Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: carlosj39Já agora, se um estrangeiro (eu ando um pouco a ponderar isso) comprar casa na Alemanha, quanto é que é lá o IMI e outros impostos ?


    São ligeiramente mais altos que em Portugal. O equivalente ao IMI
    http://de.wikipedia.org/wiki/Grundsteuer_(Deutschland)
    Vai dos 2,5 a 10%.
    Depois há impostos sobre as rendas (e esqueça o chico-espertismo sem recibos). Devem ser 25 ou 30% como em Portugal.

    Mas se quer investir em imobiliário, qualquer país europeu é má opção: A população está a contrair.
    Na Noruega talvez se safe por mais 4 ou 5 anos (está no meio de uma bolha), mas vai rebentar pela mesmissima razão.
    Se quer comprar para arrendar, à distancia vai ser muito dificil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39
    •  
      FD
    • 2 maio 2013

     # 22

    Colocado por: adiasVai dos 2,5 a 10%.

    Por mil e não por cem.
    ‰ em vez de %.
  2.  # 23

    Colocado por: FD
    Por mil e não por cem.
    ‰ em vez de %.


    Sim! Claro. por mil.
    dá 0,25 a 1%, um pouco acima da taxa habitual em Portugal. A taxa de 0,26 é aplicada aos primeiros 40 mil euros e o resto do valor é taxado a 0,35. Mas há diferenças entre estados e cidades. Pode chegar ao 1% numa casa normal numa cidade grande. Muito mais que em Portugal.
  3.  # 24

    Colocado por: becas

    Espanta-me esta certeza absoluta. É que vendo o panorama imobiliário na minha cidade, nenhuma, mas mesmo nenhuma (e sim, posso ter esta certeza absoluta) está a ser vendida a metade do preço de há 5 anos. Simplesmente, os preços mal se mexeram.


    E ao fim de 10 anos, vale menos 100% e dão-lhe a casa, é mesmo o cenário mais provável :)
  4.  # 25

    Colocado por: rjmsilvaEu tenho casa própria, mas se soubesse o que sei hoje teria arrendado para actualmente poder comprar/fazer uma casa melhor do que a que tenho.


    Se tivesse arrendado uma casa, quanto iria pagar a menos de renda? Quantos anos precisaria para conseguir com essa diferença de valor para comprar ou construir a casa de que fala?
    • adias
    • 2 maio 2013 editado

     # 26

    Os preços, na média do país, cairam 5% em 2012. No ano de Março 2012 a Março 2013 cairam 7%. Ou seja, desde Janeiro a Março acentuaram a queda de 2012. Estão a cair 1% ao MÊS.
    A procissão ainda não vai no adro. Até 2016 vão chegar milhões de casas ao mercado, executadas pelos bancos. Se em 2014 o emprego subir, em 2017 o preço das casas estabiliza......SE..... já sabemos que em 2014 vai haver cortes publicos dos grandes.......

    Ora a cair 10 a 15% ao ano, como se prepara para cair em 2013, até 2017 soma uns 50%.

    Não, ao fim de 10 anos não caiu 100%...... Mas até 2025/2030, tendo em conta a redução da população, estima-se que perca 85% do valor.
    50% até 2017 e depois "suavemente" mais 35% numa década.
    Que perdem 50% até 2017 não tenho duvidas e tenho tomado as minhas decisoes de vida com base nisso. A Irlanda e Espanha perderam 50% em menos tempo. Nós só estamos atrasados, os factores são iguaizinhos: Excesso de casas, população em contração, desemprego alto.
    Os 85% são estimativas pouco fiáveis. Eu não ponho a mão no fogo e não quero que ninguém decida com base nesse número.

    Não lhe dão a casa, mas se a comprar agora, pode ser a sua ruina financeira para o resto da vida.
    Depois, sabe que HOJE há casas já HÁ CASAS OFERECIDAS. São casos pontuais e pouco significativos, nem nunca serão a regra. Mas não goze com o "dar a casa", não é absurdo.
  5.  # 27

    Colocado por: adiasO raciocinio tipico para justificar a compra de casa é:

    Quem comprou casa um dia acabará de pagar o empréstimo e terá essa folga no orçamento, quem arrendou terá sempre uma renda a pagar.

    Acabará? E se ficar desesperadamente desempregado e não pagar a prestação? Fica sem casa e com a divida restante e portanto as prestações. Depois, nem casa nem dinheiro para pagar renda.

