Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vivam,

    Pesquisei aqui no fórum sobre este assunto mas não fiquei completamente esclarecido.

    Mandei fazer um anexo que mais não é que uma cobertura quase plana em vigotas de betão e tijolo. A ideia é que essa laje venha a ser um terraço de uso continuo. A divisão coberta pela laje é para servir de lavandaria e ginásio.

    Está previsto que o a laje seja impermeabilizada com solução betuminosa e posteriormente com duas demãos de Sika 570W, levando mosaico por cima. O isolamento térmico seria com lã mineral de 80mm, aplicada sobre o pladur que irá forrar o tecto do anexo.

    A minha dúvida é se não será melhor aplicar o isolamento térmico sobre a laje e não por baixo, como está previsto. Há reais vantagens nisto ou a diferença é pouca e os custos são superiores?
  2.  # 2

    Embora não concorde com o sistema construtivo pelo facto de levar cerâmica, deve aplicar o isolamento térmico sobre a laje.
  3.  # 3

    Colocado por: pc ferreiraEmbora não concorde com o sistema construtivo pelo facto de levar cerâmica, deve aplicar o isolamento térmico sobre a laje.


    Esqueci-me de dizer que no Verão o sol atesta em força sobre a laje do futuro terraço. Nestas circunstâncias, vale mesmo a pena aplicar o isolamento térmico sobre a laje? Insisto nisto porque se caso assim tiver de ser, a cota do piso vai subir acima do que está previsto, potenciando alguns problemas estéticos.
  4.  # 4

    Colocado por: Agonçalves

    Esqueci-me de dizer que no Verão o sol atesta em força sobre a laje do futuro terraço. Nestas circunstâncias, vale mesmo a pena aplicar o isolamento térmico sobre a laje? Insisto nisto porque se caso assim tiver de ser, a cota do piso vai subir acima do que está previsto, potenciando alguns problemas estéticos.


    Só sobe se quiser. E se apanha muito sol reveja como aplicar a cerâmica.
  5.  # 5

    Colocado por: Agonçalves

    Esqueci-me de dizer que no Verão o sol atesta em força sobre a laje do futuro terraço. Nestas circunstâncias, vale mesmo a pena aplicar o isolamento térmico sobre a laje? Insisto nisto porque se caso assim tiver de ser, a cota do piso vai subir acima do que está previsto, potenciando alguns problemas estéticos.


    O isolamento térmico sobre a laje serve mesmo para proteger o sistema de impermeabilização. Ainda para mais se há grandes amplitudes térmicas.....
    Agora, as emulsões betuminosas serão suficientes para o isolamento da cobertura? Não faltará por aí uma tela betuminosa?
  6.  # 6

    Boa noite, este tópico já é um pouco antigo mas eu tenho o mesmo problema: tenho um quarto em que por cima é terraço que é usado habitualmente e gostava de o continuar a ter, sem tapar com telhado, mas no verão o quarto torna-se muito quente, e consequentemente no inverno, muito frio. Qual a melhor forma de o isolar? Como e com que produtos? Em relação às águas, não tem infiltrações.
  7.  # 7

    Pode aplicar (sem apoios) lajetas Grisol.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues, makambuzio
  8.  # 8

    muito obrigado! parece-me excelente para o que pretendo
  9.  # 9

    Colocado por: pc ferreiraPode aplicar (sem apoios) lajetas Grisol.


    Esse produto parece ser muito interessante e nem sequer é muito caro mas ainda assim acrescenta uma espessura muito considerável. Pelo menos 6 cm.

    No meu caso, o terraço levou como impermeabilização o Weber 824 e vão ser colados mosaicos de pedra natural com o Weber L, deixando juntas de 5-6 mm.

    O isolamento vai ter de ser por baixo. A questão da espessura que o isolamento por cima iria acrescentar é-me relevante, bem como a estética do acabamento final.

    Espero não me arrepender...
  10.  # 10

    Colocado por: Agonçalves

    .

    e vão ser colados mosaicos de pedra natural com o Weber L, deixando juntas de 5-6 mm.

    .

    Espero não me arrepender...


    não se esqueça de respeitar as juntas perimetrais a aplicar a pedra natural.
  11.  # 11

    Colocado por: pc ferreiranão se esqueça de respeitar as juntas perimetrais a aplicar a pedra natural.


    O terraço é muito pequeno, cerca de 6 m2. Uma junta de 5-6 mm não é suficiente?
  12.  # 12

    Essa junta é rígida, junto aos paramentos verticais deve utilizar uma junta flexivel.
  13.  # 13

    Ok, já percebi. Com mástique, certo?
  14.  # 14

    Colocado por: AgonçalvesOk, já percebi. Com mástique, certo?


    Ou com perfis proprios.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Agonçalves
  15.  # 15

    Boas. Tenho idêntico problema térmico no segundo andar da minha casa, muito quente. A única diferença é que por cima não é terraço, mas sim o telhado, plano e apenas com telha sandwich. Deram me uma ideia de colocar EPS 6cm ou XPS 4cm com lã de rocha sobre a laje. São boas ideias?
  16.  # 16

    Nao sendo acessivel recomendo o la mineral. contudo nao se deve esquecer de aplicar uma barreira para-vapor.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  17.  # 17

    Desculpe mas não percebi. Não sendo acessível o quê? O EPS?
  18.  # 18

    Colocado por: MartincasDesculpe mas não percebi. Não sendo acessível o quê? O EPS?



    Tambem pode aplicar eps, mas eu recomendo la mineral, isto é lã de rocha.
  19.  # 19

    Mas só lã de rocha ou XPS com lã de rocha? Desculpe lá.
  20.  # 20

    Colocado por: Anonimo16062021
    Isso faz mal os pulmões (dizem)


    Também me disseram que fumar não fazia mal.
 
0.0210 seg. NEW