Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

mal ou bem os PDM são um elemento de gestão do solo democrático, um PDM não se altera todos os dias terreno a terreno

as regras estão lá e a sua elaboração é sujeita a discussão publica.

numa região está lá definido para cada zona o que se pode fazer, índice de construção, numero de pisos, afastamentos, cérceas, enfim e outras condicionantes. Não percebo realmente o problema do adias.

claro que pode haver e já houve de certeza alguma manipulação do "jogo" ( como em tantas outras coisas) mas nunca numa escala catastrófica como o adias a pinta. um particular se tiver um terreno numa dada zona basta que cumpra com o que está lá escrito preto no branco e pode construir, claro que podem sempre surgir emperranços quer ao nível da burocracia quer ao nível das vontades mas as regras estão lá bem definidas.
  2.  # 62

Neon, então faça o seguinte:
    Como lhe disse a lógica do PDM é a mesma da lei do espectro de rádio. Organizar. Nada mais.

Vá à ANACOM e diga que quer investir. Quer criar uma rádio toda XPTO e que vai dar 20 mil empregos. Diga que precisa de uma frequencia e que a rádio ABC só é ouvida por 2 pessoas e portanto quer que a frequencia lhe seja retirada e dada a si!
    Sabe o que recebe: "Amigo, não goze! Quer fazer uma rádio, compre a rádio ABC e com ela a frequencia. A ABC pede 20 milhões? Azar o seu! Passe bem"
    Sabe o que tem feito a Media Capital e uns tantos outros? Aberto o cordão à bolsa e feito donos de rádios locais muito felizes. A estes donos digo: Parabéns, licitaram um papel há uns anos, arriscaram e agora o mercado deu-vos uma prenda! Profundos e honestos parabéns! Sejam felizes.

No PDM a camara diz-lhe "ok ok, 20 mil empregos é muito bom para as eleições. Onde quer construir? Conhece o clube XYZ, era voce que queria fazer uma "doação" não era?"
    • adias
    • 3 maio 2013 editado

# 63

Colocado por: marco1terreno numa dada zona basta que cumpra com o que está lá escrito preto no branco e pode construir, claro que podem sempre surgir emperranços quer ao nível da burocracia quer ao nível das vontades mas as regras estão lá bem definidas.

Pois, Marco, mas a grande maioria do solo não está nessa zona. E por existir um PDM a larga maioria da população, se quer construir, tem que comprar solo já valorizado!
    Não entendem isto?!!!!
    Para não ser um caos, poucos podem construir e muitos não podem. Por isso quem recebe a benesse tem lucros por essa benessse! Sejam 5 ou 5 milhoes, esta benesse não pode ser privatizada! A maioria não pode aceitar que dá o seu direito de construir em troca do enriquecimento dos outros e nem organização do território em troca recebe!!!!!!!!
    Eu sei que os PDM's regra geral tem areas urbanas imensas. Não altera nada. O facto é que a larga maioria do solo não é urbano. O facto é que mesmo no centro de uma cidade se vejo o meu terreno cair num "espaço verde" perco a "benesse" em nome do bem publico. O facto é que sem PDM eu podia construir nesse terreno no centro e tirar o mesmo lucro que todos os outros.
    Veja o exemplo da rádio!

Nós criamos os PDM's sobre cartas militares antigas, feitos sobre o joelho e à pressa. Para receber o guito da UE e mais não sei que. Bem ou mal foram feitos.
    De livre vontade ou impostos, eles apareceram. Mas a lei que existe em todo os outros paises europeus que veio junto com os PDM la do sitio não apareceu (milagrosamente) em Portugal: a benesse dá lucro e 90 ou 100% dele é publico! Nós só temos metade do mecanismo! Uma aberração que muito poucos aproveitaram à fartazana!

Já na lei da rádio o "amigo" Cavaco fez a coisa toda. Fechou às rádios-pirata e impos o "plano". Mas não deu frequencias a ninguem. Por muito ou pouco dinheiro todos tiveram que as comprar. Tanto se me faz que pagaram 10 ou 10 milhões, pagaram o que a lei do mercado assim ditou no leilão!
    Concordam com este comentário: raulschone
  3.  # 64

Colocado por: NeonQuem vende e quem compra um prédio, tem a oportunidade e eu diria também a obrigação se se informar sobre o seu potencial.