    Mas muito pior que isso:
    De forma simplificada. Para uma casa/empréstimo de 100k vai pagar 7 mil euros/ano prestação, consegue uma renda de 4mil/ano. Ao fim de 5 anos a casa vale metade..... A renda quase de certeza será negociável para metade.
    Empréstimo a 20 anos com 2% spread.
    No inicio do empréstimo paga 2/3 de juros.
    1ºano: dos 7mil de prestação, paga 3600 juros. Praticamente a renda.
    Ao fim de 5 anos a prestação continua o mesmo valor. Desse valor 45% é juros, ou seja 2 200 de juros. Se a renda caiu para metade, já está a pagar mais de juros que renda.

    Agora adicione o facto que as taxas de juro só podem subir no futuro, porque já estão no minimo possivel. A partir do momento que sobem uns 2% já paga mais juros que renda a qualquer altura do empréstimo.
    Leve em conta que se os preços cairem, como se espera, dificilmente vende a casa. Há milhões delas vazias. Se a vender, fica com o remanescente da divida, depois nem dinheiro para renda tem.

    No cenário ACTUAL paga MAIS DE JUROS que de renda. JUROS puros. Não é prestação total é apenas a parte de juros ao banco. Não contribui em NADA PARA A "COMPRA DA CASA"
    Dinheiro que está "atirar ao lixo", como uma renda. Com a agravante de para deitar a mesma quantidade de dinheiro "fora" tem que se comprometer para a vida!!!!!!!

    Portanto, no cenário actual de preços a cair mais de 5% ao ano, os JUROS de um empréstimo são mais elevados que uma renda equivalente, e trazem compromissos para a vida. São portanto um risco brutal sem qualquer retorno financeiro.


    Se ficar desempregado, deixa de poder pagar a prestação/renda bem como tudo o resto.
    Deixo um exemplo do que se passa comigo:
    - tenho uma casa arrendada por €400 que vale cerca 100.000 eur (valores das ultimas vendas de casas idênticas no local), se a inquilina quisesse comprar iria pagar cerca de 480 eur, tenho a ideia de que a diferença entre o valor da renda e da prestação não é geralmente muito grande.
    - na prestação que pago ao banco mais de metade é amortização, o restnte são juros
    No arrendamento, apesar de existir algum risco associado, existe um bom retorno financeiro... para o senhorio!
  6.  # 28

    Colocado por: adiasOs preços, na média do país, cairam 5% em 2012. No ano de Março 2012 a Março 2013 cairam 7%. Ou seja, desde Janeiro a Março acentuaram a queda de 2012. Estão a cair 1% ao MÊS.
    A procissão ainda não vai no adro. Até 2016 vão chegar milhões de casas ao mercado, executadas pelos bancos. Se em 2014 o emprego subir, em 2017 o preço das casas estabiliza......SE..... já sabemos que em 2014 vai haver cortes publicos dos grandes.......

    Ora a cair 10 a 15% ao ano, como se prepara para cair em 2013, até 2017 soma uns 50%.

    Não, ao fim de 10 anos não caiu 100%...... Mas até 2025/2030, tendo em conta a redução da população, estima-se que perca 85% do valor.
    50% até 2017 e depois "suavemente" mais 35% numa década.
    Que perdem 50% até 2017 não tenho duvidas e tenho tomado as minhas decisoes de vida com base nisso. A Irlanda e Espanha perderam 50% em menos tempo. Nós só estamos atrasados, os factores são iguaizinhos: Excesso de casas, população em contração, desemprego alto.
    Os 85% são estimativas pouco fiáveis. Eu não ponho a mão no fogo e não quero que ninguém decida com base nesse número.

    Não lhe dão a casa, mas se a comprar agora, pode ser a sua ruina financeira para o resto da vida.
    Depois, sabe que HOJE há casas já HÁ CASAS OFERECIDAS. São casos pontuais e pouco significativos, nem nunca serão a regra. Mas não goze com o "dar a casa", não é absurdo.


    Vou continuar a fazer poupanças, o meu sonho sempre foi comprar uma casa na Quinta do Lago, Quinta do Peru, etc... e em 2025/2030 vou poder comprar uma por pouco mais do que 50.000 euros.
  7.  # 29

    Colocado por: miguelg

    Se tivesse arrendado uma casa, quanto iria pagar a menos de renda? Quantos anos precisaria para conseguir com essa diferença de valor para comprar ou construir a casa de que fala?


    Esta paguei-a em 4 anos, as coisas correram bem. O problema seria conseguir vender esta, conseguir um terreno decente e uma taxa de juro aceitável.
  8.  # 30

    Colocado por: miguelgVou continuar a fazer poupanças, o meu sonho sempre foi comprar uma casa na Quinta do Lago, Quinta do Peru, etc... e em 2025/2030 vou poder comprar uma por pouco mais do que 50.000 euros.


