Colocado por: jorgeglockque ao arrendarem, da para pagar a prestaçao e ainda ficam com dinheiro.
Colocado por: anatrindadearrendar, para os senhorios, continua a ser rentável, contrariamente ao que se apregoa.
Colocado por: Picareta
Podia explicar quais as contas que fez para chegar a esta conclusão?
Colocado por: anatrindadeNão me venha dizer que quem tem casa a arrendar não tem lucro?
Colocado por: anatrindadeEntão continua a ter a casa para quê?
Anda um bocado desfasada da realidade.
Lucro não é a diferença entre o valor da renda e os custos com IMI, condomínio e manutenção!!!
Então por favor explique para todos o que é para si o conceito de lucro.
LOL...porque é que será que não vende a casa?
Colocado por: anatrindadeAs casas não se vendem! Contudo "N" proprietários continuam a manter os imóveis por opção!
Colocado por: danobrega
Portanto, não se vendem, mas quem as supostamente quer vender não vende porque não quer. Mmmmm... alto não está a bater certo ana. :-)
Colocado por: anatrindadeE o argumento do IMI já está velhinho, porque quando se tem um bem já se sabe de antemão que também há obrigações; há que interiorizar isso, não é só abrir o bolsinho e"venha cá para dentro".
Colocado por: anatrindadeAinda por cima, quando os problemas surgem, muitas das vezes são os inquilinos têm que os resolver pois são eles que vivem nos imóveis. Este fórum tem centenas, senão milhares de exemplos. Não quero criminalizar os senhorios, eles também têm problemas com inquilinos e não são poucos, pelo contrário! Só que a máscara de desgraçadinhos assenta-lhes muito mal.
ana, as contas de investir num imóvel para arrendar são muito mais complexas que "contar com o IMI". Tem que contar, por exemplo, com a desvalorização da casa. Exemplo simplista: Se comprar uma casa hoje por 50.000€, arrendar por 5.000€líquidosao ano, e vender por 40.000€ passado um ano, perdeu 5.000€.
Vamos lá a ver, das duas uma:
- O senhorio faz as contas ao risco de assumir a manutenção da casa e pede dinheiro de acordo ou
- O senhorio deixa o encargo da manutenção ao inquilino.
Para um senhorio que tenha apenas uma casa a arrendar, optar pela primeira opção é jogar na roleta russa. Não tendo casas suficientes para os custos de manutenção se equilibrarem e andarem na média, basta haver um azar e lá se foi todo o investimento. Adicionalmente, o senhorio ao assumir as despesas de manutenção cria um risco moral. Como o arrendatário não tem de pagar nada, não se sente obrigado a tratar bem da casa. Como não trata bem a casa, o risco da casa precisar de manutenção aumenta consideravelmente. Se o risco aumenta com a opção A, essa solução sai em média mais cara que a opção B.
Colocado por: anatrindadeMas não diga que ganham "zero" com o negócio porque ninguém acredita.
Colocado por: anatrindadeAgora, vestir o papel devítimasé que não está certo
Colocado por: anatrindadeOs senhorios fazem os cálculos e fazem o seu valor da renda contando com essa despesa.
Quem lhe disse que é assim que funciona o mercado?
Eu diria que o senhorio vê o apartamento ao lado, que é igual ao dele, a ser arrendado por X, e coloca o dele no mercado também por X ou por X menos qualquer coisa, caso contrário não consegue arrendar. E o valor de X pode não ter nada a ver com as contas que a anatrindade diz que os senhorios fazem.
Colocado por: tnjp... Nada me garante que esta euribor irá se manter baixa, aliás é quase obrigatório que aumente, ...
Colocado por: amartinsassim num cenário de Euribor a 4% + 4% de spred estamos a falar de quase 10%
por aqui 4 + 4 são 8.
Colocado por: amartins
E pode contar com aumentos sucessivos até que esta volte a rondar os 3,5% / 4% que era jungo eu a taxa média em 2005/2006.
assim num cenário de Euribor a 4% + 4% de spred estamos a falar de quase 10%
Colocado por: carlosj39Uma prestação CH agora de 200 eur, com um spread de 1,2 ou 1,5 se a euribor passar para 3,5 ou 4 por cento, vai disparar e dobrar...