Exactamente a mesma coisa podia ter dito sobre o meu avô, que se deixou ir na cantiga do burlão homem de negócios.
  4.  # 65

TV analógica liberta espectro para 4G a partir de 2013 - http://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/tv_analogica_liberta_espectro_para_4g_a_parti_1221886.html

Pronto tem toda a razão adias, toda a razão

abraços
  5.  # 66

Colocado por: danobregaExactamente a mesma coisa podia ter dito sobre o meu avô, que se deixou ir na cantiga doburlãohomem de negócios.

E dai conclui-se? ....
  6.  # 67

adias vai ter que ser mais objectivo, pois já ninguém o percebe

hoje em dia o adias tem um terreno, vai ao PDM e está lá escrito o que pode fazer, não concorda?? então na próxima revisão do PDM vá lá á discussão publica do mesmo e conteste. para mim ponto final.
  7.  # 68

Colocado por: NeonE dai conclui-se?

Não tenho respostas nem soluções que também não sejam um problema, mas não consigo aceitar levianamente que se compre por 1 e se venda por 100. Há algo de imoral nessa interacção. Eu gosto de transparência, se o primeiro vendedor souber que o que está a vender vai tornar a ser revendido por 100 vezes o preço, provavelmente deixa de vender. E isto é assim mesmo que não consiga ele mesmo vender por 100.

Aliás, essa é uma boa maneira de saber se um determinado negócio é justo ou não. É saber se quando levantados todos os segredos se ambas as partes continuam a querer fazer o negócio. Se continuarem, é porque o negócio é vantajoso para as duas partes.
    • adias
    • 3 maio 2013 editado

# 69

Colocado por: NeonTV analógica liberta espectro para 4G a partir de 2013 -http://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/tv_analogica_liberta_espectro_para_4g_a_parti_1221886.html

Pronto tem toda a razão adias, toda a razão

abraços

Sim....... foi "tirada" às cadeias de televisão?????? A televisão deixou de emitir? Ou acordaram com o estado que para o bem público aceitava utilizar tecnologia digital e "poupar" bastante espectro? Perderam alguma licença de emissão? Um único canal?

Quanto pagaram as operadoras moveis pelos canais de 4G?! Tostoes ou milhoes?
  8.  # 70

Colocado por: marco1hoje em dia o adias tem um terreno, vai ao PDM e está lá escrito o que pode fazer, não concorda?? então na próxima revisão do PDM vá lá á discussão publica do mesmo e conteste. para mim ponto final.

E pronto, a camara muda o PDM (tá bem, vai mesmo). Mas assumindo que muda porque eu fui berrar.
    Lá se vai todo e qualquer objectivo do PDM: Organizar. Passou a ser um papel que muda com o vento/berro.

Vá à ANACOM berrar que precisa de uns MHZ para uma rádio!!! Vá!
  9.  # 71

Colocado por: adiasfoi "tirada" às cadeias de televisão
    • Neon
    • 3 maio 2013 editado

# 72

Reforço o tirada
    • adias
    • 3 maio 2013 editado

# 73

Colocado por: NeonReforço otirada

PERGUNTA. Não afirmo que foi tirada!!!!!!!!!!!!!!! As televisões não perderam os seus direitos. Mudaram para um sistema digital e libertaram espectro. Os custos recairam sobre o ESTADO (excepto no equipamento de produção que as cadeias acharam que tinha que ser mudado por razões de marketing de qualquer forma: 16:9, HD e marketing afim).
    Mas os lucros do novo espectro também foram a 100% para o estado. Limpinho direitinho.
    Se esse lucro depois foi bem ou mal usado pelo estado, para esta discussão não me interessa.
    • adias
    • 3 maio 2013 editado

# 74

Querem ter noção das receitas que o espectro gera? Uma "coisa" que nem se vê:
    Vodafone compra 123 MHz de espectro por 146 milhões de euros
    http://www.dinheirovivo.pt/Buzz/Artigo/CIECO024600.html
    TMN investe 113 milhões de euros e obtém espectro de quarta

No espectro da terceira geração os valores foram ainda mais altos!

