Em referência ao assunto em epígrafe, gostaria que me informassem se na vossa opinião, o papel de parede tem algum tipo de relevância, acústica e ou térmica.
Pois eu tb sou dessa opinião, estive para aplicar o "No Bruit" mas fiquei a saber que a onduline já não comercializa o mesmo.
Tenho uma parede de pladur para revestir de um dos lados e não sei bem que material aplicar, se fico pela pintura se meto um lambrim ou papel de parede.
Com a espessura que tem, a ter alguma relevância há-de ser muito diminuta...
Não se pode considerar um isolante nem perto, mas alguns tipos de papel têm algum impacto acustico, noemadamente a nivel de reverberação dentro na divisão.
Digo isto porque forrei apenas uma parece com um papel algo espesso e com uma textura "emborrachada" e notou-se a diferença no echo, com a divisão vazia, antes e depois do papel.
Obrigado hangas, que tipo de papel era, vinilico? era mesmo esse efeito que eu pretendia porque a divisão está algo vazia e faz algum eco e incomoda no quarto ao lado.
Não sei precisar se era de base vilinica, mas o padrão era em revelo com cerca de 1mm de espessura e com uma sensação "esponjosa" ao tacto.
So forrei uma parede e notou-se a diferença por exemplo ao falar ou bater palmas com a divisão vazia. Forrando todas as paredes acredito que ainda dê um efeito mais abafado.
Agora quanto a isolar o quarto ao lado, nao sei se terá muito efeito principalmente nas frequencia mais graves que são talvez as que incomodam mais e que se propagam pelo prédio todo.
Digo-lhe que por exemplo na minha sala consigo sentir o telemovel do vizinho do lado a vibrar em cima da bancada da cozinha que fica paredes meias. Não ouço tocar.. mas "ouço" a vibração :)
Estas pessoas agradeceram este comentário: Oliveira_
O quarto ao lado eu já fiz uma parede com pladur e lã de rocha no meio, do lado do quarto pintei mas do lado desta divisão que está meio vazia e faz eco ainda não fiz revestimento e não sei ainda bem o que aplicar o papel sempre dá mais trabalho que a pintura e é mais caro, mas se eu visse que tinha alguma relevância metia papel, tb já pensei em lambrim ou azulejo mas isso já é mais dispendioso e nos tempos que correm.