Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Como não concordei com a avaliação que foi feita em 2012, do prédio que comprei em 2009 e que tinha sido avaliado nesse ano, pedi uma reavaliação em Fevereiro deste ano (2013).
    Recebi a semana passada uma carta registada das finanças para a deslocação ao local de um técnico, estive com o mesmo no local e no final de ver o imóvel e só fazer medições e apontamentos todo "carrancudo" sem dar palavra, apenas disse que o imóvel não batia certo pelas plantas que tinham e que eram as que estavam na camara.

Fiquei a olhar para ele, e informou que o imóvel não tem garagem interior e que na planta tinha, que tinha varandas e que não constava na planta, por fim mostrou as plantas e vi que tinha razão. como na altura foi um agente imobiliário que tratou de tudo nunca estive preocupada em ver se as plantas estavam a dizer com a casa.

Disse que tinha 30 dias para entregar novas plantas com o modelo 1 certificadas pela camara, que se o fizesse o valor tributável descia muito.

Venho cá solicitar que ajudem, quanto pode custar as novas plantas e o processo camarário e a sua aprovação?

Obrigada.
    Manuela
  2.  # 2

Colocado por: manuela_pinhoComo não concordei com a avaliação que foi feita em 2012

Porque é que não concordou?

Tem que ir à Câmara e solicitar cópias do projecto. Se corresponderem à sua casa, vai entregá-las às finanças com o modelo 1, se forem iguais às das finanças está tramada, a sua casa está ilegal, e não é num mês que resolve esse problema, e pode até ter que fazer obras para poder legalizar a casa.
    Concordam com este comentário: doisarquitectos
  3.  # 3

Colocado por: manuela_pinhoBoa tarde,

Como não concordei com a avaliação que foi feita em 2012, do prédio que comprei em 2009 e que tinha sido avaliado nesse ano, pedi uma reavaliação em Fevereiro deste ano (2013).
    Recebi a semana passada uma carta registada das finanças para a deslocação ao local de um técnico, estive com o mesmo no local e no final de ver o imóvel e só fazer medições e apontamentos todo "carrancudo" sem dar palavra, apenas disse que o imóvel não batia certo pelas plantas que tinham e que eram as que estavam na camara.

Fiquei a olhar para ele, e informou que o imóvel não tem garagem interior e que na planta tinha, que tinha varandas e que não constava na planta, por fim mostrou as plantas e vi que tinha razão. como na altura foi um agente imobiliário que tratou de tudo nunca estive preocupada em ver se as plantas estavam a dizer com a casa.

Disse que tinha 30 dias para entregar novas plantas com o modelo 1 certificadas pela camara, que se o fizesse o valor tributável descia muito.

Venho cá solicitar que ajudem, quanto pode custar as novas plantas e o processo camarário e a sua aprovação?

Obrigada.
    Manuela

quando é que foi contruida a casa??? pode precisar só das plantas actualizadas para juntar ao modelo 1 de IMI e podem não ser certificadas pela câmara.... o que torna o processo muito mais barato.... caso depois a câmara peça justificações é que avance com o licenciamento na câmara... pois para já, camara e finanças ainda são entidades separadas......
  4.  # 4

Colocado por: Picareta
    Porque é que não concordou?

Tem que ir à Câmara e solicitar cópias do projecto. Se corresponderem à sua casa, vai entregá-las às finanças com o modelo 1, se forem iguais às das finanças está tramada, a sua casa está ilegal, e não é num mês que resolve esse problema, e pode até ter que fazer obras para poder legalizar a casa.

Boa tarde,
    Porque tive um aumento de mais de 37% referente a 2009, e fiz a simulação no site das finanaças ao local com todas as caracteristicas e dava um valor muito superior, e também ainda avaliaram o m2 a 609, quando deveria ser já a 603.

E nas finanças disseram que baixava bastante, mas para isso, tenho de substituir as plantas na camara.
    Sim as plantas da camara são iguais à finanças, e tenho de fazer novas plantas conforme a casa é, e entregar na camara depois da camara verificar e certificar é que preencho o modelo 1 com as novas plantas, foi assim que informaram.

Manuela
  5.  # 5

quando é que foi contruida a casa??? pode precisar só das plantas actualizadas para juntar ao modelo 1 de IMI e podem não ser certificadas pela câmara.... o que torna o processo muito mais barato.... caso depois a câmara peça justificações é que avance com o licenciamento na câmara... pois para já, camara e finanças ainda são entidades separadas......

Boa tarde,

A casa foi registada em 1997 na matriz da camara e esteve à venda uns 4 anos, comprei-a em 2009 quando o preço baixou.