Um mercado onde há 3 operadores. Onde a concorrencia é baixa e portanto relativamente fácil de combinar preços.

Agora imaginem os impostos que os PDM podiam gerar! Agora imaginem o dinheiro que foi para bolsos de amigos, porque não foi em impostos.
  10.  # 75

Colocado por: adiasPERGUNTA. Não afirmo que foi tirada!!!!!!!!!!!!!!!

Pois depende da forma como a queiramos ver...
    podemos ver que as estações prescindiram e por acaso veio o 4g e ficou com ela
    ou
    podemos ver que foram implementadas directivas vindas da UE para que assim se fizesse :)

De qualquer forma só abordei este assunto para demonstrar que o seu exemplo não serve. Contrapus dando um exemplo em que a Televisão teve de ceder lugar a outro serviço.
    • adias
    • 3 maio 2013 editado

# 76

Ainda que tenha sido imposto pela UE ou os Marcianos! Tanto me faz. As televisões não perderam o direito de emissão.
    Gerou lucros públicos muito significativos ou não?! O leilão do 4G gerou uns 400 milhões ou não?
    Além disso os empregos continuaram iguaizinhos, até aumentou para a instalação do equipamento nas torres.

Quanto gera uma alteração do PDM? ZERO!
    Quem vê um terreno "desclassificado" pode continuar a construir em "digital"? NÃO!
    O especto é gerido com os berros de uns poucos ou por decisões racionais (ou não) de quem é eleito? Não são os berros.
  11.  # 77

Colocado por: adiasQuem vê um terreno "desclassificado" pode continuar a construir em "digital"? NÃO!

Isso não é linear, em terreno não urbano pode-se edificar. existem mais condicionantes mas em muitos casos pode digamos que construir a sua moradia e o seu anexo. Obviamente não pode fazer resorts ou blocos de n apartamentos.
  12.  # 78

Colocado por: adiasGerou lucros públicos muito significativos ou não?! O leilão do 4G gerou uns 400 milhões ou não?

Sim e lucros privados foram ou serão nenhums, não é?
    • adias
    • 3 maio 2013 editado

# 79

Eu estou-me marimbando para os lucros das operadoras a prestar um serviço. Desde que paguem os impostos como eu.
    Eu estou nas tintas para o lucro da rádio local que vendeu a sua licença por 100x mais que a comprou. É o mercado, puro e duro. Não é uma assinatura da ANACOM que lhe dá esse dinheiro. Pela assinatura pagou a rádio há 20 anos bom dinheiro.

Você não entende que o lucro de receber uma licença no rádio é público? Que se paga muito bem para ter esse "bem"?
    Que o lucro de receber "urbano" em PDM paga zero!

Eu quero lá saber se o Neon compra um terreno urbano e constroi um prédio para depois fazer 5 milhoes a vender. Já disse mil vezes, por mais trapaceiro que o Neon seja como construtor, é lucro honesto! Eu quero lá saber se o hotel XPTO vende os quartos a 500 euros a noite na avenida da Liberdade!

Eu não posso é aceitar que o mesmo terreno tenha sido comprado a 500 e depois do PDM "adaptado" lho vendam a si por 10 milhoes e fiquem com o lucro.
  13.  # 80

Colocado por: NeonIsso não é linear, em terreno não urbano pode-se edificar. existem mais condicionantes mas em muitos casos pode digamos que construir a sua moradia e o seu anexo. Obviamente não pode fazer resorts ou blocos de n apartamentos.

"condicionantes" "digamos"
    Cá está a linguagem tipica de quem gosta de pessoas generosas para o clube.
    Neon: Pode ou não pode construir em zonas não urbanas? Ou pode "depois se vê"?
    Se pode, os PDM não são precisos para nada. Se pode "com doação ao clube" é corrupção. Se não pode, eu abdiquei dessa benesse para o bem comum!

Mas eu quero é construir blocos de apartamentos! Eu só gosto de apartamentos. O PDM não me DEIXA! Mas deixa ao Zé-com-boas-cunhas-que-nunca-pagou-um-tostão-por-essa-benesse.

0.0292 seg. NEW