Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Remodelei a casa em Junho de 2011.
    No inverno de 2011/2012, notei 1 pouco de bolor na casa, mas nada de especial e não dei muita importância.
    Neste inverno o bolor apareceu mais e estou a começar a ficar preocupado com o porquê de isto acontecer !
    É verdade que não abro as janelas com muita frequência e a casa deveria arejar mais, mas nestes últimos fins de semana, costumo ter as janelas abertas quando está sol e o bolor continua a aparecer. Antes de ser remodelada, esta situação nunca aconteceu e por isso a minha estranhesa.

Já comecei a pensar se será da lã de vidro que foi colocada entre a placa e o tecto falso ! Terá fundamento esta minha desconfiança ? Se fosse realmente da lã de vidro, não se notava bolor na zona da calha ? O que é certo é que os móveis da cozinha, quarto e WCs aparece muito bolor e tenho de limpar constantemente ! Na despensa, a farinha ganha bolor, o pacote do açucar fica humido, etc, etc.

Uma coisa que acho estranho é que, quando ligo o exaustor na cozinha, o ar sopra nos buracos da caixa onde está os puxadores dos estores ! Inclusivamente tenho umas escadas para o sotão na ponta da casa, bem longe da divisão do exaustor, e ouço um zumbido provocado pelo ar do exaustor a puxar ! Mas se for por aqui...o ar até circula e não está estanque, pelo que o bolor não deveria aparecer daqui...digo eu.

É que para além do cheiro e de ter de limpar constantemente, já começo a preocupar-me com questões de saúde !

Alguém tem ideia do que possa ser ?
  2.  # 2

Que materiais utilizou na remodelação? Utilizou algum tipo de isolamento pelo interior? xps, poliuretano, parede dupla com caixa de ar? Parece-me ser o típico caso de "Casa Aquário" como já foi aqui referido nalguns posts...

Mas eu não sou entendido na matéria, apenas curioso, mas certamente aparecerá alguém que o possa ajudar, entretanto dar mais informações sobre a remodelação irá beneficia-lo em futuras respostas.
    • eu
    • 23 abril 2013 editado

# 3

O bolor aparece exactamente onde? Nos tectos? Nas paredes?
  3.  # 4

Em termos de isolamento, nas paredes não levou nada, ficou como estava. É parede simples !
    Já agora, vou colocar mais um dado sobre o tecto falso no meu 1º post.
  4.  # 5

Já agora, tem fotos? Iria ajudar bastante...
  5.  # 6

Colocado por: euO bolor aparece exactamente onde? Nos tectos? Nas paredes?

Não há bolor no tecto ou paredes. Está nos móveis da cozinha, aro dos roupeiros nos quartos, armário do WC e aperece também nas portas das divisões da casa !
  6.  # 7

Tirei agora alguma fotos, peço desculpa pela má qualidade, mas dá para perceber o bolor...
      DSCF6228.JPG
  7.  # 8

.
      DSCF6229.JPG
  8.  # 9

.
      DSCF6230.JPG
  9.  # 10

.
      DSCF6231.JPG
  10.  # 11

cla_pereira

em termos termicos a casa está boa??
  11.  # 12

Colocado por: marco1cla_pereira

em termos termicos a casa está boa??

A casa sempre foi fria no inverno e quente no verão. É uma vivenda de 1º andar, parede simples e tinha janelas simples. Na remodelação, foi colocado janelas PVC de vidro duplo com caixa de estore também em PVC. Como o tecto estava a 2,80m, foi colocado tecto falso a 2,50m e levou lã de vidro entre a placa e o tecto falso. Em termos de isolamento ficou um pouco melhor, com o aquecimento, já aquece um pouco mais e há menos perdas.
  12.  # 13

Colocado por: cla_pereiracostumo ter as janelas abertas quando está sol

Mesmo sem sol deve abrir as janelas.
    Eu acho que o seu problema é falta de ventilação.
    Deve abrir as janelas todos os dias.
    Concordam com este comentário: arq.nunopinheiro
  13.  # 14

Colocado por: Picareta
    Mesmo sem sol deve abrir as janelas.
    Eu acho que o seu problema é falta de ventilação.
    Deve abrir as janelas todos os dias.

