Iniciar sessão ou registar-se
    • hugo80
    • 23 abril 2013 editado

# 1

Bom dia.
    Com o esboço da planta que segue em anexo, e partindo do ponto que não pretendo acabamentos de luxo, apenas e só um bom isolamento da casa, acham ser possível construir este moradia ( em formato "L", térrea e arquitectura moderna) por 130.000 com tudo incluindo ??
    Obrigado
  1.  # 2

Tem que comprar uma bicicleta para ir da cozinha ao quarto :))

Acho que é uma obsessão por casas em L, e essa não tem pés nem cabeça.

Quanto ao preço, se pretende apenas uma estimativa, conte com 700 a 800€/m2
    Concordam com este comentário: adarq
  2.  # 3

Colocado por: PicaretaTem que comprar uma bicicleta para ir da cozinha ao quarto :))

Acho que é uma obsessão por casas em L, e essa não tem pés nem cabeça.

Quanto ao preço, se pretende apenas uma estimativa, conte com 700 a 800€/m2

Penso que em termos de exposição solar favorece se uma casa terrea e em L. Tendo um terreno grande acho o ideal. A distancia da cozinha para o quarto pode ser grande, mas se for uma casa de 2 andares ( tendo as escadas ( por exemplo ) ali perto do hall da entrada), nao iria percorrer os mesmos metros??
  3.  # 4

uma má copia de algumas plantas minhas :))

hugo80,

claro que consegue essa casa por 130 mas para que fique com uma construção com qualidade ao nivel técnico vai ter que fazer alguma ginastica por esse preço.
    Concordam com este comentário: ccdesign
    • eu
    • 23 abril 2013

# 5

Jasus!

Deixe-se de invenções e contrate um arquiteto.
  4.  # 6

Hugo80.
    .... Mostro uma planta de um Projecto que não foi avante... 2004/2005.
    Não cumpre com uma série de legislação actual... mas dá para tirar ideias.

EDIT: AH!!! .. e não está perfeito ;)
    em 8 anos de prática profissional após 2005, já haveriam coisas que não faria desta forma... Também é verdade que o dono de obra, mete sempre a sua "colherinha".
      182_planta.jpg
  5.  # 7

a parte de "dentro" do L ficaria assim. Mesmo assim consideram que não ficaria bem??
    De realçar que a parte de dentro do L tem total privacidade, visto não haver moradias atrás e ao lado nem irá haver.
      casa.jpg
  6.  # 8

Casas em L em caso de sismo dão umas torções interessantes na estrutura... (caso não exista junta claro)
  7.  # 9

Bom dia Hugo,

De facto há uma tendência para as casas em L, muitas vezes nem é a forma mais adquada ao terreno, à envolvente, à exposição solar do mesmo terreno, etc. Enfim a opção da casa ser em L ou não deve ser um surgimento natural das condicionantes que temos para projetar, e isso surgirá depois de contactar um gabinete de projetos. Ainda assim chegando à conclusão que de facto será em L, o vértice [local onde os dois volumes se encontram] deve conter o máximo de divisões de serviço, como wc, cozinha etc, isto para evitar precisamente distâncias muito longas de umas divisões a outras. Senão terá mesmo de comprar a bicicleta que o picareta refere.

Quanto ao preço da construção, vá pelo que lhe disseram 700/800 euros/m2. Não se esqueça do IVA.

Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 10

O problema não é o L, eu também gosto, mas para mim, L, T, Y, K ou outra letra qualquer é o menos importante.
    O problema é que a casa está mal desenhada...e a do Pedro Barradas também precisa de uma bicicleta :))
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Luis K. W., Mk Pt
  9.  # 11

Colocado por: hugo80a parte de "dentro" do L ficaria assim. Mesmo assim consideram que não ficaria bem?

Uma solução em L pode ter algumas vantagens. Uma delas é mesmo criar uma zona privada. Se a orientação solar ficar correcta pode criar um espaço bem agradável. Não há nenhuma solução que não tenha as suas desvantagens. A distribuição de uma casa térrea com disposição linear é sempre "longa". Quer "a linha" seja em L quer seja em I.

