Iniciar sessão ou registar-se
    • MASR
    • 27 abril 2013

# 1

Viva,

Recentemente o apartamento ao lado do meu ficou habitado e desde então ouve-se praticamente tudo do outro lado da parede (sons aéreos e de percussão).
    Como o meu apartamento tem cerca de 7 anos, já não está dentro do período de garantia do construtor, pelo que tenho pesquisado na net por algumas soluções para este problema. Neste fórum encontram-se várias opções, mas passam essencialmente por construir novas paredes pelo interior do quarto, que neste momento não pondero fazer devido à pequena dimensão do quarto e à decoração do mesmo.

Na ficha técnica da habitação, indica que a parede de contacto com o apartamento ao lado é dupla de tijolo vazado de 11cm, revestido com seral projetado, com 4cm de isolamento de lã de rocha de 70 kg. Total da parede é de 33cm.
    O quarto tem tecto falso em gesso cartonado, lage aligeirada de 29cm, 6 cm de betão leve, uma manta de fibra de poliester reciclado de 5mm, argamassa com rede de 4cm e revestimento. No total são 45cm de espessura.

Após ter tirado algumas fotos pelo focos de iluminação, verifiquei que o tecto não qualquer isolamento acústico ou térmico visível (coloco as fotos mais abaixo). Do ponto vista térmico não tenho queixas, mas o facto de se ouvir as pessoas a falar no outro apartamento sem sequer estarem a falar alto é extremamente irritante.

Assim, vi uma opção na net que gostaria da vossa opinião / experiência:
    - Retirar parte do tecto falso, sem mexer nos 4 focos que estão nos cantos, e projetar celulose no tecto (ou insuflar pelos buracos dos focos, mas o calor dos focos deve invalidar esta opção - o tecto falso tem cerca de 15 cm).
    - Na parede injectar a celulose na caixa de ar, mas como já tem um isolamento de lã de rocha de 4cm não sei se é possível fazer isto. Se tivermos em conta que tem parede dupla de tijolo de 11cm + 4 cm de isolamento ainda deve sobrar um bom espaço para chegar aos 33cm de total de parede.
    Também seria interessante se fosse possível fazer os buracos na parede por cima do tecto falso, pois assim não teria de reparar e pintar a parede.

Sei perfeitamente que nunca vou isolar completamente o quarto dos barulhos do apartamento, mas gostaria de ter uma redução significativa no sons aéreos.
    Vou colocar algumas imagens em baixo e fico à espera dos vosso comentários / ideias / experiências.

Obrigado!
      Planta1.jpeg
    • MASR
    • 27 abril 2013

# 2

Por cima do tecto falso
      Tecto_Falso.jpg
  1.  # 3

infelizmente o que está escrito na Ficha Técnica de Habitação, pode não corresponder à realidade.
    portanto certifique-se primeiro do que é que existe na parede de separação com o seu vizinho. caso exista uma caixa de ar com lã mineral, não adianta meter mais nada nessa caixa de ar.
    caso exista caixa de ar Vazia, aí poderá aplicar por injecção algum isolamento.
    quanto ao tecto, pode aplicar esse isolamento. certifique-se que na zona dos focos coloca um pedaço de lã mineral por causa do calor, só pra ficar descansado.
    • MASR
    • 29 abril 2013

# 4

A única forma que vejo para verificar se a parede tem mesmo a lã de rocha como menciona a ficha técnica da habitação seria fazer um buraco na parede, o que gostaria de evitar se não for para fazer obras. Se fizesse um furo na caixa da tomada eléctrica daria para confirmar isto?
    •  
      FD
    • 30 abril 2013

# 5

Colocado por: fernandoFerreirainfelizmente o que está escrito na Ficha Técnica de Habitação, pode não corresponder à realidade.

Acho exactamente o mesmo.

Ou, há alguma instalação que está a canalizar o ruído. Mais uma vez, relembro a experiência que as crianças fazem com dois copos e um cordel, imitando o funcionamento de um telefone.
    Basta haver um "fio condutor" para que o som passe...

0.0119 seg. NEW