Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

alguém sabe quantos graus de temperatura externa suporta o isolamento deste cabo elétrico?

GENERAL CABLE 7 ENERGY RV 0,6/1 kV 3G2 ,5 mm2 UNE 21123 IEC 60502 90º XV 0,6/1 kV 07.10.27

null

null

Pertence à alimentação da resistência do painel solar e vai ter que ficar na mesma conduta (cerca de 150 cm de diametro) onde também passa a exaustão do esquentador. Não sei se o isolamento aguenta a temperatura do "gás queimado"?

A ideia é inserir o tubo da exaustão do esquentador (de 90 cm de diâmetro) no outro tubo (o tal mais largo de cerca de 150 cm de diâmetro) que vai até à chaminé/telhado e onde passam dois tubos multicamada (agua quente e agua fria) e o tal cabo elétrico.

Como o "gás queimado" imediatamente à saída do esquentador é muito quente, pretendo prolongar o mais possível (mais de 2 metros) o tubo mais fino (de 90 cm) dentro do mais grosso (de 150cm) de modo a permitir que a distância percorrida diminua a temperatura do "gás queimado" antes deste entrar em contacto direto com o cabo elétrico. Como o "gás queimado" se vai dissipando e perdendo temperatura com a distância percorrida penso que em relação ao tubo multicamada não haverá problema (até porque uma das camada é alumínio) mas em relação ao cabo electrico não sei se se aguenta com muita temperatura?

null

null

obrigado
      IMG_20130421_231815.jpg
    •  
      FD
    • 22 abril 2013

# 2

Parece que vejo por aí 90º...
  2.  # 3

exatamente como disse o FD. Estão ali 90º.
  3.  # 4

pensei que esses 90 graus fosse a temperatura interna que os condutores suportavam e não a do isolamento
  4.  # 5

não é assim tão linear porque o cabo XV tem como limite de funcionamento os 90º mas esporadicamente, em permanência a temperatura não pode ultrapassar os 70º(chama-se temperatura de serviço),

e NUNCA em caso algum o mesmo é pode ser exposto aos produtos da combustão assim como o tubo multi-camada, e não existem cabos para uso em condutas de evacuação de gazes de combustão, quando muito pode usar um tubo recartilhado metálico com revestimento para-chama e aplicar no seu interior um cabo de alta temperatura e a mesma coisa para os tubos multi-camada, mas é uma solução muito cara pelo que deverá ser mais económico fazer uma passagem pelo exterior
    Concordam com este comentário: eu
  5.  # 6

e se eu embrulhasse os tubos multicamada e o cabo electrico em lã de rocha com alumínio ? dava resultado ?null
  6.  # 7

isso não é nada boa ideia....
  7.  # 8

e se eu embrulhasse os tubos multicamada e o cabo electrico em lã de rocha com alumínio ? dava resultado ?

não.
  8.  # 9

Dá assim tanto trabalho furar a placa?
    não tem uma casa de banho onde fique mais perto efetuar a ligação?
  9.  # 10

Colocado por: ultrahipermegaisso não é nada boa ideia....

Colocado por: jorgealves
    não.

porque não é boa ideia pôr a lã de rocha e alumínio a embrulharem os tubos e o cabo? foi uma ideia de um técnico do gás que andava a fazer umas reparações na rua e eu "cravei" para ir ver o problema lá em casa.

Nos primeiros metros é fácil, basta envolver sem ser muito à justa, usar fita de aluminio e ir empurrando para cima. A única dificulade que prevejo é conseguir enrolar os cabos até lá acima (ao telhado/chaminé), ainda devem ser uns 8 metros e a dada altura aquilo deve começar a emperrar.

Relembro que a conduta principal tem 150 de diametro. Mesmo que os tubos multicamada e o cabo electrico lhe "roubem" sei lá 30 ou 40 ainda ficam livres 110 que é bem mais do que tem o tubo que sái do esquentador que é de 90. Por isso em termos de "espaço livre" para sair o gás queimado julgo que não é problema. Outra coisa diferente será se o cabo electrico e os tubos multicamada aguentam ou não o calor que sái do esquentador.

