Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Como qualquer coisa que envolva saberes tradicionais. Ainda esta semana estive a falar com um rapaz cá da minha terra que quer recuperar um velho barco de pesca feito com madeira, o problema é achar pessoal aqui na zona com os conhecimentos para isso. Ele se quiser recuperar o dito barco vai ter que ir a outras bandas.
  2.  # 62

    o centro solar do norte da california, tem disponível uma checklist para o desenho solar passivo de habitações. é adaptado à realizada e localização deles, é verdade, mas é um bom princípio...
    Concordam com este comentário: Veiga
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Psilippos
  3.  # 63

    a ikea tem projectado lançar uma habitação construida segundo a filosofia dos seus móveis, com o objectivo de ser usada em zonas atingidas por catástrofes.
    a casa tem uma vida prevista de 6 anos, 17,5m2 e demora 4 horas a montar. o telhado é fotovoltaico.
    o custo do prototipo foi de 10.000 usd, mas em produção o preço estimado é de 10.000 usd.
    para ver mais aqui.
  4.  # 64

    O Ikea vende em certos países (norte e centro da Europa) moradias e apartamentos.



    http://www.boklok.com/theconcept/Start/

    http://www.boklok.com/upload/Documents/The%20BoKlok%20Concept/BoKlok,%20Sweet%20BoKlok%20-%20%20Term%20Paper.pdf
    Concordam com este comentário: 1976
  5.  # 65

    é verdade. e são casas bem bonitas.
  6.  # 66

    Em Portugal dúvido que se vendessem bem, é porque as áreas são reduzidas e o Tuga gosta de ter espaço para esticar as pernas.
    • 1976
    • 29 julho 2013

     # 67

    estão disponíveis no site do decatlo solar os desenhos, projectos e notas do júri dos projectos que entraram no decatlo de 2012.
    muito interessante para quem se interessa pela temática.
    • 1976
    • 30 julho 2013

     # 68

    Congresso Luso-Brasileiro de Materiais de Construção Sustentáveis 2014: 5 a 7 de Março @ Universidade do Minho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Psilippos
    • 1976
    • 30 julho 2013 editado

     # 69

    Rammed earth contractors' workshop 2013 [Congresso de Construtores que constroem com Terra, em tradução livre], de 23 de Setembro a 4 de Outubro, na Bélgica.
    Inscrições até 20 e Agosto, limitada a Construtores registados na Europa.
    Informação e brochura através de [email protected]
    • 1976
    • 1 agosto 2013

     # 70

    A micro empresa Cleantec wind está, através de crowdfunding, a tentar angariar 65.000 usd , que serão aplicados no seu projecto de produção de turbinas eólicas acopláveis a painéis solares fotovoltaicos.
    A empresa afirma que cada turbina produz 2000w. Afirma ainda que uma produção de 30Kw terá o custo de 18.000 usd.
    Para ver aqui.
    • 1976
    • 1 agosto 2013

     # 71

    A empresa americana living homes lançou um modelo novo de habitação, que atingiu a classificação platina, atribuída por uma organização ambiental e energética do governo dos EUA, a LEED.
    A classificação platina é a classificação mais elevada possível, e corresponde a uma classificação final superior a 90 pontos em 100 possíveis.
    A habitação da living homes que venceu este galardão é o modelo C6, modular, pré fabricada, e tem custo a partir de 139.000usd, para uma habitação de 2 quartos e um wc.
    •  
      FD
    • 1 agosto 2013

     # 72

    É possível vestir uma casa para poupar energia?

    http://www.kickstarter.com/projects/1130494637/techstyle-haus-solar-decathlon-europe-2014?ref=home_location
    Concordam com este comentário: Veiga
  7.  # 73

    As casas de terra voltam a estar na moda (com VÍDEO)

    http://greensavers.sapo.pt/2013/06/14/as-casas-de-terra-voltam-a-estar-na-moda-com-video/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 1976
    • 1976
    • 2 agosto 2013

     # 74

    bom post walter....
    e na sequência.... http://www.betaoetaipa.pt/home.php
  8.  # 75

    •  
      FD
    • 6 agosto 2013

     # 76

    Colocado por: nandogoncahttp://greensavers.sapo.pt/2013/07/28/casal-ingles-gasta-menos-de-e60-por-ano-em-despesas-da-casa-com-fotos/

    Estupidez. Com esquentadores eléctricos disponíveis no mercado, vão instalar painéis solares...
    Concordam com este comentário: eu, jorgealves
    • 1976
    • 6 agosto 2013

     # 77

    hehehehe....
  9.  # 78

  10.  # 79

    Colocado por: PeSilvaPode ser construída numa semana, é um sonho de evasão acessível, ecológico, e pode ser uma mudança de vida entre 25 a 30 mil euros
    E se de repente decidir sair da sua zona de conforto rotineira e optar por uma mudança de vida radical e resolver começar algo de novo? Mudar de região, trocar a sua actual profissão por outras adaptáveis ao mundo rural? Tudo isso é possível, mas de início surge quase sempre um obstáculo quase insuperável. E onde vou viver?

