Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde!Vivo na zona de Sintra, que é uma zona muito humida. Tenho também a agravante de no prédio onde vivo, uma das laterais não ter nenhum prédio encostado, e é precisamente nessa zona que tenho mais humidade em casa, ou seja apanha uma parede da sala, da casa banho e de um dos quartos. Será possivel impermeabilizar com algum material o interior na zona dessas paredes para depois pintar no caso da sala e do quarto, e na casa banho, visto eu estar a pensar remodelar, aplicar antes da colocação do azulejo?
    Obrigada.
  2.  # 2

Boas tardes Ana, pelos vistos somos vizinhos e padecemos do mesmo problema, humidade com fartura no ar em casa.

Já agora as suas paredes ficam suadas ou mesmo molhadas?

A mim acontece-me apenas se ligar o aquecedor, senão tenho apenas a dita humidade no ar, e de manhã qd me levanto até a roupa está humida.
    Nos dias de frio a casa parece um frigorífico, e quando o tempo aquece nesta altura do ano, a casa fica mais fria que estar na rua, com a consequente humidade.

Será isto que também se passa consigo?

Cumps
  3.  # 3

Boa noite Ana,
    Se bem a entendi, nas paredes do lado da fachada mais exposta tem mais condensação de humidade - provavelmente por essa ser a parede mais fria.

Há maneira de evitar a condensação à superfície da parede, acrescentando-lhe uma parede falsa em gesso cartonado, com isolamento térmico por trás (onde está o «alv»?). Assim, como este revestimento das paredes é menos frio, pelo menos à superfície reduzirá a possibilidade de condensação.

Mas note que isto não irá diminui a quantidade de humidade existente no ar (antes pelo contrário). Ao reduzir a condensação nessas paredes irá aumentar a condensação noutros pontos frios da casa (azulejos, vidros das janelas,...).
    •  
      alv
    • 23 janeiro 2009

# 4

Vivam!
    Por aqui, mas é óbvio que a solução só pode ser uma: Isolar, isolar, isolar. Qualquer coisa que isole térmicamente pode funcionar! Até um sistema de trasdosado Pladur!!!!!
    "Fassam" parte
  4.  # 5

É isso que vou fazer de facto Alv, para além de isolar as paredes de contacto com o exterior e pilares o vigas visíveis, vou também meter tecto falso com isolamento, e colocar soalho flutuante.
    Aliado a isto e como não podia deixar de ser, primeiramente terei de substituir as malfadadas janelas de alumínio normais, por alumínio de ruptura térmica ou PVC,vamos ver nesta parte os orçamentos que me chegam ás mãos.
    Vou ter de mudar as pedras das janelas, porque 1 ou 2 estão rachadas, e a aplicar o pladur pelo interior porque senão este sai fora da pedra, e pessoalmente não me agrada muito ver a coisa assim.

O que me vale é que tenho um tio que trabalhou como encarregado de constução civil, e sabe fazer tudo isto, embora eu tb me ajeite nalgumas coisas, nomeadamente na aplicação do pladur, isolamento, águas, esgotos e electricidade.
    Pelo menos a maior parte do trabalho fica-me apenas no preço dos materiais com os devidos descontos,senão bem podia ir assaltar um banco.

Mas ainda me preocupa uma coisa que é a parte do prédio precisar de obras de isolamento e pinturas e estas não haver meio de ter uma data prevista (problemas de condomínio), uma vez que como disse em cima o ar dentro de casa fica muito saturado de humidade, e não sei se com estas alterações conseguirei pelo menos que os valores de humidade no ar dentro de casa se aproximem do normal.

Já agora agradecia antecipadamente uma resposta sua, que por certo servirá também para a autora deste tópico.

Cumps
  5.  # 6

Há para aí umas confusões terminológicas.
    Há «Humidade» no ar, que pode ser «relativa» ou «absoluta», a qual «Condensa» nas paredes frias.

A quantidade de humidade do ar não depende da quantidade de isolamento (térmico) que tiver na sua casa!
    A não ser que nunca abra as janelas :-)
    E, mesmo assim, a humidade do ar atravessa a maior parte dos materiais que constituem uma parede.

