Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia

Possuo um apartamento com duas garagens tipo box. Neste fim-de-semana reparei que uma das garagens estava com bolor amarelado em algumas zonas do teto e das paredes. Tenho nessa box, estantes de aço galvanizado com prateleiras de aglomerado e nalgumas das prateleiras também havia bolor esverdeado.

Causas: Penso que a causa do aparecimento do bolor se deve à fraca circulação de ar que a box tem e também como no inverno choveu muito, o facto de colocar todos os dias lá dentro o carro molhado piorou a situação. A outra box como se encontra muitas vezes aberta e não tem o problema de bolor.

Solução: O portão quando se encontra fechado deixa a box praticamente selada. Para alterar essa situação, retirei a borracha de isolamento da zona superior do portão ficando assim uma abertura de cerca de 3 cm ao longo do comprimento deste. Vou proceder à substituição dos dois respiros que o portão tem na zona inferior, pois a grelha destes é demasiado “trabalhada” dificultando a entrada de ar.

Limpeza: Fiz um pequeno teste e passei a vassoura numa zona com bolor. Essa zona ficou limpinha e o bolor a desfez-se em algo semelhante a uma nuvem de pó, mas pelo que li neste fórum, acho que o melhor é pulverizar as paredes da box com lixivia, esperar alguns minutos e depois dar-lhe uma limpadela. Confirmam ou não? Quanto às prateleiras, vou passar um esfregão com lixivia diluída para remover o bolor.

Vou aproveitar o feriado de amanhã para proceder à limpeza, já tenho luvas, óculos, máscara, etc. de modo a proteger-me o melhor possível. Em relação às prateleiras de aglomerado, tenho mais uma dúvida, pois gostaria de num futuro próximo dar-lhes uma pintadela. Qual a melhor tinta a utilizar nesta situação?

Agradeço qualquer tipo de sugestões/respostas.
    •  
      FD
    • 30 abril 2013

# 2

Colocado por: cfnovaisConfirmam ou não?

Sim.

Colocado por: cfnovaisQual a melhor tinta a utilizar nesta situação?

Esmalte.
    • eu
    • 30 abril 2013

# 3

Colocado por: cfnovaisEm relação às prateleiras de aglomerado, tenho mais uma dúvida, pois gostaria de num futuro próximo dar-lhes uma pintadela. Qual a melhor tinta a utilizar nesta situação?

Pode também usar verniz... eu tenho umas prateleiras em madeira na minha cave, dei-lhes verniz transparente e ficaram fabulosas... e resistentes à humidade e fungos!
  2.  # 4

Pode também usar verniz... eu tenho umas prateleiras em madeira na minha cave, dei-lhes verniz transparente e ficaram fabulosas... e resistentes à humidade e fungos!

E não ficaram ásperas?
    Eu pensei em verniz mas tenho algum receio que fiquem demasiado ásperas.
    • eu
    • 30 abril 2013

# 5

Colocado por: cfnovaisE não ficaram ásperas?
    Eu pensei em verniz mas tenho algum receio que fiquem demasiado ásperas.

Não, mas são em madeira... não são em aglomerado...

0.0109 seg. NEW