Se quer fazer essa casa por 130.000€ é melhor ter algum cuidado. Tem 4 quartos desenhados. Tem 3 filhos? Precisa do escritório? Precisa da garagem? Cortar na área é a maneira mais directa de baixar o valor. Não brinque com tanto dinheiro e invista algum no inicio para não começar logo mal. Tente encontrar alguém que lhe trate da fase de projectar a casa, e leve consigo todos os requisitos que tem, inclusive o limite para o orçamento. Um conselho, apresente sempre o limite para orçamento sem IVA, ou seja, se só quer gastar 130.000€ a construir fale antes em 105.000€.
  10.  # 12

2009 Projecto; construída/ finalizada em 2012.
    L..T, ou o que quiserem chamar... Programa Sempre resultante do esquema de prioridades ajustado com: Areas de construção, orientação solar, sistema de vistas, volumetria resultante, ventos dominantes, topografia, etc...
      236_planta.jpg
  11.  # 13

Colocado por: danobrega

Uma solução em L pode ter algumas vantagens. Uma delas é mesmo criar uma zona privada. Se a orientação solar ficar correcta pode criar um espaço bem agradável. Não há nenhuma solução que não tenha as suas desvantagens. A distribuição de uma casa térrea com disposição linear é sempre "longa". Quer "a linha" seja em L quer seja em I.

Se quer fazer essa casa por 130.000€ é melhor ter algum cuidado. Tem 4 quartos desenhados. Tem 3 filhos? Precisa do escritório? Precisa da garagem? Cortar na área é a maneira mais directa de baixar o valor. Não brinque com tanto dinheiro e invista algum no inicio para não começar logo mal. Tente encontrar alguém que lhe trate da fase de projectar a casa, e leve consigo todos os requisitos que tem, inclusive o limite para o orçamento. Um conselho, apresente sempre o limite para orçamento sem IVA, ou seja,se só quer gastar 130.000€ a construir fale antes em 105.000€.

Essa é também a minha opinião. Se a casa for térrea e quisermos fazer com que a a parte do jardim tenha privacidade, a casa terá forçosamente de ficar "longa" entre as divisões. ( a não ser que se invista nuns bons muros ou outro tipo de protecção , que sinceramente prescindo)
  12.  # 14

Colocado por: hugo80a casa terá forçosamente de ficar "longa" entre as divisões.
    Não necessariamente... por ex... na sua proposta, a IS e o quarto mais afastado podia ficar do outro lado do corredor, encurtando uns metritos, e com orientação da casa a NO, essas divisões até apanhavam sol de manhã....
  13.  # 15

hugo80

já projectei uma casa para uns clientes apartir dessas imagens que eles me trouxeram, claro que não ficou bem igual mas ficou com o mesmo espirito e adaptada ao terreno e exposição solar do local.
    o "truque" de uma casa em L será a meu ver conseguir uma localização e articulação das funções sem que a casa se estenda desmedidamente no terreno.
  14.  # 16

hugo80,

Como é o terreno? qual a sua morfologia? de que modo está a casa implantada no terreno?

cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  15.  # 17

Colocado por: adarqhugo80,

Como é o terreno? qual a sua morfologia? de que modo está a casa implantada no terreno?

cumprimentos,
    adarq
    [email protected]

O terreno é completamente plano e a casa irá ficar exposta de modo a aproveitar a exposição solar durante o dia.
  16.  # 18

OK.

Mas quais os seus acessos, quais as suas relações com a envolvente?
    Não identifica a exposição solar, não identifica abertura de vãos. Isso não é uma planta, é uma intenção de alguma coisa, embora possa ser vantajosa ou não.
    A sua primeira abordagem foi uma casa em formato "L". Ora, só ai já se percebe que não está a pensar na casa como um todo, mas sim na forma que dará origem àquilo que pensa ser moderno. Por vezes não é assim tão linear...
    Percebe o que quero dizer?
    Se contextualizar a planta com o terreno, verá que surgirão informações fundamentais para ao progresso do projecto.

cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  17.  # 19

Hugo, na minha opinião para fazer essa casa por 130k, vai ter de contratar um bom arquitecto e um bom engenheiro, o arquiteto vai dar a volta a isso, na minha opinião tem muita área de corredores, também cheguei a pensar fazer dessa forma, o corredor dos quartos, sem duvida que fica com muita luz, mas visitei uma obra de uma casa assim e não gostei mesmo nada! O engenheiro se for experiente não lhe vai sobredimensionar o projecto com ferro e betão, o qual pode influenciar muito o preço final da obra!
    Estou a pedir orçamentos para a minha, mas não está fácil!!!!

Cumprimentos
  18.  # 20

Colocado por: Martins_31Estou a pedir orçamentos para a minha, mas não está fácil!

O que é que não está fácil? Obter um preço que consiga aceitar ou conseguir que lhe façam o orçamento?

0.0223 seg. NEW