Obrigada
    Manuela
    •  
      FD
    • 23 abril 2013

# 6

Colocado por: manuela_pinhofoi assim que informaram

Cuidado não se vá meter numa embrulhada maior que pagar mais IMI... preste atenção ao que o Picareta disse.
  6.  # 7

Cuidado não se vá meter numa embrulhada maior que pagar mais IMI... preste atenção ao que o Picareta disse.

Olhe que ainda me assusta... a area de implantação da casa é a mesma, só que na planta aparece uma garagem no rés de chão e na verdade não tem, tem um salão, depois a cozinha tem duas portas e na verdade tem uma porta e uma janela, a dispensa tem uma porta na planta para o exterior e na verdade tem uma janela, apenas pormenores, mas a area de implantação é igual, e isso foi o que o avaliador das finanças disse.

Mas ajude-me sff.

Obrigada
    Manuela
  7.  # 8

concordo com o FD

se tiver que meter um projecto de alterações, duvido que consiga instruir e ser aprovado na camara em 30 dias
  8.  # 9

Colocado por: manuela_pinhoe entregar na camara depois da camara verificar e certificar é que preencho o modelo 1

Isto não é bem assim, tem que contratar um projectista para verificar se o que está construído pode ser licenciado. Se sim faz novas plantas e eventualmente novos alçados, cortes etc, e entrega na câmara para legalização, e não é num mês que resolve isto, se o que está construido não puder ser licenciado o procedimento é o mesmo, mas tem que fazer as obras necessárias para que o projecto seja licenciado.
  9.  # 10

Colocado por: manuela_pinhosó que na planta aparece uma garagem no rés de chão e na verdade não tem, tem um salão

Eventualmente pode ter que transformar o salão em garagem, mas não me parece difícil...excepto o portão!!

Colocado por: manuela_pinhodepois a cozinha tem duas portas e na verdade tem uma porta e uma janela, a dispensa tem uma porta na planta para o exterior e na verdade tem uma janela, apenas pormenores

Aqui não deve de haver problemas.

Tem que fazer umas contas, para ver se o que poupa em IMI paga esse trabalho todo.
  10.  # 11

Atenção principalmente à parte em que diz que na planta aparece uma garagem e agora tem lá um salão. Pode vir a ter problemas com a câmara e a respectiva licença de utilização e até pode ser tenha de repor a situação inicial da garagem caso a área do salão exceda a área disponível para habitação ( normalmente as áreas destinadas a garagens não são contabilizadas para este efeito ). Tente informar-se com um técnico da zona antes de levantar esta situação com a câmara.

Colocado por: manuela_pinho

Olhe que ainda me assusta... a area de implantação da casa é a mesma, só que na planta aparece uma garagem no rés de chão e na verdade não tem, tem um salão, depois a cozinha tem duas portas e na verdade tem uma porta e uma janela, a dispensa tem uma porta na planta para o exterior e na verdade tem uma janela, apenas pormenores, mas a area de implantação é igual, e isso foi o que o avaliador das finanças disse.

Mas ajude-me sff.

Obrigada
    Manuela

www.gabineteop.com
  11.  # 12

o salão que diz garagem tem 16m2.
    a area de implatanção é de 115,76 m2
    area bruta de construção é de 225,76 m2
    area bruta privativa é de 206,29 m2
    area bruta dependente é de 19,47 m2

isto ajuda?

Obrigada
    Manuela
    • 1255
    • 24 abril 2013

# 13

Cara Manuela,
    parece que vai para aqui uma grande confusão.
    Vamos ver se eu entendi o seu problema:
    - comprou uma casa em 2009 e por força da circunstância foi avaliada pelas finanças para actualização do valor patrimonial tributário;
    - em 2012 foi reavaliada e aumentou o IMI a pagar em mais de 37%
    - não concordou e pediu a reavaliação em fevereiro de 2013;
    - deslocou-se um técnico "carrancudo" à sua casa para uma avaliação com visita à casa;
    - esse técnico deu-lhe conta das deconformidades existentes na planta da casa: a planta existente nos processos da câmara e finanças está diferente do que realmente tem na casa;
    - a Manuela nunca se apercebeu deste pormenor - pois foi um agente imobiliário que tratou de toda a papelada;
    - As diferenças são: uma garagem que consta no papel passou a ser um salão; e ainda tem mais umas varandas;
    - O técnico das finanças sugeriu-lhe (quer dizer: deu-lhe 30 dias para) que entregasse nas finanças uma planta autenticada pela câmara para que o IMI baixasse substancialmente;

É este o seu problema?
    Não stress.
    Primeiro não é de estranhar que a sua casa, que foi concluída em 2009, tenha uma planta na câmara em desconformidade interior com o que se verifica no local. Para isso basta que o anterior proprietário tenha feito as obras de alteração depois de emitida a licença de utilização - é possível. Ou que no processo de obras particulares existente na câmara tenham apresentado em devida altura as declarações de conformidade do projecto licenciado com a obra executada. Aqui talvez os técnicos envolvidos tenham arriscado e prestado falsas declarações. Estas declarações podem evitar a vistoria. Houve uma altura que as licenças de utilização em algumas câmaras eram emitidas quase na hora desde que aparecessem estas declarações. E alguns técnicos, eu assiti a muitos, arriscavam e até tiveram sorte - excesso de confiança.
    Pode viver com isto sem ter problemas para o resto da vida, desde que não chame para lá a "câmara" e que eles se apercebam. E para isso ainda é preciso eles querem chateá-la.

