Iniciar sessão ou registar-se
    • dedao
    • 28 abril 2013 editado

# 1

Bom dia,

Dado que já vi muita informação contraditória acerca disto, gostava de saber quanto tempo costumam deixar secar a lenha antes da queima para maximizar o rendimento para as seguintes situações:

1) Lenha verde;
    2) Lenha seca mas que esteve à chuva.

Dado que isto também deve variar de acordo com o tipo de lenha passo a dizer que interessa saber para lenha de oliveira, carvalho, eucalipto e pinheiro. :)

Desde já obrigado mais uma vez
  1.  # 2

Pergunta quase simples :P
  2.  # 3

A mim disseram-me 1 ano de secagem para lenha que tenha apanhado chuva e 2 anos para lenha verde.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  3.  # 4

Pois isso dos 2 anos da verde já tinha visto em qualquer lado, ta confirmado então obrigado. Mas este inverno terei de usar com menos tempo de secagem então dado que só agora é que estou a armazenar.
  4.  # 5

Colocado por: dedaoPois isso dos 2 anos da verde já tinha visto em qualquer lado, ta confirmado então obrigado. Mas este inverno terei de usar com menos tempo de secagem então dado que só agora é que estou a armazenar.

Pois, se tiver espaço exterior onde não a roubem éra uma questão de a deixar ao Sol durante o Verão para acelarar o processo de secagem. Tem é de arranjar uma lona para estar de prevenção para o caso de querer começar a chover.
  5.  # 6

Sim tenho de começar a pensar nisso tambem, alguma está ao sol já mesmo para isso. tenho de arranjar uns plásticos caso chova.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    • shc
    • 29 abril 2013

# 7

Conheço 1 Srº Alemão a viver cá em Portugal que diz que a lenha dele seca sempre 3 anos, mas tb acho que seja muito tempo pk normalmente dizem 1 a 2 anos.
    • eu
    • 29 abril 2013

# 8

Se passar os meses de Julho e Agosto ao sol e ao vento, praticamente bastam esses dois meses para secar a lenha...
  6.  # 9

Eu uso sempre lenha (azinho) do próprio ano; tento comprar em setembro (mas às vezes distraio-me) e começo a usar em outubro. Este ano, como foi particularmente frio e húmido, tive de comprar mais uma tonelada em fevereiro - vinha húmida mas ardeu igualmente bem, sobretudo a mais miúda.
    Guardar 2 ou 3 anos para mim era impensável, tinha de fazer um stock inicial demasiado grande.
  7.  # 10

Arder arde quase sempre, o problema é a quantidade de calor que se extrai. É que estando húmida gasta-se alguma/muita energia a evaporar a água. Isso do stock inicial grande é mesmo o ideal.

E outra coisa, a usar em caldeiras dizem que aquilo pode condensar no interior quando ela não está totalmente quente... Corrosão..?
    Concordam com este comentário: Joao Dias, 1976
  8.  # 11

Colocado por: dedaoArder arde quase sempre, o problema é a quantidade de calor que se extrai. É que estando húmida gasta-se alguma/muita energia a evaporar a água. Isso do stock inicial grande é mesmo o ideal.

E outra coisa, a usar em caldeiras dizem que aquilo pode condensar no interior quando ela não está totalmente quente... Corrosão..?
    Concordam com este comentário:Joao Dias

Exactamente. O rendimento não tem nada a ver!!
    Já fiz a experiência utilizando lenha "mal seca" (a dos tais dois ou tres meses) e utilizando a lenha dos meus primos com 2 anos de secagem. É impressionante as diferenças de rendimento que se conseguem.
    É óbvio que no caso dos meus primos a logistica é mais fácil pois vivem numa aldeia obde não existe o perigo de roubo e onde existe espaço para o efeito.
  9.  # 12

Há quem roube lenha? :\ Que pobreza de país. :-(
  10.  # 13

Colocado por: danobregaHá quem roube lenha? :\ Que pobreza de país. :-(

Ai não... no outro dia até as tábuas dos andaimes levaram quanto mais lenha da boa e ainda por cima cortadinha...
    Concordam com este comentário: eu
    •  
      FD
    • 30 abril 2013

# 14

Colocado por: danobregaHá quem roube lenha? :\ Que pobreza de país. :-(

Há quem roube pinhões, azeitona, mel...
  11.  # 15

Cá por casa a norma é um ano.

É posta abaixo por mim em Janeiro Fevereiro está a secar rachada até Agosto e depois é arrumada. Por norma quando ponho abaixo são pinheiros secos.

Em relação à verde ditam as normas dois anos, mas é tudo muito relativo.

Na minha zona ainda à quem roube muita, no posto da GNR da Gaf. Nazaré estão umas quantidades de motosserras apreendidas na altura das intemperie eram quem mais carregava das Matas Nacionais!!! A GNR começou a actuar e era ver os guardas a levar motosserras.
  12.  # 16

13.  # 17

a madeira verde seca, quando ao ar livre, cerca de 1 cm por ano em todo o seu perímetro
    isto quer dizer que se tiverem toros ou achas com cerca de 7 cm de diametro, a sua secagem demoraria cerca de 3,5 anos.
    porém estes dados variam um pouco com o tipo de madeira, se ela é colocada em estufas ou não, etc...

0.0172 seg. NEW