    Eu vou vender tudo e entrar na arca frigorífica com umas barras de ouro. Alguém que me descongele daqui a uns anos se faz favor.
  9.  # 31

    Nessa altura, como as casas já desvalorizaram 85%, como prediz o Adias, quando for descongelado vende o ouro e compra uma casa na Lapa ou na Qta. Marinha ao preço da uva mijona, como se costuma dizer.
    "deixa-me rir" (dizia o Jorge Palma a cantar)ah ah ah


    Colocado por: danobrega

    Eu vou vender tudo e entrar na arca frigorífica com umas barras de ouro. Alguém que me descongele daqui a uns anos se faz favor.
    • adias
    • 2 maio 2013 editado

     # 32

    Colocado por: miguelgSe ficar desempregado, deixa de poder pagar a prestação/renda bem como tudo o resto.
    Deixo um exemplo do que se passa comigo:
    - tenho uma casa arrendada por €400 que vale cerca 100.000 eur (valores das ultimas vendas de casas idênticas no local), se a inquilina quisesse comprar iria pagar cerca de 480 eur, tenho a ideia de que a diferença entre o valor da renda e da prestação não é geralmente muito grande.
    - na prestação que pago ao banco mais de metade é amortização, o restnte são juros
    No arrendamento, apesar de existir algum risco associado, existe um bom retorno financeiro... para o senhorio!


    Está a falar na actualidade. Faça as contas a que a casa perca 10% ao ano. A sua prestação vai ser igualzinha.
    A renda vai cair. Ou voce a negoceia ou o seu inquilino muda para outra ao lado mais barata (é a vantagem dele). Digamos que daqui a 4 anos, a renda está nos 300. Ainda paga os JUROS e o IMI? ainda lhe resta algum para amortizar a divida?
    Quer ir mais longe? Os juros só podem subir no futuro, o BCE baixou hoje a taxa directora para 0,5%. Se a sua prestação subir 100 e a renda descer 100? consegue pagar os JUROS?

    Não lhe consigo estimar quando os juros subirão! Depende do BCE imprimir ou não euros a longo prazo. Se o BCE o não fizer, devem manter-se nestes niveis por 2 décadas. Se o BCE adoptar a estratégia dos EUA e UK, devem subir já em 2015. Não sei.

    Depois, o arrendamento tem uma taxa de retorno sempre próxima de um depósito bancário. O preço de uma casa = renda /taxa de juro. Andam ligados. A lei de ouro no preço de uma casa é que é vendida pelo preço que no banco dê o mesmo que a renda da casas daria...... Em Portugal, Espanha, Irlanda está um bocado adulterada pelas avaliações bancárias, mas volta rapidamente ao sitio.
    O depósito bancário tem muito pouco risco (até 100 000 euros).
    E com isto não estou a querer nem sugerir que ninguem meta o dinheiro no banco e fique paradinho. O dinheiro existe para servir. Deve estar a servir o emprego e o bem estar. Deve ser investido e não congelado.
  10.  # 33

    Colocado por: miguelgVou continuar a fazer poupanças, o meu sonho sempre foi comprar uma casa na Quinta do Lago, Quinta do Peru, etc... e em 2025/2030 vou poder comprar uma por pouco mais do que 50.000 euros.


    Em Detroit também pensavam que uma casa nunca poderia perder assim tanto.... Também devem ter feito muitas piadas com a "lake farm"
    Depois......em 6 anos esfumou-se!!!!
  11.  # 34

    Colocado por: rjmsilva

    Esta paguei-a em 4 anos, as coisas correram bem. O problema seria conseguir vender esta, conseguir um terreno decente e uma taxa de juro aceitável.


    A minha situaçãofoi idêntica, depois de pagar o apartamento, fiz algumas poupanças e adquiri o terreno. Depois construi a moradia, quando ficou pronta coloquei a casa para venda/arrendamento e acabei por arrendar o apartamento, o valor da renda paga 2/3 do valor da prestação do emprestimo.
    • adias
    • 2 maio 2013 editado

     # 35

    Colocado por: miguelgSe ficar desempregado, deixa de poder pagar a prestação/renda bem como tudo o resto.


    Se deixar de pagar a renda, vai para uma casa mais pequena, casa de um familiar ou o olho da rua .

    Se deixar de pagar a prestação, vai para o olho da rua. Continua com a divida e vai pagar queira ou não. Arranja emprego? salário penhorado. Compra carro? penhorado. Quer arrendar uma casa pequena? não pode, tem que pagar primeiro ao banco. Tem fiadores? digam adeus à casa!
    Pode sempre pedir falencia pessoal. Mas vai pagar bem ao advogado e pode esquecer para o resto da vida ter uma conta bancária. coisa minima....
    A malta não tem noção que os hipotecas em Portugal não são bem bem bem hipotecas. Uma hipoteca é garantida pelo bem. Se deixar de pagar perde o bem e a divida extingue-se!!! Em Portugal NÃO. As "hipotecas" são um misto de hipoteca e crédito pessoal. O bem é executado, mas a divida não se extingue.......
    Não tenham cuidado não.......

