmo estar a juntar dinheiro e a pagar uma renda?
  9.  # 29

Colocado por: afariaCompensará mesmo estar a juntar dinheiro e a pagar uma renda?

Agora meta nas contas o facto de as rendas e os preços das casas estarem a cair (e assim continuarem por muitos anos). É capaz, ao fim de 10 anos, ter gasto apenas 50 000 e os 36k serem suficientes para comprar a casa......
    Concordam com este comentário: anatrindade
  10.  # 30

Colocado por: afariaE como podem as pessoas juntar dinheiro se têm que pagar uma renda? Se eu puser 300 euros de lado por mês e tiver que pagar 400€ de renda ao fim de 10 anos tenho 36K mas gastei 84000€.
    Se pedir um credito a esses mesmos 10 anos e utilizando o simulador do bes, com um Spread de 5.4 (que sei que se consegue mais baixo), para um valor de 60K pagarei cerca de 650€ mes. Compensará mesmo estar a juntar dinheiro e a pagar uma renda?

Custa bastante, eu sei. Fazer um sacrifício durante tanto tempo não é nada fácil. É preciso determinação e perseverança.
    Mas compensa. Basta fazer as contas de quanto vai pagar no final do empréstimo com e sem dinheiro para a entrada. É capaz de ser motivante fazer as contas.
    Eu fiz essas contas e fiquei aterrorizada.
    Ora veja a simulação que fiz para um empréstimo de uma compra de uma imóvel no valor de 100k a 25 anos e supondo que o banco lhe financia 75% do valor:
    - empréstimo de 75k (75% do valor) = prestação 465€ = total a pagar 155.295,64€ portanto findos os 25 anos pagarei mais 80.295,64€ ao banco do que o valor que lhe pedi
    - empréstimo de 50k (50% do valor) pressupõe uma "entrada" 25% do valor = prestação 280€ = total a pagar 92.385,91€ portanto findo os 25 anos pagarei mais 42.385,91€ ao banco do que o valor que lhe pedi
    Diferença = aprox. 38.000€ o equivalente a 15 anos de prazo ou a 40% do valor da prestação mensal.
    Atenção que estes valores têm em conta a taxa actual (as taxas hão-de subir sem dó nem piedade), incluem seguros de vida e do imóvel e despesas inerentes e foi considerado um prazo relativamente curto de 25 anos.
    Contas feitas por alto.
    Será preferível o sacrifício durante 5 ou 6 anos e viver depois mais folgado os restantes 20, 25 ou 30, ou é melhor ter que pagar quase 2 imóveis penhorando a vida praticamente toda para conseguir pagar numa prestação cada vez mais apertada para a carteira?
    É um dilema. Mas cada caso é um caso, reforço.
    O importante é que cada pessoa faça bem as contas, veja o que vai pagar no final do empréstimo e simule quanto pagaria se a situação fosse "A" ou "B" ou "C".
  11.  # 31

Colocado por: anatrindadeEu fiz essas contas e fiquei aterrorizada.

...mas esqueceu-se de um pormenor...1€ hoje não vale o mesmo que 1€ daqui a 25 anos.
    Concordam com este comentário: afaria
  12.  # 32

Colocado por: Picareta
    ...mas esqueceu-se de um pormenor...1€ hoje não vale o mesmo que 1€ daqui a 25 anos.

Pois não vale. É aí que entra a inflação. Por isso é que casas antigas também custam dinheiro. Ou acha que a banca e os mercados não se vão salvaguardar? E o Sr. já se salvaguardou?
    • adias
    • 21 maio 2013 editado

# 33

Colocado por: Picareta...mas esqueceu-se de um pormenor...1€ hoje não vale o mesmo que 1€ daqui a 25 anos.

É que as taxas de juros actuais "pressupoem" que não há inflação. As taxas directoras do BCE estão praticamente no zero. A inflação anda lá perto ou mesmo negativa....
    No dia em que subirem, em grande parte pelo aparecimento de inflação, as taxas comerciais e spreads disparam e as contas ficam muito mais dificeis.
    Na situação actual os preços estão a cair: uma renda actualiza-se, em empréstimo é constante a prestação.
    Se no futuro, com o BCE a imprimir dinheiro, a inflação subir significativamente, o preço das casas e rendas estabiliza ou sobe, mas as prestações disparam por efeito das taxas de juro a seguir a taxa BCE/inflação.