Portanto, isolar apenas ajudará a manter mais tempo o calor dentro das paredes, permitindo que a humidade RELATIVA seja menor (e o nosso corpo é muito mais sensível à humidade relativa do que à humidade absoluta).

Por outro lado, se as paredes estiverem menos frias também estão menos sujeitas a CONDENSAÇÃO.
    (Certo, Alv?)
  6.  # 7

Certo Luis.

O que queria dizer é que a humidade sente-se inclusive no ar em casa, de tal modo que apesar de não ver condensação nas paredes se não ligar o aquecedor, as roupas ficam húmidas mesmo as que estão dentro do roupeiro, dentro das gavetas, o papel fica húmido também de tal forma que parece que saiu da sauna.
    O único local onde existe alguma condensação é no lambrim do hall num dos cantos, e desconfio que não é só condensação uma vez que a coluna montante de água daquela prumada passa ali mesmo ao pé. Mas como no verão vou tratar desta parte, mudar canalizações etc, quando tirar o azulejo logo vejo se por trás está húmido ou molhado, que logo meto o condomínio ao barulho,não sem antes ver se é mesmo da coluna, do tubo de alimentação a minha casa ou do tubo de alimentação á casa ao lado, que pelo que já percebi passa mesmo ali também.
    A condensação da cozinha nota-se ligeiramente apenas quando se está a cozinhar, devido ao aquecimento do ambiente, porque a janela fica sempre um pouco aberta, senão desconfio que escorreria água pelos azulejos em quantidades apreciáveis.

Cumps.
    •  
      alv
    • 24 janeiro 2009

# 8

Vivam!
    Bolas que com tantos ajudantes é dificil que a coisa não se componha. Obrigado a todos.Parecemos padres em missa!!
    Já agora, se vai mudar a caixilharia, recomendo-lhe que peça uma caixilharia de "Painel" que não é mais cara e tem uma pequena aba de cerca de 1 ou 2cm que permite que o remate da ombreira fique perfeito.
    Ao revestir essas ombreiras leva o isolamento por trás do pladur até tocar no caixilho, fazendo com que o pladur não toque nunca com superfícies frias e haja sempre isolamento enter ele e a parede existente.
    "Fassam" parte.
  7.  # 9

Alv será que percebi bem ou já estou a ficar todo trocado?

Caixilharia de painel como disse tem essa aba de 1 ou 2 cm para o lado de dentro ou de fora?
    É que as pedras são rebaixadas 1 cm, sendo 3 cm de espessura do lado exterior e 4 do lado interior.
    Já agora sabe de algum site onde possa ver a diferença entre a caixilharia normal de ruptura térmica e a de painel?

As ombreiras ficam 1 cm para fora do pladur, se deixasse as mesmas o pladur saía 4cm fora da pedra.

Será que estava a falar disto ou fui eu que já me troquei todo?

Cumps
  8.  # 10

Bom dia,
    gostaria de obter algum aconselhamento para o meu problema: Resido na zona de Aveiro, a ca 1 km do mar (= muita humidade). Tenho aquecimento central, que ligo todos os dias depois de chegar a casa por volta das 18 h, nas principais divisões. Utilizo o desumidificador todos os dias e este retira baldes de água em quantidades inacreditáveis das diversas divisões (as que têm paredes viradas a norte e que estão sempre mais frias que as outras). Todas as manhãs as janelas (aluminio, de vidro duplo) têm água a escorrer na parte de dentro e muitas vezes até limpo com uma toalha, que fica ensopada. No ano passado, e para conseguir uma calafetagem mais eficiente (entrava ar pelos furos e rachas dos estores), apliquei janelas exteriores, também em aluminio e com vidro duplo. Continua a condensação nas janelas, que não melhorou nem um pouco. Numa divisão virada para norte, a água escorre literalmente pela parede e acumula-se no chão. Confesso que raramente abro as janelas (= falta de ventilação), mas como utilizo o desumificador creio que não é tão grave. Nessa divisão, onde escorre a água pela parede e no meu quarto, na parede exterior em cima, junto ao tecto, formam-se manchas escuras de bolor todos os anos. No verão limpo com lixivia e fica bom mas depois no inverno aparece de novo. A casa não é velha, tem apenas 7 anos.