Espero mesmo que tenha 100% de razão ! Estou a preocupar-me mais em deixar as janelas abertas.
    Acha então que não terá nada a ver com a lã de vidro no tecto falso ?
    Por exemplo, estive fora 4 dias e como é óbvio, as janelas ficaram fechadas...hoje quando voltei, ao abrir a porta da rua...veio logo um cheio a bolor !
  14.  # 15

esses bolores são nas divisões do 1º andar ou por toda a casa??
    em que piso executou esse tecto falso no rc e no 1º andar??
  15.  # 16

Colocado por: marco1esses bolores são nas divisões do 1º andar ou por toda a casa??
    em que piso executou esse tecto falso no rc e no 1º andar??

São no 1º andar.
    No r/chão moram os meus pais, lá também tem tecto falso, mas sem lã de vidro e os meus pais abrem as janelas todos os dias. A casa no r/chão está impectável, sem bolor absolutamente nenhum.
    Para eu tirar a dúvida, vou mesmo deixar as janelas abertas todos os dias. Agora com o tempo a aquecer e o verão a chegar, também deve desaparecer...
    • Neon
    • 23 abril 2013

# 17

boas cla-pereira

Na minha humilde opinião será dificil identificar por aqui a origem dos problemas que descreve. Poderá ter uma razão comun a todos esse focos de bolor, como também poderão ser motivos distintos e haver ai contaminação por outras causas.

Bom como deve saber bolor = fungos, ou seja propicio a surgir em sitios escuros e humidos e zonas de condensação.

O que poderá então estar a aconteçer?

- Efectivamente o isolamento que implementou poderá ter alterado as caracteristicas da sua habitação de tal forma que onde antes existiam perdas, agora já não se verifiquem o que acabará por levar as condensações a materializar-se em outros locais onde não se materializavam antes.
    P.e. se melhorou as caracteristicas térmicas das janelas..poderia antes verificar-se condensação nas janelas porque eram ai os pontos frios. E ao melhorar o siolamento das janelas a condensação passou a ocorrer em outros pontos.

- Bolores nos armarios...poderá ocorrer por estarem demasiado cheios, e sem condições de circulação de ar. Também não ajuda se por acaso pendura um ou dois casacos mal secos depois de ter apanhado uma chuvada.

- bolores na cozinha e WC...as cozinha e WC são zonas de muitos vapores...possui um bom sistema de extracção nestes dois espaços? Na cozinha esses bolores são mais intensos junto á zona do fogão?

- Outros motivos poderão ser a causa ...por exemplo seca roupa dentro de casa? calçado humido deixado nos roupeiros é costume?

- toma banhos com a porta do wc aberta, ou deixam a porta aberta depois de tomar banho?

E é efectivamente importante arejar a casa...de manha abra as janelas pois memso nós a dormir acabamos por saturar o ar do quarto com humidade

Abraços
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cla_pereira
    • kgb
    • 14 junho 2013

# 18

O bolor é a designação popular de fungos.
    Os fungos gostam de humidade, materia organica e calor.

Nas casas a humidade aparece da transpiração das pessoas, vapor da cozinha e das casas de banho e através das paredes, chão e textos.
    A materia organica, são as madeiras, tintas e paredes e outros materiais porosos , etc ( vocês nunca terá bolor nos plasticos ).
    O calor sai dos aquecedores!

Depois de entender as causas é que poderá aplicar soluções! Ventilação janelas, exaustão de fumos na cozinha e na WC e eliminação das pontes térmicas e redução do nº de pessoas por m2 !!!
  16.  # 19

No norte da Europa e da América as casas permanecem fechadas durante os vários meses frios. Dito isto, experimente utilizar isto: www.airfree.pt
  17.  # 20

No norte da Europa e da América as casas permanecem fechadas durante os vários meses frios

Vamos então concluir que as casas deles não são ventiladas? Que respiram o mesmo ar viciado meses a fio?

0.0200 seg. NEW