Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: ParamonteTem a ver com o conforto psicológico e ergonómico, aliás antigamente os pés direitos mais baixos eram para habitação social, pois incorriam em grandes poupanças.

No seu caso, poupar pé direito para fazer sótão parece-me má opção
    Concordam com este comentário:Gabinete OP

Sem querer ofender ninguém, afinal vivíamos acima das nossas possibilidades...
    Concordam com este comentário: antoniolx
  2.  # 22

boa tarde tem que ter em conta o que vai precisar para o enchimento do piso, cobrir tubos, isolamento.eu acho que 2.70 e o ideal.acabado fica com 2.55
  3.  # 23

Colocado por: pc ferreiraVeja o futebol sentado no chão ou mude para o Sporting.

Mas que risada eu dei!...
    E rir, ainda não paga imposto.
  4.  # 24

Colocado por: ParamonteTem a ver com o conforto psicológico e ergonómico

Por acaso a mim são os tetos muito altos que me causam desconforto, parece-me que é bastante subjetiva a questão.
  5.  # 25

Colocado por: becasparece-me que é bastante subjetiva a questão.

Eu entendo a questão psicológica na percepção do espaço, mas a altura do pé-direito livre é apenas um dos factores, pois faltam as outras duas dimensões (largura e profundidade). Já desenhei uma casa com pé-direito de 2,40, o limite legal, os clientes não se queixaram e até à data acham confortável. Embora, acho que por regra tenho desenhado mais os 2,60 ou 2,70, mas isso depende mais de lógicas continuidade de projecto do que acções estritamente premeditadas ou de dogmas absolutos.
    Entendo que umas pessoas se sintam mais confortáveis com pé-direitos mais altos e outras com pés-direitos mais baixos. Também entendo a questão de que é mais fácil e mais rápido aquecer um espaço com o pé-direito mais baixo. O que não entendi ainda é o porquê de isto ser uma questão tão gravosa ao ponto de ser uma asneira enorme ter um pé-direito baixo (2,40m no limite legal), mas também, eu não tenho 34 anos de experiência:P

Quem quiser explicar o porquê, eu agradeço, pois ainda não vi aqui explicada uma razão válida.

Cumprimentos,

Rodrigo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antoniolx
  6.  # 26

Colocado por: Rodrigo CruzQuem quiser explicar o porquê, eu agradeço, pois ainda não vi aqui explicada uma razão válida.

O pé direito com 2.40m, pode condicionar remodelações no futuro, e uma casa é para durar muitos anos, e eventualmente para vender a alguém que queira um pé direito maior.

Condicionantes de um pé direito de 2.40m em futuras remodelações:
    não dá para aplicar um tecto falso com projectores e/ou iluminação indireta.
    não dá para aplicar uma máquina de condutas para o ar condicionado.
    não dá para aplicar tubagens de águas, electricidade, etc, no tecto falso.

Eu tenho em minha casa um pé direito de 2.40m e gosto, mas porque tenho tecto falso e daqui a 40 anos se quiser posso subir ou alterar.
  7.  # 27

Colocado por: Picaretadaqui a 40 anos se quiser posso subir ou alterar.

A isso chama-se otimismo :-) daqui a 40 anos não vou remodelar absolutamente nada na minha casa, palavra de honra!
    Fora de brincadeiras, também tenho 2,40 mas com teto falso, e parece-me bem.
  8.  # 28

2.40m
    Se for para levar estores, poderá não dar para os colocar (espaço da caixa), pois haverá pouco ou nenhum espaço para passar a viga. (janelas/ portas com vergas entre 2 e 2.1m de altura)...
    Concordam com este comentário: Picareta
  9.  # 29

Caro Picareta,

quando escrevi estava apenas a referir-me a pés-direitos livres. A casa que referi tem uns 30cm entre o tecto falso e a laje.
    Mas tem razão no que diz e explicou bem.
    Mas não é o maior erro que se faz numa casa, porque dá (quase) sempre para se dar um jeito nas tubagens, embora ache que a maior parte das pessoas se incomode com tubos a atravessarem o tecto:P apesar disso se for bem pensado até lhe pode dar carácter:D

Cumprimentos,

Rodrigo
  10.  # 30

Eu acho que quando se fala em 2,40 de pé direito interior pelo menos a meu ver é ter os 2,40 com o tecto falso porque o pé direito sem tecto falso vai então para os 2,55 ou 2,60... assim ficasse com 20 cm caso se queira colocar ar condicionado por condutas, ou as condutas do VMC, não sei se 20 cm é muito ou pouco, mas acho que dá... e também dá para colocar os projectores e isso tudo :).

Eu pessoalmente acho mais "aconchegante" os 2,40 mas sempre a ser feito com tecto falso, nunca com a placa directa.
  11.  # 31

Colocado por: Rodrigo Cruzembora ache que a maior parte das pessoas se incomode com tubos a atravessarem o tecto:P

Pois é verdade, sabe que já me disseram que não queriam os tubos da água no tecto falso porque se acontece alguma rotura aparece logo a humidade no "pladur"? E eu respondi que essa é a grande vantagem!!! sabemos logo onde é que está a rotura e é fácil de reparar.
    Concordam com este comentário: anselmo
  12.  # 32

Hehehehe,

tem toda a razão. Mas ainda se fica muito preso à noção de "estética" (e como eu detesto esta palavra:P) normalizada. Agora a moda está nos tectos falsos, o que não tenho nada contra, mas com algum cuidado e planeamento pode-se evitar usa-los e poupar uns euros.
    E usa-se os tectos falsos quase sempre da mesma maneira, o que é uma seca (e este é um termo arquitecturalmente técnico:P).
  13.  # 33

piada:

estou a pensar meter um flutuante no pavimento e o outro diz: então se houver uma inundação?? opa meto tecto falso.
  14.  # 34

Colocado por: marco1então se houver uma inundação??

Quando o Dogma descobrir que andamos aqui a colocar a hipótese de existirem inundações, aparece logo aí para nos dar nas orelhas.
  15.  # 35

Colocado por: Pedro Barradas2.40m
    Se for para levar estores, poderá não dar para os colocar (espaço da caixa), pois haverá pouco ou nenhum espaço para passar a viga. (janelas/ portas com vergas entre 2 e 2.1m de altura)...
    Concordam com este comentário:Picareta
    Estas pessoas agradeceram este comentário:antoniolx

Uma boa nota. Todavia, não vamos ter estores.
    Agradeço igualmente os restantes comentários, mas pelo que vejo os 2.50 serão mesmo a melhor opção para mim.

António
  16.  # 36

2,50 pronto!!! e não o grosso certo?
  17.  # 37

Colocado por: Sergio Rodrigues2,50 pronto!!! e não o grosso certo?

Não percebi :-(
  18.  # 38

2,50 ja pronto com tecto falso por ex, ou 2,50 sem nada ainda?
  19.  # 39

na minha opinião acho que numa moradia a altura do pavimento acabado até á laje em tosco não deveria ser sempre menos de 2.6
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Picareta
  20.  # 40

Colocado por: Sergio Rodrigues2,50 ja pronto com tecto falso por ex, ou 2,50 sem nada ainda?

Não vai ter tecto falso...

0.0221 seg. NEW