Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!

    Devido à caixa de visita existente na sala técnica ter pouca profundidade (15 cm abaixo do piso) e ser bastante complicado afundá-la estou a estudar a viabilidade de colocar a tubagem do esgoto de 1 WC (sanita+lavatório) à vista como todos os já existentes. Para tal e com a distância à tal caixa é necessária uma altura de 35cm para ter pendente de 2%. Estou a ponderar sobreelevar o piso (+-18cm) e utilizar uma sanita com descarga horizontal (na parede). O que acontece é que tenho uma curva a 90º...para evitar entupimentos nessa zona é obrigatório fazer uma caixa de visita na curva ou basta colocar uma boca de limpeza?
    Obrigada!
  2.  # 2

    Um detalhe:
    35cm a 2% ? Quer dizer que a casa de banho está a 17,5m de distância?!?
    Olhando a toda a volta da planta "disso" - que não sei o que é - não há outra alternativa?

    Quanto à curva de 90.º num percurso horizontal dentro de casa... eu evitá-la-ia a todo o custo. Mas se tem mesmo que ser...

    Creio que as boas práticas e os regulamentos (que já não leio há mais de um quarto de século - e que creio que não foram alterados desde o tempo em que o meu pai andava no Técnico) dizem que as mudanças de direcção devem ser, em princípio, feitas em caixas de visita. Mas isto é sobretudo em redes enterradas.

    Como suponho que o diâmetro seja de 110mm (ou 125mm)(*), uma, ou melhor, VÁRIAS bocas de limpeza deveriam ser suficientes. O melhor é colocar uma boca de limpeza em cada ligação, inserção e mudança de direcção.

    Não se esqueça da ventilação (dos esgotos) e que o lavatório deverá ter um sifão.

    (Tanto ão-ão!)

    Mas isto sou eu que não percebo nada de esgotos... porque quem geralmente faz os «projectos» dos esgotos são os senhores arquitectos.
    (Hmmpffff!!! - isto sou eu a reprimir uma gargalhada)

    Luis
    (*) 110mm devia ser suficiente, mas 17,5m de esgoto horizontal dentro de casa...(!)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: abcheira
  3.  # 3

    Sim, o WC está a 16,5m, mas sobe-se 18cm de pavimento que é a altura de 1 degrau...e como n estamos nada bem de pendentes mais vale subir +1cm..remodelações dão nisto...

    e a curva a 90º é "impossivel" tirar...pois com a tubagem à vista e sobreelevada do pavimento se fizer angulos menores vai ocupara mais espaço...estou a ponderar fazer uma "caixa" com areia/leca e revestida com argamassa antes da curva a 90º onde vai assentar a tubagem (+- 1.8X0.6m) e fazer uma caixa de visita nessa dita curva...

    Qto à ventilação...está tudo "controlado" :) alguma coisa TINHA que ser fácil...

    Isto n tem muito a ver com "arquitectura" tem a ver com os constrangimentos no local...qto às boas práticas estive a consultar o regulamento e nestes casos é "o que se quiser"...


    obrigada!
  4.  # 4

    Porque não usa algo como isto? é bem mais barato que andar a fazer essas obras todas
    http://www.sfa.pt/Default.aspx

    Photobucket
 
0.0100 seg. NEW