Não sei o que fazer para resolver o problema da humidade/condensação.
    Qualquer conselho e ideia serão bem-vindos.
    Obrigada.
  9.  # 11

Quando foi construída a sua casa? Tem isolamento térmico nas paredes? No tecto? De que tipo?
  10.  # 12

Olá j cardoso,

a casa foi construida em 2004 e supostamente tem isolamento térmico mas não lhe sei dizer muito mais, pois sou leiga na matéria.....apenas comprei a casa. Mas devo dizer que há uns anos tivemos serios problemas com infiltrações, pois chovia pelo tecto da cozinha (no rés-do-chão), quando a casa é de 1º andar. Na altura reclamámos com o construtor que "fez algo" para minimizar o problema mas não me parece que tenha ficado resolvido a 100% porque agora não chove na cozinha mas um canto do tecto fica molhado. Mas quanto a reclamação ao construtor já não há nada a fazer, porque passou o prazo legal.

Mas, diga-me, é normal tanta água condensada nas janelas e paredes?
  11.  # 13

Não devia ser; para lá da fraca ventilação, que não ajuda, é de supor que o isolamento que tem (terá) não é o suficiente. Terá de encarar a hipótese de isolar convenientemente a casa para o que tem 2 hipóteses:
    1 - pelo exterior (sistema ETICS)
    2 - pelo interior (nova parede de "Pladur" com manta de lã de vidro
    Ambas têm vantagens e desvantagens, para além dos custos.
    Não obstante o desumificador deve ventilar convenientemente a casa sob pena de piorar a situação.
  12.  # 14

Uma vez que o "escorrimento" de água na parede só se manifesta num quarto (exterior com parede virada a norte), creio que a solução de isolamento interno será a mais adequada. Trata-se de um quarto relativamente pequeno que é utilizado apenas como "closset", onde temos 3 guarda-roupa. O maior guarda-roupa está encostado à parede onde escorre a água e até estou com receio do que vou enmcontrar quando desencostar o armário da parede :-(

Esse método de parede de pladur com manta de lá de vidro custa quanto por m2 ?
  13.  # 15

Esse escorrimento tem a certeza que é apenas condensação e não uma infiltração? No caso de ser infiltração o isolamento pelo interior apenas lhe irá esconder o problema durante uns tempos.
    tem hipótese de por aqui uma fotos do interior e do exterior dessa zona?
  14.  # 16

Sim, tenho a certeza porque acontece não quando está tempo húmido ou a chover, mas quando está muito frio.
    Não tenho fotos, mas vou ver se consigo tirar hoje à tarde.
  15.  # 17

Se tem a certeza que não se trata de uma infiltração então talvez a melhor solução seja mesmo a que o jcardoso indicou do isolamento pelo interior.
    Viver na Barra não podia ser tudo vantagens. :))))
  16.  # 18

Colocado por: zedasilvaSe tem a certeza que não se trata de uma infiltração então talvez a melhor solução seja mesmo a que o jcardoso indicou do isolamento pelo interior.
    Viver na Barra não podia ser tudo vantagens. :))))

è bem verdade, e eu que já lá pesquei tanto....
  17.  # 19

boa noite, aproveitando a discusao, o que fazer para fazer desaparecer a humidade no tecto, já começa a se notar o negro, e até ja se nota aonde anda as vigotas, por estarem um branco amarelado...

o que se pode fazer para acabar com esta coisa chata?

provalvelmente eram dizer isolar, mas acabar com a humidade de raiz, só isolando por fora?
  18.  # 20

Isolar e Ventilar

Colocado por: Zegatoe até ja se nota aonde anda as vigotas

não dá para isolar por cima da laje?

0.0189 seg. NEW