O que diz era verdade no passado, a inflação era significativa >3%, as taxas de juro caiam e as casas subiam. Neste cenário 1 euro há 10 valia muito mais que hoje. A casa valorizava e a prestação tendia a cair com a taxa de juro.
    Mas, o que é importante perceber é que este "mundo" acabou. As taxas de juro não podem descer mais. As casas descem e a inflação está perto de zero.
    Daqui só temos dois caminhos:
    a) casas a descer por décadas e as perdas do valor desaconselham a compra
    b) casas estagnam e os juros disparam por causa do surgimento de inflação, levando familias a bancarrota por prestações crescentes.
  13.  # 34

A grande maioria do "compra, que é boa altura", é resultado de um pensamento assente na "onda" das taxas de juro sempre a descer, como estiveram em Portugal desde os anos 80 e mais com a entrada no euro.
    Só que isso nunca mais acontece. Os juros estão praticamente a zero.
    É que os juros a descer tornavam a compra atractiva e puxavam os preços das casas para cima.

Só que daqui para a frente ou os juros e inflação ficam no zero durante decadas (como no Japão) ou sobem por efeito da impressão de dinheiro ( como acontecerá nos EUA).
    Se lhe juntarmos os clarissimos sinais de derrocada de preços e excesso de oferta em Portugal, fica muito dificil justificar a compra.
    No cenário Japão (inflação zero ou negativa) compra-se um bem que vai perder valor, pagando juros equivalentes a uma renda e obrigando a compromissos para a vida.
    No cenário EUA (impressão de dinheiro e inflação acima de 5%) as taxas de juro futuras arrastarão as familias para a bancarrota. É que mesmo neste cenário os preços não terão subidas significativas, por efeito do excesso de oferta.
  14.  # 35

Eu acho que em regra geral e melhor comprar casa com emprestimo doque arrendar. Primeiro porque se arrendar custa ex:€400 mas um emprestimo por uma casa parecida
    custa €500. Mas nestes €500 estao a imortizar a volta de €200 por mes logo em termos reais e melhor no principio do emprestimo pode fazer-me mais sacrificios mas apos uns anos vale a pena.
    Em relacao as contas poupanca os rates vao baixar bastante.
    Outra coisa aonde e que se vive mais confortavel numa casa arrendade ou propria? Eu sei aonde e prefiria estar.
    Em relacao aos filhos, porque e que se preocupa um dia a sua casa propria sera deles.
    Isto e simplemente a minha opiniao.
    O preco das casas nao acho que vao continuar por muito mais de um ano. Aqui em Inglaterra os precos cairam perto de 25-30% em 2008/9 mas agora ja estao mais altos doque em 2008. Claro o Mercado e ca bastante diferente as pessoas compram casa por uns anos e nao para viver la ate morrer.
  15.  # 36

Colocado por: anatrindadeO importante é que cada pessoa faça bem as contas, veja o que vai pagar no final do empréstimo e simule quanto pagaria se a situação fosse "A" ou "B" ou "C".

Certo, acontece que para fazer bem as contas terá de saber quanto é que vale para si a situação A, B ou C. Esse valor é totalmente subjectivo, e assim, por exemplo, uma determinada pessoa pode estar disposta a gastar (não é um investimento!) dinheiro em troca de um aumento de qualidade de vida, enquanto outra já não está.

Para além disso terá de saber contabilizar o risco de perder as poupanças, que também existe.
    Concordam com este comentário: AMTRS, anatrindade
  16.  # 37

Colocado por: danobrega

Certo, acontece que para fazer bem as contas terá de saber quanto é que vale para si a situação A, B ou C. Esse valor é totalmente subjectivo, e assim, por exemplo, uma determinada pessoa pode estar disposta a gastar (não é um investimento!) dinheiro em troca de um aumento de qualidade de vida, enquanto outra já não está.