    A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e o seu presidente, Armindo Jacinto, pensaram nisso tudo e passaram aos actos, com a colaboração de Jorge van Kierken, o jornalista que, sem ser arquitecto, concebeu o projecto da "Casa Sustentável Modelo Idanha", para ajudar os jovens que se queiram fixar neste concelho.

    A autarquia mostra flexibilidade para os licenciamentos necessários e cedência de terreno para a implantação da "Casa Sustentável Modelo Idanha", e até para que, eventualmente, possa lançar uma pequena produção agrícola. A casa constrói-se numa semana e custa entre 25 mil a 30 mil euros. Na sua construção são usadas técnicas ancestrais, como a madeira, o tabique (paredes divisórias de madeira e barro) e cortiça, o melhor isolante, que garante o conforto térmico da estrutura montada ao estilo pombalino, a chamada gaiola. Este foi o sistema escolhido pelo marquês de Pombal quando decidiu substituir as casas em ruínas da Baixa de Lisboa por casas duráveis e resistentes aos sismos. A técnica está comprovada e resiste até aos nossos dias desde 1755.

    Esta foi a ousada proposta que o presidente da câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, resolveu apresentar aos milhares de portugueses e espanhóis que visitaram a XVII edição da Feira Raiana, que encerrou no passado domingo.

    A primeira "Casa Sustentável Modelo Idanha", construída no recinto da Feira Raiana, foi a primeira a ser feita nestes moldes no país, tendo sido apreciada com grande interesse por milhares de visitantes do certame. A "Casa Idanha" foi pensada como habitação e local de trabalho, como sempre se fez no mundo rural desde a ancestralidade, onde homens e animais partilhavam o espaço ou se exerciam em simultâneo actividades produtivas ligadas à produção do leite, fumeiros e queijarias, por exemplo. Armindo Jacinto diz que esta é uma "proposta económica e ecologicamente sustentável que em muito pode dignificar o mundo rural".

    A casa "está preparada para ser rentável porque a ela está associada uma cozinha para produção de bolos, compotas, enchidos ou queijos de modo tradicional, ou ainda oficina de artesanato, ou mesmo para turismo rural", explica Armindo Jacinto. O presidente da autarquia considera que este modelo se adequa muito bem às aldeias do concelho e ao respectivo ambiente rural.

    A Câmara Municipal garante que depois se encarregará também de fazer os loteamentos necessários e praticar um preço especial nas taxas de licenças. Jorge van Kierken, da Zona Land, a empresa que construiu este primeiro exemplar disse ao i que se trata de uma construção "perfeita em termos de conforto térmico e sísmico, pois é mais resistente do que as casas de construção comuns, tendo igualmente maior durabilidade".

    Van Kierken sublinha que, "enquanto uma casa de tijolo tem uma durabilidade de 70/80 anos, esta pode durar 300 a 400 anos, graças à protecção que lhe é dada pela cortiça, um material imputrescível".

    Quanto ao mudar de vida radicalmente, o jornalista Jorge van Kierken, que abandonou Lisboa e se instalou em Marvão, onde construiu uma casa de palha, é o exemplo acabado de que o sonho é possível. "Procurávamos qualidade de vida", diz, sublinhando que descobriu depois que a solução tinha de estar dentro da própria casa. "A resposta já existia. As casas eram construídas assim ancestralmente. Só foi preciso sistematizar os conhecimentos disponíveis", afirma o jornalista, que destaca a necessidade da "diversidade" de métiers para quem se decide a mudar para o mundo rural.

    "Neste momento, a Casa Modelo Idanha já é um negócio", admite, acrescentando que continua a ser um jornalista e não um construtor civil, ou pior ainda, um mero pato-bravo. A vida no mundo rural é hoje um sonho para o jornalista, e família, que recorda que está todos os dias com os filhos e que nunca precisou de os colocar num infantário.

    "De início foi difícil, até perceber que tinha de exercer diversas actividades", afirma. Van Kierken passou da casa de palha, em Marvão, para o Modelo Idanha, e hoje é contactado por pessoas de todo o mundo que querem comprar o seu projecto de casa rural sustentável. O resultado superou todos os receios iniciais e, hoje, o jornalista está aberto à internacionalização, nomeadamente para África, desde que surjam parceiros credíveis.

    Mais informação em:www.queridacasa.pt


    Font:ionline
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Psilippos
  11.  # 80

    Até parece feita de betão.
    Concordam com este comentário: dato
 
0.0483 seg. NEW