Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: adias"condicionantes" "digamos"
    Cá está a linguagem tipica de quem gosta de pessoas generosas para o clube.
    Neon: Pode ou não pode construir em zonas não urbanas? Ou pode "depois se vê"?
    Se pode, os PDM não são precisos para nada. Se pode "com doação ao clube" é corrupção. Se não pode, eu abdiquei dessa benesse para o bem comum!

Mas eu quero é construir blocos de apartamentos! Eu só gosto de apartamentos. O PDM não me DEIXA! Mas deixa ao Zé-com-boas-cunhas-que-nunca-pagou-um-tostão-por-essa-benesse.

Adias o problema é que você ja tem a cabeça formatada nesse pensamento negativo e vê mal, corrupção, feios porcos e maus em todo lado.
    Não é que não os haja mas você peca por achar que qualquer palha que se mexa tem más finalidades....desta forma ficariamos sempre parados num marasmo.
    Quando digo condicionantes...refiro-me a regras mais restritas, mas que estão cristalinas e perfeitamente descritas nos regulamentos dos PDM.
    Por exemplo em zona não urbana poderá construir uma moradia desde que tenha uma área de terreno minima que varia de concelho para concelho. Em alguns são 3500 m2 outros 5000 outros mais. o numero de pisos é muito mais limitado geralmente 2 no maximo, as áreas de construção permitidas também são mais reduzidas.
    As proprias servidões de RAN por exemplo, permitem a edificação de uma construção para habitação desde que o proprietario não tenha alternativas, e desde que o solo não tenha uma classificação agricola de excelencia.
    Quando digo condicinantes não me refiro a envelopes ou dinheiro para o clube ok
    • adias
    • 3 maio 2013 editado

# 82

Neon, continua a ser injusto. O zé-da-benesse pode construir a moradia no terreno com 7 pisos e cor amarela.
    Eu, ao lado, tenho que ter 5 mil m2.

Eu efectivamente não posso construir porque só herdei 2 mil e não tenho 5000 euros para comprar o resto. Ele vai vender por 7 milhoes.

Eu posso abrir uma rádio se tiver 23 leitores de CD's e 45 microfones. O zé só precisa duma grafonola. Porque? Porque é que lhe foi DADA a licença de rádio e a mim não? Eu ouvi dizer que era porque um tal de "espectro" era limitado e que cada um tem que usar o seu bocadito ou isto é um caos.
    Eu quero ir a leilão para ter a lincença de rádio. Eu consigo pagar mais ao ESTADO por ela que o zé, que é um pé rapado.

Ou então todos fazem a rádio que quiserem nos 100.7 MHZ e ninguém se ouve. Mas pelo menos a GNR não me acerta o passo por estar a emitir por cima do zé-da-benesse.

Porque é que os PDM não são feitos em leilão? Este ano há 5 mil m2 para urbanizar. Quem dá mais?
    Quer que sejam 500 mil este ano, muito acima da procura de casas? Seja, vamos destruir terreno para nada, mas chateia-me muito menos.
  2.  # 83

Colocado por: NeonNão é que não os haja mas você peca por achar que qualquer palha que se mexa tem más finalidades....desta forma ficariamos sempre parados num marasmo.

Quando vejo no PDM de Coimbra, preto no branco "vamos alterar o texto do PDM para dar dinheiro à Universidade". Quando vejo um mamarracho na zona nobre sair do nada. Quando os documentos do PDM não são públicos. Quando vejo 5 mil milhoes esfumarem-se no BPN............. Quando conheço a realidade urbanistica de quase todos os paises europeus.
    Sim, tudo o que cheira a suspeito, para mim é. A mulher de César não basta parecer séria.....

Mas também admito preto no brano que me enganei redondamente com o mamarracho do Parque em Coimbra! O PDM permitia-o claramente quase como está desde o inicio. Aquilo não foi corrupção urbanistica, nem uma interpretação do PDM benevolente. Foi "apenas" um construtor ganancioso que quis ignorar o projecto.
  3.  # 84

O adias continua a deturpar tudo, e começa a ser complicado continuar o diálogo.

Colocado por: adiasQuando vejo no PDM de Coimbra, preto no branco "vamos alterar o texto do PDM para dar dinheiro à Universidade".