Para além disso terá de saber contabilizar o risco de perder as poupanças, que também existe.
    Concordam com este comentário:anatrindade

Cada pessoa é responsável pelas decisões que toma, logo a sua base de ponderação é diferente da do vizinho e da do primo. Para mim a situação "A" "B" ou "C" valem o que valem. Para outros igual. Em relação ao risco de perder as poupanças tem toda a razão. A questão é que depois goza do efeito bola de neve, pois ao beneficiar de uma prestação muito inferior, terá margem de manobra para mais rápida e facilmente constituir nova poupança. Já diz o velho ditado: "faz uma boa cama porque nela te deitarás"
  17.  # 38

Colocado por: anatrindadeA questão é que depois goza do efeitobola de neve, pois ao beneficiar de uma prestação muito inferior, terá margem de manobra para mais rápida e facilmente constituir nova poupança. Já diz o velho ditado: "faz uma boa cama porque nela te deitarás"

Só está a ver uma bola de neve, mas há muitas. Por exemplo, se viver num sítio como eu em que sou afectado pelo ruído, durmo mal por causa disso, e não consigo sair de casa com as crianças porque é só carros, há uma bola de neve em termos de aumento stress e problemas de saúde associados.

Não se pode analisar o racional de gastar dinheiro numa casa (seja a comprar ou a alugar) apenas pelo dinheiro que se gasta ou deixa de gastar.
  18.  # 39

Colocado por: AMTRSO preco das casas nao acho que vao continuar por muito mais de um ano. Aqui em Inglaterra os precos cairam perto de 25-30% em 2008/9 mas agora ja estao mais altos doque em 2008. Claro o Mercado e ca bastante diferente as pessoas compram casa por uns anos e nao para viver la ate morrer.

Os preços vão continuar a cair por mais 3 anos pelo menos. O tempo que os bancos demoram a vender casas executadas, e 2013 é o pico de execuções (até ver). Só 3 a 4 depois de o emprego subir significativamente é que podemos esperar que os preços estabilizem.
    Até lá vão cair e cada vez mais (com a subida do IMI a empurrar muitas casas fechadas para o mercado).

A Inglaterra está a viver o "cenário EUA": estão a imprimir libras como loucos. Para já as casas mantém-se o governo vai dizendo que tem crescimento económico para ganhar eleições. Só que a história diz que logo a seguir vem inflação Dantesca. Está ao virar da esquina no UK e EUA. Essa "subida" em breve vai ser um feijão na onda de inflação.
    Depois, o UK tem FALTA de habitação (regra geral). Portugal tem 40% de EXCESSO. Muda as regras e muito. Coloca-nos junto de Espanha e Irlanda, onde os preços caem 15% ao ano.
    Concordam com este comentário: AMTRS, anatrindade
  19.  # 40

Estas contas de taxas de juro baixas têm que ter em conta o factor spread, ou seja o spread aplicado pela banca anula por completa a taxa de juro baixa. Enquanto os políticos de terceira categoria não legislarem para obrigar a banca a disciplinar os spreads, de nada vale (para a maioria dos famílias potencias compradoras de casa e agentes economicos), o banco central descer a euribor, isso é logo anulado pela gulodice da banca.

Colocado por: adias

Os preços vão continuar a cair por mais 3 anos pelo menos. O tempo que os bancos demoram a vender casas executadas, e 2013 é o pico de execuções (até ver). Só 3 a 4 depois de o emprego subir significativamente é que podemos esperar que os preços estabilizem.
    Até lá vão cair e cada vez mais (com a subida do IMI a empurrar muitas casas fechadas para o mercado).

A Inglaterra está a viver o "cenário EUA": estão a imprimir libras como loucos. Para já as casas mantém-se o governo vai dizendo que tem crescimento económico para ganhar eleições. Só que a história diz que logo a seguir vem inflação Dantesca. Está ao virar da esquina no UK e EUA. Essa "subida" em breve vai ser um feijão na onda de inflação.
    Depois, o UK tem FALTA de habitação (regra geral). Portugal tem 40% de EXCESSO. Muda as regras e muito. Coloca-nos junto de Espanha e Irlanda, onde os preços caem 15% ao ano.
    Concordam com este comentário:AMTRS,anatrindade

0.0268 seg. NEW