Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    vou brevemente iniciar contrução de uma moradia e gostava de apoio em numa situações para as janelas de correr (para jardim e varandas) e para janelas oscilobatentes, pois basicamente vão ser essas que vou ter na moradia. O que gostaria de saber é:

- Quais são as classificações energética para janelas, sonoras ?

Por exemplo vi numa janela isto:

Resultados de Ensaios
    Permeabilidade ao ar Classe 3
    Estanquidade à água Classe 6A
    Resistência ao Vento Classe B5
    Eficiência Térmica Uw = 3,2 W/m2K*
    Comportamento Acústico RW = 30dB (-1,-3)

Nota: Resultados de ensaios obtidos em organismo notificado, nº1239, relatório nº20619, n.º 20520 e nº 20686-5.
    Caixilho com 2600mm x 2400mm (LxH)
    *Ug = 2,7 W/m2K

Quais são os espectros para agua, ar vento térmica, etc...? (que significa isto classe 3?, a classe 2 é melhor? vai de 1 a 10? )
    Eficiência Térmica Uw = 3,2 W/m2K* o que significa isto? como s pode comparar com outras janela? mais é pior ou melhor?
    Obrigado antecipado
  2.  # 2

Ora essa parte da eficiência térmica Uw = 3,2 W/m2.K é o coeficiente de transmissão térmica. Ora se é transmissão então quanto menor for melhor, porque ou retem o frio lá e o calor cá dentro ou vice-versa.

3,2 é um valor mau, creio eu... por aquilo que tenho pesquisado, valores entre Uw =1,25 e 1,5 já são bem frequentes.

O Uw é então U = coeficiente de transmissão térmica e o w é window... janela... Este Uw é o conjunto entre o Uf e o Ug, ora Uf (coeficiente de transmissão térmica do "frame", isto é, caixilho) Ug (coeficiente de transmissão térmica do "glass", vidro).

Tem várias marcas boas de pvc e de aluminio.

Aluminio: Cortizo, Navarra, Schuco, (e eu não sei mais, mas há mais de certeza)
    PVC: Komerling, Finstral, Rehau (para não ser tendencioso também deixo só 3).

Pode pesquisar nos sites deles que tem bastante informação :). Atenção não sou nenhum vendedor :).
  3.  # 3

E em relação às classes Permeabilidade, Estanquidade, resistência ao vento quais são os intervalos?

coeficiente de transmissão térmica para janelas tem intervalos mínimos e máximos estabelecidos ?

Os testes são feitos pelas próprias empresas ou uma entidade reguladora?
    cumps
  4.  # 4

Já agora quais são as melhores janelas Aluminio ou PVC ?
  5.  # 5

Colocado por: franciscoclementE em relação às classes Permeabilidade, Estanquidade, resistência ao vento quais são os intervalos?

Resistência ao vento para vãos desprotegidos deve usar classe C...........os intervalos são...C1/C2/C3/C4/C5 que este ultimo é o máximo possível em ensaio,quer dizer que os perfis têm um varejamento ao centro em escala de 1/300...no máximo sob a pressão de vento.As classes B que vão de B1 até B5 devem estar protegidos tendo estes um varejamento ao centro do perfil na ordem de 1/200 e as classes A penso que não se autorizam na UE.(digo eu)

Estanquidade à água é a classe que se intitula classes A...B...e E...são métodos de ensaio com requisitos de aspersão de água durante 15 minutos de uma maneira geral,esta última começa em E750 que quer dizer que o caixilho pode estar sujeito a uma pressão de água sob força do vento na ordem de 124 ou 125 k/h...sem qualquer infiltração e por aí fora,pode passar pelos 900(pascais) que é a medida de ensaio que representa força do vento em cerca de +- 137k/h...até quase aos 3000 pascais que representam forças de vento de ordem 252k/h.

Permeabilidade ao ar tem intervalos entre 2 e 4............de uma forma geral todos os caixilhos da comunidade económica europeia são obrigados a ter classificação mínima de classe 3,sendo a classe 4 a máxima de um caixilho sujeito a ensaio.

Depois existe a atenuação acústica que o caixilho pode ter com maior influência atravez do envidrado,assim como...

O coeficiente térmico em termos de poupança energética ou factor solar etc...

As melhores janelas em alumínio ou em pvc do mercado são as que eu fabrico.hehehe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiago_eco

0.0116 seg. NEW