Aqui meteu aspas indevidamente. O que lá está é:

"para além de edifícios de carácter académico, como
    Faculdades, Departamentos, Laboratórios, prevê igualmente a instalação naquela área de
    serviços e outros usos destinados a actividades parauniversitárias ¾ designadamente
    residências universitárias, estabelecimento hoteleiro predominantemente destinado a alojar
    professores ou investigadores visitantes, cantinas e restaurantes universitários, centros
    culturais, associações de estudantes e pequeno comércio e serviços indispensáveis ao
    funcionamento de uma universidade e à qualidade de vida e de trabalho da comunidade
    universitária."

E qual é o problema disto? Não tem nada a ver com aquilo que tem andado a pregar: O enriquecimento ilícito de privados com alterações ao PDM.

Colocado por: adiasQuando vejo um mamarracho na zona nobre sair do nada.

Forum? Explique onde é que está a ilegalidade. Não me diga que é proibido fazer um centro comercial numa zona residencial!!
    Quanto ao facto de ser um mamarracho tem razão.

Colocado por: adiasQuando os documentos do PDM não são públicos.

Se ficar à espera que lho levem a casa, nunca mais o vai ver, levante o rabinho vá à Câmara que mostram-lhe tudo. OS DOCUMENTOS DO PDM SÃO PÚBLICOS.
  4.  # 85

Colocado por: PicaretaAqui meteu aspas indevidamente. O que lá está é:

Picareta..... A seguir a essa parte também está um "viabilidade economica.... permitir imobiliário". Não, não é a residencia universitária, esta sempre esteve no espaço de equipamento, pacificamente.
    Aqui vou usar o piropo do Picareta: está a mentir!

Está é que é inaceitável. A universidade não é um promotor imobiliário. Eu não sei quanto recebeu, nem quem lhe pagou através desta "benesse". Mais, sei que estes esquemas sem verificação pública são ninhos de corrupção.

Colocado por: PicaretaSe ficar à espera que lho levem a casa, nunca mais o vai ver, levante o rabinho vá à Câmara que mostram-lhe tudo

Estamos no século XXI. Publicam o PDM actual mas apagam o anterior. Recebem emails e respondem, usam multibanco. Mas publicar tudo o que é documento público na página web, está quieto.

Eu sei que eles estão na camara publicos. Ali não devia ter escrito "do PDM não são públicos". Está errado!
    Devia ter estado "o histórico do PDM não é publicado/mantido (online)"
  5.  # 86

O PDM em Coimbra não foi alterado para o mamarracho do parque. Erro meu.
    Foi claramente alterado para beneficiar a Universidade.
    Para o fórum foi feita uma interpretação benevola dos volumes e areas.
    Foi graciosamente interpretado para permitir casas no espaço do Estádio. (não foi considerado crime)
    Resta saber se a alteração da fonte da Talha foi para um bem publico ou não.

Portanto: não é o regabofe que as minhas palavras indicam. Assumo, sem problemas, que a desconfiança faz-me atirar pedras a projectos suspeitos. Mas é claramente alterado e interpretado ao sabor do vento forte da cidade.
    Concorda?

Continua a pergunta essencial por responder:
    Onde estão os impostos sobre as valorizações que o PDM oferece? Onde está o equivalente aos leilões de espectro?
    Onde está o mecanismo que impeça este apetite da Universidade de ser o que não pode ser?
    Onde está o mecanismo que torne uma zona com movimento e mais clientes, mais apetecivel para o forum que um cú de judas?

As alterações e interpretações do PDM são apenas uma parte da argumentação: Faz-se dinheiro porque não há impostos sobre os lucros e é fácil obter terrenos não urbanos e em poucos anos aí construir.
    Eu admito que o "fácil obter terrenos" é mais dificil que aquilo que escrevi. Continuam milhões para serem feitos e vencer essa dificuldade.

Volto a dizer: não acredito que ninugém no fórum, e o Picareta, em particular, tenha lucrado com este esquema. Não acredito que promotores bem recheados andem por aqui.
    Somos todos roubados. Por isso me custa que defendam a continuação do roubo.
  6.  # 87

Colocado por: adias"viabilidade economica.... permitir imobiliário".

É isto:
    "Para além destas vertentes, e numa óptica de sustentabilidade económica do
    projecto, pretende ainda a Universidade de Coimbra integrar naquele, se bem que numa
    pequena percentagem, considerado o projecto globalmente, uma vertente de imobiliário
    destinado a fins habitacionais."

Também acho inaceitável, mas não é por isto que o nosso país está como está, isto não tem nada a ver, apenas penaliza os restantes promotores, porque é concorrência desleal, adquiriram o terreno de borla enquanto os outros promotores tem que o comprar.
    O adias é que deveria concordar, pois desta forma as mais valias acabam no estado.

