Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

nao vou aproveitar o sotao, mas por isolamento entre a lage e o teto falso, resolve o problema ou so disfarça?

eu já me encontro a isolar a lage com Xps de 3cm, mas tenho receio que nao elimine o problema mas sim apenas o disfar-se e daqui a uns anos ter problemas dos grandes
  2.  # 2

Boa noite,
    Depois de ler as mensagens de vários participantes neste fórum decidi dar o meu pequeno contributo para a resolução de este problema que é comum a maioria das novas construções.
    Aquilo que me parece ser o problema que falam a maior parte dos forenses e que denominam por humidade é nem mais nem menos que a condensação dos vapores de agua produzidos dentro das casas, nos banhos, nas cozinhas e na respiração, na vida cotidiana numa casa produzem.se quantidades de vapor de agua consideráveis que quando entram em contacto com superfícies frias condensam passando de vapor a liquido, este fenómeno é muito maior quanto mais herméticas são as novas casas, não permitindo uma boa ventilação, nas casas antigas que não tinham isolamento térmico como eram a maior parte das casas dos nossos pais e dos nossos avós este problema não aparecia, no entanto a medida que fomos isolando as nossas casas este problema nasceu.
    A solução deste problema passa pela instalação de uma ventilação mecânica constante VMC, este aparelho extrai ar das zonas de banho e das cozinha produzindo um fluxo constante de renovação de ar fazendo que os vapores produzidos saiam para o exterior não condensado nas zonas frias ou pontes térmicas, esta solução é muito conhecida nos países do norte da Europa e em frança é mesmo obrigatória desde 1994 sendo já instalada muitos anos antes.
    Com um pequeno investimento que ronda os 200€ a maior parte destes problemas fica resolvido, além disso o ar interior fica mais saudável.

Abraço

JCM
  3.  # 3

Caro Dias,

Discordo totalmente, uma coisa não tem nada que ver com a outra pontes térmicas por muito bom que seja o isolamento vão existir sempre, repare que mesmo com vidros de árgon ou com outro gás tratado a variação da temperatura nessas áreas é sempre inferior a das paredes e é o suficiente para provocar a condensação.

O que tentei partilhar no meu tópico foi o erro recorrente de associar a condensação com Humidade, uma família de 4 pessoas produz por dia cerca de 10 litros de agua, junte a isto o vapor das panelas e outros e tem o cocktail para a maior parte das não conformidades aqui descritas e esse problema resolve-se com ventilação.

As construções mal isoladas traduzem-se em eficiência energética tendem a consumir muito mais energia para manter um nivel de conforto minimo.

Crea que uma casa com um isolamento em capoto de 8 centímetros umas janelas de PVC estanques de madeira ou aluminio com corte térmico este problema é muito maior que numa casa com fraco isolamento e com janelas que permitem uma entrada de ar constante, pois estas são ventiladas naturalmente pela correntes de ar furtivas
  4.  # 4

Quando decidimos opinar publicamente corremos sempre riscos a exposição é assim mesmo, apesar disso penso que vale a pena trocar ideias com alguma elevação correndo o risco de ser insultado por um qualquer mal formado.
    Da discussão nasce a luz e este tipo de plataformas ajuda facilmente compreender coisas que por vezes sendo simples temos dificuldade em as perceber, felizmente somos muitos que nestes fóruns e na sua larga maioria educados a trocar ideias nos comentários melhor o pior escritos que nos ajudam a exercitar a massa cinzenta.

JCM
    •  
      FD
    • 17 janeiro 2013

# 5

Colocado por: Anonimo16062021Mocetaoj,você não sabe o que diz..já reparou nisso?

É o texto que está acima da caixa onde se escrevem os comentários - deve-o ter copiado sem querer.
  5.  # 6

Caro FD, Desculpe mas não entendi o seu comentário!
    JCM
    •  
      FD
    • 17 janeiro 2013

# 7

O Mocetaoj escreveu o seguinte no comentário #24:

Colocado por: Mocetaojmais espaçoinserir publicidadeIntroduza os seus comentários - crie uma nova discussão se também vai pedir ajuda ou se vai falar de um tema diferente, não se apodere desta ;) Caro Dias,

Ao que o Anonimo16062021 respondeu:

Colocado por: Anonimo16062021Mocetaoj,você não sabe o que diz..já reparou nisso?

Ou seja, o Anonimo16062021 achou estranho o que tinha escrito.
    E eu respondi que o que estava no seu comentário - já não está porque eu entretanto editei-o e corrigi - é exactamente o que está entre os botões de bold, itálico, etc. e o campo onde se escrevem as respostas, pelo que só o deve ter "escrito" porque copiou sem querer.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021
  6.  # 8

Boa tarde o que acham do seguinte isolamento: Parede dupla: capoto de 4cm assente em tijolo de 15cm depois caixa de ar de 9cm com xps de 4cm no meio solto não agarrado a nenhuma parede e a seguir tijolo de 11 cm na parede interior. A circulação de ar existe em toda a casa mesmo nos pilares com 2 tubos de 4cm de diametro com pequenas saidas para o exterior. Acham que é isolamento a mais e pode causar muita condensação?
  7.  # 9

Colocado por: tiffosy69Boa tarde o que acham do seguinte isolamento: Parede dupla: capoto de 4cm assente em tijolo de 15cm depois caixa de ar de 9cm com xps de 4cm no meio solto não agarrado a nenhuma parede e a seguir tijolo de 11 cm na parede interior. A circulação de ar existe em toda a casa mesmo nos pilares com 2 tubos de 4cm de diametro com pequenas saidas para o exterior. Acham que é isolamento a mais e pode causar muita condensação?

Tem isso muito baralhado... quem lhe deu essa receita?
    a minha opinião é que deve usar um sistema, agora misturar dois sistemas (caixa de ar e ETICS)... a não ser que seja obra já construída... depois meter Etics em cima de tijolo de 15... tb não acho boa solução.
  8.  # 10

Colocado por: fernandoFerreira
    Tem isso muito baralhado... quem lhe deu essa receita?
    a minha opinião é que deve usar um sistema, agora misturar dois sistemas (caixa de ar e ETICS)... a não ser que seja obra já construída... depois meter Etics em cima de tijolo de 15... tb não acho boa solução.

Pq não acha boa solução? a diferença essencial é que no meio da cx de ar está mais um isolamento. a unica questão que se coloca é se depois a casa não fica isolada de mais e no inverno com a temperatura exterior muito diferente da interior possa causar condensação nas paredes interiores. Quando diz misturar dois sistemas é porque acha que o capoto apenas deve assentar em tijolo termico?
  9.  # 11

ou usamos o sistema capoto; ou usamos a parede dupla.
    não sou apologista de misturar os dois sistemas.
    depois acho que o tijolo de 15 não é indicado para receber o Capotto (a não ser que faça um reboco sarrafado antes de aplicar o isolamento)... mas acho que está a encarecer o sistema... deve tentar simplificar isso e se tem euro e quer investir em isolamento, aumenta a espessura.... pode reforçar na cobertura por exemplo; pode investir num vidro melhor....
    agora estar a gastar dinheiro nessa solução mista, eu não faria isso...
    acima de tudo, deve estudar ou mandar estudar muito bem as zonas criticas da obra (tudo o que é descontinuidades no isolamento)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiffosy69

0.0128 seg. NEW