    Por isso é que os bancos não podem aceitar queda dos preços do imobiliário em Portugal e estão desesperados a tentar enfiar pela goela as casas que lhe caem.
    É que os empréstimos que tem dos bancos centro-europeus também não são hipotecas "puras". Tem o imobiliário como garantia, mas também tem tudo o resto que o banco "possui". Se as casas cairem, os bancos centro europeus vão exigir novas garantias. Com não as tem, vão executar as garantias dos bancos Portugueses. Que incluem largas quantidades de accoes proprias. Ou seja, no dia que os preços cairem os bancos portugueses são "vendidos" a preços irrisórios aos bancos europeus. Os jardins gonçalves e espiritos santos deste pais nao querem!!!!!
  12.  # 36

    Colocado por: rjmsilva

    Esta paguei-a em 4 anos, as coisas correram bem. O problema seria conseguir vender esta, conseguir um terreno decente e uma taxa de juro aceitável.


    Outra solução é esperar por 2030 e comprar um terreno ao preço da chuva, espero que tenha boa saude nessa altura para desfrutar da casa!
  13.  # 37

    Colocado por: carlosj39Nessa altura, como as casas já desvalorizaram 85%, como prediz o Adias, quando for descongelado vende o ouro e compra uma casa na Lapa ou na Qta. Marinha ao preço da uva mijona, como se costuma dizer.
    "deixa-me rir" (dizia o Jorge Palma a cantar)ah ah ah




    Vamos ter aproximadamente 10 mihões de Portgueses a viver nesses condominos em casas de luxo, a qualidade de vida vai subir muitissimo, enfim um sonho!
  14.  # 38

    Colocado por: miguelgVamos ter aproximadamente 10 mihões de Portgueses a viver nesses condominos em casas de luxo, a qualidade de vida vai subir muitissimo, enfim um sonho!


    Vamos... ter 7 milhoes de portugueses com uma divida ao banco para o resto dos seus dias, que nunca conseguirão pagar. E as quintas do lago às moscas.
  15.  # 39

    Colocado por: adias

    Está a falar na actualidade. Faça as contas a que a casa perca 10% ao ano. A sua prestação vai ser igualzinha.
    A renda vai cair. Ou voce a negoceia ou o seu inquilino muda para outra ao lado mais barata (é a vantagem dele). Digamos que daqui a 4 anos, a renda está nos 300. Ainda paga os JUROS e o IMI? ainda lhe resta algum para amortizar a divida?
    Quer ir mais longe? Os juros só podem subir no futuro, o BCE baixou hoje a taxa directora para 0,5%. Se a sua prestação subir 100 e a renda descer 100? consegue pagar os JUROS?

    Não lhe consigo estimar quando os juros subirão! Depende do BCE imprimir ou não euros a longo prazo. Se o BCE o não fizer, devem manter-se nestes niveis por 2 décadas. Se o BCE adoptar a estratégia dos EUA e UK, devem subir já em 2015. Não sei.

    Depois, o arrendamento tem uma taxa de retorno sempre próxima de um depósito bancário. O preço de uma casa = renda /taxa de juro. Andam ligados. A lei de ouro no preço de uma casa é que é vendida pelo preço que no banco dê o mesmo que a renda da casas daria...... Em Portugal, Espanha, Irlanda está um bocado adulterada pelas avaliações bancárias, mas volta rapidamente ao sitio.
    O depósito bancário tem muito pouco risco (até 100 000 euros).
    E com isto não estou a querer nem sugerir que ninguem meta o dinheiro no banco e fique paradinho. O dinheiro existe para servir. Deve estar a servir o emprego e o bem estar. Deve ser investido e não congelado.


    Já pensou que eventualmente as casas por vender poderão passar para o mercado de arrendamento e que as pessoas que não ter condições de comprar casa (não serão poucas) vão também procurar o arrendamento e que os preços podem não baixar assim tanto?
  16.  # 40

    Colocado por: adiasEm Detroit também pensavam que uma casa nunca poderia perder assim tanto.... Também devem ter feito muitas piadas com a "lake farm"
    Depois......em 6 anos esfumou-se!!!!


    adias, a qualquer cidade se tiver uma descida brutal na população acontece isso, independentemente dos preços das casas estarem 100% fora de especulação antes da descida (seja lá o que isso for), independentemente dos preços dos terrenos serem zero.

    http://www.time.com/time/interactive/0,31813,1925735,00.html
    http://www.time.com/time/photogallery/0,29307,1882089_1850979,00.html
 
0.0247 seg. NEW