Colocado por: adiasEu não sei quanto recebeu, nem quem lhe pagou através desta "benesse".

Quem lhe disse que eles receberam alguma coisa? Não receberam nada, os terrenos ainda lá estão com ervas e mato.

Colocado por: adiasContinua a pergunta essencial por responder:
    Onde estão os impostos sobre as valorizações que o PDM oferece?

Em todos os exemplos que deu, atrevo-me a dizer que foram para o estado:

Colocado por: adiasFoi claramente alterado para beneficiar a Universidade.

Universidade = estado

Colocado por: adiasPara o fórum foi feita uma interpretação benevola dos volumes e areas.

Supondo que é verdade, a Câmara deve ter cobrado uma boa maquia em taxas, e apenas por ter tido uma interpretação benévola, nada de alterações do tipo de solo, passagem de RAN/REN para urbano. Mais valias para o estado

Colocado por: adiasFoi graciosamente interpretado para permitir casas no espaço do Estádio.

Mais valias imobiliárias que a CMC aproveitou para fazer o estádio, poupou dinheiro dos nossos impostos :)). Mais valias para o estado.

Colocado por: adiasResta saber se a alteração da fonte da Talha foi para um bem publico ou não.

Ainda nada foi construído, ainda não existem mais valias.

O adias queria saber onde é que estão os impostos sobre estas valorizações???. O estado vai ter que cobrar impostos ao estado!!!!!!!!!
  7.  # 88

Colocado por: PicaretaO adias é que deveria concordar, pois desta forma as mais valias acabam no estado.

Não acabam não. Não há qualquer transparencia! Por ser a universidade pública não altera um milimetro! É inaceitável.
    Porque antes foram os clubes e sabe-se lá mais quem.
    Isto é o "é corrupto mas faz obra". Subverte tudo o que a lei diz, mas como é para uma rotunda e tal..... É inaceitável. Porque a rotunda não paga nem a cova de um dente, do bolo!

Colocado por: PicaretaQuem lhe disse que eles receberam alguma coisa? Não receberam nada, os terrenos ainda lá estão com ervas e mato.

Se não receberam bem queriam. É igualzinho. Se não conseguiram foi apenas porque se lembraram tarde.
    A académica/estádio recebeu.

Colocado por: PicaretaMais valias imobiliárias que a CMC aproveitou para fazer o estádio, poupou dinheiro dos nossos impostos :)). Mais valias para o estado.

Mais do mesmo Picareta: Feijões no bolo cheio de açucar!!!!

Está a confirmar tim por tim o procedimento:
    Não se faz formalmente com o PDM e as licenças com critérios objectivos. Faz-se pela porta do cavalo, mas como se pagam uns tostões para as eleições, tudo bem.
    Eu não quero que a camara poupe a fazer o estádio!!!! Eu quero que o preço seja clarissimo! Os milhões preto no branco. Os impostos necessários para o pagar preto no branco.
    Porque assim o pagode pode decidir se o estádio vale 2 semanas de suor ou não. Assim o pagode decide se vota no zé ou não.

Como está, o pagode pensa que as casas são ultrahiper boas e valem muito, e o estádio até foi barato.
    No meio os envolvidos encheram-se de dinheiro porque não tiveram de prestar contas.

Colocado por: PicaretaO adias queria saber onde é que estão os impostos sobre estas valorizações???. O estado vai ter que cobrar impostos ao estado!!!!!!!!!

Eu nunca neguei que uma parte vai para "obras"!!! Eu sei perfeitamente disso.
    O problema é que a parte que vai para obras, para calar o pagode é infima comparada com o que se cobra de impostos no resto da europa!
  8.  # 89

Não tenho respostas nem soluções que também não sejam um problema, mas não consigo aceitar levianamente que se compre por 1 e se venda por 100. Há algo de imoral nessa interacção. Eu gosto de transparência, se o primeiro vendedor souber que o que está a vender vai tornar a ser revendido por 100 vezes o preço, provavelmente deixa de vender. E isto é assim mesmo que não consiga ele mesmo vender por 100.

Aliás, essa é uma boa maneira de saber se um determinado negócio é justo ou não. É saber se quando levantados todos os segredos se ambas as partes continuam a querer fazer o negócio. Se continuarem, é porque o negócio é vantajoso para as duas partes.

Se todos tivermos a mesma informação não se fazem negócios.
  9.  # 90

Colocado por: luisvvSe todos tivermos a mesma informação não se fazem negócios.

