Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Estou interessado em adquirir um imóvel através das finanças, Contudo, esse imóvel vem descrito como sendo um "prédio urbano, casa com área de implantação de 100m2"
    No entanto eu fui ver essa casa que está implantada num terreno que lhe serve de "logradouro"com alguns metros quadrados e contem um barracão. Acontece que ao ligar para as finanças dizem que o bem penhorado é apenas a casa.
    Assim, gostaria de saber se o terreno contíguo também faz parte da venda e, em caso negativo, como poderei adquirir esse dito terreno. Caso contrario, poderei correr o risco de estar na casa de banho e ter o proprietario do terreno junto a janela, ou não?
    Alguém me sabe informar como se processa esta situação e de que forma poderei adquirir o terreno onde esta implantada a casa?
    Atenciosamente,
    • 1255
    • 24 abril 2013

     # 2

    Isso é porque o bem penhorado foi apenas o Artigo da casa. E a sua descrição tem apenas os 100 m2.
    Mas de quem são o terreno e o barracão? São do mesmo proprietário da casa?
    Tem de encontrar o actual proprietário dos mesmos e tentar a compra via particular a este. Ou estes se forem mais do que um.
    Pode acontercer é que a descrição do prédio não esteja correcta, o que nesta altura será estranho.
    O prédio pode ter essa composição na matriz e no local ter mais o terreno como logradouro e o barracão como anexo.
    Digo uma situação estranha nesta altura porque as finanças acabaram de fazer avaliações gerais aos prédios urbanos e supostamente todos esses pormenores devem ter sido actualizados. Se não foram, e ainda por cima com uma penhora do prédio é porque o serviço foi mal feito. Mesmo que na avaliação não tenha sido isso considerado, no processo de penhora deviam ter tido isso em conta. Nem que para isso tivessem de reavaliar o prédio.
    Mas o que pode fazer é uma "investigação" no local. Fale com alguém que tenha conhecimento da composição do prédio junto do mesmo. É uma situação dificil de abordar mas tem de esclarecer bem a dúvida, caso contrário está sujeito a ficar apenas e só com a casa de 100 m2 - o objecto penhorado.
    Concordam com este comentário: carlos27
  2.  # 3

    1255

    Eu não consigo saber a quem pertencem o barracão bem como o terreno adjacente pois nem a conservatoria nem as finanças me dão essa informação, pois alegam não a possuir.
    Acontece que o executado se encontra ausente, não notificavel, e assim não sei como tentar qualquer tipo de negociação nem como solucionar este problema.
    Como poderei, assim, adquirir o terreno, e a que preços?
    Cumprimentos
    • 1255
    • 24 abril 2013

     # 4

    Pois é, nem finanças, nem conservatória nem câmaras têm essa informação.
    Só se houver por qualquer razão alguma planta cadastral na câmara, o que é difícil.
    Ou só se for por conhecimento pessoal (coincidência) de algum funcionário destes serviços - Isto se for um meio pequeno.
    Tem mesmo de investigar no local a ver o que dizem os vizinhos.
    Caso contrário já sabe do risco que corre. Compra a casa apenas com 100 m2 e nada mais.
    Se tiver sucesso nesse negócio, assim que comece a "mexer" na casa e porventura no terreno ou barracão aparece logo o proprietário.
    O risco é grande. Se lá fizer alguma coisa já sabe que pode ser a prazo, até aparecer o dono - se tiver dono.
    Concordam com este comentário: carlos27
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlos27
  3.  # 5

    pois bem, apos conversação com a camar, eles tambem nao me sabem dizer nada.
    será que com o nome do dono do terreno (pessoa com quem confronta o terreno) alguma entidade me poedrá ajudar? e mais grave, o executado é pessoa diferente do dono do terreno que faz as confrontações.
    Adquirindo apenas a casa, como poderei realizar obras e ter acessos (servidoes)?
  4.  # 6

    outro pormenor importante, soube que o terreno contíguo ainda esta em nome de uma pessoa que já morreu. soluções?
 
0.0120 seg. NEW