A questão do aumento de mais de 37% de IMI a pagar, tem de haver engano. Ou em 2009 quando foi avaliada (e ficou aquém do real valor) ou agora com esta actualização.
    No seu caso, e porque o prédio já foi avaliado com base no CIMI já não foi enquadrado nas avaliações gerais que terminaram em Março deste ano. O prédio foi avaliado em 2009, mas as finanças actualizam o valor patrimonial dos prédios urbanos de três em três anos. Para isso aplicam um coeficiente de actualização (agora não posso precisar qual a percentagem), mas garanto-lhe que neste processo nunca aumentam um prédio em mais de 37%, mesmo a precisarem de muito dinheiro.
    Mas se quiser colocar aqui os dois relatórios da avaliação que recebeu, o de 2009 e o de 2012 pode-se tentar decifrar o que se passou. Omitia os elementos pessoais e deixe apenas o quadro das áreas.

O facto do perito das finanças "exigir" novas plantas e autenticadas pela câmara. NÃO SE META NA BOCA DO LOBO. desculpe as maiúsculas.
    Deixe lá a câmara descansadinha no seu trabalho.
    Quanto muito actualize as plantas e tente falar de novo com o perito. Diga-lhe que já as tem e que não pretende levantar este problema com a câmara. Ou em último caso vá falar com o chefe do serviço de finanças. Há casos em que não é exigida a autenticação das plantas pela câmara, assine-as a Manuela.
    Tenho quase a certeza que ele aceita as plantas assinadas por si e que avança com a avaliação.
    E não pense que pelo facto de "supostamente" o valor do IMI ir baixar que eles vão complicar a entrega das plantas.
    A mim até me parece o contrário, repare: se tem nas plantas uma garagem e esta passou a ser um salão. Quer dizer que aumentou a Área Bruta Privativa da casa. Esta é a área que tem mais peso para o cálculo do valor patrimonial. Apesar do custo por m2 de construção ter baixado e o aumento da idade do prédio também baixar o VPT.
    Pondere bem.

Nesta altura aconselho-a a não se meter com alterações ao projecto na câmara. Vai-se meter em trabalhos ou eu me engano muito.
    Se estiver quietinha ninguém a chateia.

Agora se quiser esclarecer o que se passou, e acho que o deve fazer, não lhe custa nada ir à câmara e pedir para consultar o seu (que não é seu) processo de obras.
    Lá está tudo. Consegue saber se ouve ou não telas finais a documentar eventuais alterações durante a obra. Estas podem não ter ido parar ás finanças.
    Consegue ver se foi feita ou não vistoria à casa na altura da emissão da licença de habitabilidade. Consegue ver se foram feitas as declarações de conclusão de obra.
    Enfim, até pode tentar falar com o anterior proprietário ou com o promotor imobiliário a ver o que eles têm a dizer sobre isto.
    A comparação das notificações das avaliações podem esclarecer o que se passou para haver uma diferença tão grande de valor patrimonial.
    Desculpe a extenção do post mas tem de ser assim para explicar tudo,
    Se tiver alguma dúvida disponha,
  12.  # 14

Bom dia,

Obrigado 1255 pelas suas palavras, foram encorajadoras.

Quanto às plantas que a camara possui, são rigorosamente iguias às que as finanças tem, ontem solicitei a uma pessoa amiga que foi à camara e entregou-me cópias ontem à noite.

Já andava de olho à alguns anos naquela casa, sabia que o proprietário a queria vender, mas estava a um preço alto, até que em 2009 surgiu a oportunidade, e sempre a conheci assim, nunca vi porta de garagem nenhuma na casa e nas casas seguintes que são gêmeas mas não geminadas, também não existe garagem no rés do chão, mas sim ao lado da casa.

a caderneta predial de 2009 depois da avaliação, tem rigorosamente as mesmas areas que indiquei atrás da caderneta tirada agora em 2013, aliás o valor tributável aparece naquela aritmética rigorosamente igual, apenas muda a revalorização dos 3 anos.

Agora a sua ideia de mandar fazer as plantas e falar com o Sr. das finanças, foi boa e logo ao almoço é o que vou fazer.