É claro que é impossível ter a mesma informação, seria o mesmo que admitir que todos sabem tudo. Mas penso que mesmo assim não seria verdade, porque não temos tempo para fazer tudo. No entanto não me parece que seja por ai. Só alguém muito oportunista compra por 1 para vender logo por 100, e seria uma situação onde o mercado não funcionou. Se houvesse o mínimo de concorrência isso não aconteceria.

Não sei, cheira mal.
  10.  # 91

Em jeito de conclusão:
    Os PDM são alterados ou interpretados benevolentemente ao sabor dos interesses. Isto tira-lhe todo o valor que foram criados: ferramenta de planeamento.

Estas alterações são justificadas pelo "interesse público", como o estádio e a universidade, os bombeiros e o clube de futebol.
    Quem promove o imobiliário nestes esquemas ganha muito dinheiro e paga tostões para o tal "interesse público". Tudo sem qualquer contabilidade pública, sem qualquer ilegalidade.

Obras sem sustentabilidade económica fazem-se, com grandes contribuições dos promotores, mas irrelevantes nos seus lucros. Os politicos mostram "obra" e festa. Os custos são escondidos e obscuros.
    A população festeja e considera-se rica. Consegue fazer uma Expo e um Euro, consegue a rotunda e a ambulância, sem que o IRS tenha que subir.
    Mas é fogo fátuo.

Os custos estão aí, mas nunca apareceram no deve e haver do estádio. Os custos são em SANGUE DE INOCENTES que já morreram e vão morrer em derrocadas. Como posso ficar impávido perante o sangue a pagar o estádio?! COMO?
    Estão ali no centro em centenas de casas em ruinas, porque o mercado as abandonou pelos milhoes a fazer nos arredores.
    A conta foi entregue a proprietários honestos de casas centenárias nos centros, de altissima qualidade (uma casa que sobrevive aos séculos só pode ser boa), mas que está abandonada à espera que o mercado estoire e volte a ter interesse nelas... se voltar.
    O cheque vai ser passado agora, dos impostos, em esquemas de renovação e reconstrução dos centros, numa tentativa vã de evitar as mortes.

Enquanto nós não entendermos que o "é corrupto e faz obra" tem que acabar no "é corrupto" e dar direito a cadeia vamos ser roubados sem fim.

A única forma de acabar com esta aberração é instituir leilões de urbanização ou impor impostos violentos sobre o lucro de urbanização. Não faremos nada de novo. Completaremos apenas a lei, que nunca devia ter existido a metade!
    Concordam com este comentário: Dr Alter Ego
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raulschone
  11.  # 92

12.  # 93

Este é um caso mais..... descarado. A corrupção com PDM e afins tem "proteção da lei", faz-se tudo muito "legalmente". Justifica-se sempre com "interesse público".
    Este parece ser um novo degrau no descaramento. Nem se tenta "disfarçar"
  13.  # 94

a morosidade da justiça será, a meu ver, parte da explicação da forma, quase às claras, em que esta ginástica urbanística se processa. mais cedo, ou mais tarde, tudo prescreve.
  14.  # 95

Colocado por: 1976a morosidade da justiça será, a meu ver

A justiça, ainda que fosse instantanea, está de maos atadas em muita desta corrupção: a lei assim a dita. Provar que os PDM navegam aos sabor dos milhões é dificilimo porque a lei não prescreve como sendo crime. É preciso provar intenções para o transformar em crime. Não é possivel condenar pelos milhões debaixo da mesa, só pela cor da gravata.
    A aberração está ai.
  15.  # 96

. É preciso provar intenções

Tráfico de influência
    Enriquecimento ilícito. teve um fim triste, sem bem me lembro, este projecto-lei.
    participação económica em negócio
    branqueamento de capitais
    ...e por ai fora..
  16.  # 97

Colocado por: adiasEste é um caso mais..... descarado. A corrupção com PDM e afins

O que é que este caso tem a ver com o PDM ?
  17.  # 98

Colocado por: PicaretaO que é que este caso tem a ver com o PDM ?

Durante décadas a cidade cresceu sem regras para enriquecer os amigos. O centro foi ficando ao abandono. Com a pousada a cair, foi comprada no centro da cidade por duas tutas pela familia. Agora a camara, depois de andar a brincar aos PDM para enriquecer corruptos, "acorda" que é preciso recuperar os centros. Já não há milhões nos arredores para fazer, há que tentar esquemas nos centros que ainda tem valor.
    Está tudo ligado.....

0.0320 seg. NEW