Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, e obrigado pela vossa atenção e sugestões.

Herdei recentemente uma casa de pedra e ando a sonhar no que lá irei fazer.

Esta será no futuro próximo uma casa de férias...

Como podem ver pelas fotos algumas paredes estão boas, mas 2 delas estão em queda iminente ( uma tem já alguma barriga)
    A casa por dentro é toda de madeira ( teto e chão) e tem ainda 2 arrumos na cave, sendo que a entrada da casa é terrea.

A casa esta situada em Ferreira de Zezere.

Assim para começar ( entendo zero de obras\materiais e construção) contactei um empreiteiro da zona para perceber quanto custaria reconstruir a casa.

Obtive um orçamento que está já acima daquilo que pensava que iria ter gastar.

E agora começam as minhas dores de cabeça...

1 - não me deu nenhum folha com matérias ou madeiras ou o quer que fosse. não deveria ter feito?
    2- não sei se devo optar por manter o chão de madeira ou colocar chão de tijoleira\cimento
    3- não sei que materiais devo usar , o que já li por aqui diz-me que pelo menos janelas devem ser PVC com vidro duplo, as divisorias da casa deverão ser pladur, mas nao sei o que devo garantir nem como aferir da qualidade das coisas.

4 - isolamento
    Acham que para a casa ficar bem isolada posso considerar "apenas" o chão que seria madeira ( acente ou não numa base de cimento)
    Janelas de PCV com vidro duplo
    2 janelas no sotão( pois pretendo aproveitamento do sótão para pelo menos 1 quarto mais 1 wc ou outro quarto)
    Que outros cuidados deveria ter?

5 - telhado

alem das obvias telhas o que mais deveria ponderar/ garantir que é usado para isolar termicamente a casa
    ( ouvi falar em sub-telha c\ uma pelicula qqr de aluminio...???)

6- Paredes
    Gostaria de manter a vista as pedras , pelo menos em 1 lateral ( a que fica virada para a fonte) + traseiras)
    a frente e a 2ª lateral poderiam ficar batumadas ( não sei se isto faz sentido ou se deveria obtar por ter tudo em pedra.
    Qual o tratamento que posso \devo usar?
    Será que manter tudo em pedra torna a casa igualmente resistente ou o melhor seria batumar algumas partes?

7 - Soalho de madeira ou vigas com tijoleira
    Esta questão é complexa...e nem sei se requer licencimento \ projetos \ arquitetos etc...

A realidade é que nem sei bem por onde começar...
    tenho algumas ideias que tenho colocado em desenho e gostaria de as ver concretizadas.

Toda a vossa ajuda é bem vinda e se alguém da zona de tomar\ferreira quiser dar orçamentos ou ver a casa será uma questão de combinar.

Algumas fotos aqui:
    https://www.dropbox.com/sh/glrfn6x5qsc07iq/IxFMMsSZr0

Obrigado pela vossa disponibilidade.
  2.  # 2

Colocado por: cachinhoA realidade é que nem sei bem por onde começar...
    ... diria começar pelo principio... falar com um arquiteto :-)
    Concordam com este comentário: Rodrigo Cruz
  3.  # 3

ok..
    então o 1º passo seria falar com um arquitecto, e alguém tem uma ideia de quanto isso custaria e o que é que ele iria responder\fazer?

(PS: o nível da minha pergunta reflecte o meu conhecimento na matéria.)
  4.  # 4

Colocado por: mafgod... diria começar pelo principio... falar com um arquiteto :-)

Escolha um arquitecto com alguma experiência neste tipo de recuperações, é muito importante avaliar o estado de estrutura antes de avançar com qualquer tipo de intervenção.
    Concordam com este comentário: mafgod, ins.Bruno
  5.  # 5

Vai gastar bom dinheiro, o primeiro é o arquiteto, mais valia tentar turismo rural, senão assim de pinta 50 mil estão garantidos para o minimo
    Concordam com este comentário: cachinho
  6.  # 6

1º Veja a nível da câmara o que lhe é permitido fazer.
    2º Depois pense naquilo que quer fazer, dentro daquilo que a câmara lhe permite.
    3º Depois pense no dinheiro que quer gastar.
    4º Depois fale com o arquitecto e apresente-lhe todas estas informações.

Eu começaria por aqui e certamente terá de fazer (muitas) mais coisas
    Concordam com este comentário: mafgod, cinderela
  7.  # 7

Colocado por: cachinhoalguém tem uma ideia de quanto isso custaria e o que é que ele iria responder\fazer?
    Os preços depende dos serviços prestados (quantidade e qualidade)... há preços para todos os gostos e feitios...
    O que poderá fazer:
    - aconselhar método de construção/isolamento... (responder às suas perguntas)
    - tratar da parte legal (se precisa ou não de projecto para entregar à câmara - em principio não.... mas nunca se sabe-, legalizar o que tem - se for preciso-)
    - acompanhar a construção
    ...
    ...

Aconselho a procurar por referências de bons arquitectos na zona (ou não...), contacta-los, reunir-se com eles e expor o que tem e o que pretende fazer (indo eventualmente ao local).
    Eles apresentam-lhe uma previsão/orçamento do seu trabalho e escolhe o que mais lhe agrada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cachinho
  8.  # 8

Já agora, alguém conseguiu ver as fotos?