Uma experiência que fiz para testar o material foi colocar um pedaço de tubo multicamada mesmo dentro do tubo do esquentador com ele ligado durante 10 minutos. Maior calor do que neste caso não atinge e o tubo saiu imaculado, mas não quero arriscar fazer isto de forma permanente até porque dentro da conduta depois não consigo ver eventuais danos além de que não testei o cabo electrico que pode ser menos resistente.

Reforço que o esquentador é pouco ou nada utilizado, basicamente só o ligo cerca de uma vez por mês para ele não se estragar e quando o faço abro uma janela e desvio o tubo do esquentador para aí. Quando desligo volto a colocá-lo na conduta. Isto já dura há anos. Estou é farto de andar com estas "jogadas". Abrir buracos na parede para o exterior ou construir uma nova conduta está fora de questão. Para isso preferia ver-me livre do esquentador, só que um dia o painel solar pode-se estragar e depois vai fazer-me falta. Aliás é só por esse motivo que tenho gás (propano) ligado cá em casa.
  10.  # 11

Colocado por: ace.crashporque não é boa ideia pôr a lã de rocha

simples, pode arder.

só que um dia o painel solar pode-se estragar e depois vai fazer-me falta. Aliás é só por esse motivo que tenho gás (propano) ligado cá em casa.

eh pá então compre um painel BOM para não se andar a chatear com mais nada os painéis e com uma resistência eléctrica para apoio, já não vai precisar de mais nada,

actualmente é das coisas mais fiáveis e duradouras que existem.
  11.  # 12

simples, pode arder.

a lã de rocha pode arder?!?! a lã de rocha é incombustível!
  12.  # 13

Colocado por: ace.crash

a lã de rocha pode arder?!?! a lã de rocha é incombustível!

sim e incombustivel, mas nao e incomburente.
  13.  # 14

???
  14.  # 15

pra isso é que está lá o alumínio. E a lã de rocha não vai estar sujeita a chamas, só ao calor do gás queimado (que deve rondar os cento e tal graus).

Então se a lã de rocha é usada para isolar termicamente lareiras/recuperadores de calor sendo incombustível e imputrescível não aguenta com a exautão de um esquentador?
  15.  # 16

Colocado por: ace.crash

pra isso é que está lá o alumínio. E a lã de rocha não vai estar sujeita a chamas, só ao calor do gás queimado (que deve rondar os cento e tal graus).

Então se a lã de rocha é usada para isolar termicamente lareiras/recuperadores de calor sendo incombustível e imputrescível não aguenta com a exautão de um esquentador?

a temperatura dos gazes de saida chega aos 250 graus.
  16.  # 17

Explique melhor o que quis dizer com incomburente em relação à lã de rocha.
  17.  # 18

digamos que simplisticamente e assim:

combustivel: material que arde e alimenta a sua propria combustao,
    comburente:material que arde na presenca de um combustivel,
  18.  # 19

O comburente que eu conheço é o oxigénio, ou seja é o elemento que reage com o combustível para se dar a combustão.

Aparte isso, concordo consigo que não se deve isolar o cabo elétrico, deve ficar livre para dissipar o calor próprio gerado pela passagem da energia.
  19.  # 20

Descobri o manual do esquentador em causa: logo à saída do esquentador os gases saem a 160º.

VALORES DE LOS GASES QUEMADOS
    Tiro necesario mbar
    Caudal de salida de gases g/s 13
    Temperatura de los gases quemados ºC 160

Como o tubo extensível que vai do esquentador até à conduta ainda tem um metro de comprimento, a temperatura do gás queimado quando chegar à lã de rocha/alumínio já deve ser mais baixa.

Aliás se com o esquentador ligado eu colocar a minha mão imediatamente em cima do esquentador queimo-me logo, se puser a mão dentro do tubo extensivel com o tal metro de comprimento ainda aguento um bom bocado com a mão lá enfiada.

0.0255 seg. NEW