Quanto podem custar as novas plantas?
    Preciso de uma ideia para pedir orçamentos a arquitetos.

Obrigada.
    Manuela
    • 1255
    • 24 abril 2013

# 15

Bom dia Manuela,
    o que seria interessante era pôr aqui os dois relatórios da avaliação que recebeu.
    Assim já se podia ter uma ideia do que aconteceu para haver uma diferença tão grande de VPT.
    Ou então a Manuela está a ver mal.
    O ir falar com o chefe ou alguém na repartição que tenha mais experiência nestes casos normalmente resulata bem. Já vi apresentarem muitas plantas sem o reconhecimento da câmara, mesmo de casas mais recentes.
    O custa das plantas depende de quem as faça e do trabalho que tenha, já vi gente que cobra 100€; outros 350€ ou até mais.
    Mas não se precipite, já tem uma base que é o projecto da câmara. Isso facilita-lhe o trabalho uma vez que está muita coisa igual e a área total não se alterou.
    UM arquitecto, um Engenheiro, um topógrafo, um desenhador, um medidor, ou alguém habilidoso da família consegue-lhe resolver isso.
    Cumprimentos
  13.  # 16

Colocado por: 1255
    O ir falar com o chefe ou alguém na repartição que tenha mais experiência nestes casos normalmente resulata bem. Já vi apresentarem muitas plantas sem o reconhecimento da câmara, mesmo de casas mais recentes.
    O custa das plantas depende de quem as faça e do trabalho que tenha, já vi gente que cobra 100€; outros 350€ ou até mais.
    Mas não se precipite, já tem uma base que é o projecto da câmara. Isso facilita-lhe o trabalho uma vez que está muita coisa igual e a área total não se alterou.
    UM arquitecto, um Engenheiro, um topógrafo, um desenhador, um medidor, ou alguém habilidoso da família consegue-lhe resolver isso.
    Cumprimentos

Boa tarde,
    Estive a falar com o sr. das finanças e o mesmo informa que as plantas tem de ter o carimbo da camara e nunca, mesmo nunca, nenhuma repartição de finanças pode aceitar plantas que não tenham o carimbo e data da emissão, é crime e o funcionário que aceitar tem de assinar e pode ter problemas com a justiça!!!! Algo deve estar mal?!.

Quanto aos relatórios, que quer dizer com isso?

Tenho apenas a notificação da avaliação feita em 2009 e desta vez (2012), precisei da caderneta predial para tratar de uns assuntos no banco, e vi que o valor tinha subido muito, o sr. do banco alertou-me e disse que devia pedir uma reavaliação, mas não tenho relatório de notificação desse aumento, porque foi um aumento da lei dos 3 anos, mas pelo que parece errado..
    Deve estar para chegar é o relatório do pedido de reavaliação.

Obrigada.
    Manuela
  14.  # 17

Colocado por: manuela_pinhoQuanto aos relatórios, que quer dizer com isso?

É apenas uma linha da sua caderneta predial onde está o cálculo do VPT, igual esta:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manuela_pinho
      vpt.JPG
    • Gex
    • 24 abril 2013

# 18

Colocado por: manuela_pinhoEstive a falar com o sr. das finanças e o mesmo informa que as plantas tem de ter o carimbo da camara

Sim, confirmo isso. Quando fui às finanças tratar da inscrição da minha casa eles só aceitaram as plantas devidamente carimbadas e aprovadas pela câmara.

Já agora pode-se saber qual o valor em € que representam esses 37%? É que se calhar toda essa preocupação e potenciais (grandes) chatices nem valem a pena para o montante que está em causa.
    • 1255
    • 25 abril 2013

# 19

Cara Manuela Pinho,
    se os senhores das finanças não aceitam as suas plantas, não vale a pena insistir. Eles é que sabem.
    Ainda vai chegar à conclusão que o melhor é não mexer no que está.
    Quando falo em relatório de avaliação quero dizer a notificação com o valor da avaliação, mas o Picareta já tinha respondido.
    Só não entendo porque é que está para receber a notificação da reavaliação. Então o perito não lhe tinha dado 30 dias para apresentar as plantas. Ele fez assim mesmo a avaliação?
    Se sim, já não precisa de plantas.
  15.  # 20

Boa tarde,

Obrigada pela informação e disponibilidade de todos em ajudar.
    Vou mandar fazer as plantas, já contratei um gabinete de avaliações e projectistas, que trata de tudo. Vão lá a casa fazer as medições de tudo, mesmo tudo, terreno, varandas, alpendres, e plantas, levam á camara e às finanças com a avaliação já feita por eles (gabinete independente).

Obrigada.
    Manuela

0.0255 seg. NEW