Não consigo abrir o link...
  9.  # 9

eu sim
  10.  # 10

Entretanto, para se inspirar e alimentar o sonho vá lendo:
    https://forumdacasa.com/discussion/10125/1/diario-de-um-restauro-a-concretizacao-de-um-sonho/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cachinho
  11.  # 11

Colocado por: ins.Bruno

Já pensei na possibilidade de turismo Rural, até porque junto desta casa herdei outra com 65m2 regisatda como habitação( e seria ai que faria qqr coisa como quarto/sala / cozinha /wc)...e seria perfeito para esse fim...

mais isso seria entrar por um outro caminho que nem sequer me imagino sozinho nessa aventura...

e vivo a 130km da casa, logo para acompanhar um projeto de turismo rural seria uma carga de trabalhos..

Enfim.. estou a ver que a parte do arquiteto é unânime e por isso vou estudar as coisas por ai...

Se alguém conhecer referencias na zona\ e que tenha experiência neste tipo de obras eu agradeço o contacto...

Em relação aos materias para isolamento\teto\pladur\portas\janelas..se alguem quiser opinar eu agradeço...

... este é um sonho... e o sonho comanda a vida!
  12.  # 12

Boas,

Eu nem era para postar, porque muito boa gente aqui do forum já lhe deu boas dicas, mas como escreveu que "...este é um sonho...e o sonho comanda a vida", decidi dar-lhe uma palavra.

O mercado da reconstrução está em franco crescimento, por vários motivos, sociais, de património, financeiros etc. Acredito que qualquer gabinete que contacte tenha vários trabalhos deste género, pelo menos nós aqui temos bastante, entre os quais alguns de turismo rural.

E já agora pegando no turismo rural pode consultar www.proder.pt e vai encontrar muita coisa, penso que a sua zona é favorecida, mas pesquise melhor.

no entanto convem ser um projeto sério e não apenas para ir buscar fundos ao estado, veja bem as implicações e as suas responsabilidades, não digo que não, apenas digo para se informar.

Em relação à sua casa, vejo que de facto tem paredes bastante degradadas, mas a do alçado principal está em razoavel estado, no entanto podem vir abaixo na mesma, mas não ponha nada abaixo, nem deixe o construtor por abaixo sem consultar o seu projetista.

De resto é isso, consulte a sua Câmara Municipal e de seguida um gabinete de projetos, não espere que o construtor lhe faça uma relação de nada, porque não é da responsabilidade dele faze-lo, e nem sequer tem essas habilitações.

Boa sorte com esse sonho.
    Nuno Costa
    www.doisarquitectos.com
  13.  # 13

vou estudar a questão...

para já sei que tenho q ir a camara...como não tenho ferias nos proximo tempos vou ter q adiar esta questão por algumas semanas...

..espero que até la as paredes ainda aguentem... eu conheço-as assim a mais de 20 anos...
  14.  # 14

os fundos de turismo rural, para já, não devem ser opção. Deve demorar alguns anos até
    Os fundos do Proder são executados no prazo de cada quadro comunitário. Este quadro está a acabar. São muito poucas as regiões em que ainda há fundos. Algumas tem até impedido candidaturas de turismo rural por causa de abusos nos concursos anteriores.
    Portanto até final de 2014, 2015 o mais certo é népias.
    Concordam com este comentário: Miguel Carvalho
  15.  # 15

Colocado por: rjmsilvaEntretanto, para se inspirar e alimentar o sonho vá lendo:
    https://forumdacasa.com/discussion/10125/1/diario-de-um-restauro-a-concretizacao-de-um-sonho/
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cachinho

Pelo custo \ resultado final... vou continuar a alimentar este sonho...
    Obrigado pela partilha... foram algumas horas a ler tudinho mas no fim fiquei mais animado.

Vou dar tempo e maturar esta ideia...
  16.  # 16

Conforme referiu o mafgod, o preço exorbitante (aos seus olhos), depende da opção do construtor relativamente aos materiais, mas também da área que quiser intervir...obviamente quanto maior for a área que será objecto de recuperação (desde casas (com todos os seus consttuintes), chãos exteriores e pátios, até poços e minas que hajam no local), vão encarecendo o total da obra.

Informe-se sobre a questão se a Câmara de Tomar não possui apoios à reabilitação de imóveis, por muito pequenos que sejam (nomeadamente descontos na tinta, telhas e em outros materias). Parecendo que não, numa obra dessas dimensões, todas as "migalhas" são bem-vindas e no final, já formam um "bolo" considerável).

Atenciosamente, BE.arquitetos
    [email protected]
  17.  # 17

Boa tarde.
    Parece- me uma boa casa para reconstruir com uma estética a antiga. Pelo que da para ver pelas fotos de aparência as paredes parecem estar ainda em boas condições o que ja e muito bom.
    Se estiver interesse poderei lhe dar um orçamento. e dar- lhe também uma opinião do que eu considero melhor em termos de materiais a usar.
    Sem qualquer compromisso se for do seu interesse contacte,
    [email protected]
    www.hvieiraconstrutor.com

0.0169 seg. NEW