Colocado por: carlosj39Cada um, ou uma, "pensa", ou pensa que pensa (quando no fundo já tem é a opinião feita pelos mass-media, é um mero papagueador(a)), e neste caso pensa mal, quem ganhou e continua a ganhar ( e muito) sempre , ontem e hoje, com o mercado imobiliário são ... os mesmos do costume. Ah, e não deixou de haver procura, os imóveis da banca agora quase têm sempre compradores. Agora, a culpa é da banca? Não, claro q não, a banca esmifra e vai até onde a deixarem ir, a culpa é dos políticos que não a metem na ordem.
Colocado por: anatrindadeAgora imagine se em vez de pagar empréstimo durante 30 ou mais anos + IMI + condomínio + manutenção + chatices, fizer um esforço durante 10 anos e poupar para pedir apenas 20% ou 30% ao banco a 20 anos, pagará uma percentagem ridícula em juros e uma prestação quase ridícula à banca e beneficiando, ainda assim, dos benefícios fiscais no IRS do empréstimo habitação! Isso os bancos não lhe sugerem!
Colocado por: anatrindade
Claro! A culpa da irresponsabilidade das pessoas e da ganância da banca, é dos políticos. Sim senhor...Concordam com este comentário:carlosj39
Colocado por: carlosj39Mas tem alguma dúvida? Diga diga que eu esclareço e não lhe cobro nada pela explicação.
Colocado por: danobrega
Vejamos, estou a pensar em construir casa. Se equacionar esperar 10 anos e poupar, a minha filha tem 15 anos. Mais 3 e sai de casa, mais vale esperar 3 anos e fazer uma casa com menos um quarto. Mas passado outros 3, sai a outra filha. Mais vale esperar mais 3 e fazer uma casa só para mim e a minha mulher, e ajudar as minhas filhas.
Uma casa tipicamente é um investimento na vida familiar, ou se faz no inicio da vida familiar, ou é deitar dinheiro fora. Vejo os meus sogros, por exemplo, que finalmente fizeram a casa dos seus sonhos, quando já moram sozinhos. Agora têm uma casa de dois andares e 4 quartos onde vivem sozinhos. Boa.
Colocado por: afariaCompensará mesmo estar a juntar dinheiro e a pagar uma renda?
Colocado por: afariaE como podem as pessoas juntar dinheiro se têm que pagar uma renda? Se eu puser 300 euros de lado por mês e tiver que pagar 400€ de renda ao fim de 10 anos tenho 36K mas gastei 84000€.
Se pedir um credito a esses mesmos 10 anos e utilizando o simulador do bes, com um Spread de 5.4 (que sei que se consegue mais baixo), para um valor de 60K pagarei cerca de 650€ mes. Compensará mesmo estar a juntar dinheiro e a pagar uma renda?
Colocado por: anatrindadeEu fiz essas contas e fiquei aterrorizada.
Colocado por: Picareta
...mas esqueceu-se de um pormenor...1€ hoje não vale o mesmo que 1€ daqui a 25 anos.
Colocado por: Picareta...mas esqueceu-se de um pormenor...1€ hoje não vale o mesmo que 1€ daqui a 25 anos.
Colocado por: anatrindadeO importante é que cada pessoa faça bem as contas, veja o que vai pagar no final do empréstimo e simule quanto pagaria se a situação fosse "A" ou "B" ou "C".
Colocado por: danobrega
Certo, acontece que para fazer bem as contas terá de saber quanto é que vale para si a situação A, B ou C. Esse valor é totalmente subjectivo, e assim, por exemplo, uma determinada pessoa pode estar disposta a gastar (não é um investimento!) dinheiro em troca de um aumento de qualidade de vida, enquanto outra já não está.
Para além disso terá de saber contabilizar o risco de perder as poupanças, que também existe.Concordam com este comentário:anatrindade
Colocado por: anatrindadeA questão é que depois goza do efeitobola de neve, pois ao beneficiar de uma prestação muito inferior, terá margem de manobra para mais rápida e facilmente constituir nova poupança. Já diz o velho ditado: "faz uma boa cama porque nela te deitarás"
Colocado por: AMTRSO preco das casas nao acho que vao continuar por muito mais de um ano. Aqui em Inglaterra os precos cairam perto de 25-30% em 2008/9 mas agora ja estao mais altos doque em 2008. Claro o Mercado e ca bastante diferente as pessoas compram casa por uns anos e nao para viver la ate morrer.
Colocado por: adias
Os preços vão continuar a cair por mais 3 anos pelo menos. O tempo que os bancos demoram a vender casas executadas, e 2013 é o pico de execuções (até ver). Só 3 a 4 depois de o emprego subir significativamente é que podemos esperar que os preços estabilizem.
Até lá vão cair e cada vez mais (com a subida do IMI a empurrar muitas casas fechadas para o mercado).
A Inglaterra está a viver o "cenário EUA": estão a imprimir libras como loucos. Para já as casas mantém-se o governo vai dizendo que tem crescimento económico para ganhar eleições. Só que a história diz que logo a seguir vem inflação Dantesca. Está ao virar da esquina no UK e EUA. Essa "subida" em breve vai ser um feijão na onda de inflação.
Depois, o UK tem FALTA de habitação (regra geral). Portugal tem 40% de EXCESSO. Muda as regras e muito. Coloca-nos junto de Espanha e Irlanda, onde os preços caem 15% ao ano.Concordam com este comentário:AMTRS,anatrindade